obrigar ou não obrigar eis a questão | De Mãe para Mãe

obrigar ou não obrigar eis a questão

Responda
12 mensagens
Bolinha Magica -
Offline
Desde 05 Mar 2010

olá, bem é o seguinte o meu Gui chora para comer a papa. ontem a enfermeira disse para o obrigar a comer que ele tem de se habituar.
A pediatra é de opiniao contraria. Qual a vossa opiniao?
obrigado

A Bolinha Magica é madrinha da Isobral Beijinho

NinaPQ -
Offline
Desde 22 Fev 2010
I Love DMPM

Olá! A mim sempre me disseram para não obrigar porque os hábitos adquirem-se desde pequenos! Quando o meu Dinis não quer comer a papa o que faço é sentá-lo no colo, cartar e assobiar enquanto lhe dou a papa e ele lá vai comendo!!! Ah, ele gosta da sopa, da papa nem por isso, mas come sempre toda!!! beijinhos

Sobre NinaPQ

Mãe de dois filhos fantásticos!
22 de Dezembro de 2009 às 0h50, nasceu o meu pinguim com 3,360kg e 48,5cm! Sorriso
20 de Abril de 2016 às 17h14, nasceu o meu pinipom com 3,015kg e 48cm! Sorriso
Amo-vos com toda a minha alma...

Cinha de Almeida -
Offline
Desde 22 Ago 2009

A mim tb me disseram para nao obrigar... mas tb n é preciso o meu filho n se atrapalha. come tudo o que lhe dou Piscar o olho

Ser mãe é mágico! Um amor que recomendo :x
*** http://oblogdomeumini.blogspot.com/ ***
Madrinha do Tiago da SandrV que tb é madrinha do meu MINI Beijinho Madrinha da Tixa_m, Sara Ramos G e do David Luis da mamã marta veiga. Sou afilhada da doida da katlik da Algarvia MariadeSena e da grandeee mamã susa que me deu a alegria de ser tambem madrinha da sua carolina. Madrinha orgulhosa do principe Artur da mamã Amathea Espertalhão
A FRANCISCA e BENEDITA :x Tb teem madrinhas a sofia torres,Marta56 e a katlik Beijinho

Kahina -
Offline
Desde 12 Maio 2009

Eu tb acho que nao se deve obrigar, porque eles podem criar aversão e depois é que não comem mesmo.

Mas tb nao se deve dar biberon/mama logo a seguir, senao ele percebe que se não comer a papa "não faz mal" pq a seguir vem o leitinho.

No inicio o meu pimpolho tb nao gostava e o que eu fazia era umas macacadas para ele se distrair e assim lá ía comendo. Como comia pouquinho cerca de 1h depois dava-lhe leite, mas nunca logo se seguida. Ao fim de 1 semana ele passou a comer bem a papa e agora come tudo e às vezes ainda chora por mais.

Estou a ter mais problemas com a sopa, mas neste caso, além de macacadas, tenho de ir alternando uma colher de sopa e uma de fruta, senão não come mesmo.

Sobre Kahina

www.kahina-omeupimpolho.blogspot.com
O meu pimpolho: 7 de Dezembro de 2009
Nova DPP: 31/7/2012

T zero -
Offline
Desde 17 Jul 2009

Insistir, sim.
Obrigar, não.
* * *
Não é por obrigares que ele vai comer mais ou habituar-se mais depressa. Corres o risco de criar uma tal resistência da parte dele e, não tarda muito, começa a chorar só por ver os utensílios da papinha.
O João não gostava de papa e quando passei para a sopa (6 meses e picos), a primeira refeição foi equivalente a uma colher das nossas. Com o tempo, muitas cantigas, helicópteros a fazer "tuc-tuc-tuc" e abelhinhas a fazer "bzzzz" foi comendo um bocadinho mais a cada refeição e agora já come cerca de 2,5 dl de sopa... para não falar da fruta, que devora!

Sobre T zero

Madrinha surpreendida e orgulhosa da Igraine e sua Fadinha Sorriso

Luabranca -
Offline
Desde 09 Ago 2009

Acontece o mesmo com a minha bichotinha.... sopa não é com ela. O que a gente faz é dar-lhe 1 ou 2 colheres ( para ela provar a comida no minimo) e depois desiste.
Acho que a criança não pode ver a hora da refeição como uma tortura. E eventualmente ela vai comer sólidos, não é? E depois cada criança tem o seu "timing". Há que respeitá-lo.
E também tens que por a hipotese do teu bebé não gostar de papa. Pode gostar mais de sopa ou de fruta... Ou pode não gostar dessa papa, mas gostar de outra marca, com outro sabor.

Sobre Luabranca

Bjs

CarolN -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Como uma mãe disse insistir sim obrigar não...

Além de que uma criança nunca morreu de fome com um prato cheio à frente, o meu bisavô dizia sempre isso (era pediatra) Sorriso

Acho que se ele não quer não o deves obrigar, mas não lhe deves dar nada até à hora da próxima refeição, para ele perceber que quando tem papa à frente tem que comer e se não está com fome na altura come quando for a hora da proxima refeição Piscar o olho

Beijinhos

Xana2007 -
Offline
Desde 14 Set 2007

Eu não concordo nada com o obrigar, pois eles podem ficar "traumatizados " e a hora de comer começar a ser um pesadelo para o bebe e para a mama .

posso te dar um conselho, comprei o livro do METODO ESTIVIL para ensinar os bebes a dormir, mas ele tb tem um livro sobre o Comer, é do Eduardo Estivill, como para mim o METODO ESTIVIL para dormir teve toda a logica provavelmente o para comer tb resulte

sofia24 -
Offline
Desde 02 Jun 2009

concordo com o que as meninas dizem...

obrigar, nao... eles ficam com medo da hora do comer... foi o que sempre me disseram...

temos de ter paciencia, e fazer muitas palhaçadas Careta la em casa a tarefa é do marido Espertalhão

beijinhos

Sobre sofia24

1 filhote - Duarte - 20/10/08 - Homem GRANDE ***
2 filhote - Dinis - 01/08/2010 - Anjo lindo...
*Madrinha - LiLino *** Ja chegou a Inês - 04/03/2010 Espertalhão
**Madrinha da menina linda da Priya **Barbara** Espertalhão

Litazinha -
Offline
Desde 19 Maio 2010

Acho que não deves obrigar! Podes insistir duas ou três vezes mas obrigar a comer não! Isso é meio caminho andando para a bebé ter aversão à comida e deixar de comer pura e simplesmente.
Muda de papa, compra outra marca, outro sabor... e vai experimentando. O meu bebé felizmente nunca rejeitou a papa (até agora, claro) excepto uma vez que lhe dei a "creme de arroz" da nutribén... fez um berreiro tal!!!

Sobre Litazinha

Afilhada da anacch, da mli, da cris e zé for ever e da Jacinta Dias Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho
Madrinha da Jacinta Dias, da anacch e da mli Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

isanzwalo -
Offline
Desde 24 Out 2008

Segue o conselho do medico, NAO obrigues o teu filho a comer o que quer que seja. Muda de papa, experimenta outras coisas, sopa, fruta, pao legumes; não é obrigatorio os bebes comerem papa. Alias actualmente os nutricionistas nem gostam muito das papas de supermercado porque geralmente tem muito acucar. Há outras alternativas.
Boa sorte e felicidade

joanaelipe -
Offline
Desde 26 Fev 2010

ja te deram muitas opinioes mas, como as outras mamas, tb digo, nao obrigues mas sim tenta insistir. o Filipe qd as vezes nao quer comer um bocado da sopa ou papa, eu faço tb umas macacadas mas se vejo q nem assim da, eu desisto. eles qd tem fome, pedem..
boa sorte!
beijoca