Noticia de Gripe A (Fonte Sapo.pt) leiam que pode ser importante | De Mãe para Mãe

Noticia de Gripe A (Fonte Sapo.pt) leiam que pode ser importante

Responda
2 mensagens
Caramelo36 -
Offline
Desde 30 Set 2009

Gripe A: vacina pode provocar resultados falso-positivos de sida
A vacina contra a gripe A que vai chegar a Portugal a partir da próxima semana pode provocar "resultados falsos-positivos para VIH e vírus da hepatite C". O alerta consta da mais recente circular normativa da Direcção-Geral da Saúde (DGS) publicada para estabelecer o circuito de distribuição no país e a que o Expresso teve acesso.

« Classifique este artigo Partilhar:
Especial
Gripe A
Todos os desenvolvimentos da pandemia de gripe que atingiu o mundoInfografia

Prevenção da Gripe A
Sintomas, contágio e protecção contra o vírus H1N1 Consta ainda no documento que a vacina (Pandemrix, da GlaxoSmithKline) pode provocar reacções locais de inchaço e dor, bem como febre, fadiga, dores de cabeça e dores musculares.

Menos comuns são efeitos secundários como síndroma gripal e reacções cutâneas generalizadas, incluindo urticária. Em casos muito raros, podem ainda ocorrer situações de choque.

Contactado pelo Expresso, o presidente da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos, Jorge Nunes de Oliveira, explica que "é comum algumas vacinas induzirem resultados falso-positivos de sida ou de outras doenças. Acontece, por exemplo, com a vacina da hepatite B e da gripe sazonal".

Contra-análise

O especialista acrescenta que esta circunstância mantém-se entre dois a três meses após a vacinação e que é por isso que os testes têm de ser sempre sujeitos a outras análises de confirmação. Aliás, recomendação que a própria DGS reitera.

Os especialistas da DGS salientam que estes resultados de falsa doença podem ocorrer durante as análises realizadas pelo método mais comum (ELISA - um processo imuno-enzimático que detecta a presença de vírus) e que, por isso, carece de confirmação por métodos mais precisos, no caso através de uma técnica de separação de proteínas conhecida por Western Blot.

"Os testes ELISA têm muita sensibilidade para detectarem o máximo de situações possíveis, mas depois é necessário fazer a confirmação, com o método Western Blot ou outros semelhantes, para ter a certeza do resultado positivo. Normalmente, os laboratórios recomendam sempre esse procedimento ao médico quando entregam os resultados dos testes ELISA", realça a DGS.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/Gripe+A+vacina+provoca+resultado...

Esposo da morena38
Es a luz da minha vida, e junto contigo conseguimos nosso sonho meu amor.
AFILHADO DA CRISAMASANTI Sorriso

silent -
Offline
Desde 05 Jul 2009

Isto é facil, se os proprios medicos não a querem levar as cobaias somos nós?????
LIVRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

Sobre silent

Silent
Madrinha de:joanasantosblue, e joaninha
http://www.facebook.com/pages/A-loginha-da-fantasia/261008320631073