As nossas crianças passam tão pouco tempo connosco... como se educa "em partime"? | De Mãe para Mãe

As nossas crianças passam tão pouco tempo connosco... como se educa "em partime"?

Responda
14 mensagens
anita31 -
Offline
Desde 20 Dez 2008

Olá mamãs, este é um post mais "filosófico", desculpem, mas, dei comigo a pensar que fui criada com a minha mãe até ir para a Escola primária, mas hoje em dia, as nossas crianças vão para um infantário a partir dos 6m (qdo termina a licença de maternidade).

É como um emprego.
Os pais vão trabalhar, e a criança fica mais horas no infantário, do que nós no emprego, porque os colocamos antes, e só os vamos buscar depois de já termos saidos dos nossos empregos.
Assim, durante o dia9/10 horas, as crianças ficam com outros educadores.

Só nas 2/3h ao fim do dia estão com os pais.
E ao fim de semana sim, é com os pais.

Pergunto eu, se houver por aqui meninas Educadoras/ Psicologas que talvez tenham estudado estes temas, mas.... OS PAIS DE HOJE EM DIA SERÃO EDUCADORES A TEMPO PARCIAL ??

Que consequências tem isso numa geração?

Como se educa no pouco tempo que se tem? Como transmitimos os nossos valores neste tempo escasso, que nos foram transmitidos a tempo inteiro no passado quando ficavamos com a mãe (quem podia, claro) ?

Gostava de "ouvir" as v/ opiniões!
Bom Natal

Sobre anita31

++++++++++
Positivo a 13 Dezembro: a Estrelinha já brilha!
Afilhada da NA-NET: não podia ter melhor m@drinha, Obrigada!

sofialopes78 -
Offline
Desde 12 Jun 2012

adorei o tópico mamã! interessantíssimo. tantas e tantas vezes que eu penso nisso, caramba, temos os filhos e depois quem passa a maior parte do tempo com eles são outros cuidadores, que raio de sociedade é esta? não faz sentido! no meu caso foi logo aos 4 meses, ainda o meu filho nem sequer se sentava... Triste ficou com o pai e aos 7 meses creche, toma, vai lá passar o dia com estranhos Triste isto é de loucos, é como nós, adultos, escolhemos uma pessoa para ser nosso companheiro de vida mas ao fim e ao cabo é com os colegas de trabalho que passamos a maior parte do tempo. mas nós temos capacidade de compreender as coisas, agora, um bebé? de facto, quais serão as consequências?
aqui há tempos houve uma mamã aqui no fórum que se queixou que a filha não comia sopa, porque na escola (não é em PT) não têm o hábito da sopa, então ela em casa também não quer - lá está, os hábitos são criados é na escola! onde é que ficamos nós, que somos os pais? ok, temos que saber escolher em que escola, ou com que cuidadores vá, deixamos os nossos bebés, para que sejam o mais parecidos possível connosco, com os nossos hábitos e valores, mas e quando não há escolha possível? isto dá pano para mangas não é?

Amamentar não é uma escolha da mãe, mas um direito do bebé

missveludo -
Offline
Desde 01 Nov 2011

ainda hoje me queixava disso a uma colega pq trabalho em horarios ate as 10 da noite e tenho saudades de estar cm a minha filha.venho a correr para casa e nos dias que saio as 8 da noite o pai da minha filha deita a menina as 8 e tal para estar sossegado...irra que nem em casa se tem apoio Triste ando mesmo farta!se nao fosse a falta de trabalho que ai anda ja me tinha despedido!desculpem o desabafo no topico que nem e meu Chorão

"Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter,porque é expor-se a todo tipo de dor,principalmente a incerteza de agir corretamente e medo de perder algo tão amado.Perder? Como? Não é nosso. Foi apenas um empréstimo!"
http://www.ingredientes.pt/
http://www.ingredientes.pt/
Jose Saramago

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Concordo, acho que estamos numa sociedade de "consumo" onde o espaço para as crianças e idosos não é nos lares familiares como dantes mas em instituições, estamos a meu ver, numa sociedade triste e atarefada e uma das consequências poderá ser o desprendimento.
Parece que estão a criar "obreiros" apenas úteis enquanto em idade de produzir. É o que sinto.

EDITEI- Vi este vídeo no fb e lembrei-me deste tópico, é muito deprimente mas relata de certa forma esta situação

http://www.sabado.pt/Multimedia/Videos/Artes/Argentina--A-melhor-curta-m...

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

borboleta 18.04 -
Offline
Desde 15 Set 2009

Tópico interessante... infelizmente deparo me todos os dias com esse dilema,apesar de trabalhar em part-time tenho que "entregar " a minha filha até às 10h da manhã mesmo eu entrando só depois de almoço, chego a casa às 20h da noite é basicamente jantar brincar 15 a 20 mint vestir pijaminha lavar dentes e o mais tardar 21.30h caminha.... é injusto Triste já me estiquei no meu testemunho só queria dizer que estou solidária contigo percebo na íntegra esse sentimento... Coração despedaçado

O dia mais feliz da minha 15/09/2010 ... quando tu nasceste princesa!!!!
Amo-te!!!!!!

vnfs -
Offline
Desde 11 Jul 2013

coladissima mamas dou por mim a pensar exatamente no mesmo... ora nos temos tanto desejo de ser mamas e no entanto dividimos esta tarefa e quase nao estamos com eles eu ainda estou na reduçao de horario e depiois? chego a casa banho jantar xixi cama? e o rsto? brincar saltar ensinar ver desenhos animados estravazar ficamos com aquela parte do dia que dizemos xiuuu ta na hora da caminha e ate parece que os papas nao querem brincar com os filhos pois estao o tento todo a dizer caminha fazer o o... e realmente com o nosso mais que tudo passamos mais tempo sem quem amamos para estar quase 12h 13h sem nos vermos mais uma vez jantar e dai a nada depois de despachar tudo ja esta tudo cansado e pouco estamos juntos... acho isto uma injustiça bora juntar estas mamas fazer um euro milhoes e nao trabalhar??? lololololllol beijinhos mamas e amei o topico pois passo muito tempo a pensar no mesmo.... Sorriso santo natal

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

Muito interessante este tópico e muita verdade no que dizes.

Já dei por mim a pensar isso mesmo e na sorte que eu e a minha filha temos. Ela numa semana normal só fica 3 dias na creche e mesmo assim nunca mais de 8 horas. Como eu e o pai trabalhamos por turnos e são seguidos (sem paragem para refeições) passa mais rápido e acabamos por ir buscá-la mais cedo que a maioria dos pais. O reverso da medalha é que para conseguirmos conciliar os horários rotativos com ela a maioria das vezes está uma entrar em casa e o outro a sair. Mas pelo menos a nossa menina passa muito tempo connosco. Tenho folga a meio da semana por isso não a levo para a creche (parece-me um crime estar em casa e pôr a menina na creche, não sou capaz). Este mês estive de férias uma semana e ela esteve sempre comigo. Mais uns dias que esteve doentinha e o pai ficou com ela e feitas as contas foi meia dúzia de dias para a creche em todo o mês.

Por isso acho que consigo dar mais atenção e educação à piolhinha mas sei que na maioria dos casos isso não acontece. Ainda na sexta fiz o horário das 11 às 19.30. Deixei-a na creche às 10 (porque é a hora máxima a que temos de os deixar) e cheguei a casa só quase às 20.00. O pai já a tinha ido buscar às 16.30 e dado a sopa. Quando cheguei a casa estive um pouquinho com ela e pumba já era hora de deitar (ela deita-se às 21.00). E dei por mim a pensar como seria se fosse todos os dias assim? É muito mau. Passamos pouco tempo com eles e eu noto na minha pikena que quando isso acontece é quando ela fica com mais mimo e mais carente. Cheguei a casa e ela não me largou para nada. Chorava de cada vez que não me via porque estava com saudades e queria atenção.

É por isso que digo que apesar de ser dificil ter estes horários até nem é mau de todo. Pelo menos sinto-me parte integrante da vida da minha filha coisa que acho que não sentia se fosse "normal".

cathy79 -
Offline
Desde 21 Nov 2011

Vejam esta lei que em principio será implementada já em 2014:

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/pais_vao_poder_trabalhar...

Vai permitir que um dos pais possa trabalhar a tempo parcial, o estado suporta a parte do ordenado que não e paga pela entidade.

Sobre cathy79

Positivo 10/2/2012
DPP 18/10/2012

smca1977 -
Offline
Desde 26 Fev 2010

Vou-me colar para ler mais tarde

ana Folgado -
Offline
Desde 29 Jun 2010
I Love DMPM

Belo topico, serve para pensar na vida, e ao mesmo tempo ficar triste pela quantidade e qualidade de tempo que dispendemos para os nossos filhos...
felizmente tenho trabalho (hoje temos de pensar assim), trabalho 7 horas por dia, mas tanto pode ser horario repartido ou seguido. Posso chegar a casa ´´as 15h, ou ´´as 17h, ou as 20h... e ao fim-de-semana, trabalho fins de seana intercalados, o que quer dizer que tenho pouco tempo com o meu filho, aproveito os dias de folga durante a semana, fico com ele, e quando saio mais cedo vou busca-lo. Aproveito para fazer as limpezas e tratar da roupa nos dias que faço tarde, pk como tenho que entrega-lo ate as 9h30, faço o que tenho para fazer ate as 13h, para depois aproveitar para estar com ele mesmo. E parece-me tao pouco... se saio as 17h vou busca-lo ja e de noite... passamos tao pouco tempo com eles. as vezes dou comigo a pensar... ta mais tempo na creche com as educadoras do que com os pais... sera esta a vida que escolhemos para nos e os nossos filhos? no fundo andamos a produzir para a escola educar!! mas por outro lado penso... pelo menos aproveito o tempo, tornando-o de qualidade e tenciono faze-lo entender que a vida e mesmo assim, que as mulheres lutam pela independencia, e tem de mante-la... e ensinar-lhe a respeitar as mulheres neste aspeto.
Desculpem o desabafo.

no dia 20/10/2011 a minha vida ganhou outro sentido...
Dinis és a minha luz
http://demaeparamae.pt/galerias/eu-e-a-minha-mae/307851-eu-meu-pintainho

anita31 -
Offline
Desde 20 Dez 2008

Olá Mamãs, ainda bem que tb já vos assolou a mesma dúvida...

Pena que nenhuma educadora / pedipsicologa tenha aqui vindo partilhar alguma opinião mais técnica que tb gostaria de ouvir.

cathy79 : nao acredito que essa lei vá para a frente!! Alguem acredita?!

Sobre anita31

++++++++++
Positivo a 13 Dezembro: a Estrelinha já brilha!
Afilhada da NA-NET: não podia ter melhor m@drinha, Obrigada!

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

Não acredito Anita.

Além disso, mesmo que vá para a frente que empregador vai aceitar que um funcionário trabalhe assim se precisa dele a tempo inteiro? Se dispensar esse funcionário vai precisar de outro para compensar e acaba a gastar mais porque tem de pagar meio salário ao que trabalha meio tempo mais um salário ao que lá fica a tapar buracos.

Não me parece que seja de todo consensual. Acho que ainda iria aumentar os despedimentos e sufocar ainda mais as pequenas empresas.

Mas quem me dera poder usufruir disso. Era ouro sobre azul. Mas como eu costumo dizer o que importa não é a quantidade é a qualidade e tento que todo o tempo que passo com a minha menina seja de qualidade. Acho que se ficasse sempre em casa com ela ia acabar por ficar mal comigo mesma e esse tempo com ela não ia ser tão prazeroso. E, por acaso, no caso da minha filha a creche faz-lhe muito bem. Já tem muito mimo da mãe e do pai e de vez em quando faz birrinha que percebemos ser por estar muito tempo connosco porque nos dias em que vai para a creche porta-se lindamente.

Eu tento tirar os aspectos positivos de ter de ser assim.

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Li e resolvi partilhar:

Slow down mummy, there is no need to rush,
slow down mummy, what is all the fuss?
Slow down mummy, make yourself a cup tea.
Slow down mummy, come and spend some time with me.

Slow down mummy, let's put our boots on and go out for a walk,
let's kick at piles of leaves, and smile and laugh and talk.
Slow down mummy, you look ever so tired,
come sit and snuggle under the duvet and rest with me a while.

Slow down mummy, those dirty dishes can wait,
slow down mummy, let's have some fun, let's bake a cake!
Slow down mummy I know you work a lot,
but sometimes mummy, its nice when you just stop.

Sit with us a minute,
& listen to our day,
spend a cherished moment,
because our childhood is not here to stay! x

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

anita31 -
Offline
Desde 20 Dez 2008

No outro dia, já depois de ter posto o topico fui a uma hora do conto e a contadora era formada em Psicologia e mais nao sei o que, e falou um pouco sobre crianças e desenvolvimento.

E sabem o que disse?

Que no infantario eles parece que passam muitas horas, mas se pensarmos bem, 2h de sesta, 1h de limpezas (mudanças de fralda, assoar narizes ranhosos, limpar boca, etc), 1h de comida (almoço, comboiozinho pro refeitorio, babetes, comer, lanche, bolachas), 1h de recreio, signifca que passam umas 3/4h com a Educadora, mas é a dividir por 20. Ou seja, pouco tempo com elas.

POr isso, ela disse que BOM BOM é o tempo de QUALIDADE que os pais possam proporcionar em casa à criança, dedicando nem que seja 30min de atenção plena a brincar com a criança, 100% dedicado à criança, que é maravilhoso...

É o que algumas meninas já disseram.

Conclusao: apesar de pouco tempo que temos, se for de Qualidade, tem potencial para um bom desenvolvimento emocional das nossas crianças !!

Bom Ano!

Sobre anita31

++++++++++
Positivo a 13 Dezembro: a Estrelinha já brilha!
Afilhada da NA-NET: não podia ter melhor m@drinha, Obrigada!