A nossa história | De Mãe para Mãe

Está aqui

A nossa história

Responda
11 mensagens
Limonada -
Offline
Desde 15 Out 2017

Olá,

Iniciámos o processo de adoção e o marido espetacular tomou a liberdade de criar um blog. Para quem interessar e nos quiser acompanhar aqui fica: https://afazerlimonada.wordpress.com/

Boa sorte a todas as que estão nesta caminhada e que, mais cedo ou mais tarde, tenhamos finais felizes.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Vou seguir!
Eu sempre quis adotar um filho!
É um desejo que sempre tive.
Já tenho um biológico que me permitiu viver a maternidade "de sangue" e a partir do 2º gostava que viesse pelo menos um de coração.
Proporcionar a alguma criança (não tem que ser bebe) uma vida digna, boa e feliz.
E o meu marido aceita e vê com vontade também.
Tenho medo é que os processos sejam estupidamente demorados (mais de 3 anos, como já ouvi falar).
Vou acompanhar-vos!

Submetido por carlabrito em Dom, 15/10/2017 - 21:01
Cátia Anjos -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá Limonada,
Também vou acompanhar-vos...é sempre bom partilhar sensações e histórias destes processos.
Nós (eu e maridão) concluímos no mês passado a avaliação. Estamos a aguardar a carta da seg. social com o parecer... As técnicas deram-nos bons prognósticos mas há sempre aquela ansiedade de ter a aprovação em papel!!
Alguma coisinha disponham!
Beijinhos e boa sorte para todos nós!

Submetido por Cátia Anjos em Seg, 16/10/2017 - 10:08

ano 2017 - inicio de uma outra caminhada...adoção <3

Diri_1979 -
Offline
Desde 18 Set 2016

Olá também vou acompanhar o vosso blog. Iniciei o processo em 2013, recebemos o certificado em março de 2014 e em março de 2017 renovamos o certificado,a espera continua e com o sentimento que cada vez estaremos mais perto. Beijinhos.

A adorar os textos do blog: temas muito pertinentes e escrita cativante.

Submetido por Diri_1979 em Seg, 16/10/2017 - 14:55
carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Diri_1979 escreveu:
Olá também vou acompanhar o vosso blog. Iniciei o processo em 2013, recebemos o certificado em março de 2014 e em março de 2017 renovamos o certificado,a espera continua e com o sentimento que cada vez estaremos mais perto. Beijinhos.

Posso perguntar porque é que demora tanto tempo?
Se nao quiser responder nao tem problema.
é so porque gostava de dar inicio tambem ap processo mas sei que sao coisas que demoram muito tempo.

Submetido por carlabrito em Seg, 16/10/2017 - 14:41
Diri_1979 -
Offline
Desde 18 Set 2016

A adoção é algo complexo, a demora tem vários fatores: o número de crianças disponíveis para adoção ( que é um número reduzido, comparativamente com o número de crianças instituicionalizadas), as opções de cada candidato como a idade, sexo, doenças que aceita etc, numero de crianças pois muitas têm irmão e a lentidão do processo em si. Na última reunião que tivemos em março alteramos algumas das nossas opções e fomos informados que estavam a analisar processos de 2012/2013. É tudo o que sei, espero ter ajudado. Já se sabe que a espera é longa... É inscrever e esperar que um dia a cegonha nos bata a porta. Supostamente crianças mais velhas a espera é menor porque o número de candidatos também é menor. Mas atualmente a maioria dos casais já alargou as idades até aos 7 anos. Antigamente falava se que a demora era maior dos 0-3 mas cada vez mais os casais estendem as idades pretendidas. Quando me inscrevi na primeira reunião o número de candidatos era 18x superior ao número de crianças disponíveis. Atualmente deve ser maior

Submetido por Diri_1979 em Seg, 16/10/2017 - 19:05
carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

É que começo a ver que se calhar nunca vou conseguir adotar.
Até porque agora que me começo a informar mais sobre o assunto e vejo essas questões como referiu, quase que me sinto mal com a possibilidade de estar a "passar à frente" de casais que infelizmente ainda não conseguiram ter filho nenhum!
Bom.... irei iniciar o processo e logo se ve.
Se for muito demorado acabei pela via biológica outra vez.

Submetido por carlabrito em Seg, 16/10/2017 - 22:18
Limonada -
Offline
Desde 15 Out 2017

Obrigada a todas Piscar o olho

Carlabrito, que bom! Quanto ao tempo de espera é em média 6 anos para crianças até 3 anos, mas não é lista de espera, para cada criança que aparece vão procurar a candidatura mais adequada. Os motivos são os que já disseram, as crianças só vão para adoção quando estão esgotadas todas as hipóteses com a família biológica, o que pode levar anos preciosos na vida destas crianças. Os casos em que são entregues pela própria família são uma minoria. Há 30 vezes mãos candidatos que crianças pequenas, daí a espera. Se for mais velho (12/15 anos), com deficiência, aceitarem irmaos cheguam a existir mais crianças que candidaturas, pelo que será muito rápido. Existem até casos em que não se encontram candidatos em Portugal e as crianças acabam por ter que ir para o estrangeiro. Por isso se estão os dois de acordo comecem o mais depressa possível, a idade dos filhos biológicos também limita a idade das crianças a adotar.

Cátia Anjos: Obrigada e boa sorte e muita força também, há-de correr tudo bem.

Diri_1979: há-de chegar o dia, muita força. Sim, ao fim de 3 anos se não revalidarmos somos excluídos, e temos que ser nós que não nos dizem nada. Deve ser uma maneira de "limparem" as listas.

Submetido por Limonada em Seg, 16/10/2017 - 22:41
Limonada -
Offline
Desde 15 Out 2017

...

Submetido por Limonada em Seg, 16/10/2017 - 23:29
Diri_1979 -
Offline
Desde 18 Set 2016

Olá Carlabrito isto não é uma questão de ultrapassagens nem filas de espera como no talho... Como já explicou a limonada eles procuram o casal adequado à criança a adoptar e não ao contrário... Por isso é importante inscrever-se o quanto antes. Mas penso que para quem tem filhos a criança adotada terá de ser mais nova que o filho biológico, mas não tenho a certeza. Sei que há alguns critérios.

Claro que há dias menos bons que penso que se calhar nunca nos chegará a sorte de sermos pais, mesmo com o certificado renovado. Deverá haver candidatos que nunca recebem...

Até achava que as nossas opções não eram assim tão restritas (3-7 antes de iniciar a escola) no entanto a espera continua. Na última reunião e dado o projeto de filhos biológicos não se realizar ponderamos aceitar irmãos (2), sexo e etnia indiferente. Só nos resta esperar mesmo. Claro que se 6 em 6 meses entro em contacto com as técnicas a ver se há novidades e para não se esquecerem de nós.

Limonada continua o teu blog irá ajudar muitas candidatas a iniciar o caminho neste projeto e esclarecer medos e dúvidas. Beijinhos e muita sorte e perseverança nesta espera.

Submetido por Diri_1979 em Ter, 17/10/2017 - 13:50
Limonada -
Offline
Desde 15 Out 2017

Nem sei que dizer Diri_1979, não é um caminho mesmo nada fácil. Mas de certeza irá valer a pena e com esses critérios e certificado renovado com certeza o vosso dia já esteve mais longe.

Obrigada pelo incentivo e é isso mesmo, temos que ter fé e não desistir. Beijinhos e boa sorte para vocês também

Submetido por Limonada em Qua, 18/10/2017 - 22:27

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?