Nomes estrangeiros em portugal - REGISTO | De Mãe para Mãe

Nomes estrangeiros em portugal - REGISTO

Responda
8 mensagens
Desde 27 Maio 2015

Aqui em casa a mãe tem dupla nacionalidade e o pai é português e queremos por nomes estrangeiros ao bebé mas com tanta informação e por vezes contrária estou com dúvidas.
Quem pôs um nome estrangeiro a um filho por ser também estrangeiro ou ter dupla nacionalidade como foi? Que documentos necessitou?
A criança por ter o nome estrangeiro tem de ser inscrita no consulado do país da nacionalidade paterna/materna ou fica somente com o nome estrangeiro e nacionalidade portuguesa e registo português.

As 18:56 da tarde do dia 25-12-2015 recebemos a nossa princesa ao som de Agir - Como ela é bela Sorriso
3k250g e 48cm Princesa dos pais e maior prenda das nossas vidas

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu estou na situação contrária mas deixo aqui o que tive de fazer pois o procedimento pode ser o mesmo:
- Estou em França e quero registar a minha bebé com um nome que siga a lei portuguesa, por isso tive de contactar o Consulado de Portugal em Paris e eles deram-me um certificado que explica a lei portuguesa e no qual consta o nome que eu quero dar. Terei de levar esse certificado quando a registar para a poder registar como quero. Sorriso

-Rakel- -
Offline
Desde 06 Maio 2010

No nosso caso o pai tem dupla nacionalidade e colocamos um nome estrangeiro como segundo nome!
Nao houve problema nenhum! No momento do registo o meu marido apenas mostrou o cartao de cidadao para provar que tinha nascido noutro pais e feito Piscar o olho
O bebe fica apenas com a nacionalidade portuguesa, para dar a segunda nacionalidade caso queiras tem que ser tratado na embaixada!

Moda Orca -
Offline
Desde 08 Jan 2015

Ola! Olha quando o meu filho nasceu eu tinha dupla e só tive que ir a embaixada pedir uma declaração (acho q se chama declaração) com o nome que eu queria dar e depois levei esse documento aos registos e registei sem mais problemas. E ate hoje ainda nao o inscrevi no consulado...
Espero ter ajudado! Beijinhos

EuniceLopes -
Offline
Desde 07 Ago 2015

Eu e o meu marido somos só de nacionalidade portuguesa e o meu filho de 5 anos chama-se Lisandro e a minha bebé que tem 3 meses Kelly Nicole

npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

O meu filho tem o segundo nome estrangeiro, por minha parte. Tenho dupla nacionalidade, precisei apenas de pedir a declaração de existência do nome na lei francesa, no meu caso. Mas, depois cheguei à conservatória e não foi preciso.

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.

bela2 -
Offline
Desde 01 Jul 2015

ola eu tenho dupla nacionalidade e o registro portugues nao me queria deixar dar o nome que queria ao meu filho porque nao estava na lista dos nomes em portugal. a embaixade francesa em lisboa disseram que tinha preciso de mandar documentos mas ao final, o dia da alta do hospital, so foi preciso do meu bilhete a provar que tinha a nacionalidade francesa mais nada Sorriso e posso dar a dupla nacionalidade ao meu filho mas ai e preciso ligar a embaixada para assinar papeis e mandar !!

npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

Para a dupla nacionalidade tem de registar no consulado.
O meu filho é Matheü como segundo nome, e tem dupla nacionalidade. A minha filha será Emmalie Maria, e também terá dupla nacionalidade.
Apenas precisei de declaração em como os nomes existiam no registo francês, e chegando à conservatória não pediram nada.

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.