Nome... Alguém que passou ou está a passar pelo mesmo? | De Mãe para Mãe

Nome... Alguém que passou ou está a passar pelo mesmo?

Responda
39 mensagens
Liliana-mary -
Offline
Desde 30 Jun 2014

Olá meninas! Venho desabafar, pois estou a ficar mesmo incomodada e triste. Eu e o meu marido escolhemos o nome para o nosso menino que é Santiago. Sei que os gostos não se discutem, mas a verdade é que 98% da reacção das pessoas é má. Os meus pais inclusive disseram-me na cara que nunca colocariam esse nome e que ele mais tarde poderá não gostar. O que me irrita é a falta de respeito e de sensibilidade por parte das pessoas. Compreendo que estranhem o nome, pois a maioria não está habituada a ouvir, mas poça será assim tão feio? Normalmente estás reacções só me dão força para levar a minha avante, mas começo a sentir-me muito incomodada e triste, até me apetece chorar. Alguém que está ou já passou pelo mesmo?
Desde já obrigada a quem responder!

Ana Cos -
Offline
Desde 21 Out 2014

Santiago é um nome Lindo, tenho uma amiga que deu esse nome ao filho e não ouve ninguém que lhe dissesse que não gostava. Não ligues a esses comentários. Não é o nome tão comum mas já se ouve falar em muitos bebés com esse nome. Não te preocupes com o que as pessoas acham. Tu é o pai é que tem de gostar, o filho é vosso não é de maus ninguém. Parabéns pelo nome Sorriso eu gosto muito**

Sobre Ana Cos

Treinante Outobro 2014
Positivo a 29 de Outubro - Duas Estrelinha** 04/12 (9s+2d) Aborto Retido

Janeiro 2015 início aos treinos *
Positivo a 3 de Março Sorriso agarra te bem meu feijaozinho

uaninhas -
Offline
Desde 28 Ago 2014

Deixa lá mamã quase ninguém gosta do nome da minha filhota! Decidi o nome instintivamente ao fim de 3 min de ter saído da eco e de saber que é uma menina.... o pai nem se quis meter ao barulho (ele queria tanto um rapaz tadinho :p ) e saiu tao naturalmente e soa-me tão bem ao ouvido.... Ema Valentina Sorriso
Quanto a comentários só ouço que são 2 nomes estranhos para conjugar, que devia optar só por um, que ela vai ser gozada na escola..... o povo gosta mt de opinar, mas nós temos que ser superiores a isso.... às vezes dou por mim a pensar.... será que devo mudar???? Mas caramba foi uma coisa tão bonita e espontânea o nome dela, parecia quase daquelas coisas em que já era para ser! Bastou ver a carinha dela na eco e saber que era menina que o nome formou-se em questão de minutos! E com todo o apoio do papá claro!!! Adoramos o nome Sorriso Se vocês os 2 gostam da escolha e acham que o vosso príncipe tem cara de santiago força nisso! Embora particularmente não seja um nome de eleição, caso tivesse um menino, acho que é um nome bonito e forte! Não tem como ser gozado como os xiquinhos (Franciscos) do meu tempo de escola :p eheh

PS: Editei por causa dos erros ortográficos...... Rolar os olhos

Sobre uaninhas

Dia 18/01/2015 nasceste tu minha princesa para me alegrares e preencheres a minha vida! Eras pequenina mas linda e perfeita nos teus 2.640kg e 46cm!!!
♡♡♡Agora entendo o que é o amor incondicional de mãe! Obg princesa por me escolheres como tua mamã ♡♡♡

safirate -
Offline
Desde 06 Dez 2010

Olá! Deixa-me começar por dizer que adorooo esse nome! Sempre foi uma das minhas opções para nome de rapaz.
Também passei por isso com o nome da minha filhota mais nova, a minha médica disse que era nome de cigana, a minha melhor amiga disse que era nome de velha e a minha sogra nem sequer o consegue pronunciar!! e digo-te que é um nome português simples e bem antigo mas pouco usual hoje em dia e o objetivo era mesmo esse! quando chamo por ela só mesmo ela responde e no infanatrio entre centenas de crianças ela é a única! Adoro o nome da minha filha, é a cara dela e mesmo ouvindo uns comentarios bastante parvos nunca me arrependi da escolha que fiz.
Se os pais gostam que se lixem os outros, leva a tua avante e seja bemvindo o SANTIAGO!

Sobre safirate

Vendo embalagens seladas de sacos leite Medela só 6€, capas de chuva BebeConfort para ovinho só 10€ e muita roupinha de qualidade, visitem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/82008

lara c -
Offline
Desde 31 Ago 2014

Olá!
Na minha opinião os pais devem chegar a um acordo, claro.
Quanto ao resto da familia é dificil agradar a todos...
Quanto ao bebe, qualquer nome é um risco de ele vir ou nao a gostar.
Por isso eu acho que nao vale a pena nem ligar a esses comentarios ate porque depois de nascer é uma questao de habito.
tambem me aconteceu maia ou menos o mesmo com a minha mae porque nao gosta de Gabriela, entao pediu para por outro nome para se a bebe um dia tb nao gostasse mas eu nao quero e o meu marido tb nao.
Logo a decisao é nossa e em tom de brincadeira ignoro outro tipo de comentários.

Curly_D -
Offline
Desde 30 Nov 2014

Querida, é normal que todos opinem sobre o nome da criança. Eu tenho ascendência indiana e o pai da minha criança é português de gema... Agora imagina eu quero pôr um nome diferente sem ser muito estranho e o pai quer um nome mais normal. A minha família está habituada a ter nomes estranhos e a família do pai está habituada a nomes ditos mais normais para PT. Imagina os almoços de familia em que todos se lembram de dizer o nome que querem... Cada um escolheu o nome que quis para os seus filhos, de certeza que não vão escolher o da minha menina. Se não gostarem vão fazer o quê?! A minha sogra inclusive já me pediu para não pôr um nome estranho... Sabes o que foi que lhe respondi? Ela, a minha filha, um dia quando tiver filhos vai escolher o nome que quer pôr aos dela e eu nada poderei fazer... É a lei da vida.

Eu pessoalmente gosto muito do nome que escolheste. É dos meus nomes preferidos.

Não te sintas tao afectada por isso, não te esqueças que também estás mais sensivel por isso não ligues... É o melhor que fazes.

jasmim s -
Offline
Desde 06 Out 2014

mama eu sou filha de alguem que não ouviu o que todos lhes diziam e adoro o meu nome Sorriso sou unica na zona e sempre tive colegas com inveja na escola..... santiago é um nome lindo, e não entendo a implicancia dos seus pais.... mas são voces que tem de decidir, voces decidem nome, como educar e escola e tudo o resto.... os seus pais tiveram a oportunidade deles , agora é a vossa vez. quanto ao nome tenho uma amiga que colocou o nome ao filho e eu adorei logo, é um nome forte , pouco vulgar, e dificil de esquecer Sorriso

quanto a mama da ema valentina.... os meus parabens, conjugou dois nomes fortes na perfeição Sorriso adoro mesmo Sorriso

Sobre jasmim s

Tudo valeu a pena... Minha ervilhinha nasceu a 1de março de 2015 as 13:14 com 49cm e 3.390g...amor maior

Liliana-mary -
Offline
Desde 30 Jun 2014

Obrigada meninas, fiquei a sentir-me bastante melhor ao "ouvir" os vossos comentários. O que me chateia não é bem o não gostarem do nome, mas sim a falta de sensibilidade e de respeito. Eu era incapaz de ter as mesmas de reacções pois a mim faz-me sentir muito mal ao ponto mesmo de querer chorar e mandar tudo dar uma volta.
Obrigada a todas e tudo de bom para vocês e para os vossos filhos

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu até acho que Santiago está a ficar cada vez mais popular! Uma das mães que partilhou o quarto comigo na maternidade tinha tido um Santiago! E também acho um nome muito bonito Sorriso mas as pessoas por vezes implicam mesmo...então noutro dia o meu pai veio a minha casa visitar o neto e, para meu espanto, começa "Então, estás bom Filipe? És muito lindo, Filipe!", e eu parva a olhar para ele. Digo-lhe "Filipe? O nome dele é Lucas!" e ele "ah, também é Filipe..." e eu "sim, e o meu segundo nome também é Filipa e tu nunca me chamas Filipa, nem ninguém" e ele "Oh, mas eu não gosto de Lucas!" e vira-se para o menino e recomeça "Oh Filipe, estás bom?"...bem, passei-me. Disse-lhe para ele aprender a ter respeito por mim, pelos pais do neto, e para aprender a respeitar as escolhas dos outros, que ele já tinha tido o tempo dele de escolher os nomes e agora só lhe cabia respeitar a nossa escolha. Nunca mais lhe chamou Filipe Piscar o olho

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Mags-78 -
Offline
Desde 19 Dez 2014

Acho que as tuas hormonas não te estão a ajudar,está mais sensível e deixas que comentários totós te afectem. Santiago é lindo como seria qualquer outro que gostasses. As pessoas têm a sensibilidade de um tijolo Sorriso
E quanto a a Ema Valentina? 5 estrelas.

Isabela Edm -
Offline
Desde 27 Fev 2013

Olá Liliana ! Sorriso
Começo por dizer que adoro o nome do teu filho. Santiago é lindíssimo !...
Acho que não deves ligar aos comentários que ouves. O baby é teu, tu é que sabes qual é o nome que lhe queres chamar para o resto da vida Espertalhão .
Da próxima vez que te tentarem dizer o quer que seja, oferece uma resposta menos sorridente. Vais ver que tão cedo não te chateiam.
(Eu não gosto de nomes comuns, e entretanto já escolhi o nome do meu bebé: se for menino será Jayden e se for menina será Suelly ou Khloé.)

Sinceramente acho que ninguém tem de opinar sobre o nome do filho de ninguém. Querem escolher nomes...? Façam um filho. Ou então comprem um cão Cão Gargalhadas !!!

Ps:
Também tenho uma amiga que se chama Liliana e o filho mais velho dela chama-se Santiago Careta !

Positivo: 16-12-2014 ❤❤❤❤ 5 ❤❤❤❤ 10 ❤❤❤❤ 15 ❤❤❤❤ 20 ❤❤❤❤ 25 ❤❤❤❤ 30 ❤❤❤❤ 35 ❤❤❤ + 4 dias
Nasceu o nosso amor !
12/08/2015 * 3.300kg HGO - Muito obrigada Enfº Bruno Rito Sorriso !

vera e jasmin -
Offline
Desde 25 Mar 2014

olha santiago e um nome muito bonito Sorriso jasmim s es a primeira depois da minha filha qe vejo com esse nome. tb me xatearam mt qando escolhi jasmin para a minha filha. o meu pai reclamava q nao conseguia dizer o nome tive gente q m chegou a dizer q era nome de menino lol enfim os papas e q sabem se vcs gostam nao liguem aos outros.
ps: o nome do menino e mais normal pk foi homenagem aos dois avos senao tb seria mais fora do normal diga mos

liliquinhas -
Offline
Desde 11 Fev 2013

Mama, eu também sou Liliana e tambem vou ter um Santiago. Também ao inicio não foi fácil, toda a gente tinha opinião. O meu namorado e africano, tem um nome esquisito, e toda a familia da parte dele tem nomes assim mais invulgares, e da minha parte, e tudo português de gema, e metade da minha família e Maria ou Joao, portanto tas a ver. Andamos num dilema enorme porque achávamos que era menina, e ele só gostava de nomes estranhos ou estrangeiros. Depois descobrimos que era menino, e ambos gostamos de Santiago, mas a família não gostou ao inicio, agora já esta mais mentalizada. O meu pai chama-lhe Santiago Barnabeu ( por causa do estádio do real Madrid), a minha mae ao inicio embirrou que tinha de ter um diminuitivo, então chamava-lhe Tiago, passei-me e disse que ele não era tiago, que se quisessemos que lhe chamassem assim tinhamos só posto tiago, perdeu logo a mania. A minha irma agora também já gosta, mas ao início não gostava nada. Da parte dele também não gostaram, queriam alguma coisa diferente, mas olhem temos pena, o filho e nosso e nos gostamos muito, alias não consigo conceber a ideia de ter outro nome, já e sempre tratado por Santiago. Por isso mama, ignore, depois as pessoas habituam-se, e se não se habituarem paciência, problema delas. Mas eu se que com as hormonas vivemos tudo com mais intensidade e levamos tudo mais a peito. Se os pais gostam e estam de acordo isso e que importa

24/07/2014 - positivo
07/03/2015 - DPP
14/03/2015 - Nasceu a luz da minha vida (41 sem - 3815 gr, 51 cm)

SusyG -
Offline
Desde 22 Ago 2014

Adoro!!
Foi a minha opção e todos gostaram...
Ignora e aproveita a barriguinha!
Beijinhos

Marisa de Castro -
Offline
Desde 07 Set 2014

Olá mama
Eu tb tive o mesmo "problema" que tu...eu e o meu marido decidimos que a nossa princesa se iria chamar Violeta. Foram poucas as pessoas a gostar...no entanto a princesa ja nasceu e agora ja gostam do nome. Mas mesmo que nao gostassem tem é de respeitar
Gosto muito de Santiago Sorriso
Beijinho

Marisa de Castro

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Imagina o meu filme quando disse que a minha filha se ia chamar Salomé! E Santiago é muito bonito Sorriso

Liliana-mary -
Offline
Desde 30 Jun 2014

Mais uma vez obrigada meninas, estou bem mais animada. Realmente as pessoas as vezes não tem noção do lugar que ocupam no mundo, o respeito é bonito e cabe em todo lado. Vai ficar Santiago sim porque gostamos e porque já não o vejo com outro nome Sorriso
Obrigada meninas e tudo de bom Piscar o olho

tania_fernandes -
Offline
Desde 17 Set 2014

Eu gosto de Santiago... se tivesse menino p mim n iria dar.... pk vivo em Santiago do cacém... acho k n ia gostar mt... lolol mas adoro o nome!!
Quanto à mamã do Lucas Filipe... se lhe colocou Filipe no nome acho k não deveria ficar chateada por o tratarem pelo 2o nome!! Se queria k o tratassem so por Lucas... tinha posto so esse nome... Mas é so uma opinião.

Ssouto -
Offline
Desde 11 Jun 2014

Ó querida...nada de desesperar e coloca este assunto atrás das costas...e como já resolvido...eu encontro me grávida de 18 semanas....e já quando namorava com o meu marido, ele dizia que se um dia tivesse um menino queria chamar lhe Moisés...de início admito que até brinquei com o nome...afinal éramos namorados, sabia lá se um dia íamos casar e ter filhos e chamar este nome....a verdade é que quando soube que estava grávida...eu, ele e a pequena de quatro anos começamos a ver nomes....super complicado...o pai gosta de uns, a pequena fala do nome dos meninos da escola...todos vulgares e que depois se diferenciam pelo sobrenome ( o que detesto ) e eu gosto de outros....no fim chegamos à conclusão...ou Moisés ou Alexandre! A pequena detesta Alexandre...diz que é nome de menina...e por isso quer Moisés â força toda! Recebi telefonemas da minha irmã a pedir pra pensar noutro nome....e eu respondi " olha..o mais importante é o pai, a mãe e a menina gostarem...se o resto gostar tudo bem, se não gostarem tudo bem na mesma...e para com isso senão ainda me vou chatear contigo" e a partir daí parou....eu quero lá saber se as pessoas gostam! Acho que não faz sentido nenhum esse nome ser falado desde o nosso tempo de namoro e agora que sai uma pilinha não ser esse....ia ficar com isso na cabeça pro resto da vida..... E concluindo: vai ser Moisés! Isso dos nomes é muito relativo....eu pessoalmente detesto nas escolas haver uma infinidade de matilde e Beatriz..... Há que ser criativos em relação aos nomes...se um dia gostarem ou não será problema dos nossos filhos... Depois eles decidirão o nome dos filhos deles.....está é a minha opinião....e olha...a pequena já o trata por Moisés..e na ecografia acho que tem cara de Moisés.... É Moisés com toda a certeza!!!! Beijocas e relaxa com isso....

Ssouto -
Offline
Desde 11 Jun 2014

Tu e o pai é que têm de gostar...vais ver que futuramente os avós também vão gostar...irão associar ao lindo menino que aí vem..acredita seriamente nisso...eu acredito e confirmo.....quando a minha irmã deu o nome vitória à minha sobrinha, há uns 14 anos atrás, toda a gente detestava.....e hoje é a nossa vitória! É uma questão de hábito..... Santiago é lindo, não é vulgar o que na minha opinião torna o nome ainda mais especial..... Força Sorriso

Liliana-mary -
Offline
Desde 30 Jun 2014

O meu marido também acha que é enquanto eles não se habituarem, mas podiam ser um pouco mais "simpáticos". Obrigada Sorriso

em busca de uma... -
Offline
Desde 16 Jul 2012

como eu te entendo Careta se fosse um menino ia ser Santiago, gosto muito do nome Apaixonado a minha princesa chama se Kiara as pessoas torcem muito nariz, mas eu não tô em aí, eu e o pai gostamos é o que interessa. Podia ser o nome mais simples que vai ter sempre alguém para criticar.... Não se pode agradar a todos... ( Ainda nem me respondeu mal directamente,mas no dia que me disserem alguma coisa,eu pergunto: quando puseste o nome do teu filho perguntaste me ? Loolll

10 anos em busca do meu milagre
FIV-Janeiro 2013***Positivo- gravidez não evolutiva
FIV-Fevereiro 2014*** Positivo-19 Fevereiro Sorriso

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

Eu vou ser honesta se voces gostam acho que devem meter, acho que as pessoas devem respeitar a vossa opiniao mesmo que nao gostem beijos

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

tania_fernandes escreveu:
Eu gosto de Santiago... se tivesse menino p mim n iria dar.... pk vivo em Santiago do cacém... acho k n ia gostar mt... lolol mas adoro o nome!!
Quanto à mamã do Lucas Filipe... se lhe colocou Filipe no nome acho k não deveria ficar chateada por o tratarem pelo 2o nome!! Se queria k o tratassem so por Lucas... tinha posto so esse nome... Mas é so uma opinião.

Eu coloquei segundo nome porque existe essa tradição na minha família. Tanto é que coloquei "Filipe" porque o meu segundo nome é "Filipa", e toda a gente na família sabe isso. Ninguém me chama filipa, da mesma forma que ninguém chama manuel ao meu pai (que é o seu segundo nome) ou maria a metade das mulheres (que têm maria como segundo nome). A partir do momento em que alguém decide deliberadamente começar a chamar o meu filho pelo segundo nome porque decide que não gosta do primeiro nome é uma incrível falta de respeito, claro que não admito. Uma coisa era o miúdo um dia querer isso, outra muito diferente é a iniciativa partir de outra pessoa.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Alicia Davies -
Offline
Desde 05 Maio 2010

Ola mama olhe nao li as respostas das outras mamas mas vou lhe contar commo foi connosco.
Quando disse o nome à minha mãe ela adorou mas a minha sogra....."o que!!?? k raio de nome é esse, não ponham esse nome na menina nem consigo dizê-lo, nome tao feio" a partir daí nao contei a mais ninguem o nome guardamos segredo e quando ela nasceu nao houve ninguem a desgostar do nome ate a minha sogra passou a gostar (penso eu), o k importa é k voces gostam sao voces que têm de chamar por ele Sorriso o k eu respondia à minha sogra era "voce pôs os nomes k quis nos seus filhos nao foi!!? eu faço o mesmo" e pronto nunca mais disse nada lol

POSITIVO 26/07/2013
DPP 27/03/2014
A minha princesa nasceu no dia 14/03/14
POSITIVO 24/09/2018
DPP 31/05/2019

DebSousa -
Offline
Desde 02 Set 2014

Mamã Liliana-mary, é tudo uma questão de hábito, e as pessoas gostam sempre de opinar. Principalmente quando é algo diferente e que não conhecem (se bem que Santiago se vê cada vez mais). É só respirar fundo e dar uma resposta que coloque as pessoas no seu lugar. Sempre com classe, claro Piscar o olho
O meu pai no princípio também estranhou o nome Salvador. Como é muito religioso, penso que era o equivalente a chamá-lo de Jesus ou Cristo. Nunca me disse nada mas chamava sempre o bebé pelo segundo nome: David. Não me importo, é também o nome dele. Em Dezembro passou as festas connosco e a família do marido, que amou o nome, e no fim já o chamava de Salvador. Como disse, é uma questão de hábito. Vai ver que quando o pequeno nascer nem vão ver que é o nome perfeito para ele Piscar o olho

DebSousa -
Offline
Desde 02 Set 2014

Videl86 escreveu:

tania_fernandes escreveu:Eu gosto de Santiago... se tivesse menino p mim n iria dar.... pk vivo em Santiago do cacém... acho k n ia gostar mt... lolol mas adoro o nome!!
Quanto à mamã do Lucas Filipe... se lhe colocou Filipe no nome acho k não deveria ficar chateada por o tratarem pelo 2o nome!! Se queria k o tratassem so por Lucas... tinha posto so esse nome... Mas é so uma opinião.

Eu coloquei segundo nome porque existe essa tradição na minha família. Tanto é que coloquei "Filipe" porque o meu segundo nome é "Filipa", e toda a gente na família sabe isso. Ninguém me chama filipa, da mesma forma que ninguém chama manuel ao meu pai (que é o seu segundo nome) ou maria a metade das mulheres (que têm maria como segundo nome). A partir do momento em que alguém decide deliberadamente começar a chamar o meu filho pelo segundo nome porque decide que não gosta do primeiro nome é uma incrível falta de respeito, claro que não admito. Uma coisa era o miúdo um dia querer isso, outra muito diferente é a iniciativa partir de outra pessoa.

No meu caso teria de ser exatamente ao contrário!! Se chamasse as irmãs do meu pai pelo primeiro nome eram todas Maria! Maria do Céu, Maria das Dores, Maria Conceição, Maria Cândida e Maria Albertina. Estavam tramadas Gargalhadas

NinaLab -
Offline
Desde 23 Maio 2013

Se a minha bebecas fosse um menino seria esse o nome..e será se um tiver um menino! adoro! por estes lados nem reagiram muito mal a esse nome mas reagiram ao da menina...paciência!!! mas se me dissessem que não davam esse nome eu passava-me! ninguém lhes pediu opinião e nem que fosse mentira, dizia logo que o nome X que escolheram para os filhos também era lindo de morrer a rir!
há com cada uma...estás tão perto de ter o teu Santiago nos braços!!! não ligues a isso!!! ele vai adorar ter um nome tão bonito e diferente (infelizmente começam a surgir muitos santiagos...)

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Olá mamã
A minha filha tem um nome que não é muito comum. Nunca ninguém nos disse que gostava do nome. Isso não nos afectou( quer dizer a mim um pouquinho ao inicio lol) mas nunca nos passou pela cabeça mudar. Foi escolhido com uma intenção muito grande, e tem um significado muito especial. E isso é o mais importante.
Parabéns pela escolha do nome
Felicidades

vanda soares -
Offline
Desde 04 Jan 2015

Ola meninas. Piscar o olho também estou a passar pelo o mesmo Triste desde sempre soube que se tivesse uma menina ia lhe chamar Frederica .mas nunca pensei que fosse a causa de tantos comentários absurdos ;( eu sou incapaz de criticar a escolha dos nomes dos outros, porque eu posso não gostar mas os filhos não são meus e cada um sabe de si ;( ate a Família à nossa volta mostrou uma imensa falta de respeito;( mas porque o que não me mata torna me mais forte a minha menina vai se chamar sim Frederica Piscar o olho e quem não gostar paciência .

IMDC -
Offline
Desde 19 Jul 2010

Passei pelo mesmo. Ate coloquei aqui um post a falar sobre isso. Mas o que importa é tu gostares. Eu ja tenho o meu filho com dois anos e ainda nao ouvi miudos da idade dele com o mesmo nome. Vai ser unico. Ja o meu filho mais velho anda na escola e so na turma dele tem tres nomes iguais ao dele. Pessoalmente gostei do nome Santiago. Beijo.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?