Netos favoritos | De Mãe para Mãe

Netos favoritos

Responda
27 mensagens
Marlene Pires A... -
Offline
Desde 23 Set 2016

Olá a todas, gostaria de saber se sentem da parte dos avós paternos ou maternos, que têm netos favoritos. E se sim como contornam a situação, como reagem? Obrigada

Ariel Ab

sarinha94 -
Offline
Desde 05 Mar 2016

vou ser sincera, eu não acho que a questão seja ter netos preferidos, eu acho que os avós, como acho normal, se identificam mais com uns do que com outros, seja por passarem mais tempo juntos, seja porque têm gostos ou interesses comuns, ou até mesmo porque há crianças que dão mais "atenção" aos avós do que outras.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Os meus sogros têm claramente uma neta favorita. Dos 5 netos essa quando nasceu começou a passar os fins-de-semana todos com esses avós, enquanto os pais se iam divertir. Os outros netos todos passam mais tempo com os pais. Já calhou num almoço de família a minha sogra referir-se à miúda como " a minha neta preferida", sem reparar que as outras netas também lá estavam. Também já disse ao meu namorado que aquela é a neta preferida porque passou mais tempo com ela. Há tempos foram aos Estados Unidos e trouxeram-lhe uma bicicleta (como se na Europa não houvessem bicicletas...), à minha filha trouxeram uma camisola preta feia como tudo. Sinceramente, nem estou para me chatear. Não quero que sejam eles a criar a minha filha, nem quero estar sempre a aturá-los, e também posso comprar o que for preciso. Mas acho muito feio que mostrem claramente quem é a preferida. Para a próxima digo-lhes o que penso.
O meu namorado também costuma falar do sobrinho preferido, e digo-lhe logo o que penso desse termo.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Olá Marlene Sorriso Acho que é uma situação bastante comum. Os meus avós paternos tinham claramente netos preferidos e nem tentavam disfarçar. E contra mim falo, porque se para a minha avó estava quase no fundo da lista, para o meu avô sempre fui a preferida. Na minha sogra também noto bastante. Acho que acontece mais em famílias onde existem muitos netos. Essas preferências podem estar relacionadas com muitos factores, pode ser, por exemplo, o mais velho, o que passa mais tempo com eles, ou o filho do filho preferido (sim, porque infelizmente muitos pais também têm filhos preferidos).

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Nao sinto isso no meu caso. Tanto os avós maternos como paternos da mimha filha adoram todos os netos e demonstram no à sua maneira.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá
Tanto os meus pais como os sogros só têm uma neta por isso é cedo para comparar. Se eles um dia, gostarem mais dos outros netos que da minha/meus filhos.. Sinceramente, não vou perder a noite por isso... Agora uma coisa muito mas muito diferente é humilhar uns em relação aos outros.. Tipo, olha o teu primo/irmão é lindo e obediente e bla bla e tu és feio ou coisa assim, como já vi acontecer. Isso acho deplorável e não me vejo a deixar passar em branco uma atitude destas muitas vezes.
Os meus avós, tem netos preferidos (dois irmãos meus primos) e outros que quanto mais longe melhor (4 irmãos também meus primos).
Se acho normal? Vejo acontecer tantas vezes (e às vezes os próprios pais fazem notar a preferencia em relação a um dos filhos), que provavelmente é normal.
Se acho aceitável? No caso dos avós até nao me importo desde que não humilhem uns e ponham num pedestal os outros à "cara podre".
No caso dos pais, se calhar até nos identificamos mais com um ou outro filho, mas como pais é bom sempre lembrar que são todos igualmente nossos filhos com defeitos e qualidades e trata-los sempre de igual forma, tanto quanto possível.. porque sendo diferentes há uns que se calhar precisam ser chamados mais a atenção que outros e por ai fora. Mas como só tenho uma filha, ainda não tenho essa experiencia... Só estou falando do que vejo à minha volta...

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu não gosto nada que avós/pais/tios mostrem que têm preferidos. Podem ter, mas nao precisavam de mostrar... Claro que comparar e dizer que os outros são melhores ainda é pior.
Compreendo que hajam preferidos por algumas razões, não gosto nada que mostrem, mas também não estou para me chatear com isso. Pelo menos do lado dos sogros, se fosse com a minha mãe ia ficar mais chateada. Agora se eu fosse a neta acho que não iria gostar...

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Eu já acho mau que existam preferidos. Acho pior ainda que não se escondam as preferências. E tendo já passado por isso enquanto neta, incomoda-me que façam o mesmo com as minhas filhas. É uma situação péssima tanto para aqueles netos de quem os avós menos gostam, por razões óbvias, como para os preferidos que acabam por levar constantemente com comentários pouco agradáveis dos primos. Com a minha sogra não estou para me chatear, mas da única vez que notei tratamento diferenciado das minhas filhas, por parte do meu pai, ouviu logo das boas... nunca mais se repetiu.
No caso de pais, para mim é inconcebível a ideia de que se possa gostar mais de um filho que do outro.

MargaridaVargas -
Offline
Desde 20 Mar 2017

Realmente só o facto de já haver um preferido é mau, quanto mais demonstrá-lo, perante os restantes. Existem sempre netos que passam mais tempo com os avós, que nasceram primeiro, que correspondem mais e melhor às expectativas...e também eu me identifico! Do lado paterno, sempre tive uma família numerosa, o que tornava difícil "destacar-me". Nunca senti que fosse a preferida, mas no meu íntimo, sabia que uma ou duas o eram, pois passavam imenso tempo com os meus avós, enquanto que eu apenas os via aos fins-de-semana, em festividades, etc. No entanto, as minhas tias paternas sempre demonstraram "preferência" por mim e sempre quiseram que as filhas seguissem os meus passos. Já no lado materno, uma família bem mais pequena, mas como a minha irmã foi a primeira a nascer, não houve muito a fazer. Passou muito mais tempo com a minha avó do eu e apesar da minha avó não o dizer, demonstra-o inúmeras vezes de outras formas. Mas vivo bem com isso! E espero que as minhas filhas também o façam, independente de serem ou não preferidas desta ou daquela avó. Não vale a pena ocupar a cabeça com assuntos destes! Bjs.

DanielaSM2017 -
Offline
Desde 26 Jun 2017

Também aconteceu um situação dessas na minha família. A minha avó materna tinha claramente uma preferência por mim, mesmo sendo das mais novas. Já tinha tido n netos, mas comigo foi sempre diferente... talvez por me ver todos os dias não sei mas sei que foi muito chato porque deu azo a muitos problemas familiares. Notei que os meus tios/primos sempre me olharam de maneira diferente

Lillith -
Offline
Desde 18 Maio 2010

E pensarem que mais do que os laços familiares há afinidades, porque se tratam de pessoas?
Eu acho natural que se goste mais ou menos de determinada pessoa, haja um laço familiar ou não.
O que acho inadmissível é diferenças de tratamento, isso sim. Por exemplo dar um presente a um neto e não dar ao outro, enquanto crianças e só porque sim.
Muitos avós dão tudo e mais alguma coisa aos netos que passam mais tempo com eles, aos que passam menos parece que não vale a pena o gasto. Se nos fazem isso enquanto adultos, tudo bem, com crianças é diferente.
Mas uma coisa é certa, regra geral essa falta de interesse por determinado neto ou netos, é reciproca, e os netos também não se identificam com esses avós.
As crianças lidam com isso como melhor sabem, nós às vezes é que temos mais dificuldade que elas Sorriso

Sobre Lillith

http://www.stuffnperfumes.com/
Testes de gravidez e ovulação, perfumes, cosméticos...

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Lillith escreveu:
E pensarem que mais do que os laços familiares há afinidades, porque se tratam de pessoas?
Eu acho natural que se goste mais ou menos de determinada pessoa, haja um laço familiar ou não.
O que acho inadmissível é diferenças de tratamento, isso sim. Por exemplo dar um presente a um neto e não dar ao outro, enquanto crianças e só porque sim.
Muitos avós dão tudo e mais alguma coisa aos netos que passam mais tempo com eles, aos que passam menos parece que não vale a pena o gasto. Se nos fazem isso enquanto adultos, tudo bem, com crianças é diferente.
Mas uma coisa é certa, regra geral essa falta de interesse por determinado neto ou netos, é reciproca, e os netos também não se identificam com esses avós.
As crianças lidam com isso como melhor sabem, nós às vezes é que temos mais dificuldade que elas

É isto tudo Sorriso é normal existir mais afinidades, não é normal um tratamento diferenciado. Eu era a neta preterida, coisa que não me afetaria se a minha avó não me tratasse mal, e ela fazia-o. Enquanto as minhas primas passavam lá as férias todas, eu era mandada embora, porque "só estorvava e dava trabalho e já tinha idade para estar em casa a limpar" - sendo que nós as 3 eramos da mesma idade! No natal elas tinham sempre prendas, eu não. Elas eram sempre bonitas, inteligentes, perfeitas, eu era a feia, a gorda (especial destaque aqui, porque nunca fui, mas até isso me chamava) a burra (mais um destaque, as minhas primas nem o 12º ano fizeram...)
Entre várias outras situações humilhantes, que me marcaram profundamente e das quais também culpo os meus pais porque nunca me defenderam, eu cresci e ganhei um total desprezo por ela, hoje em dia nem lhe falo, e adivinhem lá, agora que está velha anda por aí a chorar-se que tem um neta que não lhe liga nenhuma e não percebe o porquê!

E é verdade que os netos acabam por se adaptar e também não se identificar com as avós que não têm afinidade com eles, mas nunca deixem que uma avó/tia/prima humilhe os vossos filhos só porque sim. Isso marca.

Lillith -
Offline
Desde 18 Maio 2010

Tyta.B escreveu:
E é verdade que os netos acabam por se adaptar e também não se identificar com as avós que não têm afinidade com eles, mas nunca deixem que uma avó/tia/prima humilhe os vossos filhos só porque sim. Isso marca.

Sem dúvida! É que nem pensar. E no meu caso isto tem trazido alguns dissabores com a família do marido que acham normal tratar as crianças por palerma e afins. Há coisas que nem a brincar se fazem/dizem. Ao meu filho pelo menos.
No meu caso também tive primos preferidos na família paterna e a verdade é que tanto eu como a minha irmã acabamos por rejeitar esses avós, mesmo que os nossos pais nos incentivassem ao convívio com eles, com 9 ou 10 anos deixamos de querer lá ir. E davam presentes, melhores a uns do que a outros, mas davam. Mas o meu pai explicou isso tudo aos pais... Filho preterido, netas preteridas e foi a consequência óbvia.
Já a minha avó materna foi sempre recta e justa. Todos os netos eram iguais. Presentes não dava que não podia, mas os pacotes de bolacha maria eram colocados em cima da mesa ao domingo quando estavamos todos e não à semana para os que ficavam com ela. Quando podia ia comprar gelados de 50 escudos na altura para todos, mas era quando estavamos todos e não havia diferenciação entre netos. E eu tinha uma prima que era insuportável, pegava-se com todos, era atravessada que dava dó, birrenta e casmurra que só ela, mas nem essa tinha tratamento diferente. E dizia muitas vezes esta frase quando repreendia algum "meu amigo, a mão que dá o mimo é a que dá o ensino, para mim sois todos iguais". E ficou com alzheimer, não nos reconhecia, mas teve-nos todos um a um de volta dela, desde cuidados e higiene a pura companhia, estavamos sempre lá umas ou outras. Os outros dois morreram sozinhos, porque nem os netos preferidos estiveram com eles.

Sobre Lillith

http://www.stuffnperfumes.com/
Testes de gravidez e ovulação, perfumes, cosméticos...

j.ssoares -
Offline
Desde 29 Mar 2017

Sim! A minha avó materna considera os filhos da minha tia os "favoritos". Faz tudo por eles, dá-lhes almoço todos os dias e mais outras coisas. A mim e aos meus irmãos, não faz nada Sorriso Há 2 anos tive um tumor e fui operada. A minha mãe pediu para que ela me desse almoço, porque não tenho o costume de almoçar. Como estava mais "frágil", era muito importante Sorriso A minha avó negou, alegando que já dava almoço à minha outra prima (que até tinha senhas para comer na escola e não usufruía) e não podia dar a mais nenhum neto, ficava muito cansada Sorriso

Lidei bem durante uns anos, sem abrir a boca. Há uns meses mandei-lhe uma mensagem, porque ela alegou que fui mal educada com ela e que era a neta mais mal educada! Mandei uma mensagem e disse tudo como os malucos. A nossa relação, até hoje, não ficou muito boa. Sei que é minha avó e lhe devo todo o respeito (aliás, sempre tive muito respeito por ela), mas essa dos netos favoritos... É um pouco feio Sorriso

Marta Fragoso G... -
Offline
Desde 23 Out 2017

Vim desenterrar este post pois preciso desabafar sobre uma situação que desde ontem me está a chatear. A minha sogra tem uma neta (já com quase 10 anos) que aquilo para ela é Deus no céu e a miúda na terra. É a melhor criança do mundo, mais esperta do que todos, mais desenrascada e isso tudo. Ora essa neta vive a cerca de 1km dela, então a minha sogra depois do trabalho vai sempre visitá-la (é o seu dever de avó). A minha filha não recebe visitas porque estamos a 5km de distância e ela sai do trabalho tarde, não sabe conduzir bem, etc, ou seja só a vê 1 dia por semana e é porque nós nos deslocamos lá para ir almoçar.
Ontem saltou-me a tampa com uma situação. Nós já lhe tínhamos dito que era dia de a nossa filha ir levar vacinas, comer a sopa pela 1a vez e para além disso, a menina está muito entupida e constipada. Acham que ela à noite ligou para perguntar como tinha corrido ou para ver se a menina está melhor? Não, ligou para dizer que tinha ido visitar a tal outra neta porque coitadinha está muito doente. Depois da chamada perdi a cabeça e disse ao meu namorado que a mãe dele tinha que se lembrar que tinha mais uma neta.
Eu não sou melindrada com estas coisas mas vejo depois a minha mãe que entra ao trabalho às 6 da manhã e sai às 18h e ainda vem ver a neta, vem dar-lhe banho, hoje vem na hora de almoço dela dar sopa à neta e de manhã liga sempre a perguntar por ela.
Desculpem o testamento mas fiquei tão irritada. Mas se calhar até estou a exagerar.

AneteS -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Marta, sinceramente, embora possa compreender que queremos o melhor para os nossos filhos acho que nos cabe também não dramatizar certas situações para o bem de todos.
Pela vida fora os nossos filhos vão lidar com situações semelhantes, por uma razão ou outra, seja no trabalho, na escola, entre amigos... professores que preferem uns meninos a outros, amigos que fazem mais por uns que por outros, chefes que gostam mais de uns do que de outros...etc... importante é que sintam que isso não os define, ou seja, que entendam que isso acontece por afinidades, circusntâncias temporais ou geográficas ou até falta de bom senso.
Neste caso concreto importante é que ela saiba que o comportamento da avó não acontece porque ela é menos que a prima ou que gosta menos dela, etc... acontece porque a avó não tem o bom senso de perceber que lhe está a dar menos atenção, acontece porque a avó tem mais afinidades daquele lado, etc...
Não sei se me faço entender... mas acho que devemos nos relacionar em família com compreensão e sem drama, e principalmente sem comparações... uma avó faz mais que a outra, etc... não para sermos boazinhas, não o fazer não é porque não temos razão, mas sim porque os nossos filhos merecem crescer num ambiente saudável e em que os ensinamos a lidarem com as "dificuldades" e dissabores da vida e não andamos sempre a tentar ajustar tudo e moldar tudo para ambientes perfeitos em que são o centro das atenções para tudo e todos.
Sinceramente, descomplica, podes calmamente conversar com a avó e explicar o que sentes, dizer que gostavas que a tua filha tivesse mais contacto com a avó, etc... mas sem o tom de briga, sem cobranças e sem comparações...
Importante é que a tua filha não se sinta excluída, não se sinta a receber menos, mas isso pode passar por outras abordagens ao caso sem ser briga e irritação com a avó...

Sobre AneteS

Anete

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Marta Fragoso Gonçalves escreveu:
Vim desenterrar este post pois preciso desabafar sobre uma situação que desde ontem me está a chatear. A minha sogra tem uma neta (já com quase 10 anos) que aquilo para ela é Deus no céu e a miúda na terra. É a melhor criança do mundo, mais esperta do que todos, mais desenrascada e isso tudo. Ora essa neta vive a cerca de 1km dela, então a minha sogra depois do trabalho vai sempre visitá-la (é o seu dever de avó). A minha filha não recebe visitas porque estamos a 5km de distância e ela sai do trabalho tarde, não sabe conduzir bem, etc, ou seja só a vê 1 dia por semana e é porque nós nos deslocamos lá para ir almoçar.
Ontem saltou-me a tampa com uma situação. Nós já lhe tínhamos dito que era dia de a nossa filha ir levar vacinas, comer a sopa pela 1a vez e para além disso, a menina está muito entupida e constipada. Acham que ela à noite ligou para perguntar como tinha corrido ou para ver se a menina está melhor? Não, ligou para dizer que tinha ido visitar a tal outra neta porque coitadinha está muito doente. Depois da chamada perdi a cabeça e disse ao meu namorado que a mãe dele tinha que se lembrar que tinha mais uma neta.
Eu não sou melindrada com estas coisas mas vejo depois a minha mãe que entra ao trabalho às 6 da manhã e sai às 18h e ainda vem ver a neta, vem dar-lhe banho, hoje vem na hora de almoço dela dar sopa à neta e de manhã liga sempre a perguntar por ela.
Desculpem o testamento mas fiquei tão irritada. Mas se calhar até estou a exagerar.

Bem, começo por dizer que me dava uma coisinha má se qualquer uma das avós das minhas filhas fosse a minha casa todos os santos dias ver as netas! Não acho que isso seja obrigação das avós, nem telefonar todos os dias, nem lembrar quando é que a neta vai levar vacinas ou comer sopa pela primeira vez.
Não percebi bem se ficou melindrada por a avó comentar que a outra neta estava muito doente e não ter perguntado logo pelas vacinas e pela 1ª sopa da sua filha, ou se é toda a situação de a avó não visitar a neta diariamente que a incomoda.
Quanto à primeira, compreendo que a tenha irritado, mas não me parece que deva valorizar. Pode acontecer qye a outra neta estivesse efetivamente bastante doente, ou mesmo a proximidade física leva a que a preocupação seja mais notória.
Quanto à situação das visitas, como disse, não me passaria pela cabeça ter visitas diárias da avó (fosse mãe ou sogra) e ainda telefonemas de manhã. Para mim era um exagero. Se todas as partes envolvidas não se importam com isso (incluindo o pai da criança), ótimo, mas que essa dinâmica não é um dever de avó, isso não é.

Lillith -
Offline
Desde 18 Maio 2010

guialmi escreveu:
Bem, começo por dizer que me dava uma coisinha má se qualquer uma das avós das minhas filhas fosse a minha casa todos os santos dias ver as netas! Não acho que isso seja obrigação das avós, nem telefonar todos os dias, nem lembrar quando é que a neta vai levar vacinas ou comer sopa pela primeira vez

É que era isto que estava a pensar. Cruzes, canhoto! A ser assim eu dizia muito mal da minha vida.
É engraçado que lemos tantas queixas de mamãs que não aguentam intromissões, perguntas e excesso de visitas e depois aparece assim um caso oposto e até ficamos abananadas Espertalhão
Também gostava de perceber o que a incomoda, queria mesmo ter a mãe e a sogra metidas em sua casa todos os dias? É que não concebia a ideia na minha cabeça, nem uma nem a outra...

Sobre Lillith

http://www.stuffnperfumes.com/
Testes de gravidez e ovulação, perfumes, cosméticos...

Marta Fragoso G... -
Offline
Desde 23 Out 2017

guialmi escreveu:

Marta Fragoso Gonçalves escreveu:Vim desenterrar este post pois preciso desabafar sobre uma situação que desde ontem me está a chatear. A minha sogra tem uma neta (já com quase 10 anos) que aquilo para ela é Deus no céu e a miúda na terra. É a melhor criança do mundo, mais esperta do que todos, mais desenrascada e isso tudo. Ora essa neta vive a cerca de 1km dela, então a minha sogra depois do trabalho vai sempre visitá-la (é o seu dever de avó). A minha filha não recebe visitas porque estamos a 5km de distância e ela sai do trabalho tarde, não sabe conduzir bem, etc, ou seja só a vê 1 dia por semana e é porque nós nos deslocamos lá para ir almoçar.
Ontem saltou-me a tampa com uma situação. Nós já lhe tínhamos dito que era dia de a nossa filha ir levar vacinas, comer a sopa pela 1a vez e para além disso, a menina está muito entupida e constipada. Acham que ela à noite ligou para perguntar como tinha corrido ou para ver se a menina está melhor? Não, ligou para dizer que tinha ido visitar a tal outra neta porque coitadinha está muito doente. Depois da chamada perdi a cabeça e disse ao meu namorado que a mãe dele tinha que se lembrar que tinha mais uma neta.
Eu não sou melindrada com estas coisas mas vejo depois a minha mãe que entra ao trabalho às 6 da manhã e sai às 18h e ainda vem ver a neta, vem dar-lhe banho, hoje vem na hora de almoço dela dar sopa à neta e de manhã liga sempre a perguntar por ela.
Desculpem o testamento mas fiquei tão irritada. Mas se calhar até estou a exagerar.

Bem, começo por dizer que me dava uma coisinha má se qualquer uma das avós das minhas filhas fosse a minha casa todos os santos dias ver as netas! Não acho que isso seja obrigação das avós, nem telefonar todos os dias, nem lembrar quando é que a neta vai levar vacinas ou comer sopa pela primeira vez.
Não percebi bem se ficou melindrada por a avó comentar que a outra neta estava muito doente e não ter perguntado logo pelas vacinas e pela 1ª sopa da sua filha, ou se é toda a situação de a avó não visitar a neta diariamente que a incomoda.
Quanto à primeira, compreendo que a tenha irritado, mas não me parece que deva valorizar. Pode acontecer qye a outra neta estivesse efetivamente bastante doente, ou mesmo a proximidade física leva a que a preocupação seja mais notória.
Quanto à situação das visitas, como disse, não me passaria pela cabeça ter visitas diárias da avó (fosse mãe ou sogra) e ainda telefonemas de manhã. Para mim era um exagero. Se todas as partes envolvidas não se importam com isso (incluindo o pai da criança), ótimo, mas que essa dinâmica não é um dever de avó, isso não é.

Neste caso, a minha sogra quando liga é basicamente para falar da outra neta, não fico melindrada por a ir ver todos os dias ou por não vir tanto aqui, apenas é a maneira de ela se queixar que a outra coitadinha está doente (tem gastroenterite) e parece que é a única criança no mundo a estar doente, quando por acaso a minha também está. Talvez me esteja a explicar mal ou a fazer uma tempestade num copo de água mas a situação de ontem foi ela a ligar porque liga sempre ao jantar e a dizer que tinha ido ver a mais velha que nem vai à escola e coitadinha. O meu namorado disse que a nossa também continua doente (já está há 3 dias, já o estava na casa da minha sogra) e a resposta dela foi "ahh mas a mais velha tem febre, vomitos, não come, a vossa está constipada, isso passa logo". Ou seja, sum realmente a mais velha está doente e apresenta sintomas piores, mas a maneira como o disse, não foi nada bonito, parecia que se estava a desculpar de não vir visitar porque a outra está mais doente. Olhem já nem sei.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Concordo com o que foi dito acima, mas eu também tenho sogros que claramente gostam mais de uma neta do que dos outros 4. Estão sempre a falar dela, como se fosse a Santa Neta. Cada vez que começam a falar dela pergunto logo pelos outros. Mas os meus sogros (especialmente o sogro) são tão chatos, que eu muitas vezes digo logo o que penso - pense no que a chateia realmente e diga. Se é para estar chateada com a sogra, pelo menos que desabafe e diga o que a chateia.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Eu nao conheci os meus avos paternos porque ja tinham falecido quando nasci. E do meu avô materno nao tenho memorias pois faleceu quando eu era mt pequena.. A unica avó que me lembro é a materna. Ela tinha tres netos, gostava de todos, mas tinha uma ligacao diferente cmg porque fui a unica que morou com ela. A minha mae que era a unica filha dela faleceu quando eu nasci e ela criou me como filha em casa dela, e com ela vivi ate casar. Nao me via como neta, mas como filha, quase como a substituta da filha que ela perdeu, apesar de nunca me ter deixado chamar lhe mãe. Sempre me disse quem era a minha mae e o que tinha acontecido. Mas criou me como uma mae cria uma filha e acredito que por todos esses fatores tivesse uma maior ligacao comigo. Os meus irmaos eram mais velhos e comtinuaram a morar com o pai. Claro que ela os adorava. Mas comigo era diferente. Ela perdeu a unica filha e o marido e viveu para mim exclusivamente. Com a responsabilidade de ser a mae que eu nao podia ter. Ficou muito ligada a mim. Nao acho que tenha sido por mal. Ja eu tinha casado e ja ela estava acamada, e ja sem as suas faculdades mentais a 100%, com 91 anos, um dia carinhosamente disse me "tu para mim és uma filha". Nao creio que fosse por nao amar os outros netos. Mas pela sequencia doa acontecimentos gerou se esta ligacao. E ela tambem para mim era uma mãe.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Eu nao conheci os meus avos paternos porque ja tinham falecido quando nasci. E do meu avô materno nao tenho memorias pois faleceu quando eu era mt pequena.. A unica avó que me lembro é a materna. Ela tinha tres netos, gostava de todos, mas tinha uma ligacao diferente cmg porque fui a unica que morou com ela. A minha mae que era a unica filha dela faleceu quando eu nasci e ela criou me como filha em casa dela, e com ela vivi ate casar. Nao me via como neta, mas como filha, quase como a substituta da filha que ela perdeu, apesar de nunca me ter deixado chamar lhe mãe. Sempre me disse quem era a minha mae e o que tinha acontecido. Mas criou me como uma mae cria uma filha e acredito que por todos esses fatores tivesse uma maior ligacao comigo. Os meus irmaos eram mais velhos e comtinuaram a morar com o pai. Claro que ela os adorava. Mas comigo era diferente. Ela perdeu a unica filha e o marido e viveu para mim exclusivamente. Com a responsabilidade de ser a mae que eu nao podia ter. Ficou muito ligada a mim. Nao acho que tenha sido por mal. Ja eu tinha casado e ja ela estava acamada, e ja sem as suas faculdades mentais a 100%, com 91 anos, um dia carinhosamente disse me "tu para mim és uma filha". Nao creio que fosse por nao amar os outros netos. Mas pela sequencia doa acontecimentos gerou se esta ligacao. E ela tambem para mim era uma mãe.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Eu nao conheci os meus avos paternos porque ja tinham falecido quando nasci. E do meu avô materno nao tenho memorias pois faleceu quando eu era mt pequena.. A unica avó que me lembro é a materna. Ela tinha tres netos, gostava de todos, mas tinha uma ligacao diferente cmg porque fui a unica que morou com ela. A minha mae que era a unica filha dela faleceu quando eu nasci e ela criou me como filha em casa dela, e com ela vivi ate casar. Nao me via como neta, mas como filha, quase como a substituta da filha que ela perdeu, apesar de nunca me ter deixado chamar lhe mãe. Sempre me disse quem era a minha mae e o que tinha acontecido. Mas criou me como uma mae cria uma filha e acredito que por todos esses fatores tivesse uma maior ligacao comigo. Os meus irmaos eram mais velhos e comtinuaram a morar com o pai. Claro que ela os adorava. Mas comigo era diferente. Ela perdeu a unica filha e o marido e viveu para mim exclusivamente. Com a responsabilidade de ser a mae que eu nao podia ter. Ficou muito ligada a mim. Nao acho que tenha sido por mal. Ja eu tinha casado e ja ela estava acamada, e ja sem as suas faculdades mentais a 100%, com 91 anos, um dia carinhosamente disse me "tu para mim és uma filha". Nao creio que fosse por nao amar os outros netos. Mas pela sequencia doa acontecimentos gerou se esta ligacao. E ela tambem para mim era uma mãe.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Eu nao conheci os meus avos paternos porque ja tinham falecido quando nasci. E do meu avô materno nao tenho memorias pois faleceu quando eu era mt pequena.. A unica avó que me lembro é a materna. Ela tinha tres netos, gostava de todos, mas tinha uma ligacao diferente cmg porque fui a unica que morou com ela. A minha mae que era a unica filha dela faleceu quando eu nasci e ela criou me como filha em casa dela, e com ela vivi ate casar. Nao me via como neta, mas como filha, quase como a substituta da filha que ela perdeu, apesar de nunca me ter deixado chamar lhe mãe. Sempre me disse quem era a minha mae e o que tinha acontecido. Mas criou me como uma mae cria uma filha e acredito que por todos esses fatores tivesse uma maior ligacao comigo. Os meus irmaos eram mais velhos e comtinuaram a morar com o pai. Claro que ela os adorava. Mas comigo era diferente. Ela perdeu a unica filha e o marido e viveu para mim exclusivamente. Com a responsabilidade de ser a mae que eu nao podia ter. Ficou muito ligada a mim. Nao acho que tenha sido por mal. Ja eu tinha casado e ja ela estava acamada, e ja sem as suas faculdades mentais a 100%, com 91 anos, um dia carinhosamente disse me "tu para mim és uma filha". Nao creio que fosse por nao amar os outros netos. Mas pela sequencia doa acontecimentos gerou se esta ligacao. E ela tambem para mim era uma mãe.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Eu nao conheci os meus avos paternos porque ja tinham falecido quando nasci. E do meu avô materno nao tenho memorias pois faleceu quando eu era mt pequena.. A unica avó que me lembro é a materna. Ela tinha tres netos, gostava de todos, mas tinha uma ligacao diferente cmg porque fui a unica que morou com ela. A minha mae que era a unica filha dela faleceu quando eu nasci e ela criou me como filha em casa dela, e com ela vivi ate casar. Nao me via como neta, mas como filha, quase como a substituta da filha que ela perdeu, apesar de nunca me ter deixado chamar lhe mãe. Sempre me disse quem era a minha mae e o que tinha acontecido. Mas criou me como uma mae cria uma filha e acredito que por todos esses fatores tivesse uma maior ligacao comigo. Os meus irmaos eram mais velhos e comtinuaram a morar com o pai. Claro que ela os adorava. Mas comigo era diferente. Ela perdeu a unica filha e o marido e viveu para mim exclusivamente. Com a responsabilidade de ser a mae que eu nao podia ter. Ficou muito ligada a mim. Nao acho que tenha sido por mal. Ja eu tinha casado e ja ela estava acamada, e ja sem as suas faculdades mentais a 100%, com 91 anos, um dia carinhosamente disse me "tu para mim és uma filha". Nao creio que fosse por nao amar os outros netos. Mas pela sequencia doa acontecimentos gerou se esta ligacao. E ela tambem para mim era uma mãe.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Eu nao conheci os meus avos paternos porque ja tinham falecido quando nasci. E do meu avô materno nao tenho memorias pois faleceu quando eu era mt pequena.. A unica avó que me lembro é a materna. Ela tinha tres netos, gostava de todos, mas tinha uma ligacao diferente cmg porque fui a unica que morou com ela. A minha mae que era a unica filha dela faleceu quando eu nasci e ela criou me como filha em casa dela, e com ela vivi ate casar. Nao me via como neta, mas como filha, quase como a substituta da filha que ela perdeu, apesar de nunca me ter deixado chamar lhe mãe. Sempre me disse quem era a minha mae e o que tinha acontecido. Mas criou me como uma mae cria uma filha e acredito que por todos esses fatores tivesse uma maior ligacao comigo. Os meus irmaos eram mais velhos e comtinuaram a morar com o pai. Claro que ela os adorava. Mas comigo era diferente. Ela perdeu a unica filha e o marido e viveu para mim exclusivamente. Com a responsabilidade de ser a mae que eu nao podia ter. Ficou muito ligada a mim. Nao acho que tenha sido por mal. Ja eu tinha casado e ja ela estava acamada, e ja sem as suas faculdades mentais a 100%, com 91 anos, um dia carinhosamente disse me "tu para mim és uma filha". Nao creio que fosse por nao amar os outros netos. Mas pela sequencia doa acontecimentos gerou se esta ligacao. E ela tambem para mim era uma mãe.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Sem querer publiquei a minha resposta mais do que uma vez.