Não sei o que fazer, não sei o que pensar..não sei nada... | De Mãe para Mãe

Não sei o que fazer, não sei o que pensar..não sei nada...

Responda
23 mensagens
siskinha -
Offline
Desde 06 Set 2014

Olá a todas.

Ora bem, nem sei bem o que escrever..são quase 15h da tarde e ainda tou a processar a ideia...

Já andava desconfiada por poder estar grávida; periodo atrasado, maminhas sensiveis, mt azia e má disposição...insónias também.Esta manhã decidi fazer o teste..esta dúvida não se podia manter. Deu mesmo positivo...GRÁVIDA 3+ (teste clearblue)..

Acontece que esta gravidez não constava dos planos de forma alguma. Estou desempregada já a algum tempo..
Tenho um bebé quase a fazer 16 meses,o meu David, o meu pequenito que quer a mamã para tudo..para fazer construções, para fazer naninha, para andar na galhofa..para tudo..ele gosta tanto de mim e eu amo-o de coração...sou 1 eterna apaixonada...

Mas as coisas cá em casa a nível financeiro não estão nada favoráveis, o marido trabalha de manha á noite para que não nos falte nada..e por vezes o dinheiro quase não chega...não saimos para o cafe,não damos nenhum passeio...gastamos apenas no que é preciso,pagar as contas da casa, supermercado e é tudo mt esticado..nada de luxos..

A verdade é que não sei como isto foi acontecer..não sei mesmo...ou sei...não tomo pilula, nem usamos preservativo, mas a realidade é que dps do bebecas nascer o aptite sexual diminuiu drasticamente,eu não tenho vontade e ele pouco tempo tem..mas uma vez por outra faziamos amor...e interrompiamos no momento ''H'' se é que me entendem... e aparece este positivo agora..estou ainda em choque, não sei o que fazer,sempre fui contra o aborto, (só a favor em casos de violação e má formação que impeça vida normal)... andei mais de um ano para conseguir engravidar de um...e agora ...tenho outro a crescer dentro de mim...e quase não conseguimos sustentar um...como será com dois???o meu pequenito ainda usa fraldas, ainda bebe leite adaptado, ainda dorme no berço dele,,ainda dorme no nosso quarto...é o nosso pequenito...por outro lado de outra estrelinha tb pequenita a precisar de atenção e eu não sei o que fazer..não sei mesmo mamãs...tenho consulta amanha e terei de decidir hoje o que fazer...o marido pôs me a vontade, seja qual for a decisão apoia-me...mas sei que se avançar estou ''condenada'' a nunca mais conseguir trabalhar..pk os bebes só podem contar cmg,,os avós ajudam..mas sinto e sei que é uma irresponsabilidade trazer uma criança ao mundo sem condições financeiras...amor terá imenso..sem dúvida..mas a nivel material sei que irá faltar...

Mamãs...preciso das vossas palavras...não sei mesmo o que fazer..

silviafreitas -
Offline
Desde 30 Jul 2012

Mamã...
Não sei mesmo o que lhe dizer....
Não é uma decisão fácil de fazer nem tampouco deve ser tomada de ânimo leve.
Um bebe de facto acarreta custos elevados, e tb é certo que o dinheiro não estica.
E se há muita coisa que o bebe pode "herdar" do mano mais velho, há sempre muito onde gastar.
Falem com a familia, com amigos que possam "emprestar"... o que seja.
Mas se a decisão for de interromper, n se martirize tb.... infelizmente já há "miséria" de sobra no mundo...
Pense tb com o coração e coragem. Seja qual for a sua decisão precisará de muita coragem.
Abraço apertadinho <3

No dia 13-03-13 nasceu a minha luz! Por ti filho, movo montanhas!
<3 <3 <3 <3

Pm_91 -
Offline
Desde 28 Mar 2016

Olá!
Bem, a tua situação está um pouco apertadinha... Pensa como seria se tivesses tido na altura da primeira gravidez gémeos? Irias desistir?
Mas de qualquer das maneiras essa decisão tem que ser tomada apenas por ti e pelo teu companheiro, unicamente e exclusivamente.
Força e pensa bem!! Espero ter ajudado e não podia deixar de passar este tópico e não responder. Piscar o olho
Boa sorte!!!

Sobre Pm_91

patrícia, 27 anos, tentante há mais de um ano.

"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos." 🧚‍♀️🧚‍♂️❤

Diana Mar -
Offline
Desde 16 Abr 2011

querida, o coito interrompido nunca foi um método fiável...
E se tu própria te dizes que és contra o aborto, a decisão já está tomada, não achas?
pensa assim, muito do que é de um menino irá dar para o outro, em 9 meses o David deixa de usar fraldas e começas com o bébé novo, não notarás, desse lado, um tão grande acrescento à conta.
Porque dizes que nunca mais trabalharás? Muitas mães têm 1 , 2 e mais filhos e trabalham, haja creches!
Claro que, se optares por ficar em casa, é uma escolha tua. Não ganhas salário mas tb não gastas em cheches...
Não te vou dizer onde comem 3 comem 4 pq isso não é bem assim. Mas agora está feito, terás de assumir
Felicidades

Sobre Diana Mar

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!

MariaAugusta -
Offline
Desde 27 Jan 2009

Bem, o teu texto poderia ter sido escrito por mim! Foi exatamente assim que me senti quando descobri que estava gravida pela 2ªvez! Andei 1 ano e meio pra engravidar da 1ª e depois, sem mais nem menos estou grávida de novo! A minha angústia era igual à tua. só pensava na minha menina, ainda tão pequena e a precisar tanto de mim, e outro bébé a caminho... para nós nunca foi opção abortar, mas fiquei completamente em choque na altura. Embora trabalhemos os 2, é tudo à justa. depois de pagar renda, combustível, telefone, gás, eletricidade e comida o que sobra é praticamente nada.
Hoje, passado o turbilhão de emoções, estou muito feliz com a chegada deste bébé. sei que vai ser muito trabalhoso e dispendioso mas o amor também será a dobrar!
Conversem bem sobre o assunto, com calma, peçam ajuda a familiares... mesmo tendo consulta amanhã, não precisas decidir até amanhã! Ainda tens algum tempo, e se a ultima decisão for mesmo interromper, se acharem que será o melhor pra vocês, e para o vosso filho, não te martirizes!
Um beijinho grande, coragem e força! Espero que tomem a melhor decisão.

MariaA

Isinha87 -
Offline
Desde 06 Fev 2016

"Deus não nos dá uma pena maior que aquele que podemos suportar" esta é uma frase que repetia para mim mesma quando acontecia alguma coisa e eu achava que não ia conseguir lidar.

Sobre a tua gravidez, a escolha está nas tuas mãos, procura avaliar os prós e os contras. Ao inicio pode parecer complicado, mas há sempre solução.

O teu menino é pequenino, ou seja teriam pouco tempo de idade e isso é óptimo pois vão sempre ter um companheiro para brincar (eu sou 15 meses mais velha que a minha irmã e adoro), podes ainda aproveitar muitas coisas do teu pequeno para o próximo bebé, ou seja, não tens que comprar o enxoval todo de novo, podes reaproveitar muitas coisas.

Quanto à parte financeira, hoje podemos estar bem e amanha estar mal, como hoje podemos estar mal e amanha estar bem... não é algo estável pois a vida pode dar muitas voltas

Sei que não vou ser a melhor pessoa para te aconselhar, só tenho uma filha por enquanto, com muita pena minha pois vi ela crescer sem crianças da idade dela por perto... quando eu chegava do trabalho estava tão cansada que nem sempre conseguia brincar com ela e dei por ver ela muitas vezes triste a brincar sozinha... perguntava-me porque não lhe dava um mano para brincar que todos os amigos da escola tinha manos menos ela.

Tentei dar-lhe um mano(a) quando ela tinha sei anos, mas sofri um aborto espontâneo e fiquei comendo. No ano passado iniciei de novo os treinos, pois gostava muito de voltar a ser mãe e não queria deixar a minha filha como filha única, é muito triste ser-se filho único. Já vou no 10º ciclo e até agora.

Tenho uma amiga que teve a segunda filha à 4 meses(também fruto de um descuido), a mais velha tem 2 anos, ela também está em casa com as meninas só o marido é que trabalha (recebe em torno de 700€), e eles até agora tem dado conta do recado... Não gastam em luxos e aproveitaram muita coisa da filha mais velha para a mais nova.

Contei-te um pouco da minha história e da minha amiga para que possas pensar bem e compreender que um irmão é muito importante e há mulheres que querem muito dar um irmão aos seus rebentos e não conseguem...

Deus não te iria dar essa dádiva se não soubesse que tu conseguias cuidar dela. Podes não lhe dar os brinquedos mais caros, mas podes dar-lha amor, protecção e carinho.

Não vou julgar a tua escolha, pois cada um sabe da sua vida e das dificuldades que enfrenta.

Desculpa se o texto ficou um pouco confuso.

Beijinhos e força

Sobre Isinha87

Blog: https://palavras-ao-anoitecer.blogspot.com/

* Positivo: 16/06/2003 (às 12 sem.) ♥ Nasceu a 30/12/2003 Apaixonado .
* Inicio dos treinos: 19/07/2015 (2 anos de treinos sem sucesso e encaminhada para as consultas de apoio à fertilidade que nunca frequentei)
* Positivo Milagre: 18/10/2019 ♥

vancastelo -
Offline
Desde 22 Mar 2016

Olá Siskinha! Realmente este assunto é delicado, mas não é o fim do mundo! De facto, nos nossos tempos, damos muito valor ao bens materiais, erradamente é certo, mas se pensarmos que nos tempos dos nossos avós, haviam muitos filhos e foram todos criados, com dificuldades, com mais ou menos posses. Pensamos muito, e isso muitas vezes limita-nos nas vossas decisões e atitudes. É certo que ter um filho ou melhor dois, custa dinheiro, um bebe requer muitos cuidados, sabe disso melhor que eu, que ainda estou à espera da hora para conhecer a minha bebe.
Na minha modesta opinião, é uma decisão difícil, que deve ser tomada em conjunto com o seu marido, e não dizer que ele a pôs à vontade para decidir. Devem estar em acordo, pois o bebe é dos dois e precisam de estar em sintonia, ponderar bem as despesas, e com certeza que haverão sempre pessoa a ajudar, roupas serão sempre aproveitadas, independente de seu menino ou menina!
Nos tempos actuais, nunca é o momento ideal para termos filhos, mas não pode ser por isso que não os temos. No entanto, temos que estar preparadas e mentalizadas na chegada de um novo ser, pois senão, não vale a pena. Eu não sou contra o aborto, acho que a mulher e o homem devem ser livres para optar, mais vale um aborto do que a criança vir ao mundo e ser completamente "ignorada".
Pensa bem e independentemente de tudo a decisão é vossa! Beijinhos e quero noticias.

mary vie -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Só vou dizer isto. Pensem com o coração. Ponderem bem. Avaliem tudo.
E pensa antes de mais que sofres-te um ano para engravidar.
Respirem fundo e cabeças frias.

Bj grande

siskinha -
Offline
Desde 06 Set 2014

mamãs...choro de ler as vossas palavras...é sem duvida uma decisão dificil e falta-me a coragem...falta mesmo...se seguir em frente será sem dúvida um bebé mt amado...o que me preocupa é mesmo o resto...ja tentei fazer uma lista de prós e contras...mas continuo a axar que essa não é a melhor forma de decidir se acabo com a vida de um bebe indefeso ou não...esta estrelinha não tem culpa..mas não sei..agrada-me a ideia de o meu bebecas ter alguém com quem brincar, com idades próximas e de conseguir aproveitar mt coisa para a estrelita k está a crescer...mas e a nivel financeiro...vacinas..fraldas...a nossa casa não é grande mas é a que temos...é a nossa casita o nosso canto...será k ha mesmo espaço para mais um???o marido quase não tem tempo para nós porque trabalha imenso e dá nos tudo..e não usufrui de nada..axo que para ele tb não é justo tamanho encargo..tenho medo que falte alguma coisa...eu sei que o papa faz de tudo para que isso não aconteca.. e estou certa que para os primeiros tempos saberemos nos desenrrascar..mas á sempre um mas....e eu estou completamente a nora...

mammyde2003 -
Offline
Desde 18 Mar 2015

Siskinha, antes de mais, deixa-me dar te os parabéns. E agora contar-te rapidinho o susto que apanhei há exatamente 1 ano atrás. Planeei uma gravidez, passados 11 anos da primeira. Iniciativa do papá. Eu ainda na dúvida se queria realmente um bebé, pk a minha mais velha era já tão independente. Mas pensei "enquanto engravido e não engravido, vou me habituando à ideia". Da mais velha estive 9 meses a tentar. Mas desta vez passadas quase 2 semanas, e pk tinha uma moideira no fundo da barriga e principalmente pk nós mulheres conhecemos o nosso corpo, ainda antes mais de uma semana de estar atrasada, fiz o teste e deu 2-3 semanas. Como só estava a tentar haviam quase 2 semanas, ainda pensei k poderia estar mal. Mas feita a eco apanhei o susto da minha vida. Estava grávida de gémeos. Xorei, ri, xorei, voltei a rir...e hoje sou uma mulher feliz. Com uma filha de 12 anos, e um casal de 4 meses. Quase não gasto dinheiro em roupa para ele, a não ser para ocasiões especiais, pk tenho dois sobrinhos, um com 17 meses e um com 14 meses. Vem tudo deles para o meu menino. Aproveito tb os interiores para a menina. Os dois juntos bebem uma lata de leite em 4 dias. Custa mas consegue-se. O que posso dizer te é que tudo se faz. Tudo se consegue. Acredita. Se DEUS te deu este bebé é pk sabe que vais ser capaz de cuidar dele. Vemos aqui tantas mamãs a querer um bebé e não poder Triste acredita que tudo acontece por um motivo e nada acontece por acaso. Se precisares, posso enviar te/oferecer-te as roupinhas que deixam de servir aos meus bebés. Seja qual for a tua decisão, decide com o coração. Hoje podes estar menos bem e abortar, mas se "amanhã" a vossa vida melhorar, podes pensar que não o devias ter feito. Aconselha-te com os teus. Com as pessoas que te conhecem e são tuas amigas de verdade. Com união tudo se faz e se consegue. Seja qual for a tua decisão, muita muita sorte para a tua vida:*

Desde 13 Set 2012

Olá!

Em primeiro lugar quero dizer-te uma coisa: coito interrompido é apenas uma bela chatisse no momento menos adequado. Não é, de todo, um método anticoncecional reconhecido e percebeste isso da pior forma possível.

Em segundo lugar, vamos chamar as coisas pelos nomes e não lhes atribuir nem mais nem menos importância do que na realidade têm. A IVG é um recurso colocado à disposição das mulheres pelo Estado Português, precisamente para que todas, sem exceção ou discriminação de qualquer tipo, possam decidir livremente o que fazer com uma gravidez indesejada ou inoportuna. Portanto, se te decidires pela IVG, fá-lo com a convicção que deve acompanhar todos os que apenas usam o que lhes está acessível legalmente. Do ponto de vista jurídico e legal, não cometerá qualquer infração. O que precisas descobrir é se, do ponto de vista moral e emocional, tens estaleca para suportar o que virá depois. Eu não falo na primeira pessoa porque felizmente nunca precisei de recorrer a tal coisa, mas conheço quem o tenha feito e, após vários anos, se continue a punir por tal decisão.

E concordo totalmente contigo quando dizes que tudo está muito caro, muito difícil de gerir financeiramente, que só com o marido a trabalhar fica demasiado apertado; no entanto, também te digo que, do teu discurso, salta à vista a tua enorme vontade de ter esse bebé que já se desenvolve dentro de ti. Não tomaste uma decisão porque estás com dificuldade em aceitar que darás um fim ao desenvolvimento de um bebé que fizeste sem pensar mas com o mesmo amor com que fizeste o primeiro. é aqui que reside a grande questão. O teu marido, grande homem por sinal, não fez o que muitos fazem que é descartar-se do problema ou então forçarem a um aborto sem questionar. Pelo contrário, diz que te apoia incondicionalmente seja qual for a decisão que tomares. Está certíssimo. Neste tema como em mais nenhum outro, a decisão cabe mesmo à mulher, pois é ela que está grávida.

Dizer que se é contra ou a favor de uma interrupção de gravidez não serve para grande coisa; cada pessoa tem uma vida e cada vida é mais ou menos difícil para cada pessoa. Podemos dizer que jamais faríamos uma interrupção de gravidez porque isso é connosco, mas condenar ou criticar alguém que, conscientemente, decide recorrer à IVG é, no mínimo, um comportamento arrogante. Portanto, pondera, analisa, questiona e equaciona. Faz contas, Recorre à família e amigos se os tiveres. Pondera todas as hipóteses e, se te restar uma, por mais pequenina que seja, volta a ser mamã. Se depois de todas as análises perceberes que não dá e que não conseguirás, então faz o que tens de fazer, mas consciente de que, uma vez feito, não poderás voltar atrás.

Filhos são caros sim senhor. Tenho dois e sei bem o que me custam. Mas olha, sabes, acho que me custam bem menos do que as pessoas por norma dizem que custam. Têm tudo do que precisam e ainda muito do que não lhes faria falta alguma. Mas, analisando em retrospetiva, voltaria a tê-los mesmo que vivesse mais 100 vidas como a minha. São muito caros mas muito compensadores. Imagina-te sentada no tapete da sala a fazer construções com o teu pequeno Davide.... perde-te no sorriso dele e, no meio desse sorriso, imagina outro rostinho pequeno a sorrir para ti e a brincar da mesma forma...

É uma decisão muito, muito difícil e que eu não gostaria nem um pouco de estar no teu lugar; no entanto, pareces-me uma mulher bem informada e bastante consciente dos prós e contras do que tens ao teu dispor.

Se decidires avançar, muitas coisas do Davide pode ser reutilizada pelo novo bebé. Muita coisa mesmo. Depois, quando o bebé completar um aninho, podes perfeitamente pensar em colocá-los numa creche e tentar voltar ao trabalho. É possível!

Nesta fase ainda estás em choque e apenas a ver o lado negro da realidade. Conversa com o marido e ponderem todas as hipóteses...

P.S. Decidas o que decidires, estarei cá para te apoiar.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

mammyde2003 -
Offline
Desde 18 Mar 2015

Que sábias palavras Sónia

Ninean -
Offline
Desde 07 Ago 2014

Sónia Maria Santos escreveu:
Olá!
Em primeiro lugar quero dizer-te uma coisa: coito interrompido é apenas uma bela chatisse no momento menos adequado. Não é, de todo, um método anticoncecional reconhecido e percebeste isso da pior forma possível.
Em segundo lugar, vamos chamar as coisas pelos nomes e não lhes atribuir nem mais nem menos importância do que na realidade têm. A IVG é um recurso colocado à disposição das mulheres pelo Estado Português, precisamente para que todas, sem exceção ou discriminação de qualquer tipo, possam decidir livremente o que fazer com uma gravidez indesejada ou inoportuna. Portanto, se te decidires pela IVG, fá-lo com a convicção que deve acompanhar todos os que apenas usam o que lhes está acessível legalmente. Do ponto de vista jurídico e legal, não cometerá qualquer infração. O que precisas descobrir é se, do ponto de vista moral e emocional, tens estaleca para suportar o que virá depois. Eu não falo na primeira pessoa porque felizmente nunca precisei de recorrer a tal coisa, mas conheço quem o tenha feito e, após vários anos, se continue a punir por tal decisão.
E concordo totalmente contigo quando dizes que tudo está muito caro, muito difícil de gerir financeiramente, que só com o marido a trabalhar fica demasiado apertado; no entanto, também te digo que, do teu discurso, salta à vista a tua enorme vontade de ter esse bebé que já se desenvolve dentro de ti. Não tomaste uma decisão porque estás com dificuldade em aceitar que darás um fim ao desenvolvimento de um bebé que fizeste sem pensar mas com o mesmo amor com que fizeste o primeiro. é aqui que reside a grande questão. O teu marido, grande homem por sinal, não fez o que muitos fazem que é descartar-se do problema ou então forçarem a um aborto sem questionar. Pelo contrário, diz que te apoia incondicionalmente seja qual for a decisão que tomares. Está certíssimo. Neste tema como em mais nenhum outro, a decisão cabe mesmo à mulher, pois é ela que está grávida.
Dizer que se é contra ou a favor de uma interrupção de gravidez não serve para grande coisa; cada pessoa tem uma vida e cada vida é mais ou menos difícil para cada pessoa. Podemos dizer que jamais faríamos uma interrupção de gravidez porque isso é connosco, mas condenar ou criticar alguém que, conscientemente, decide recorrer à IVG é, no mínimo, um comportamento arrogante. Portanto, pondera, analisa, questiona e equaciona. Faz contas, Recorre à família e amigos se os tiveres. Pondera todas as hipóteses e, se te restar uma, por mais pequenina que seja, volta a ser mamã. Se depois de todas as análises perceberes que não dá e que não conseguirás, então faz o que tens de fazer, mas consciente de que, uma vez feito, não poderás voltar atrás.
Filhos são caros sim senhor. Tenho dois e sei bem o que me custam. Mas olha, sabes, acho que me custam bem menos do que as pessoas por norma dizem que custam. Têm tudo do que precisam e ainda muito do que não lhes faria falta alguma. Mas, analisando em retrospetiva, voltaria a tê-los mesmo que vivesse mais 100 vidas como a minha. São muito caros mas muito compensadores. Imagina-te sentada no tapete da sala a fazer construções com o teu pequeno Davide.... perde-te no sorriso dele e, no meio desse sorriso, imagina outro rostinho pequeno a sorrir para ti e a brincar da mesma forma...
É uma decisão muito, muito difícil e que eu não gostaria nem um pouco de estar no teu lugar; no entanto, pareces-me uma mulher bem informada e bastante consciente dos prós e contras do que tens ao teu dispor.
Se decidires avançar, muitas coisas do Davide pode ser reutilizada pelo novo bebé. Muita coisa mesmo. Depois, quando o bebé completar um aninho, podes perfeitamente pensar em colocá-los numa creche e tentar voltar ao trabalho. É possível!
Nesta fase ainda estás em choque e apenas a ver o lado negro da realidade. Conversa com o marido e ponderem todas as hipóteses...
P.S. Decidas o que decidires, estarei cá para te apoiar.
Beijinhos e tudo de bom

Não poderia dizer melhor.
Apenas partilhar a história da minha mãe: teve dois filhos mas grávida cinco vezes, o primeiro aborto por opção, o segundo foi espontaneo e o terceiro por questões médicas.
Vinte anos depois, ainda chorava ao falar de cada um deles como se todos tivessem sido culpa dela.
Não te quero disuadir de um aborto, apenas fazer ver que se não te sentes à vontade com um, pode ser algo que te vai atormentar para o resto da vida.
Também não concordo com a frase "onde come 1, comem 2", sei perfeitamente que não é tão linear, mas sei que certas dificuldades parecem bem piores quando vistas de fora, do que quando passamos por elas.
Respira fundo, deixa passar o choque, e o que decidires, fá-lo com confiança.

Sobre Ninean

Orgulhosa mãe de um anjinho e uma fada!
Madrinha da Catiaribeiro10
http://possoteraminhaopiniao.blogspot.pt/

ana_89 -
Offline
Desde 27 Abr 2010

Já chorei com os vossos textos! Grávida sensível(!!!!).
Mas o que é facto é que tudo isso é verdade... Eu tenho uma amiga, que é muito crente em Deus, e que teve um irmão (bastante mais novo), quando os pais já não contavam e tb não tinham possibilidades económicas. E ela costuma dizer que não sabe como, mas parece que foi Deus que ajudou e as coisas tomaram um rumo positivo... E eu tb acredito um pouco nisso!!!
Falando por mim, eu e o meu marido trabalhamos por conta própria, num negócio nosso que tem altos e baixos... Tem dado para pagar as contas e viver com um pouco mais que o necessário, mas a verdade é que agora com mais uma filhota a caminho, mais despesas e eu em casa, ele tb trabalha de manhã à noite. Mas é verdade que os filhos compensam tudo isso. Mas claro que cada um sabe de si. Tente levar as coisas com calma e se tem o apoio dele, acredite que pode correr tudo bem e que as coisas se hão-de compor. Para além do mais se é como diz que até tem ajuda dos avós, aproveite, há quem gostasse de ter essas ajudas e não tenha. Sei que a situação não é fácil mas pondere tudo muito bem, e eu acho que lá no fundo a sua decisão ate já esta tomada! Beijinho e boa sorte Sorriso

NitinhaSoares -
Offline
Desde 22 Maio 2010

Eu ainda acho que com vontade as coisas se conseguem. Falta quase um ano para o bebé nascer, vai poder herdar mta coisa do mais velho, espaço na casa, eu dormi no mesmo quarto com duas irmãs e todas ficámos adeptas de quartos divididos.
Fale com o marido também. Ele também há de ter voto na matéria

Beijinhos

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Olá. Bem, já foi quase tudo dito.
Realmente a questão financeira é importante. Não podemos dizer que não! Mas como já disseram podes aproveitar algumas coisas do mais velho.
Não me intérpretes mal, mas porque não tentas também arranjar um trabalho e deixa los numa ama ou creche durante o dia? (Comecas a procurar trabalho depois fo bebr nascer porque como sabes ninguem da trabalho a gravidas). Provavelmente sempre conseguiam mais algum, mesmo que fosse pouco! Sorriso
Quanto ao coito interrompido não é de fiar. A solução é mesmo tomar a pílula. É gratuita nos centros de saúde. Futuramente já sabes que o coitado interrompido não é um método eficaz.
A decisão é tua e do teu marido mas como já disseram acho que deviam procurar opiniões de familiares também! !
Ah e desejo te muita força e coragem. Seja qual for a tua decisão! !

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

NmSs -
Offline
Desde 12 Nov 2013

Olá! Essa é uma decisão só vossa... Nem imagino o quão difícil possa ser, mas só vocês saberão o que fazer. Falem, conversem e escutem o vosso coração! Muitos beijinhos de força e coragem

Annie.S -
Offline
Desde 26 Maio 2014

Olá mamã. Identifiquei-me muito com o seu texto, pois também estou grávida com uma bebé pequena que mal anda pelo próprio pé, usa fraldas etc etc. A minha reacção inicial foi exactamente como a sua. Ivg. Comecei logo uma pesquisa pela internet a ver cm funcionava, cheguei a marcar consulta. O meu marido sempre foi contra a ivg. E eu, passado o choque inicial, esse que a mamã também está a sentir, pus de lado a ideia. Desmarquei a consulta. Devo dizer que me ajudou bastante ler vários testemunhos de pessoas em situação semelhante. A minha é bem parecida com a sua (não tomar pilula, confiar no coito interrompido que parecia funcionar, pois em 15 anos de relação nunca aconteceu...), tirando a parte financeira, apesar de não estar a trabalhar, o marido ganha bem, felizmente dá para dois bebés, mas como disse uma mamã acima, a vida dá voltas e hoje estamos bem, amanha já não, e vice-versa. Seja como for, decidimos ter o nosso bebé, já fizemos a 1ª eco, provavelmente pode ser um rapaz, e estamos em paz, serenos e felizes com a nossa decisão. Claro que penso em como será a rotina, pois o meu marido trabalha fora, vivemos num 2º sem elevador etc etc, mas acredito que irei dar conta do recado. A decisão é sua, mas devo dizer, que o choque inicial com o tempo passa.
Esta musica, que encontrei na altura das pesquisas também ajudou-me a decidir. Não sei se já conhece, mas é linda

https://www.youtube.com/watch?v=xezdXa5okuU

Um beijinho e siga o seu coração.

Sobre Annie.S

_______________________________
Derreto-me toda quando elas sorriem! ♥♥♥

_Teresa_ -
Offline
Desde 22 Out 2014

Lamento a situação financeira e a insegurança que sente revela responsabilidade porque está realmente preocupada com o futuro!

Quanto a dar uma opinião, só tu saberás o que fazer.
Preciso no entanto de dizer uma coisa enquanto irmã: não há nada neste mundo melhor que os meus pais me tenham dado do que ainda irmã!
Eles eram pobres, deram me no entanto estudos com muito sacrifício(hoje tenho um trabalho qualificado), nunca fomos de férias e nunca (enquanto criança e jovem) fui a espetáculos, teatro ou passear a ver a neve... Mas os meu pais não me poderiam ter dado nada de melhor na vida do que uma irmã! Sou muito grata a eles por isso!

Sobre _Teresa_

3 ciclos Dufine (-) 2014
4 Coitos programados (-) Lusíadas 2015
2 IIU (-) Lusíadas 2015
FIV Nov.2015 Lusíadas (POSITIVO)
Nov 2017 gravidez natural! Que bela surpresa!

Maria.Lima -
Offline
Desde 20 Set 2013

Olá mamã! Revi-me no seu desabafo por isso tb venho comentar, deixar o meu testemunho. Eu engravidei do meu primeiro bebé em 2012, ele hoje tem quase 3 anos (fará 3 em Maio). Não foi uma gravidez planeada, mas foi muito desejada. Eu e o meu namorado éramos estudantes e nenhum de nós trabalhava. Ele fazia uns biscates na faculdade mesmo e eu tinha uma bolsa de estudos. Apesar do choque inicial, adorei a ideia de poder ser mãe, pois sempre sonhei com isso, nunca chorei de desespero, nunca cogitei a ideia de aborto, apesar de ter praticamente parado a faculdade, pois durante a gravidez toda passei muito mal, vomitava todos os dias, só nausefe ajudava-me um pouco. Eu estava feliz e só caí em mim quando um dia eu já de quase 7 meses fui visitar uma amiga que também estava grávida (ela estava de 8 meses) reparei que ela tinha ja todo o seu enxoval pronto, quando cheguei em casa vi que nós não tínhamos quase nada de nada para o nosso filho, entrei num pranto que nem imaginam. É como se de repente tivesse caído na real, mas graças a Deus o meu namorado sempre esteve lá para me apoiar e ele foi o meu pilar nessa hora de desespero. Mas depois tudo passou, tal como alguém disse é como se Deus nos tivesse a amparar e a nos ajudar na nossa tarefa tão difícil. O meu namorado conseguiu um emprego na área dele, algumas pessoas nos ajudaram e tudo começou a se ajeitar. Só que quando o meu bebé tinha apenas 9 meses o pior aconteceu, por um deslize engravidei de novo, dessa vez sofri muito porque não estava nada a espera disso e não queria nada que isso tivesse acontecido. Chegamos a pensar em aborto (mais ele do que eu). Por dentro eu sofria imenso só de pensar nessa possibilidade, porque não teria coragem para abortar o meu bebé, nunca teria. Até cheguei a fazer uma consulta para começar o procedimento e estes dias decisivos foram os piores dias da minha vida. Não tinha vontade de comer, só pensava no meu bebé, via videos sobre aborto, testemunhos de pessoas que fizeram e se arrependeram enfim, dentro de mim não queria aborto e isso me matava por dentro. Até que um dia nós pensamos muito e decidimos avançar com a gravidez, foi a melhor coisa que eu fiz. Todo aquele sofrimento que eu tinha por dentro se dissipou. Eu sei que não seria fácil, a faculdade teria que esperar mais uma vez, só o marido a trabalhar as coisas seriam bem mais apertadas, praticamente teria de dar conta de dois bebés sozinha pois não tenho familia por perto. E depois de saber que eu seria mãe da minha tão desejada menina meu coração sorriu muito, hoje tenho meus dois bebés, que me cansam muito mas que alegram o meu coração são tudo pra mim. Hoje quando vejo a minha filhinha de 19 meses toda feliz, a saltar a cantar a dar-me beijinhos e penso que pensei em abortá-la dá vontade de chorar. São o meu maior tesouro. Ainda não terminei o meu curso , mas recomecei este ano e se Deus quiser logo termino, estou activamente a procura de emprego, as vezes vou-me abaixo mas ele sempre me dão força para levantar. Ter dois filhos e apenas um rendimento não é fácil, mas aos poucos vai-se conseguindo. Apesar de ser menina eu uso nela muitas coisas do mano e ela tb reutiliza muitas roupinhas da prima mais velha uma semana mas é bem maiorzinha que a minha filha. Temos altos e baixos, vivemos apertadinhos de finanças mais um dia as coisas melhoram, por enquanto tenho os sorrisos, abraços e beijinhos mais carinhosos do mundo: LUCAS e DIANA (35 meses e 19 meses).

Maria do Livramento Delgado Lima

leticya -
Offline
Desde 17 Fev 2016

Mãe,um bebé é uma dádiva,acho que já amas este Anjinho que cresce dentro de ti.aconteceu o mesmo a uns atras a minha melhor amiga que engravidou do 3 filho por acidente.convenci a a nao abortar hoje a bebé tem 4 anos E ela nÃo imagina a vidA sem esta bebé.ela está desesperada e têm 3 filhos pequenos,vivem com o minimo,mas sao felizes,acredita que a vida acaba por "dar um jeito"existe apoios para famílias numerosas e com uma mente postiva conseguimos atrair coisas boas para as nossss vidas.se és contra o aborto, vais conseguir viver em paz e feliz sabendo que interrompeste a vida que cresce dentro de ti?um beijinho e força

ana_89 -
Offline
Desde 27 Abr 2010

Annie.S escreveu:
Esta musica, que encontrei na altura das pesquisas também ajudou-me a decidir. Não sei se já conhece, mas é linda
https://www.youtube.com/watch?v=xezdXa5okuU
Um beijinho e siga o seu coração.

Mamã esta musica é maravilhosa! Eu tb costumo ouvir e acho que ate já a pequenina gosta Sorriso

Annie.S -
Offline
Desde 26 Maio 2014

ana_89 escreveu:

Annie.S escreveu:Esta musica, que encontrei na altura das pesquisas também ajudou-me a decidir. Não sei se já conhece, mas é lindahttps://www.youtube.com/watch?v=xezdXa5okuU
Um beijinho e siga o seu coração.

Mamã esta musica é maravilhosa! Eu tb costumo ouvir e acho que ate já a pequenina gosta

É mesmo! Muito doce. A minha pequenina tem adorado adormecer comigo a cantá-la Sorriso

Sobre Annie.S

_______________________________
Derreto-me toda quando elas sorriem! ♥♥♥