Não fala frases completa com 2 anos e 10 meses??levar a terapeuta da fala ou não?? | De Mãe para Mãe

Não fala frases completa com 2 anos e 10 meses??levar a terapeuta da fala ou não??

Responda
9 mensagens
San_1988 -
Offline
Desde 14 Abr 2015

olá mamãs ...Ando um pouco preocupa pois o meu traquina já com quase tres anos não fala muito bem ...fala tdo pela metade ,já falei com a medica ela disse pra deixar por ele..devo procurar uma terapeuta da fala???ele ainda não esta na escolinha só em casa estou sempre a puxar por ele com musicas e falando as coisas ...ate ja me falaram q e por ele ter mãe brasileira e pai português que ainda não sabe o que há de falar ....mais axo q não pois ele o pouco que fala ,fala portugues (portugal) pois ate eu já ando falando português (portugaal) rsrs ...ele e mto traquina,observador,inteligente as vezes sai com cada coisa...rsrs

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Pois a mim parece me que se diz as frases pela metade deve leva lo a um otorrino para despiste de algum problema na audição.

Beijinhos

orquideafranco -
Offline
Desde 19 Jan 2009

Como a mama diz leva ao o torno por despiste, o meu está quase com 3 e fala fala fala. As vezes pode só precisar de um apoio para começar a falar mais e as vezes a terapia ajuda..

❀Afilhada da bolacha_maria,❀ Adri_83-Duas❀ madrinhas lindas
❀Madrinha da Bolacha_Maria , micas84, steff ❀ Sorriso
❀positivo a 12.10.2011

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Olá San-1988.
Quando chamas por ele, ele olha? Quando houve barulho presta atenção? Podes experimentar esconder-te e falar para ele, se ele seguir a voz, se procurar, se der indícios que está a ouvir o mais certo é ele ouvir bem.

O facto de falarem 2 línguas pode levar a que haja um atraso na fala, no entanto, tendo em conta que o português do Brasil e o português de Portugal são muito parecidas não sei se poderá influenciar.

Quando referes que ele não diz frases completas referes-te ao facto de ele não juntar 2/3 palavras numa frase ou só diz realmente palavras soltas? E palavras ele diz? Mais ou menos quantas?
Uma das coisas que podes fazer é se ele disser "água", tu repetires por exemplo: "Eu quero água. Rodrigo é isso que queres, então diz" e repetir outra vez a frase "eu quero água", caso ele não a repita. Noutras situações em que ele te pede alguma coisa, sem dizer uma frase podes perguntar "o que queres?Explica que eu não estou a perceber...". Ou seja, fazer alguma pressão (não muita, nem em excesso) mas para ele se esforçar a dizer as palavras e a pedir.
Por vezes, eles não falam/pedem pois como nós mães percebemos tudo o que eles pedem, não se vêem obrigados a desenvolver mais a fala, daí que muitas vezes o que parece um problema da fala, seja mais uma questão de "preguiça" deles.
Por isso é que, por norma, eles desenvolvem muito a fala quando estão na creche/JI pois lá têm que se esforçar por comunicar.

No entanto, se achares melhor e, como descargo de consciência, podes pedir uma consulta para um otorrino [se puderes vai pelo particular pois no publico esperas uns 9 meses] por forma a despistar causas físicas e depois, caso se verifique que não há nenhum problema, procurar um terapeuta da fala. Também podes ir primeiro ao terapeuta da fala que ele, sendo bom, consegue também verificar se é preciso a consulta de um otorrino (ou outro especialista) ou não.
Se tiveres condições financeiras, podes também procurar já ambos e ficar com uma ideia daquilo que cada um te diz e já verificas se há realmente necessidade ou não de terapia da fala.

Bota_Botilde -
Offline
Desde 14 Out 2010

Antes de ir a um terapeuta tens de passar pelo otorrino para despiste de alguma perca auditiva. Passou se com o meu filho k tb estava mto atrasado na fala com 2 anos. Levei o ao otorrino e tinha surdez moderada bilateral, e eu NUNCA dei conta k ele n ouvisse bem. Eu chamava ele vinha , eu pedia ele trazia,falava de costas pra ele ele entendia.....resultado, foi operado aos adenóides e colocou os tubinhos nos ouvidos. Hoje ouve bem e faz terapia da fala ainda. Aconselho a ir PK quanto mais cedo melhor

San_1988 -
Offline
Desde 14 Abr 2015

ola DMRS OBRIGADA PELA AJUDA
O primeiro passo penso que ele ouve bem pois até os avioes no céu ele ouve e diz oh mãe o vião...brincamos mto com ele as escondida ele adora e sempre vai a procura qndo chama...ele quando quer falar mtas coisa ele começa a atropelar tudo e vira bagunça..rsrs
ele diz MÃE ANDA CÁ
QUERO BABANHO(TOMAR BANHO)
TEITINHO(LEITE)
ALÉ PORTO ALÉ... depois quando nos somos a sua voz ele diz somos a ooo .RSRSRS
BEM ELE DIZ XIU CALA-TE...RSRS
quando digo pra ele chamar o pai pra jantar ele diz PAI ANDA QUEME(COMER)

Não sei se esse atraso será dele estar só em casa e quase não ter contacto com outras criança ,Ou poderá se algo mais ...pois o meu outro filho falou muito cedo e com 1 anos ja falava bem mais q ele e ja andava 2 anos ja estava na creche...o Rodrigo a única coisa q ele foi apresado foi ao nascer pois nasceu as 35 semanas mais de resto tudo demorou ,os dente,a andar e agora a falar ...

San_1988 -
Offline
Desde 14 Abr 2015

obrigada as outras mamã pelas ajudas!

BONA -
Offline
Desde 28 Fev 2012

Olá San_1988,
Ainda esta semana estava a falar com 3 amigas educadoras de infância, a manifestar a minha preocupação por a minha filha de 2,5 anos quase nada falar, ainda que seja muito comunicativa. A opinião foi unânime: todas desvalorizaram a situação e disseram que como a minha filha ainda não anda em infantário ( está comigo em casa) e como tal não tem muito contacto com crianças mais velhas ou da idade dela, é natural e normal que diga menos palavras comparando com outras crianças que já tenham esse tipo de estímulos. Como ela vai entrar em Setembro para o infantário, certamente se desenvolverá mais nessa altura. Até a minha pediatra é da mesma opinião, e para já desvalorizou o assunto. Isto tudo para te dizer mamã, que cada criança tem o seu ritmo, a nós custa-nos enquanto pais porque ficamos logo com receio, mas tudo tem uma forma natural de acontecer...há que ter um pouco de paciência e esperar.
Beijinhos!

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

cada caso é um caso,por isso é melhor procurar fazer exames para despistar alguma coisa,mas varia de criança pra criança,por exemplo o meu não fala muita coisa,tudo pela metade e meu sobrinho 5 meses mais novo fala muito!!! e por outro lado meu outro sobrinho que já tem 3 anos e alguma coisa fala igual o de 1 ano e 9 Espertalhão tas a ver?!

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?