Muitas dúvidas... | De Mãe para Mãe

Muitas dúvidas...

Responda
5 mensagens
Margarida Marta -
Offline
Desde 07 Set 2015

Boa tarde.
A minha princesa tem 3 anos e um dos meus objectivos é adoptar uma criança. Gostaria que tivesse a idade da minha filha para que fossem grandes companheiros(as). Menino ou menina era indiferente. Logisticamente, era melhor menina por causa do quarto, roupas, etc... Tudo conta.

O que gostaria de saber pela vossa experiência é: a nível financeiro o que é eles "investigam"? Ordenados, local de trabalho, crédito à habitação, credito automóvel?

Falam com vizinhos, vão aos infantários/escolas dos filhos existentes fazer perguntas?

Obrigada

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

A avaliação do casal é feita em várias vertentes: económica, psicológica, familiar etc. Não falam com vizinhos nem infantários, nada disso. Mas penso que a sua ideia de ter uma criança da idade da sua filha é muito difícil de conseguir: primeiro porque terá de esperar anos por uma criança abaixo de 5-6 anos, depois porque não pode escolher assim tão precisamente a idade da criança. Parece-me (desculpe se estou a ser injusta) uma ideia pouco amadurecida e ainda muito idealizada...

Margarida Marta -
Offline
Desde 07 Set 2015

Pois... Desconheço mesmo a realidade da adopção.
Pouco amadurecida, não creio. Idealizada sim... Criamos sempre uma expectativa, idealizamos uma situação que acredito que seja bem conduzida pelos profissionais que estão preparados para tal.
Obrigada

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Então um conselho: dirija-se o quanto antes à segurança social e formalize o pedido. A avaliação demorará vários meses e podem logo esclarecer uma série de aspetos.
Quando me referi à idealização, tinha que ver com a ideia de que pode receber uma criança da idade da sua e que estes se tornarão grandes companheiros. Nem com filhos biológicos da mesma idade (eu tenho-os) é assim, o ciúme e a rivalidade fazem parte do pacote.
Se estiver disponível para fratrias ou crianças mais velhas, poderá ser bem mais rápido.

MariaGuerreiro -
Offline
Desde 02 Dez 2015

Somos pais adotivos.
Se quiseres entra em mp ou via telefone comigo e ajudo no que poder.
Sou mãe de 5, ainda em processo, mas vieram numa só "fornada"

Acreditar e não desistir, lutar sem baixar os braços
30 de Julho de 2013 - Positivo - 6 de Agosto de 2015 nasceram os nossos tesouros