Mudar para o próprio quarto! | De Mãe para Mãe

Mudar para o próprio quarto!

Responda
6 mensagens
renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Boa tarde.
Eu sei que já o deveria ter feito mais cedo, mas, por várias razões, adiei a passagem da Salomé (21 meses) para o seu quarto - até agora!
E agora é um problema Sorriso
A questão é que o 'ir dormir' sempre foi um ritual sem grandes alterações (e que sempre funcionou muito bem) - dou-lhe o biberão na minha cama, adormece na minha cama e depois passo-a para o berço (ao lado da minha cama). Contudo, acho que está na hora de cada um ter o seu quarto (o quarto da Salomé tem funcionado, sobretudo, como quarto das brincadeiras).
O meu primeiro problema prende-se com o berço, porque já apanhei a traquinas, a meio da noite, a querer saltar berço fora - e fiquei em pânico, pois a moça quer atirar-se de cabeça. Então pensei em tirar um dos lados e colocar a proteção; contudo, ela mexe-se tanto que receio que caia da cama... mas se acontecer a queda não será tão grave.
Às mamãs que estiveram (ou estão) neste filme... como fizeram? É que a Salomé é MUITO, MUITO apegada a mim, imagino que vá chorar baba e ranho, que vá ser difícil... tenho medo que se ponha a andar pela casa fora à noite... mas acho mesmo importante ela ter o seu espaço (e nós o nosso), conferir-lhe algum sentido de independência.
Opiniões precisam-se! Obrigada!

Tiba -
Offline
Desde 23 Set 2010

Colada Triste

paty87 -
Offline
Desde 14 Maio 2012

aqui também continua no nosso quarto, eu sugeria, deixar o berço no vosso quarto um tempo, e a mae deitar-se na cama dela a dar-lhe o leite e quando ela adormecer, a mae volta para a cama. (o berço manter para o caso das coisas não correrem muito bem :p )

ps. isto é como eu tenciono fazer quando ela mudar de quarto.

Sobre paty87

Início dos treinos para a 1ª estrelinha: Julho 2012
Positivo: 27/01/2013 DPP: 05/10/2013
1ªeco: 22/03/2013 2ª eco: 20/05/2013 3ª eco: 24/07/2013
2ª estrelinha: inicio treinos: Junho 2016
Positivo: 06/09/2016 DPP: 16/05/2017

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Em relação à passagem em si podes ir fazendo de forma gradual ou mais extrema.
Podes manter a rotina de adormecer na tua cama mas depois levares para a cama dela (no quarto dela) ou podes dar-lhe o biberão no quarto dela e deitá-la lá quando adormecer.
Na realidade depende muito de criança para criança. Para algumas mudar de quarto é simples e eles adaptam-se facilmente, para outros nem tanto e é preciso inventar mais estratégias... só depois de experimentares é que vais saber como é com a tua.

Em relação ao quarto, o que podes fazer é colocar o estrado o mais para baixo possível (há camas que dão para ficar com o colchão a uns 10 cm do chão mesmo com as grades...). Outra alternativa é retirares uma das grades laterais e colocares uma barra para evitar que caia durante a noite ou então encheres o chão de almofadas (esta foi a versão usada cá em casa).
Ainda outra opção é aproveitares o estrado e o colchão e colocares directamente no chão (método montessori).

Para não corrermos o risco de ele andar pela casa toda sem supervisão caso acordasse a meio da noite, o que nós fizemos foi colocar uma grade de protecção (daquelas que os protegem das escadas) na porta do quarto dele. Assim sempre que acordava podia brincar e como não estava preso, por norma nem chorava... quando dávamos conta estava ele a divertir-se Espertalhão

Ps: Eu optei por manter a mesma cama e o colchão porque era o único elemento que se mantinha constante, não lhe quis tirar tudo de uma só vez. Mas há crianças que dormem bem em qualquer cama.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama o mais importante é não achar ja que vai ser um horror pk senão ela vai perceber a sua ansiedade! Claro que teria sido mais fácil mais cedo, mas agora n vale a pena chorar sobre o leite derramado! A sua tem mais ou menos a idade da minha! A minha dorme desde os 6 meses no quarto e ainda dorme num berço. No entanto estou a pensar passa la para uma caminha! Tb tenho o problema de n parar quieta! Então vou por uma barreira e um colchão ou cobertor no chão! Quanto a andar pela casa fora vou fechar todas as portas deixando apenas a do meu quarto aberto de forma a so poder ir para lá! E depois, logo vejo se acorda, se levanta e tento lidar com isso! n vale a pena antecipar demasiado.

AH!!! deixe a escolher umas coisas giras para a cama, para que ela queira ir para lá!

vickii -
Offline
Desde 10 Jan 2015

mama o Leo dorme no quarto dele desde que veio do hospita com 2 meses e sabe porque ? porque das poucas noites que dormiu no nosso quarto nem dormiu ele nem eu....ele gosta de dormir com a luz ligada e com musica e eu nao consigo adormecer com estes estimulos, entao eu passava a noite a olhar pa ele, bastava ele mexer um braço ou uma perna e la ia eu fazer festinhas e ele acordava, enfim um horror...agora ele dorme no quarto dele que é ao lado do nosso, qd nao esta com colicas dou lhe de mamar e deito-o e ele depois de mt conversar com o "amigo" Lucas acaba por adormecer, se tiver com colicas ai so adormece no colinho.....mas apesar de acordar de 3 em 3h pa comer tem corrido bem e nao é por isso que é menos apegado a mim e eu a ele...foi a melhor opçao para os dois e assim sei que qd for pa fora em trabalho o pai ja nao vai dar em louco

Sobre vickii

nunca vacmos desistir de ti meu heroi....
O leo nasceu com 29 semanas e 830gr de coragem..continua a lutar o nosso guerreiro