Mudança de vida casa/trabalho/cidade | De Mãe para Mãe

Mudança de vida casa/trabalho/cidade

Responda
8 mensagens
pipas13 -
Offline
Desde 18 Ago 2012

Olá, estou numa fase de mudança grande de vida, o meu marido foi transferido para o Algarve (eu sou de Lisboa), e vamos ter de nos mudar, ele vai já no próximo mês mas eu e o pequeno vamos mais tarde, ainda assim já comecei a ver casas e infantários mas não conhecemos ninguém por lá (nem nada). Se puderem ajudar, dar dicas sobre locais, sítios para arrendar casa, infantários, trabalho (para mim) ou simplesmente partilharem as vossas mudanças....
Será para Portimão, Lagos e acho que há a hipótese de também ser para Faro cidade.

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

portimao e lagos nao te posso ajudar.. se for para faro posso aconselhar a procurar casa fora de faro.. terrinhas perto de mas fora.. dentro da cidade as rendas são caras (e depois é dificil saber se está numa boa zona) e é uma cidade universitária e há sempre festas e barulho.. eu procuraria em olhão (aliás para o ano devo de me mudar para lá)..

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Danb, olha que, por experiência própria, o barulho das festas universitarias etc é ouvido com mais ou igual intensidade fora de Faro do que dentro da cidade (ouvia mais a semana académica quando morei no campo, do que oiço agora a morar dentro da cidade, agora só oiço quando ha festa no fórum, porque moro perto). Quanto ao preço das casas acho que é uma questão de procurar mas eu por exemplo pago 300€ e tenho amigos que pagam 200-250 pelas deles em Faro mas também desconheço o preço em Olhão. Para morar em Olhão se for preciso vir para Faro, antes das obras sei que na hora de ponta o trânsito dificultava muito, agora já não sei.
Quanto a trabalho, infelizmente o Algarve no geral sofre de um enorme mal que é o estranho acreditar geral que só há trabalho no verão... Ou seja, a maior parte do trabalho hoje em dia é apenas sazonal e é muito raro o que dá efectividade. Por outro lado a variedade de ofertas também é baixa pois a maior parte dos sítios que contrata são restaurantes, cafés, lojas e supermercados. O que eu aconselho é que mal chegue vá ao centro de emprego ver que ofertas há e que se inscreva lá também. Mesmo que prefira ir directamente aos locais, sei que há vários sítios que só contrata pessoal que venha do centro de emprego porque o estado compartecipa o ordenado.

pipas13 -
Offline
Desde 18 Ago 2012

Obrigada, ambas as experiências partilhadas já dão uma ajuda, nem me lembrei das festas acadêmicas....

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

não me referia apenas Às festas académicas grandes... referia me também, às 5ªs, 6ªs e sábados que a várias horas da noite há pessoal pelas ruas (claro, conforme a zona onde se aluga).. ou as jantaradas em casa que duram Às vezes até às tantas (basta se ter o azar de ser vizinho de estudantes para isso incomodar)..

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Danb por aí não precisas de te preocupar Sorriso desde que não mores na baixa de Faro não há esse problema, e mesmo na baixa acho que não acontece muito. Quanto às festas de estudantes à noite, nunca me aconteceu nem conheço ninguem que tenha tido esse problema, mas esse é o tipo de coisa que também pode acontecer em qualquer cidade acho eu e qualquer coisa chama-se a polícia pois não podem fazer barulho depois da meia noite. Olha eu só tenho problemas de barulho com vizinhos que não sabem que a lei manda avisar antes de fazerem obras, e vizinhos idosos bebados a tocarem na minha campainha por engano, e olha que eu moro mesmo ao lado de uma escola e nem a escola oiço, moro ao pé da avenida principal da cidade e nem os carros oiço (só se ouve quando ha futebol) e não é que as paredes sejam grossas porque oiço a rua sempre que ha algum barulhinho, as pessoas no geral é que são silenciosas.
Se quiserem procurar casa em Faro recomendo que procurem na zona perto do Forum, ao pé da prisão/escola Afonso III, junto ao centro de saude, ao pé do Modelo, ao pé do lidl (junto ao hospital) sao as zonas com mais sossego, boa vizinhança e casas mais baratas, e também mais novas. Para sossego, recomendo evitar tudo o que seja baixa de Faro e talvez a zona perto do pingo doce, à entrada de Faro...
Uma zona também, com muito sossego é o Montenegro e é uma zona com casas muito baratas.

pipas13 -
Offline
Desde 18 Ago 2012

Obrigada pelas vossas dicas Sorriso o meu marido vai já esta semana, vamos lá ver como corre.

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Olá! Se for para Portimão vêm na altura certa para alugarem casas, a partir de Outubro arranjam-se óptimos negócios.
Quanto à oferta de trabalho é um pouco mais complicado, mas é fazer como a Kidana indicou.
Há 5 anos fiz eu essa mudança sozinha e até hoje não me arrependo, o Algarve é um óptimo sítio para criar uma criança, não há trânsito, sem ser em Julho e Agosto, nunca demoramos mais que 15m a chegar a casa, podemos ir passear à praia/rua com eles sem stressar se está muito frio ou não.
A única falha que ainda vou apontando é a falta de oferta cultural, mas até isso é algo que está a evoluir! A nível de escolas é que não posso ajudar muito, pois também só agora é que vou iniciar a procura.
Qualquer dúvida é só perguntar!