Muco fértil na menstruação? | De Mãe para Mãe

Muco fértil na menstruação?

Responda
5 mensagens
tina_pt -
Offline
Desde 15 Dez 2014

Bom dia meninas,

Há dois dias que tenho um bocadinho de corrimento castanho a limpar, mas hoje acordei com muitas (mas muito mais que o normal) dores de barriga. Até fico nauseada! Tenho observado o colo do utero e está alto. Agora de manhã ao limpar veio sangue vermelho escuro mas com muito daquele aquele muco mesmo tipo clara de ovo. A temperatura mantém-se há 3 dias nos 36,7. Será que estou a ovular no primeiro dia da menstruação? Já aconteceu a alguém?

Sobre tina_pt

última pil: dez 2013
treinante oficial: jan 2015
<3 positivo: 7 de abril, confirmado no CS a 8 de abril 2015

z0ra -
Offline
Desde 11 Jul 2011

Esse muco é normal na menstruação e não significa ovulação Piscar o olho tenho-o muitas vezes durante a menstruação tb Sorriso

Sobre z0ra

Nutricionista
- Especialização em Nutrição e Fertilidade e Saúde da Mulher
- Pós Graduada em Nutrição e Metabolismo em Pediatria

www.tanialopes.com

tina_pt -
Offline
Desde 15 Dez 2014

engraçado que nunca tinha tido!
fico mais descansada... já tava com ideias de dar um treininho assim!! hihihi Cair ao chão de tanto rir
obrigada Z0ra!

Sobre tina_pt

última pil: dez 2013
treinante oficial: jan 2015
<3 positivo: 7 de abril, confirmado no CS a 8 de abril 2015

Thinkerbell -
Offline
Desde 01 Dez 2009

A Z0ra ja te respondeu....
Mas agora faço-te eu uma questão...
Como é que fazes a observação do colo do utero??
Isso faz-me tanta confusão lolololol nao sei como se faz nem sei se saberei identificar o que quer que seja... elucida me por favor!

http://demaeparamae.pt/forum/foi-assim-que-tudo-comecou-diario-1-viagem
Em extase a 14 de Novembro 2010 - nascimento do pikatxu Hugo =) Amo-te bebé reguila =)
2nd round - Fevereiro 2015 1*2*3*4*5*6*7*8* Sorriso AE a 26/05 Triste Pos. 16/09 gravidez ectopica - remocao da trompa direita a 28/09 Triste

tina_pt -
Offline
Desde 15 Dez 2014

Thinkerbell, isto quando começamos a pensar em ter um neném pesquisamos tanto na net que descobrimos estas coisas que até parecem muito estranhas! (e isto de pesquisar tanto tem o lado bom, como o lado menos bom! informação a mais às vezes não é muito saudável para controlar a nossa ansiedade)
Eu li isto:

"Para que eu possa controlar o meu periodo fértil e não fértil:

1) Com as mãos bem lavadas, coloque uma luva descartável (de preferência transparente, pra vc poder observar o muco cervical ao mesmo tempo). É aconselhável usar a luva para evitar infecções, pequenos cortes (por causa das unhas), e por razões higiênicas.

2) A melhor posição para observar a posição cervical, é meio agaixada/meio sentada.

3) Coloque o dedo indicador dentro da vagina, inserindo o mais alto que puder, até alcançar o colo do útero.

4) Observe a posição em que o colo está, a textura, e tb a abertura.

- Posição:
- Baixo: vc não vai precisar inserir muito o dedo na vagina, logo vai encontrar o colo. Na posição baixa, vc vai conseguir sentir tb um pouco dos lados do colo.
- Médio: posição intermediária entre colo baixo e alto.
- Alto: nesta posição, o colo é mais difícil de tocar, pois está no topo da vagina. Muitas vezes só se consegue tocar a pontinha. outras vezes o colo está tão alto que nem se consegue tocá-lo.

- Textura:
- Firme: ao tocar o colo do útero, a sensação é de estar tocando a ponta do nariz.
- Médio: textura intermediária entre firme e macio/esponjoso.
- Macio ou esponjoso: ao tocar o colo, a sensação é de estar tocando o lábio.

- Abertura:
- Fechado: A sensação é de tocar a parede lisa do colo do útero.
- Médio: Abertura intermediária entre aberto e fechado.
- Aberto: A sensação é de estar tocando uma covinha, muitas veze bem pequena.

5) Retire o dedo da vagina, retire e descarte a luva.

Como interpretar estas informações:

Durante a menstruação, o colo normalmente está baixo e firme, e um pouco aberto, para o fluxo passar. A sensação é mesmo de estar tocando a ponta do nariz. Não é necessário observar a posição do colo durante a menstruação, até porque o objetivo é identificar a ovulação.

Após a menstruação, o colo se mantém baixo e firme, e a abertura do útero se mantém fechada.

Quando a ovulação está se aproximando, o colo vai ficando mais alto, perto do topo da vagina, e vai ficando cada vez mais macio, como a sensação de tocar o lábio. Isto significa que vc está entrando no período fértil. A posição mais fértil é quando o colo está alto, macio e aberto (para os espermatozóides poderem passar). Mas não se preocupe se a posição variar um pouco no período fértil, às veze a ovulação se atrasa por alguma razão e o colo sobe e desce um pouco antes de atingir a posição ideal. Vc pode tb observar o colo alto, macio e aberto durante vários dias. Lembre-se que vc tem que analisar o conjunto dos sinais de fertilidade.

Após a ovulação, o colo desce, ficando mais baixo, firme e fechado. Lembre-se que a abertura das mulheres que já deram a luz é sempre maior. Então, pode ser que vc não sinta que a abertura esteja tão fechada. Esta mudança após a ovulação pode acontecer imediatamente, ou depois de algumas horas, ou mesmo de alguns dias. Cada mulher é diferente.

Quando a gravidez acontece, o colo às vezes sobe, ficando alto, macio e fechado. Mas isto pode acontecer em épocas diferentes em mulheres diferentes. Observar a posição do colo pra identificar a gravidez não é uma coisa muito certa ou confiável. Apenas o teste de gravidez positivo ou o ultrasom podem confirmar a gravidez."

É muita informação, mas só mesmo vendo regularmente consegues perceber as diferenças! Convém é ter mesmo mto cuidado com a higiene! eu nem sempre uso a luva, mas quando faço é logo mal saia do banho, assim até dá para perceber o muco! mas é fácil perceber as diferenças durante as várias fases do ciclo, que ele tá mais acima ou mais abaixo! é como se tocasses numa pontinha de nariz literalmente!

Sobre tina_pt

última pil: dez 2013
treinante oficial: jan 2015
<3 positivo: 7 de abril, confirmado no CS a 8 de abril 2015