morfologica trissomia 21 | De Mãe para Mãe

morfologica trissomia 21

Responda
10 mensagens
Susana Raquel P... -
Offline
Desde 25 Maio 2015

Ola meninas,
Depois de ler muitos tópicos vossos tentando sempre arranjar respostas para o que estou a passar, decidi registar me e pedir a vossa opinião se já passaram pelo mesmo.
Fui mãe pela primeira vez aos 17 anos e correu tudo as mil maravilhas apesar de ter sido mãe adolescente a esta gravidez como se diz foi uma gravidez santa hoje o meu SANTIAGO tem 5 anos e esta no percentil 95 e uma criança super grande e saudável.. passado estes 5 anos decidi engravidar de novo hoje estou com 22 semanas e estou a passar por um período muito complicado.. quando engravidei sem qualquer indutor de gravidez foi me dito que seria seguida na maternidade por ter hipertensão cronica, tirando isto correu tudo bem fiz a minha primeira eco as 12 semanas e o medico disse que o meu cordão umbilical em vez de ter tres vasos so tinha dois uma artéria e uma veia mas tirando isso estava tudo a correr bem, o medico marcou a morfológica as 20 semanas um pouquinho mais cedo para descartar problemas no coração do bebe.. quando fiz a eco as 20 semanas o medico disse que o meu bebe tinha um nariz hiopoplasico,agenésia do ducto venoso e que tinha os ossos longos curtos inclusive o úmero estava abaixo do percentil 10 .. para terem noção o úmero as 20 semanas media: 29.6mm e o fémur 31.3 muito abaixo da media, ja o perímetro abdominal 165.1 e o perímetro cefálico media 180.3 ja estavam acima da media. o medico disse me que pelos 4 factores poderia ser síndrome de down então decidimos marcar a amniocentese.Hoje fui fazer a amniocentese e antes de fazer a medica repetiu a morfológica como ja tinha 22 semanas podia haver alguma alteração mas os valores continuam altos para o perímetro cefálico e abdominal e para o fémur e o úmero muito abaixo da media com as medidas:
perímetro cefálico: 201.1mm
perímetro abdominal: 172.3mm
úmero: 31.7
fémur: 33.8
peso: 439 gr
Queria saber se alguém já passou por isto, quero ter esperança pelo meu Salvador mas sinto me sem chão.

Susana Pereira

AnaSofiaRodrigues -
Offline
Desde 21 Set 2013

Olá Sunana,
Não passei pelo mesmo a nível de valores, mas tive uma gravidez anterior de mal formação que não passou as 16 semanas (TN aumentada e batimento cardíaco muito baixo) também fui submetida á amniocentese.
Felizmente desta vez tem se estado a desenvolver bem e já sei não ter trissomias, restam-me os restantes resultados.
Já vi algumas mães na mesma situação que tu, que depois mais tarde viram que não se tratava de trissomias e os meninos nasceram saudáveis. Mas não te posso dar quaisquer informações porque realmente não passei pelo mesmo. Julgo que resta te ter muita calma e esperar os resultados.
Com a maior das sinceridades, espero que corra tudo bem!
Pensamento positivo Sorriso

Além de futura ♡ mamã ♡, também sou ☆ Fotografa ☆
● Se precisarem de alguma coisa, informações ou dúvidas, mandem-me mensagem ●
Juntem-se a nós no FB: www.facebook.com/groups/mamasdeoutubro2015/

neuzaraquel -
Offline
Desde 07 Set 2010

Olá querida, não te posso ajudar mas deixo te aqui um beijo enorme e muita força que por Deus não há-de ser nada
beijos

O amor de mãe é o combustível que capacita o ser humano comum a fazer o impossível.
A minha vida agora está mais completa.
Matilde&Benedita <3 <3

Andrea22 -
Offline
Desde 09 Abr 2015

Mama eu passei por algo muito semelhante! Engravidei logo no mês que deixei de tomar a pílula, tudo corria bem até fazer a morfológica! A primeira vez que lá fui não ma fizeram porque tinha afinal menos 3 semanas do que era previsto e não dava para ver nada, remarquei e na segunda vez que la fui já tinha duas semanas a mais do que calculavam e detectaram ossos longos curtos e focos múltiplos no coração.. Posso te dizer que nessa mesma semana fiz 3 morfológicas em médicos diferentes, e nenhum deles me disse o mesmo!! Passei para o hospital Santa Maria onde me disseram que os ossos longos curtos não se confirmavam mas os focos ainda hoje estão lá, para ficar de cabeça um pouco mais tranquila fiz a amniosentese e os resultados vieram bons depois daquele médico me ter posto em pânico o meu Gonçalo não tem alterações cromossomicas nenhumas ! Faltam me 8 semanas e mesmo assim só descanso quando o tiver cá fora, foi uma gravidez de loucos. O conselho que lhe dou é para fazer a amniosentese e ficar um pouco mais descansada e no fim Vera que não é nada, eles são médicos ok mas muitas vezes assustam nós sem necessidade! E cheguei a conclusão que os médicos que são a favor da amniosentese dão nós uma volta a cabeça que acabamos sempre por fazê-la ! Depois do meu G estar com ossos longos curtos de tar num percentil baixissimo de ter as medidas todas mal quando fiz a amniosentese acabou se as suspeitas todas e agr dizem me sempre que está tudo bem !

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Eu vinha deixar um beijinho e dizer que realmente ficamos um bocado á toa,o meu marido tem uma filhota com T21 de outra relação e sempre lhes foi dito que estava tudo bem nas ecos nunca detectaram nada e a Catarina nasceu portadora de sindrome de down só te posso dizer que é uma criança amorosa e que adora o mano. Quanto a ti minha querida segue o teu coração e procura manter te positiva vai correr bem e vais ver que tudo não passa de um susto. Deixo te uma imagem que fala por si.
Coragem e força!

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

Susana Raquel P... -
Offline
Desde 25 Maio 2015

Muito obrigada pelo vosso apoio..
ja fiz a amniosentese no dia 25, disseram me que terei uma resposta entre o dia 28 ou 29.. estou muito preocupada porque para alem de ter os ossos longos curtos tem mais 3 factores que dizem que faz muita diferença para que seja síndrome de down o tal osso do nariz hipoplasico, o ducto venoso, alem do úmero e do femur claro...
eu repeti a minha ecografia morfologica antes de proceder ao exame e estava tudo nos parametros normais menos o fémur e o úmero que estão abaixo do percentil 5...tento pensar positivo mas cada vez é mais difícil...

Susana Pereira

Susana Raquel P... -
Offline
Desde 25 Maio 2015

obrigada pelo apoio é muito importante nesta altura..
será que é possivel me disseres os valores do úmero e do fémur na tua ecografia morfológica e com quantas semanas as fizeste?

Susana Pereira

cromossoma do amor -
Offline
Desde 11 Maio 2015

espero que corra tudo bem, venho so dizer que tenho um filho com 5 anos com trissomia 21 e nas ecografias nunca foi visto nada estava tudo bem, não havia sinais de nada, no final quando nasceu la vinha ele com um cromossoma a mais, o meu cromossoma do amor, so te posso dizer, que se assim for, são iguais a qualquer criança, são lindos, espertos com as suas limitações mas nada é impossível. um beijinho grande e boa sorte.

Susana Raquel P... -
Offline
Desde 25 Maio 2015

Oi meninas ..
O resultado da amniocentese ja saio e deu negativo para qualquer trissomia .. que alivio.. mas agora o medico diz que tem que estudar melhor o meu caso pelas diferenças de tamanho dos menbros..

Susana Pereira

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Sorriso que ótima noticia Susana! Vais ver que corre tudo bem
E acredita que eles dentro do útero têm uma capacidade incrivel para desenvolverem de um momento para o outro. Quando tens consulta?

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡