A minha sogra mete-se na minha vida! Não aguento mais!!! :( | De Mãe para Mãe

A minha sogra mete-se na minha vida! Não aguento mais!!! :(

Responda
14 mensagens
Joca3080 -
Offline
Desde 20 Nov 2017

Olá mamãs,
Acompanho os vossos tópicos há já algum tempo mas nunca tive coragem de criar conta para comentar ou criar um meu... mas a verdade é que não aguento mais e preciso muito das vossas opiniões...
Tenho 2 babies, um menino de 3 e uma menina de 1 ano e a minha sogra tem sido infernal comigo Triste
Ela já era assim quando o Afonso nasceu mas piorou com o nascimento da Constança. Está sempre a pedir a nossa chave de casa para ir lá limpar (uma desculpa para ver o que andamos a fazer tenho a certeza)!!!! tem sempre uma opinião a dar sobre tudo (sobre nós enquanto casal, sobre a educação nos nossos filhos) e fica com ciúmes da minha mãe e trata-me mal por causa disso (é ela que fica com os babies enquanto estamos a trabalhar)!!
Ainda no outro dia se estava a gabar que, com ela, os miúdos nunca se magoam ou caem, como se fôssemos maus pais e como se a minha mãe fosse uma má avó só porque o Afonso esfolou os joelhos no terraço. Eles so não se magoam com ela porque ela não os larga um segundo, eles nem brincam em condições!!!
Estou a tentar ser muito correta e já aguentei 3 anos desta tortura mas já discuti com o meu marido e não vejo forma disto se resolver... Não aguento mais...
Desculpem o desabafo gigante mas já não sabia mais o que fazer... Alguém já passou pelo mesmo e me pode ajudar?!

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Está sempre a pedir a chave para ir lá LIMPAR e fica com DUAS crianças quando estão a trabalhar?! E admiras-te que se meta na vossa vida? Não te devias admirar, já que ela faz parte dela. E não sabes como resolver a situação? É fácil: o primeiro passo é tirar as crianças lá de casa ONTEM (se não ficarem ao cuidado dela nunca mais se gaba de que com ela não caem, nem de coisa nenhuma, vais ver) e não lhe dar a chave de casa jamais nem permitir que vá lá limpar. Com estas duas simples medidas, verás que a maioria dos problemas desaparecem por milagre.

Agora, querer ter mulher a dias e babysitter de graça e depois ainda se queixar de que a senhora se mete na vossa vida é que não está mesmo com nada

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá, a minha, se eu deixasse fazia-me o mesmo.
Não tenho quem me ajude no dia-a-dia (dava bastante jeito) mas também não tenho quem opine. A solução é mesmo essa: distância qb.
Mesmo assim ainda me consegue tirar do sério de vez em quando. Mas, tendo em conta que temos feitios opostos, é normal.
Boa sorte, infelizmente não há soluções milagrosas

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu percebi que quem ficava com as crianças era a mãe e não a sogra.
Agora pedir a chave para lá ir limpar? Ou aproveita as limpezas e aguenta, ou recusa-se a dar a chave e diz-lhe que não tem nada que lá entrar sem ser convidada.
Opiniões toda a gente tem, e sogros e pais costumam abusar nas opiniões. Eu também tenho a minha, pelo que se não gosto do que oiço, também respondo e digo o que penso. Eu tenho é sorte de "ter as costas quentes", porque o meu namorado não se chateia por eu responder, se não não era assim tão fácil...

Ana Ruca -
Offline
Desde 28 Ago 2017

Eu tambem percebi que quem fica com as crianças é a avó materna..o seu marido devia conversar com a mãe e se ela realmente não se toca seja directa com ela..deixou andar e é por isso que ela agora se vai esticando..a minha sogra uma vez veio cá sem eu saber porque o meu marido lhe pediu para vir buscar uma coisa,isto sem me dizer,e eu passei me..frisei bem que foi a primeira e última vez, não há exceções, na minha casa só entram com o meu conhecimento e permissão,depois de deixar uma vez virão outras vezes se não nos impusermos

moomis -
Offline
Desde 01 Out 2017

A autora disse que a senhora pede a chave mas não percebi se a dá...

Se realmente a der acho que uma boa forma de evitar conflitos é nunca mais lhe dar essa liberdade.

Também não percebi bem com quem a criança fica se for com ela também não deixava que lá continuassem.
Se não for ela que fique eu respondia que as crianças com pequenas escoriações é sinal que brincam ( ou algo do género). Diria com tom pouco interessado e até sorridente mas não deixava passar essas bocas.
Se a atitude continuasse perguntava directamente se está a insinuar que maltrato os meus filhos ou porque é que diz tal coisa.

E também concordo que esses problemas eram idealmente resolvidos pelo marido.
A minha sogra também não me dá ouvidos e se quero que cumpra algo explico ao marido e peço para que seja ele a orientar a mãe dele (mas os meus filhos não ficam com ela e ela não tem poder nenhum entre nós, não é que não tente).

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Se dar a chave é algo que a incomoda, fale com o seu marido e combinem os dois que não a dão. Desta forma, essa "invasão" deixa de a incomodar. Claro que a sogra continuará a pedir (pelo menos, até perceber que não a darão mesmo) mas aí cabe-vos a você ignorar e não dar importância à insistência.

Quanto às "bocas", pode fazer 3 coisas: ou responde (não precisa de ser mal-educada, poderia por exemplo ter dito "Eu não me importo, é sinal de brincam. Os médicos até dizem que é preocupante ver crianças sem qualquer nódoa negra ou esfoladela"); ou ignora sem se deixar afectar; ou analisa e vê se não está a dar demasiada importância por estar incomodada com outras coisas.

Não sei o que pretende dizer com "a sogra até a trata mal", mas dependendo da gravidade do comportamento, o marido devia defendê-la. Se ele não o faz, defenda-se você. Se o "tratar mal" se refere apenas a essas bocas e opiniões, e não tendo o apoio do marido, já dei a minha sugestão em cima.

Desde 19 Set 2017

Ai nao sei como consegue mamã. Lembro-me que quando mudamos de casa o meu namorado sugeriu que a mãe viesse ajudar a limpar porque eu estava ja para os finais da gravidez e custava-me imenso determinadas coisas e ainda assim recusei. Mas desculpe-me a pergunta foi a sua sogra que se ofereceu? Realmente nao permitir que ela lá va era um bom começo... Em relação à sua mãe ficar com os pequenos também nao tem que gostar ou deixar de gostar sinceramente... A mamã tem que se impor eu tive muitas chatices também no início com o meu namorado para me impor e ainda vou tendo mas às vezes mais vale umas discussões do que tomem conta da sua vida.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Bom dia, as outras mamãs já disseram tudo. Distanciamento, deixar de dar a chave e não ligar ao que ela disser, se se mantiver firme, ela vai se cansar.

Uma coisa "boa", é que ao menos o seu marido não exige que também a sua sogra fique com os seus filhos. Muitos maridos, como o meu, pressionados pela mãe exigem isso. Entendi-o porque também não gostava de estar na posição dele. Então nem para uma nem para outra e foi para a creche que foi o melhor para nós, para ela e também para a minha mãe. E finalmente tivemos alguma paz.

Espero que consiga arranjar algum meio termo, e nem sempre discutir com o marido resolve as coisas, porque é a mãe dele. Então faça valer pelo menos 50 % a sua opinião. Já que ambos fazem parte de um todo que é o casal e a opinião dos dois deve pesar igualmente nas decisões. Se não lhe que dar a chave, então ele não pode decidir sozinho dar. Quando ao que ela diz, ela que vaia falando para as paredes. Se estiver segura da sua decisão e de que ela é a melhor para si e para os seus, bem pode fazer a birra que quiser que não vai adiantar.
Td de bom

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Eu percebi que os meninos ficam com a avó materna, e por isso a avó paterna tem ciúmes e destrata a Joca3080.
E entendi que não lhe deram a chave para lá ir limpar, se dessem ela não tinha que andar sempre a pedir...

Eu acho que a forma mais eficaz de cortar com estas atitudes é responder na brincadeira, mesmo em tom de quem não a leva a sério, enfurece-a mais e coloca-a no sítio dela.
Em relação ao facto de a tratar mal por ciúmes, dependendo do mau trato, acho que devia ser o marido a impor respeito. Se ele permite que a mãe trate mal a sua esposa, ela vai sentir-se em pleno direito de o continuar a fazer.

Mas isto no caso de eu ter entendido bem e realmente não for essa a avó que fica com as crianças e se não for limpar a casa, caso contrário era bom cortar com este tipo de coisas.

Joca3080 -
Offline
Desde 20 Nov 2017

Obrigada a todas as mamãs que me estão a ajudar <3
Os meus pequeninos ficam com a minha mãe, daí a minha sogra ter tantos ciumes, e nunca lhe dei a chave da minha casa, nem tal me passaria pela cabeça. Ela é que se está sempre a oferecer para ajudar e pede a chaves com o intuito de lá ir a casa. O meu marido às vezes ainda fica tentado, afinal ia ser uma ajuda, mas eu nunca deixei porque isso seria intrometer-se demasiado na nossa vida.
Até agora tenho sido muito benevolente, tentando fechar os olhos aos comentários da minha sogra, é assim a minha personalidade... mas está a ficar cada vez mais difícil engolir todas as criticas, não fundamentadas, dela. Receio que um dia destes me salte a tampa, e possa vir a ter problemas com o meu marido... afinal é mãe dele.

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Joca3080 escreveu:
Obrigada a todas as mamãs que me estão a ajudar <3
Os meus pequeninos ficam com a minha mãe, daí a minha sogra ter tantos ciumes, e nunca lhe dei a chave da minha casa, nem tal me passaria pela cabeça. Ela é que se está sempre a oferecer para ajudar e pede a chaves com o intuito de lá ir a casa. O meu marido às vezes ainda fica tentado, afinal ia ser uma ajuda, mas eu nunca deixei porque isso seria intrometer-se demasiado na nossa vida.
Até agora tenho sido muito benevolente, tentando fechar os olhos aos comentários da minha sogra, é assim a minha personalidade... mas está a ficar cada vez mais difícil engolir todas as criticas, não fundamentadas, dela. Receio que um dia destes me salte a tampa, e possa vir a ter problemas com o meu marido... afinal é mãe dele.

Então eu tinha interpretado bem... nesse caso acho mesmo que seria o marido a impor-se. Da mesma forma que ele vai ficar chateado se a Joca3080 se passar com a mãe dele, também deveria ficar chateado da mãe destratar a própria mulher... uma é a mãe, certo, mas a outra é a companheira, mãe dos filhos dele, também devia ter o instinto de a defender.

Eu tentaria falar com ele a respeito disto, e exigia que ele falasse com a mãe de modo a que ficasse claro que faltas de respeito não são permitidas. Quem quer ser respeitado tem de respeitar também... E ia respondendo na tanga às intromissões, como já disse antes, sem dar importância alguma ao que ela diz. Afinal as pessoas só têm a importância que nós lhe damos.

Mama_Xana -
Offline
Desde 15 Maio 2012

Pois, as sogras nem sempre são fáceis!
Eu continuaria a não querer que me fizesse nada em casa, apesar de poder ser uma ajuda, mas aí nunca mais a conseguem tirar e dá-lhe força para mais intromissão.
Vá respondendo, com um sorriso na cara, mas já respondendo, assim como que a brincar, pelo menos sempre alivia! Se tiver um comentário mais azedo... pois paciência!
E concordo com o comentário acima, as pessoas só tem a importância que lhes damos.

Joca3080 -
Offline
Desde 20 Nov 2017

Obrigada mamãs, têm razão. Vou seguir os vossos conselhos <3