A minha gravidez/o meu testemunho | De Mãe para Mãe

A minha gravidez/o meu testemunho

Responda
22 mensagens
Alex84 -
Offline
Desde 22 Jun 2017

Olá mamãs!
Já acompanho o fórum à algum tempo, mas é a primeira vez que escrevo algo. E decidi partilhar a minha história, para que também eu possa ajudar outras meninas, como me têm ajudado a mim. Cada vez que tenho alguma dúvida venho sempre parar aqui Sorriso e muitas vezes sinto-me melhor só de ver que há sempre mais alguém que já passou pelo mesmo.

Então, esta é a minha primeira gravidez e foi muito planeada e desejada. Estou de 25sem e é um menino! A minha DPP é 1/11/2017.
Inicialmente nem tudo correu bem, pois às 5sem perdi muito sangue. Fui às urgências do Hospital da minha área de residência e a médica que me atendeu foi mt simpática, mas não me deu muitas esperanças. Senti-me tão mal quando estava a ser observada e à medida que ela ia explicando as coisas...senti-me sozinha, senti frio, medo... Via-se o saco amniótico ainda sem o embrião nem batimentos e uma grande área de descolamento e estava mesmo a perder muito sangue. Pelo que ela viu e tendo em conta o quadro que eu apresentava não acreditava que a gravidez progredisse. Pediu-me para voltar lá passado 1sem e meia, no dia em que faria as 7sem para vermos como estava a situação. Obviamente que chorei baba e ranho! A Dra foi uma querida sempre a dizer-me que podia correr tudo bem e não queria desanimar-me, mas que seria melhor preparar-me para o pior e que nestes casos não há muito que nos possam dizer ou fazer para nos animar. Ainda me explicou que caso a gravidez não progredisse o organismo iria expulsar o saquinho ou então teríamos de fazer "raspagem". Já não me lembro bem do termo correcto porque sinceramente ainda hoje só de pensar nisto tudo sinto vontade de chorar e sinto um medo horrível! É uma experiência horrível e viva os anos que viver nunca me vou esquecer...
Foi durante esta semana e meia que comecei a frequentar muito o fórum, pois isto era tudo novo para mim e ajudou-me imenso ler os casos de outras meninas que passaram pelo mesmo. Foi o pior momento da minha vida até hoje! Senti-me tão triste, tão arrasada. Foi 1sem e meia de espera horrível, que não desejo a ninguém. Fiquei em casa de repouso e graças a Deus voltei lá no dia que fiz as 7sem e vi o meu bebé, já com o coraçãozinho a bater muito! Na altura a médica disse-me que estava tudo bem para o tempo que tinha, mas aconselhou-me a ter cuidado na mesma porque continuava com marcas de descolamento e como todas sabemos até às 12sem é a altura de mais cuidados.

Ao mesmo tempo, eu era seguida por um obstetra no privado que era meu ginecologista à anos, mas que durante todo este processo se mostrou bastante insensível e após uma conversa com uma amiga de longa data que tinha sido mãe à pouco tempo e uma conversa com o meu marido que sempre me acompanhou a todas as consultas, mudámos de obstetra. E desde as 7sem e meia que estou de baixa de risco, porque os descolamentos continuavam a aparecer nas ecos e o meu trabalho é bastante pesado.

Fiz a eco das 12sem e o rastreio no hospital público porque o centro de saúde da minha área de residência tinha protocolo com o hospital(não paguei nada) e por sorte calhou-me a mesma médica que me tinha visto nas urgências que mais uma vez foi impecável! 30min de eco, viu tudinho ao pormenor e explicou-nos cada detalhe, mas mais uma vez chamou-me a atenção para uma marca de descolamento, que parecia já ser mais antiga.

O mês passado fizemos a morfológica, pelo SNS porque tinha a credencial, mas já estávamos a contar fazer no privado porque a minha obstetra recomendou sempre fazer com uma determinada médica que é das melhores na nossa zona.
Tenho a dizer-vos que pelo SNS na clínica onde fiz, não valeu de NADA. O médico nunca falou para nós, fez a eco em 5min e quando acabou o meu marido perguntou se estava tudo bem, ele disse que sim. Ainda perguentei se deu para ver o sexo (porque às 12sem a Dra tinha dito que em princípio era um menino) ao que ele respondeu "então foi para isso que deixei ali aquela imagem parada! Não consegue ver o que é!?" eu respondi que era para mim parecia ser um menino, o meu marido disse que não entendia nada de ecografias(já num tom de voz mais alterado) e a assistente do Dr respondeu "pois Dr... se as pessoas entendessem era mau para si, já viu? não precisavam de nós" e falou assim em tom de brincadeira para aliviar o ambiente...
Nós não fizemos qualquer reclamação nem nos preocupamos mais com o assunto porque felizmente tivemos possibilidades de ir fazer a morfológica a pagar no privado e a nossa ideia sempre foi essa, simplesmente fizemos a do SNS porque sou seguida nos 2 lados e o parto vai ser no público. O relatório da própria eco é bastante resumido e nem o peso do bebé diz nem nada.
Saímos de lá a comentar que é uma tristeza que hajam este tipo de médicos/técnicos no SNS porque esta é uma fase tão bonita das nossas vidas, que para muitas de nós é bastante atribulada infelizmente e ainda se têm de apanhar maus profissionais.

No início de Julho fizemos então a morfológica, como deve ser, foram quase 35/40min de ecografia, onde levei uma "tareia" da médica pq o meu piolhinho é muuuuito mexido e ela moeu-se imenso para o conseguir ver todinho e medir ao pormenor. Felizmente está tudo bem! Espertalhão Adorámos a médica porque nos explicou cada detalhe, desde os órgãos, às veias... Tudo, tudo! E no fim ainda mudou o sistema para 3D e tentou dar-nos uma foto da carinha dele, mas ele é tímido! Pôs-se de lado e com um bracinho a tentar esconder-se... Ficamos com uma foto de perfil. Mas o importante de tudo, viemos super felizes e aliviados porque o nosso menino está forte e saudável!

Peço desculpa pelo "testamento", mas isto tudo para agradecer a todas as que aqui publicam as suas histórias. Deixar o meu testemunho, de que as coisas podem começar atribuladas, mas felizmente há situações como a nossa, que progridem dentro da normalidade. Não podemos é desanimar, nem andar nervosas por muito que custe, porque não ajuda o nosso organismo a tomar bem conta do nosso bebé!

E quis deixar também o testemunho da minha experiência relativamente ao sistema de saúde público e privado, que no meu caso como vêm, já fui mal atendida/acompanhada por ambos!!!
Desde a insensibilidade do meu ginecologista(no privado) que me acompanhou durante anos e me tratou como se estivesse tudo bem, que são coisas que acontecem, faça a sua vida normal e logo se vê como corre, há muitas gravidezes que infelizmente resultam em abortos... Enfim! Todas sabemos isso, não acho correto é dizer isto a uma mulher que está fragilizada e a passar um mau momento, com a maior naturalidade do mundo! Se para eles é o prato do dia, para nós não!
Ao mau atendimento na eco morfológica(pelo público), em que o médico nem abre a boca para explicar nada, vê tudo em 5min(como é possível??) e no fim ainda se arma em engraçadinho....

Por outro lado só tenho bem a dizer do atendimento no hospital público, desde as urgências à eco que lá fiz. Fui muito bem tratada! Se bem que já recorri às urgências mais vezes por coisas menores relacionadas com a gravidez e já não foi tudo 5*, mas nunca fui mal tratada e observaram-me sempre como deve ser na mesma. Depende das equipas que se apanham claro, há profissionais mais atenciosos que outros. Desde que não me maltratem e atendam com competência é o que interessa.
No privado a mesma coisa, a minha actual obstetra é impecável. E a eco morfológica que fiz no privado não podia ter sido melhor!!!

Portanto resumindo esta questão, aconselho quem poder a ser acompanhada nos dois sítios. Podemos apanhar maus profissionais nos 2 lados! É ir complementando...

Beijinhos a todas! E se quiserem partilhem como está a ser vossa gravidez. Sorriso

BáRLC -
Offline
Desde 09 Jan 2016

Olá mama! Gostei muito de ler o seu testemunho ? de certeza que irá ajudar muitas mamãs. Fiquei só curiosa com a zona do hospital público onde está a ser seguida. Será que pode dizer?
Que tudo lhe corra bem. Por norma, o que começa mal acaba sempre bem... Já o ouvi muitas vezes e comigo tem sido assim ?
Beijinhos

Alex84 -
Offline
Desde 22 Jun 2017

Olá BáRLC. Obrigada. Sorriso
O hospital é o Distrital de Santarém.
Que corra tudo bem consigo também Sorriso
Beijinhos

MariaGG -
Offline
Desde 03 Abr 2016

Alex84 escreveu:
Olá BáRLC. Obrigada. Sorriso
O hospital é o Distrital de Santarém.
Que corra tudo bem consigo também Sorriso
Beijinhos
eu tb sou de Santarém! Podes dizer com quem fizeste eco morfológica?

Alex84 -
Offline
Desde 22 Jun 2017

Olá MariaGG.
A morfológica pelo público ou privado? Suponho que estejas a perguntar pelo privado. Foi com a Dra Paula Barroso, adorámos. Foi super querida e simpática.

AndreiaSPA -
Offline
Desde 28 Maio 2012

Olá Alex84,
Eu também sou do Distrito de Santarém.
Não fiz a morfológica por cá, fiz em Lisboa, correu bem gostei, agora a eco das 32 semanas já vou fazer também com a Doutora Paula Barroso no privado!
Já agora quem era o teu ginecologista?

2 IIU no HSM; A caminho da FIV-IVI(exatamente 5 anos depois, será agora?- SIM FOI AGORA!!!!!! )
Porque o que não nos destrói, torna-nos mais FORTES!

Alex84 -
Offline
Desde 22 Jun 2017

Olá AndreiaSPA,

Dizem muita coisa sobre a Dra Paula Barroso, que é bruta e assim. Eu só tenho bem a dizer dela.
O meu ginecologista era o Dr. Fiel, sempre gostei muito dele, simpático e atencioso. Mas desde que decidi engravidar e principalmente na fase inicial da gravidez não gostei da maneira dele. Muito frio, sempre a desdramatizar a situação e mesmo para nos tirar dúvidas sobre a toxoplasmose e assuntos assim, não gostámos do acompanhamento, nem eu nem o meu marido. Não estou a dizer que é mau profissional, simplesmente não gostámos do acompanhamento.

CR.RJ -
Offline
Desde 08 Mar 2010

Olá futura mamã Alex! No meu caso até a pré gravidez foi atribulada (infertilidade), já na gravidez tive diversos sustos por situações diferentes e acabei às 30 semanas por entrar em baixa por gravidez de risco... Mas agora sou mãe de um pimpolho muito saudável que faz valer cada segundo de preocupação. Vai ver que quando ele nascer vai olhar para trás e ver que esses episódios vão lhe parecer breves stresses do passado! Tudo de bom.

MariaGG -
Offline
Desde 03 Abr 2016

Alex84 escreveu:
Olá MariaGG.
A morfológica pelo público ou privado? Suponho que estejas a perguntar pelo privado. Foi com a Dra Paula Barroso, adorámos. Foi super querida e simpática.

E por quem és seguida agora ?!

AndreiaSPA -
Offline
Desde 28 Maio 2012

Alex84,
Sinceramente nunca ouvi falar muito bem do Doutor Fiel, em relação à Doutora Paula Barroso, acho que tem a ver com o feitio dela não é que seja má profissional (o que tenho ouvido falara claro).
Eu infelizmente também passei por muitas dificuldades até engravidar, infertilidade, e tive 5 anosa ser acompanhada em Lisboa, por vários médicos e lugares diferentes.
Hoje em dia a minha médica é a Doutora Teresa Pinto Correia e gosto bastante.

2 IIU no HSM; A caminho da FIV-IVI(exatamente 5 anos depois, será agora?- SIM FOI AGORA!!!!!! )
Porque o que não nos destrói, torna-nos mais FORTES!

Alex84 -
Offline
Desde 22 Jun 2017

Olá CR.RJ

Obrigada pelas palavras. Sorriso
Lamento que tenha passado esses maus momentos, calculo que seja desgastante e complicado(a infertilidade). Ainda bem que tudo lhe correu pelo melhor.
Acredito que sim e cada dia fico mais ansiosa para conhecer o meu pequenino. Sabe como é, a partir de uma altura só os queremos ter nos braços, saudáveis e perfeitinhos.
Tudo de bom para si também. Sorriso

Alex84 -
Offline
Desde 22 Jun 2017

MariaGG neste momento sou seguida pela Dra. Isabel Valada.

Alex84 -
Offline
Desde 22 Jun 2017

AndreiaSPA, eu por acaso sempre ouvi o oposto. Sorriso Mas nestas coisas penso que é como tudo, depende de pessoa para pessoa. E pronto, como ginecologista nada a apontar, como obstetra não gostei.
Sim, a Dra Paula sempre ouvi dizer que depende dos dias, que tem um feitio complicado e etc. Mas eu por exemplo no dia que fiz a morfológica, ela tinha acabado de voltar de férias e tinha a agenda completamente cheia, é das médicas mais concorridas no distrito de Santarém principalmente para as ecos. Se calhar às vezes também está cansada e não fala tanto ou assim e as pessoas levam a mal... Não sei. Eu correu td lindamente com ela.
Lamento que tenhas passado por essas situações e principalmente tantos anos. Conheço alguns casos de casais que passaram por isso e acredito que se torne desgastante com o tempo. Deve ser preciso muito investimento psicológico, além de financeiro claro. É preciso ser forte! Eu sempre tive medo de ter de passar por essas situações, porque para as mulheres são processos que além de dolorosos psicologicamente, são muito maus fisicamente. Ir a consultas de rotina e fazer exames já é mau, quanto mais quem tem problemas de infertilidade. Graças a Deus não passei por isso, mas ao longo dos anos tenho sido presença assídua(infelizmente) em ginecologistas por problemas com infecções recorrentes e fazer exames e etc... É mau!
Mas neste caso vale a pena o sofrimento todo de certeza Sorriso Quando se quer muito ser mãe e se vê o positivo é uma alegria imensa!
Há uma coisa que sempre desgostei nas pessoas relativamente ao assunto filhos! É aquela pergunta do "Então, ainda não têm filhos?" É pergunta que me irrita porque ninguém sabe o que realmente se passa na vida dos outros... Qd se está a tentar e não se consegue, quando se está a passar por uma gravidez inicial com complicações ou mesmo quando se passa por um aborto esta pergunta é horrível! Claro que as pessoas não adivinham, nem têm culpa. Mas às vezes os mais próximos e os amigos ainda são os piores! Nem param para pensar que pode haver algum motivo sem ser o não querer ter filhos... Enfim.
A minha médica agora é a Dra.Isabel Valada e também estou a gostar dela. É importante uma pessoa sentir-se bem acompanhada, principalmente na gravidez. Eu tenho sempre tantas dúvidas Sorriso É tudo novo.

Soph_713 -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Olá!

Muitos parabéns e felicidades com a gravidez! Sorriso

Só uma correcção: ambas as tuas ecos morfológicas foram feitas no privado, contudo uma foi feita no âmbito do protocolo estabelecido com essa clínica/médico e SNS.
Infelizmente, há médicos que não honram a bata que vestem e quando prestam serviços que não lhes compensa tanto financeiramente (SNS e adse, pois estes pagam consideravelmente menos) são uns bestas e carrancudos.
Também tive uma experiência assim na minha eco do 1.o trimestre e não culpo o SNS, mas o médico que se revelou mau profissional.

Havia até uma clínica que foi denunciada aqui no fórum que publicitava essa discriminação, ou seja as ecos feitas no âmbito do protocolo com o SNS duravam menos tempo e não davam direito a fazer perguntas ao médico! Inadmissível..! Penso que terá sido feita queixa junto da ARS...

Tudo a correr bem Piscar o olho

Alex84 -
Offline
Desde 22 Jun 2017

Olá Soph_713

Obrigada.

Certo. Sorriso Realmente foi numa clínica que não pertence ao SNS, mas tem acordo com o SNS. Nunca me tinha apercebido bem desse facto.
Eu também não culpo o SNS, o que queria expressar era mesmo esse ponto. De que existe diferença no atendimento entre o SNS e o privado. Mas que nem sempre significa que o privado seja melhor! Pois tenho as duas experiências. No fundo resume-se simplesmente aos profissionais... Há bons e maus em todo o lado. É uma questão de sorte!

Isso é vergonhoso e devia ser investigado! Espero que tenham denunciado a clínica...

Farfalla89 -
Offline
Desde 02 Ago 2016

Olá!

Gostei muito de ler o teu testemunho! É uma prova de que as coisas podem parecer uma coisa e depois ser outra =)

Sei bem o que é ir à urgência e nos dizerem para não ter muita esperança..é muito sofrimento mesmo. Mas felizmente acabou por correr bem! xD

Em relação ao atendimento nas clínicas, é como dizes, há bons e maus profissionais nos dois lados.

Que corra tudo bem com o teu príncipe!

Alex84 -
Offline
Desde 22 Jun 2017

Olá Farfalla89,

É verdade, a vida é mesmo assim. Mas olha que até a médica que me atendeu ficou surpreendida quando lá voltei às 7sem. Sorriso Tenho aqui um guerreiro!

Obrigada

paxi -
Offline
Desde 26 Fev 2015

Olá,
O meu ginecologista também era o Dr Fiel. Quando decidimos engravidar fiz as análises normais para saber se estava tudo ok e depois disso começamos os treinos. Passado 1 ano e depiis de não conseguirmos falei com ele e disse-me abertamente que a (in)fertilidade não era a especialidade dele e deu-me o contato de 1 colega. Não cheguei a utilizar pois entretanto marquei consulta nos Lusiadas em Lisboa e ADOREI o médico que me tem acompanhado ao longo de todo o processo de treinos e gravidez. Depois do parto não tenciono mudar de médico.

Sobre paxi

Desde jan/fev.2014
Acompanhamento Lusíadas desde abril 2015; 1a IIU - maio.2016 (-); 2a IIU - Outubro. 2016 (-); 3a IIU - nov 2016 (-); FIV - fev.2017 (+) teste positivo (4.3.17) 1o beta 689 (6.3.17) 2o beta 1779 (8.3.17) 1a eco 20 março- são Gémeos
http://enquantoesperamos.blogs.sapo.pt/

Alex84 -
Offline
Desde 22 Jun 2017

Olá Paxi,
Pois, ele também me chegou a encaminhar para outros colegas, mas por causa de outras situações que não tinham nada haver com engravidar. Quando o assunto não é bem a área dele, ele diz logo. Mas realmente achei muita diferença nele da parte de ginecologia para obstetrícia.
Ainda bem que conseguiram engravidar Sorriso
Eu depois da gravidez também não tenciono mudar de médico, gosto da minha actual médica.
Que corra tudo bem com a tua gravidez Sorriso

Mãedesegunda -
Offline
Desde 24 Maio 2017

O teu testemunho para muitas mamãs aqui é ouro...
Uma luz de esperança...
Infelizmente há médicos assim, tanto seja no privado como no público, mas o que interessa é que correu bem e daqui a nada terás o teu bebé nos braços beijinhos...

Alex84 -
Offline
Desde 22 Jun 2017

Olá Mãedesegunda,
Obrigada! Espero que dê esperança a todas as que como eu aqui vêm à procura de consolo nestas horas. Ler que já aconteceu a outras pessoas e que houve casos que não passou de um susto(como eu, graças a Deus) é um alívio! Principalmente quando se é nova neste mundo da maternidade em que nem se sabe ao certo o que é que os termos médicos querem dizer.

Já não falta tudo, o tempo passa a correr! Sorriso

Beijinhos e tudo a correr bem para ti também

paxi -
Offline
Desde 26 Fev 2015

Alex84 escreveu:
Olá Paxi,
Pois, ele também me chegou a encaminhar para outros colegas, mas por causa de outras situações que não tinham nada haver com engravidar. Quando o assunto não é bem a área dele, ele diz logo. Mas realmente achei muita diferença nele da parte de ginecologia para obstetrícia.
Ainda bem que conseguiram engravidar Sorriso
Eu depois da gravidez também não tenciono mudar de médico, gosto da minha actual médica.
Que corra tudo bem com a tua gravidez

Olá Alex84 Sorriso
Continuação de uma boa gravidez também para ti e uma hora pequenina Sorriso

Sobre paxi

Desde jan/fev.2014
Acompanhamento Lusíadas desde abril 2015; 1a IIU - maio.2016 (-); 2a IIU - Outubro. 2016 (-); 3a IIU - nov 2016 (-); FIV - fev.2017 (+) teste positivo (4.3.17) 1o beta 689 (6.3.17) 2o beta 1779 (8.3.17) 1a eco 20 março- são Gémeos
http://enquantoesperamos.blogs.sapo.pt/