A minha bebé tem 20 dias e ainda não engordou. | De Mãe para Mãe

A minha bebé tem 20 dias e ainda não engordou.

Responda
10 mensagens
barbararainhap -
Offline
Desde 20 Jul 2011

A minha bebé nasceu(dia 1) com 3,650kg, à saída da maternidade estava com 3,305Kg(dia 3) . No dia 12 estava com 3,230Kg e no dia 16 com 3,210kg. Posto isto, na última pesagem a enfermeira do centro de saúde disse que seria melhor introduzir o leite artificial, uma vez que tenho alguma resistência em introduzir o mesmo, nesse mesmo dia antecipei a consulta de pediatria para saber a opinião da médica, a qual me descansou, uma vez que ela se apresenta com um estado clinico bom, podíamos esperar mais uma semana para ver se ganhava ou não peso.Todavia estou preocupada e ansiosa pela próxima pesagem, não a sinto a engordar. Nos primeiros dias ela ficava muito tempo a dormir agora procura mais o peito de uma em uma hora às vezes, mas mama sempre muito pouco durante 5 às vezes 10 minutos no máximo, adormece logo, tento mantê-la acordada mas não tenho conseguido.
Acham a situação normal? Devo mesmo esperar mais uma semana?

Moranguinha_25 -
Offline
Desde 18 Jul 2012

Mama,
sinceramente se fosse eu, de certeza que passados tantos dias e se ela não engordasse que lhe dava L.A...
Atenção que lhe dou L.M exclusivo, não sou nem a favor nem contra do L.A mas o que importa é bom do bebe e da mãe claro!
5 minutos acho muito pouco tempo na mama...São muito pequeninos e preguiçosos, talvez lhe devas oferecer a maminha mais vezes!

Ela não acorda...Mas tens lhe tirado uma peça de roupa para ela sentir frio e despertar durante a mamada? Festinhas nas orelhas, bochechas....
Ser mãe não é de todo facil e sei que tambem não é facil para ti!
Faz o que achares melhor para ambas....
Felicidades

Desde 13 Set 2012

Olá mamã...

Parabéns pela filhota! Parece que o feriado vai ser recuperado, pelo que a pequena nunca terá de trabalhar no aniversário!

Muito normal! E confie na pediatra. Deixe lá o lm que é o que lhe faz melhor.

Claro que ela precisa de parar de perder peso. Mesmo que não aumente, já perdeu o que seria razoável.

Olhe, essa deve ser uma característica dos bebés que nascem já gordinhos. O meu bebé (tem agora 17 meses)nasceu com 3,9KG e durante as primeiras 3 semanas foi só a perder. Quando chegou aos 3,3KG eu, que não estava muito bem por razões que nada tinham a ver c a maternidade, confesso que desisti cedo demais. Introduzi o leite artificial e até hoje me arrependo. O meu menino é muito mais sensível a brônquios cheios de espeturação e a viroses gastro-intestinais, apesar de ser um bebé grandão que nasceu no percentil 95 e assim se manteve até hoje, após recuperar algumas semanas depois de nascer. A minha menina, que é muito mais pequena do que ele, resiste a tudo e mais alguma coisa. Foi amamentada em exclusivo até aos 6 meses.

Portanto mamã, siga as instruções da pediatra e vá observando a pequenita. Se ela estiver bem, reativa (na medida da idade dela), continue com a maminha que é o melhor que lhe pode dar. Se ela até mama bem (e olhe que 10 minutos podem significar muito leite ingerido), é porque tudo vai entrar nos eixos.

Ser dorminhoca é uma marca de honra dos bebés em geral. A esta altura ela ainda nem sabe bem se está cá ou dentro da sua barriguita. tudo a cansa e a deixa exausta e por isso ela dorme. Durante o dia pode colocá-la ao peito a intervalos mais pequenos, mas durante a noite deixe que durma à vontade.

Mamã, os bebés não ficam com fome quando tem alimento à disposição, disso pode ter certeza.

relaxe, aproveite cada segundo com a pequenita porque o tempo voa e depois vai sentir muita saudade dela assim pequenina, e viva muito bem este Natal, um Natal especial já que é o 1º Natal dela.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

barbararainhap -
Offline
Desde 20 Jul 2011

Obrigada pelos vossos comentários. Acho que o mais sensato é mesmo confiar na pediatra, às vezes sinto tanta angustia que penso não conseguir aguentar até à próxima pesagem, só quero que se alimente (é como se a ideia fizesse eco na minha cabeça a toda a hora), mas vou tentar manter-me firme, para não tomar nenhuma decisão precipitada. Ela continua bem e percebo que está saudável, só o dormir na mama é que dá cabo de mim. Triste

Beijinhos grandes e um feliz Natal.

yuki -
Offline
Desde 19 Fev 2008

A minha perdeu peso e apenas começou a recuperar ao fim de 3 a 4 semanas. A pediatra manteve sempre o LM mas disse para dar dos 2 peitos. Nessa fase a minha tb adormecia e nada aacordava. Mantenha o LM e ofereça os dois peitos.

Sobre yuki

gravidez - 04.02.2013
aborto espontâneo confirmado - 27.02.2013 Triste
http://www.fertilityfriend.com/home/430f31/

Catarina76 -
Offline
Desde 20 Dez 2014

Boa Tarde!
Parabens pela filhota!!

O meu "princeso" tem 6 semanas, perdeu peso normal de inicio, engordou, mas nas 3 pesagens seguintes só perdia peso.
A enfermeira recomendou passarmos para o LA, facto que a mim me deixou mto triste pq a mnh princesa (hj com 5 anos) amamentei-a até aos 8 meses.
Falei com o médico e como poderia ser prejudicial, uma vez que não queriamos que baixasse mais de peso, agora amamento (está 30 a 40 min na mama) e depois complemento com o LA.
Disse-lhes logo que deixar o LM de fora, estav completamente fora dos meus planos.
Na verdade, ele nao ficava satisfeito só com a mama, pq de hora a hora queria a mama e nao ficava bem; agora, mama, bebe o LA para completar e consegue descansar e o crescimento está a correr lindamente.
Se pretende amamentar e se tiver que introduzir o LA (como eu), ofereça sempre a mama primeiro.
Que tudo corra bem.

Boas festas a todas

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu não tenho muita experiência mas vou dar duas sugestões: pressionar o papinho que fica por baixo do queixinho da bebé sempre que ela adormece. Isso foi remédio santo com o meu, eu pressiono e ele acorda e mama mais Sorriso a segunda é: porque é que não lhe dá um suplemento do seu próprio leite? Quando eu estava na maternidade e ainda não produzia leite (só colostro), houve um dia que o bebé apresentou níveis de glicemia inferiores ao que seria de esperar e a enfermeira deu-lhe um suplemento de LA. Viu que eu não achei piada nenhuma, até chorei. Então sugeriu-me tirar leite (ou colostro) com a bomba após cada mamada, e dar-lhe esse leite como suplemento à mama na mamada seguinte. Então eu dava-lhe a mama, depois tirava 20ml (que com colostro era bastante Careta agora tiraria bastante mais, é claro) de colostro com a máquina, elas levavam para conservar e na mamada seguinte traziam-me esse suplemento já aquecido, eu dava a mama outra vez e depois dava o biberão com o meu próprio suplemento. Só fiz isto durante um dia porque depois o leite subiu e já não foi necessário, mas elas disseram-me que se tivesse mais problemas poderia sempre fazê-lo!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Marina T -
Offline
Desde 11 Jul 2014

ola mamã,
o meu bebe em primeiros 3 dias perdeu 10% de peso , que e muito. Eu comecei a acordar ele cada 2 h para mamar entre tanto subio o leite tambem. Andava muito cansada e acordar bebe era muito dificil , eu tirava roupinha dele so assim ele acordava. Aos 10 dias da vida ele recuperou e ultrapassou o peso de nascencia..
tenta acordar a sua filhota mais vezes para comer assim estimula tambem a lactacao..

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

A minha só entre a terceira e quarta semana é que começou a ganhar peso bem.

Se manter a amamentação exclusiva é uma prioridade (para mim era) há que tentar o possível manter a bebé acordada para prolongar as mamadas, eventualmente experimentar posicionamentos diferentes (a minha por exemplo, no início mamava melhor e adormecia menos na posição tipo bola de râguebi) e dar mama sempre que a bebé pedir. A ideia de suplementar com leite materno é um bocado trabalhosa mas também é uma boa ideia.

Outra ideia, se conhecer alguma enfermeira que perceba de amamentação, pode pedir-lhe que assista a uma mamada para tentar perceber se a bebé está bem posicionada, se faz uma boa pega e se é eficaz a sugar o leite.

As primeiras semanas são um processo de aprendizagem por isso não desespere, os bebés aprendem e tornam-se mais eficazes, nós aprendemos também e quando der por isso a coisa está a correr sob rodas.

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

já se passaram quase 10 dias,mas pode ser que ajude....não a deixe ficar muito tempo sem mamar a noite,bebes que nascem prematuros,abaixo do peso ou que não engordam direito devem ser acordados pra mamar,não estipule horarios,deixe sem roupinha,mexa nos pezinhos,deixe que mame qto quiser e principal: de sempre o ultimo peito na próxima mamada que assim apanha o leite gordo!
Como ela está agora mama?

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?