A minha avó faleceu...

21 respostas [Última]
SSS
Retrato de SSS
Utilizador offline. Visto pela última vez há 4 h 56 min. Offline
Desde: 24.04.2007

Olá a todas,

A minha avó faleceu hoje… aliás como já passa da meia-noite, já foi ontem. Tinha 82 anos e estava a ser alimentada por uma sonda há pouco tempo. Foi ela que me educou até aos 10 anos e esteve sempre presente na minha vida. Estou triste, mas como estou grávida de 36 semanas, quase 37, tento manter-me calma, tento distrair-me o mais possível… claro que choro… escorrem lágrimas pelo meu rosto… mas, incrivelmente, não estou a chorar sofregamente porque penso no meu filho que está para nascer… não sei como consigo… de onde tiro forças… só sei que consigo e é isso que interessa.

Neste momento estou a viver em Lisboa… e o funeral será amanhã na minha terrinha que fica na Figueira da Foz. Pensaram não me contar, pois estou de baixa por gravidez de risco desde meados do mês de Março… mas felizmente houve uma alma caridosa que o fez… nunca perdoaria a minha família se me deixassem na ignorância… por mais que digam que era para meu bem… tenho o direito de me despedir da minha avó, ou pelo menos de ser eu a decidir… e eu quero fazê-lo.

Vou ter cuidado com o meu filho e não me exaltar… o meu marido vai estar junto a mim e vai dar-me apoio… Também vai lá estar a minha mãe que não vejo desde o Natal (vive fora do país).
Está toda a minha família a apoiar-me e com todos os cuidados para eu me manter calma… e até pode ser da gravidez, do amor que sinto pelo meu filho… mas estou serena. Sei que amanhã vou continuar a chorar… mas vou controlar-me… vou despedir-me da minha avó… prestar-lhe uma última homenagem de corpo presente por tudo o que ela fez por mim…

Perante isto, tenho os meus sogros exaltados… não querem que eu vá… percebo a preocupação mas não podem exigir nada como o tentam fazer… Mas fiquei espantadíssima com o argumento que deram ao meu marido (não falaram comigo mas com o meu marido, porque sabem que eu não tolero que mandem ou tentem mandar em mim). O que disseram ao meu marido foi: dá azar uma grávida estar perto de mortos?!! Choque! Choque! Choque!

Graças a Deus e aos meus avós, que agora devem estar juntinhos, estou num momento em que serenidade e calma são palavras de ordem… porque custa-me esta conversa da parte deles baseada em superstições. Noutra altura, já estaria nervosa… mas agora estou a gerir esta postura de exigência por parte deles não lhes dando importância. Lidarei com isso após o nascimento do meu filho. Agora vou pensar nele muito carinhosamente...

Obrigado por lerem o meu desabafo.

***
SSS

O Homem sonha acordado, sonhando a vida percorre...e desse sonho dourado, só acorda quando morre. (António Aleixo)
Então vamos lá sonhar...

joana_gti
Retrato de joana_gti
Utilizador offline. Visto pela última vez há 3 sem 3 dias. Offline
Desde: 17.11.2008
ola linda primeiro de tudo,

ola linda
primeiro de tudo, os meus sentimento..lamento a tua perda Triste
fazes bem tentar manter a calma pelo teu bebe e faz como eu apesar de ser duro da-te uma certa paz de espirito..quando uma pessoa esta a sofrer mais vale parar esse sofrimento e a tua avo ja nao esta a sofrer, neste momento esta a olhar por ti e pelo teu bebe Sorriso
a minha visa-avo morreu no dia da passagem de ano com 101 anos..eu adorava-a, eu tava gravida de 15 semanas e tambem nao me queriam contar mas a minha mae contou-me duma forma tao calma que so ela conseguia.
nao a pude ver no hospital por risco de infeccoes nem fui ao funeral porque tambem insistiram comigo nessa supersticao mas na minha terra dizem que ir a cemiterios gravida alguma alma pode passar para o bebe À espera enfim eu nao acredito em nada disso mas respeitei e o meu marido foi la por mim. no meu intimo despedi-me dela na mesma..lembro-me que no momento do funeral eu tava em casa e "falei" com ela..porque o corpo dela estava la mas a alma e o espirito esta em todo o lado..sabia que iria me "ouvir" na mesma.
desejo-te muita força e se so ficas bem te despedindo dela entao faz isso Sorriso
muitos beijinhos

http://www.gemeasdamama.blogspot.com *******
*AMO-VOS LEONOR E LUANA***6-06-2009***
afilhada da kiko_mama*madrinha de treinos da akirita e tixa_m e do pilas da Lorena*madrinhas das minhas piolhas:SUBRI-Giluz-mamaClaudia-juanita1982

MariadeSena
Retrato de MariadeSena
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 51 sem. Offline
Desde: 06.07.2010
OLa!!! Os meus sentidos

OLa!!!

Os meus sentidos sentimentos e desejos que Deus possa colocar paz e tranquilidade no teu coração.

Cláudia de Sena

Maria, a Luz da minha vida desde 10/08/2007.
Marta, nasceu a 16/12/2010 para ajudar a iluminar a minha vida.
Bendito o dia em que Deus resolveu preencher a minha vida.
Afilhada da Catarina Neves // Borracha.Amarela // Thinkerbell // Calinha // elisamanero // Sofia FCosta // Madrinha super orgulhosa da Jey // Ana Monica // NitinhaSoares // NinaPQ e Madrinha da Madalena (filhota da lutadora M_19). A minha Maria ja tem madrinha!!! A "tresloucada" Bébés Trakinas. Ehehehe. E eu sou madrinha dos 3 R's da Bebés Trakinas. Gargalhadas

AnaSousa81
Retrato de AnaSousa81
Utilizador offline. Visto pela última vez há 5 sem 5 dias. Offline
Desde: 12.04.2010
Olá... Os meus sentimentos...

Olá...

Os meus sentimentos... Os meus avós também tiveram um importante "papel" na minha vida.. Infelizmente, já não tenho nenhum e entristece-me porque hoje gostava muito de lhe mostrar a minha filha, mas a vida é assim.. Triste

Acho que sim, na tua situação também gostaria de saber porque tens todo o direito se queres ou não lhe dar o ultimo adeus.

Bjinhos

29-01-10 pelas 16.04 a minha PRINCESA nasceu! * A Maior Alegria * Com 3 aninhos meu AMOR e eu amo-te MAIS que TUDO na minha vida!! Piolhita Reguila
És LINDA meu amor Sorriso
03-07-13 pelas 22.53 a minha 2ª PRINCESA nasceu! * A Minha Vida Está agora mais COMPLETA

Patricia verissimo
Retrato de Patricia verissimo
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 anos 12 sem. Offline
Desde: 27.07.2007
...

Os meus sentimentos... Triste

Beijinho

Animadora
Retrato de Animadora
Utilizador offline. Visto pela última vez há 3 sem 3 dias. Offline
Desde: 15.01.2007
Eu acredito em Deus e no

Eu acredito em Deus e no outro lado deste mundo. Não sou religiosa daquelas de ir sempre a igreja,mas sou mt espiritualista. vejo muita televisão em que a ciência interfere com a religião,e em que a medicina não explica os milagres dos doentes. a tua avó é importante para ti,e como estás quaseeee a dar à luz,o corpo dela partiu porque nesta idade já nao ha muita saude,mas mal o teu bebe nasça, o espirito dela vai estar la para apoiar o teu rebento. Nas horas mais dificeis, vais ver que tens o teu anjo da guarda a teu lado. eu acredito piamente nisso. e quando o teu bebe à medida que for crescendo,ve se notas as caracteristicas e atitudes dele, e vais dizer:" es igualzinho à tua avó".
O que te aconselho é nao veres o corpo da tua avó, para nao estares a pensar naquela imagem. podes ir ao funeral mas nao a vejas directamente.
Quando foi da minha (ela morreu nos meus braços,quando chamou por mim),eu fui ao funeral, um dia antes escrevi tudo o que ela significava para mim e deixei junto com as flores. a minha tia viu e pediu ao padre para ler o meu texto na missa. toda a gente chorou. foi a minha despedida. quero relembrá-la do jeito que ela era e nao deitada de olhos fechados no caixão. para mim vai ser sempre a avozinha de preto, de olhos azuis,a contar mil e uma historias e a fazer uma sopa deliciosa.

Minha vida renasceu no dia 17-01-2011 quando te vi pela primeira vez...

thays oliveira
Retrato de thays oliveira
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 anos 25 sem. Offline
Desde: 11.03.2008
os meus sentimentos

os meus sentimentos querida..MUITA FORÇA!!! QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE..BJINHOS

thays ddp 31/07/2010

joana_gti
Retrato de joana_gti
Utilizador offline. Visto pela última vez há 3 sem 3 dias. Offline
Desde: 17.11.2008
Animadora xorei ao ler a tua

Animadora
xorei ao ler a tua resposta! concordo a 100%!

http://www.gemeasdamama.blogspot.com *******
*AMO-VOS LEONOR E LUANA***6-06-2009***
afilhada da kiko_mama*madrinha de treinos da akirita e tixa_m e do pilas da Lorena*madrinhas das minhas piolhas:SUBRI-Giluz-mamaClaudia-juanita1982

DianaVic
Retrato de DianaVic
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 anos 22 sem. Offline
Desde: 12.03.2009
Querida desde já lamento, a

Querida desde já lamento,

a tua avó partiu mas de certo não te quer ver triste nem a ti nem ao teu bebé!

vais ver que ela vai olhar por ti lá de cima e quem sabe não é ela que te está a dar forças Sorriso

beijinhos Beijinho

°o.O Dia 23 de Agosto de 2010 O.o°
°o.O Nasceu o meu Salvador O.o°
°o.O Sou uma mamã super babada! O.o°
>>> madrinha e afilhada da minha querida scmsm e dos seus lindos bebes Sorriso <<<

BABYGUI
Retrato de BABYGUI
Utilizador offline. Visto pela última vez há 49 sem 4 dias. Offline
Desde: 02.02.2010
Antes de tudo

os meus sentimentos e um beijo enorme de força! A minha avó e o meu avô ma´ternos criaram-me até aos 6 anos e mesmo depois disso form sempre das pessoas mais importantes da minha vida. O dia em que os perdi foi muito triste, mas acredito que a minha avó está a olhar todos os dias por mim, acredito que é o meu anjo da guarda. Nunca falei disto mas, ainda antes da minha avó partir, estava a tentar engravidar e não conseguia. Depois, perdi a minha avó e, podes não acreditar mas fiquei tão triste porque para além de não conseguir ter um filho, sabia que nunca lhe ira mostrar o "meu ´bebé". O que é certo, é que pouco tempo depois engravidei, correu tudo muito bem e eu continuo a acreditar que foi a minha avó que o mandou... E que todos os dias está comigo, com o meu filhote lindo e com o Pedro que ainda está na minha barriga. A maior homenagem que posso fazer à minha avó, é lembrá-la com os olhinhos azuis a brincar comigo, cheia de paciência e falar dela aos meus filhos!
Força e coragem, a tua avó estará certamente a olhar por ti!

tania rodrigues...
Retrato de tania rodrigues ribeiro
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 44 sem. Offline
Desde: 20.01.2009
Os meus sentimentos Sei

Os meus sentimentos Beijinho

Sei infelizmente o que estas a passar pq o ano passado num espeço de 5 meses perdi as minhas duas avós.. Triste

E tb acho que se te queres despedir dela tas no teu direito...e claro que vais aguentar pq cmo diz o povo " que deus nunca nos dê o que o nosso corpo/mente aguenta pq isso seria demasiado duro "

Beijos

Tânia e Santiago Apaixonado 2 Aninhos 1*11*2007 Apaixonado
Afilhados: Santi(mami)Diogo e Afonso(anaasp)Santi(Mafalda)
Afilhada mais crescida: Texuga Beijinho
As madrinhas: Anaasp,Mami,Catia Beijinho
http://onossomundoperfeito.blogspot.com

Adriana Regine
Retrato de Adriana Regine
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 35 sem. Offline
Desde: 25.03.2010
.

.

estrelitadoceu
Retrato de estrelitadoceu
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 h 8 min. Offline
Desde: 04.05.2010
SSS, Lamento muito a perda da

SSS,

Lamento muito a perda da tua querida avo, os meus sentimentos.
Sei bem pelo que estas a passar, pois ja passei pelo mesmo, tal como ja foi dito, podes ir ao funeral se é isso que desejas mas nao vejas o corpo dela, pois quando a minha partiu eu queria e vi o corpo dela, acredita hoje em dia sempre que me lembro dela é essa a imagem que me vem a cabeça.

Acredita que ela sera o teu anjo da guarda vai estar sempre de onde estiver a olhar por ti e pelo teu bebe.
Muita força.
Beijos grandes de coraçao

O belo positivo a 21 de Maio de 2010 - DPP 24 de Janeiro de 2011
A Mariana veio conhecer os papas no dia 09 de Janeiro de 2011
Afilhada babada de Marisa 1987,Madrinha e afilhada bem babada MIA
Amiga babada Tania e a sua princesa Ines

Isann
Retrato de Isann
Utilizador offline. Visto pela última vez há 46 sem 6 dias. Offline
Desde: 23.07.2006
Os meus sentimentos

Os meus sentimentos querida.

Tenta manter a calma..

Eu nao ligo nenhuma a isso de nao ir a funerais e cemiterios.

Dizem que ate aos tres meses nao é bom mas apartir dai eu vou..

Ainda a semana passada fui visitar a minha mae e posso te dizer que se houvesse alguem proximo a falecer eu ia na mesma.

FORÇAAAAAAAAAAAA:.

bjnsssssssssssss

Isa

Isann & Matilde<:P
Princesa Matilde nasceu a 07/12/2010
Grande abraço Namoradito ... o Gui da Claudynha Grande abraço
Piscar o olho Madrinha .... a querida Tatis Piscar o olho

Indy
Retrato de Indy
Utilizador offline. Visto pela última vez há 3 dias 17 h. Offline
Desde: 22.04.2009
querida lamento mt a tua

querida lamento mt a tua perda, deixo-te um beijinho grande de força e calma nesta altura.
beijinhos

NitinhaSoares
Retrato de NitinhaSoares
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 ano 32 sem. Offline
Desde: 22.05.2010
Lamento a tua perda os meus

Lamento a tua perda Triste os meus sentimentos.

******************************

* 9 de Janeiro 2011* Apaixonado Chegou o Meu Duarte no dia previsto Espertalhão

******************************
Afilhada da MariadeSena Espertalhão

Angel83
Retrato de Angel83
Utilizador offline. Visto pela última vez há 3 dias 13 h. Offline
Desde: 24.03.2009
Olá SSS ... sei bem como te

Olá SSS ... sei bem como te sentes!
So para tu veres ... dia 17 de Junho(5feira),(dia da Ecografia do 1º trimestre da mha gravidez em lisboa), apos a mesma tivemos k ir directos para Odemira pois o avô do meu marido faleceu ... fomos po velorio(recusei-me a ir pa casa) ... fui e no dia seguinte (6feira) estava la novamente! So nao entrei no cemiterio(fikei no estacionamento do mesmo durante o funeral) pois toda a gente me disse k uma gravida nao deve entrar num cemiterio, etc) ... No dia seguinte - 19 (sabado) ás 9h da manha faleceu o meu avô paterno ... fui ao velorio ... e no domingo la estava eu ... tb nao entrei no cemiterio para o enterro, fikei a porta!
Se fosse ker pelos meus sogros, como pela minha familia nem aos veloriso tinha ido ... mas fui! Qto aos funerais, despedi-me deles à minha maneira Espertalhão
Força nina! sei como te sentes ... mas tens k ter calma! Espertalhão
Beijinhos grandes e força

Visitem a página da minha lojinha.Envio pelos CTT p/ qualquer lado e consoante a compra, os portes poderão ser GRÁTIS! Sorriso
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/30288
Envio após comprovativo de transferência e só em correio registado.

estrela123
Retrato de estrela123
Utilizador offline. Visto pela última vez há 2 anos 5 sem. Offline
Desde: 17.02.2010
Lamento imenso linda,meus

Lamento imenso linda,meus sentimentos!
Sei o que estás a sentir eu o ano passado perdi a minha avó a unica que conheci!
Fiquei com a memoria dela viva e mesmo de quando tava bem , quando estava a sofrer, e quando estava no caixao pois quis-me despedir dela dei-lhe um beijo e disse cuida de nós!(com as lagrimas pelos olhos a baixo e saio um grande alivio)!
Faz o que vai no teu coraçao !
Beijinho

ASofiaN - O meu sonho por se REalizar por causa Da crise Triste
Aiiii sou Madrinha do Diego da ANADIEGO AI é tao lindo ele Espertalhão Madrinha da tripeira eunice88 e da pequena IRIS ,Madrinha babada de encanto, Madrinha Babada Pinkshirt ,Madrinha babada de M_19 , Madrinha de Ritinhacruz , Madrinha de Rosita, Madrinha de Saoxinha, Madrinha de Andreia32
Afilhada babada de RitaD Afilhada babada de Rosita=))Afilhada babadissima de encanto Afilhada babada de karol almeida

Catarina Neves
Retrato de Catarina Neves
Utilizador offline. Visto pela última vez há 6 sem 6 dias. Offline
Desde: 06.05.2008
Coragem ;)))

Imagino o que estás a passar, porque em Abril vivi uma situação idêntica ;(((

A dôr dará lugar à saudade, garanto-te Piscar o olho))))

CORAGEM Piscar o olho

Grande abraço Grande abraço Grande abraço

Espertalhão Babão SantosPecados - Gula&Vaidade Espertalhão Babão
Espertalhão Espertalhão Madrinha Orgulhosa da divertida SofiaCosta & da Serena MariaDeSena Espertalhão Espertalhão

Ana Pimenta
Retrato de Ana Pimenta
Utilizador offline. Visto pela última vez há 4 dias 17 h. Offline
I Love DMPM
Desde: 26.05.2010
SSS

Como eu compreendo a tua tristeza, a minha vida tem sido marcada por muitas mortes de pessoas muito importante, por exemplo:
tinha 1 dia morreu o meu bisavo (na minha familia é habitual dizer que qd nasce um bebé morre uma pessoa para lhe dar lugar - como o meu bisavo tinha 99 anos então dizemos, com muito carinho, que ele morreu para me dar vida - fez ontem 38 anos que ele faleceu)
Tinha 6 ano morreu o meu pai (está dor nunca vai desaparecer - já passaram quaze 32 anos e ainda sofre muito...)
Tinha 12 anos morreu a minha avo paterna (era ela que cuidava de mim qd a minha mãe não estava)
Enfim poderia continuar com a lista, mas não é esse obejectivo, o que eu te quero dizer é o seguinte: FORÇA E CHORA TUDO O QUE QUEIRAS PORQUE TE IRÁ ALIVIAR, A DOR NUNCA DESAPARECE MAS DIMINUI E LEMBRA-TE QUE ELA ESTARÁ SEMPRE A OLHAR POR TI E TE ACOMPANHARÁ SEMPRE, E ALÉM DISSO NESTE MOMENTO ESTÁ EM DESCANSO E SERENIDADE.

NOTA: o meu sogro morreu quando fiquei gravida do Gabriel...

BEIJINHOS DE MUITA FORÇA E CORRAGEM

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

SSS
Retrato de SSS
Utilizador offline. Visto pela última vez há 4 h 56 min. Offline
Desde: 24.04.2007
Olá a todas, Quero

Olá a todas,

Quero agradecer-vos pelo apoio que me deram.

Fui despedir-me da minha avó... e sinto que foi mesmo o melhor que fiz. Tive necessidade de vê-la... estava tão magra, não parecia ela... mas quando olhei para as suas mãos, reconheci-as e começei a recordar-me dos bons momentos que vivemos juntas.
Estive bastante controlada para surpresa do meu marido e minha também.

Quanto à questão dos meus sogros, o meu marido descaiu-se e disse-me que eles lhe disseram mais coisas... mas que ele não me ia contar para eu não me aborrecer. Também achei melhor, pelo menos por enquanto, porque penso no meu filhote... depois veremos como se resolve tudo isto...

Mais uma vez, obrigada a todas.

***
SSS

O Homem sonha acordado, sonhando a vida percorre...e desse sonho dourado, só acorda quando morre. (António Aleixo)
Então vamos lá sonhar...

Carimax
Retrato de Carimax
Utilizador offline. Visto pela última vez há 9 h 11 min. Offline
Desde: 18.10.2008
Lamento imenso a tua perda!

Lamento imenso a tua perda! muita coragem para superar esta dor!

é de uma profunda tristeza quando temos que nos despedir para sempre Triste

a minha última avó tb nos deixou este ano e com ela levou um passado e deixou muitas saudades...do seu toque, sorriso, expressões e muitas histórias maravilhosas com muitos anos de existência!

também deixo aqui uma homenagem a uma querida amiga que se foi recentemente e não houve tempo para despedidas!Não quis... Preocupado Mas a sua luta já tinha alguns anos e ela deixou-se vencer..desistiu! Triste

Muita força SSS...as memórias ficarão sempre no nosso cantinho da alma!Sorriso

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.