MF pode recusar-se a passar-me baixa 'normal'? | De Mãe para Mãe

MF pode recusar-se a passar-me baixa 'normal'?

Responda
12 mensagens
aclaudiac -
Offline
Desde 19 Abr 2016

Olá Sorriso
Estou de 26 semanas e já não aguento trabalhar, sou assistente educativa e está a tornar-se demasiado stressante, trabalho com miudos dos 2 aos 10 anos, e para os mais velhos a minha paciencia já não é a mesma, qualquer coisa irrito-me. Levo com bolas na barriga, abaixo-me muitas vezes, faço limpezas, levo as 8h de pé, etc.
A semana passado fui à MF e em relaçao à baixa ela disse para pedir ao meu OB, que fui hoje, mas entretanto na segunda feira fui às urgencias pq tinha dores fortes no baixo ventre e passaram-me a declaração para 10 dias de baixa.
Hoje fui ao OB e ele disse-me que não preciso de baixa pq as dores são musculares é so usar uma cinta.
Se agora for à minha médica de família, será que ela me poderá passar a baixa? visto que o meu OB não quis e da outra vez ela mandou-me ir a ele.

Desculpem o testamento :p

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Qd estava gravida a minha baixa foi passada na maternidade pelo obstetra (foi logo informaticamente para a seguranca social), nao foi pela medica de familia. Mas foi gravidez de risco.
De todo o modo acho que qualquer medico pode recusar passar uma baixa, se considerar que nao existem motivos para baixa Triste o que por vezes é "subjetivo"!

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

De todo o modo a minha baixa foi passada às trinta e tal semanas.

Diana Mar -
Offline
Desde 16 Abr 2011

Bem, qqr MF se pode recusar a passar uma baixa "pedida" por outro médico ou por nós mesmos, vai, por vezes infelizmente, da sensibilidade de cada médico.
Boa sorte e as melhoras

Sobre Diana Mar

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!

martadaniella -
Offline
Desde 24 Abr 2012
I Love DMPM

Eu fui internada as 29 semanas por inicio de trabalho de parto. Entupiram-me de medicacao e repouso absoluto ate ao fim. As 38 semanas fui chamada a junta medica e queriam q fosse trabalhar. Portanto tudo vai da sensibilidade do medico

gonçalo és o melhor de mim filho, amo-te muito <3

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Se tem uma declaração do hospital para lhe passarem uma baixa,penso que a MF nao pode recusar passa-la.
Pelo menos da primeira vez que fiquei de baixa o ob inicial que tinha nao me passou baixa,no dia seguinte fui a um serviço de urgencias por dores e lá passaram uma declaracao para repousar durante 10 dias e foi só levar a MF no dia seguinte, pra me passar a baixa.
Acho que devia ter ido logo a MF com essa declaração do hospital pra ela lhe passar a baixa,pois nao sei se agora ainda vai a tempo,ela nao pode recusar passar uma baixa quando foi observada pela especialidade e lhe recomendaram esse repouso e também nao precisa de saber que foi ao seu ob e ele desvalorizou a situação Piscar o olho vá o quanto antes à MF,é o meu conselho.
Estou de baixa por tb passar 8h em pé e o meu trabalho implicava subir escadotes com mta frequência,baixar-me etc (logista) passava 8h sozinha em loja,tenho contrações desde as 14 semanas e a minha MF foi a primeira a sugerir a baixa,pois eu nem achava necessário tao cedo ( estou de baixa desde as 26 semanas até a dpp) mas a realidade é que queixava-me de dores no baixo ventre constantemente à ob e ela tb nao dava importância e nunca sugeriu qualquer repouso ou abrandar o ritmo, a verdade é que desde que fiquei em casa nunca mais tive essas dores e as contrações diminuíram bastante.
No meu caso sei que tenho uma excelente MF, que quer que corra tudo bem na gravidez e por isso me sugeriu a baixa e prontificou-se a passa-la imediatamente,mas tb sei que há muitas/os MF que só passam baixa quando o ob/hospital recomenda ou as vezes o inverso, o proprio ob é o primeiro a recomendar a baixa,mas tudo depende de quem temos a acompanhar-nos..

Andreia mami -
Offline
Desde 16 Set 2016

Consegui a baixa as 30 semanas. Até lá a medica nao quis passar, trabalho num hospital psicogeriatrico com idosos, dou banhos faço camas, limpezas, para não falar das infecções que estou sujeita. Passava 8h a andar de um lado para o outro já não estava mesmo a aguentar e as colegas estavam a dar cabo do meu psicológico. So na consulta das 30 semanas a medica cedeu porque até lá ela também se recusava a passar a baixa. Mas agora a ver se fico até ao fim ou se ela ainda manda me de volta. Visto que deu me baixa de 12 dias e pediu para voltar lá para renovar a baixa depois desses 12 dias.

Suzanasilva -
Offline
Desde 18 Maio 2016

Andreia mami escreveu:
Consegui a baixa as 30 semanas. Até lá a medica nao quis passar, trabalho num hospital psicogeriatrico com idosos, dou banhos faço camas, limpezas, para não falar das infecções que estou sujeita. Passava 8h a andar de um lado para o outro já não estava mesmo a aguentar e as colegas estavam a dar cabo do meu psicológico. So na consulta das 30 semanas a medica cedeu porque até lá ela também se recusava a passar a baixa. Mas agora a ver se fico até ao fim ou se ela ainda manda me de volta. Visto que deu me baixa de 12 dias e pediu para voltar lá para renovar a baixa depois desses 12 dias.

Ola. Também trabalho com idosos mas e um lar. Conseguias dar bem os banhos com barriga grande? Eu ainda so tenho 13 semanas mas ja penso que nao conseguirei trabalhar ate aos 9 devido ao trabalho. Principalmente os banhos que exige mais enforco no meu caso. E também trabalho de noite pensei que houvesse uma baixa especifica para este tipo de casos

Andreia mami -
Offline
Desde 16 Set 2016

Suzana Silva, não foi fácil lá tive de ir aguentado o maximo possível. Com o tempo comecei a evitar os esforços como dar banho as mais pesadas e as mais tensas. As 22 semanas por ai notei uma enorme diferença. Comecei a ficar mais lenta a sentir muitas dores e já não conseguia fazer as coisas com a mesmo gosto, para não falar da falta de paciência. No meu piso sao 40 senhoras na hora do almoço no refeitorio ou na hora do jantar já nem.podia colocar lá os pés de tantos nervos. Portanto além de físico é o psicológico também. Sobre isso de uma baixa específica para esse tipo de trabalho nao sei se há. Já li algo sobre isso na Internet mas tudo depende do seu médico. Tenho uma colega que foi de baixa logo as 12 semanas por exemplo. Porque lá além dos banhos são as camas os almoços as mudas que são muitas, limpezas, o bar etc... portanto se a sua medica for compreensiva talvez passe a baixa. A minha cunhada teve de trabalhar ate aos 7 meses na mesma área também. Os médicos costumam dizer que no trabalho os chefes é que têm de fazer algo e mudar as nossas funções, mas infelizmente sabe que as coisas não são assim. E olhe que no meu poderia fazer mil coisas mas nunca mudaram nada. Podia ter ido para a secretaria, recepção, copa, ajudar nos trabalhos manuais ou uma outra coisa qualquer. A chefe de piso lá tentou ajudar mas a superiora não aceitou. Talvez tenha mais sorte do que tive porque sinceramente não aproveitei nada da minha gravidez e até cheguei a sentir um leve arrependimento e culpa por estar grávida.

Ahanna Barrokeiro -
Offline
Desde 26 Jan 2017

Na minha primeira gravidez só fui de baixa as 28 semanas e tenho um trabalho muito físico, que nos poe em risco e foi baixa normal. Desta gravidez fui de baixa logo as 7 semanas derivado a urticaria que me apareceu k estava horrivel. Como tem acontecido uns percalços a medica já me deu baixa de risco Até ao final, mas pk nesta gravidez o OB passou uma declaração. Eles não passam baixas sem declarações só em caso de ser mesmo necessário pk se não andam com a junta médica à perna!!

Dipa Alves -
Offline
Desde 05 Jan 2017

Eu fiquei 30 dias de baixa com 10 semanas pois vomitava 3x ao dia tava fraca e tava a trabalhar a 70km de casa a médica família passou baixa normal. Entretanto, no mês seguinte Consegui trabalho ao pé de casa e voltei ao trabalho. Com 28 semanas fiquei com contrações a médica de família disse que me passava baixa normal mas se a OB confirma se as contrações e o meu estado de risco de ter prematuro que escrevesse no relatório e assim foi e a médica família passou de risco,

Ahanna Barrokeiro -
Offline
Desde 26 Jan 2017

Hoje em dia eles apertam muito com os médicos e eles são obrigados a tomar precauções, as grávidas é que pagam consequentemente...