O meu parto no Hospital de Setúbal | De Mãe para Mãe

O meu parto no Hospital de Setúbal

Responda
10 mensagens
telmadias84 -
Offline
Desde 23 Mar 2013

Olá mamãs, venho aqui contar como foi a minha experiência no Hospital de Setúbal. Infelizmente apanhei pessoas más, mas também algumas pessoas boas, mas no geral tenho de dizer que foi uma grande desilusão pois lia coisas tão boas acerca da maternidade deste hospital. Talvez por ter ido com as expectativas muito em cima ou simplesmente por ter tido azar com o dia em que foi (dia de Natal) e que a maioria das pessoas que por lá apanhei estavam a trabalhar contrariadas, mas adiante..
Cheguei ao hospital já com as àguas rebentadas e algumas contracções na madrugada do dia 25. Ao chegar às urgências fui bem atendida, fizeram-me as perguntas da praxe, o CTG e fiquei internada e aí começou o pesadelo.
O quarto onde fiquei antes de ter ido para o bloco de partos era gelado e o colchão da cama era horrível, eu não estava bem de maneira nenhuma, mas lá me tentei aguentar à bomboca, até que começaram as contracções a sério e as dores eram tantas que eu gritava. Uma enfermeira que lá estava também simpática é que me ensinou a respirar pois infelizmente eu não consegui ter aulas de preparação para o parto e não tinha a noção de nada.. Ainda esteve lá um pouco a conversar comigo ao que eu lhe pedi pra fazer xixi e ela veio com aqueles bacios pra fazer na cama que agora não me recordo do nome. Pedi-lhe pra me deixar mesmo ir ao WC pois eu já há algum tempo que não conseguia estar de barriga pra cima porque ficava logo mal disposta e tinha quebras de tensão (nesse dia ainda lá vomitei duas vezes devido a esse problema e quase desmaiei). Ela então desligou o CTG e deixou-me ir e ainda deixou apontado no meu processo que eu tinha dificuldades em estar de barriga pra cima, disse-me pra não me preocupar pois na hora do parto poderia ficar noutra posição.
Entretanto as horas foram passado e eu cada vez com mais dores, voltei a ter vontade de fazer xixi e xamei. Apareceu-me uma auxiliar já de idade super arrogante, "o que foi?" disse-lhe que precisava de ir ao WC e ela veio com o bacio atrás, expliquei-lhe a minha situação e a resposta dela foi "mas tem de fazer aqui" ao que eu respondi " pois mas eu não consigo..", respondeu-me meio que a gritar "olhe não quer fazer não faça! Está aqui!" e deixou-me aquela porcaria aos pés da cama, tratou-me como se eu fosse um cão, eu enervada até chorei. Entretanto lá passou uma enfermeira que me perguntou o que é que aquilo estava ali a fazer, eu expliquei-lhe e ela puxou duma cadeira e meteu o bacio na cadeira pra eu me poder sentar sem ter de desligar o CTG e eu lá consegui fazer. Assim se vê como são as pessoas, quando gostam daquilo que fazem e quando são boas profissionais...
Até à minha ida para o bloco de partos passei umas boas 6 atribuladas horas a levar com gente boa e má e a ser picada em mais de 10 sítios diferentes para colocar o soro, ora porque ali não estava bem, ora porque a enfermeira que vinha a seguir achava que a anterior não tinha metido aquilo bem.. O resultado foram 2 braços cheios de nódoas negras que até parecia que tinha levado um enxerto de porrada.
Já no bloco de partos implorei pela epidural assim que ma pudessem dar. Ainda sozinha pois o meu marido ainda estava a caminho, parecia que estava eu num matadouro, a agarrarem-me nos braços e nas pernas e a mandarem-me tar quieta e calada.. Acho que não lhes custava nada dizerem primeiro pra me acalmar e que não me podia mexer do que fazerem-me aquele aparato todo..
Assim que o meu marido chegou fiquei mais calma, pois a sensação de abandono ali era horrível.. Mas entretanto mudaram de turno e voltei a apanhar uma enfermeira simpática e atenciosa. Ainda levei 3 doses de epidurais.
Felizmente no meio de tanta desgraça, só tenho a dizer bem da equipa que me fez o parto. E apesar do meu parto ter sido bastante complicado e doloroso pois a minha pequena acabou por ter sido tirada a ferros e ventosas e de ter sido cozida até ao rabo, tanto o médico como as enfermeiras foram impecáveis comigo e muito pacientes. Ainda fiquei umas 2h na sala de partos com o marido e a nossa bebé, deram-me o jantar e depois lá segui para a maternidade. Uma das enfermeiras que assistiu ao parto disse que como era dia de Natal que o pai podia lá ficar mais um pouco comigo, visto já ter passado a hora das visitas, o que foi óptimo.
Vieram duas enfermeiras ajudar-me a tomar um banho e nessa hora a equipa que apanhei até foi razoável, mas o pior veio depois que o meu marido foi embora. Ali estava eu, mãe de primeira viagem, sem noção nenhuma de como tratar de um bebé, cheia de dúvidas.. Não vale a pena estar aqui a referir tudo, mas posso dizer que cada vez que chamava alguém para expor uma dúvida, falavam para mim como se eu estivesse a fazer a pergunta mais estúpida do mundo.. Desde ignorarem-me, a serem brutas a responder. Cheguei ao ponto de já ter medo de as chamar e de ir procurar respostas para as minhas duvidas através da net no telemovel... Triste não é? Não tive apoio nenhum na questão da amamentação, infelizmente a minha bebé era preguiçosa pra mamar, chegava a estar mais de duas horas a obrigá-la a pegar, às vezes resultava outras vezes não...as noitea foram em claro.. Eu aflita dos pontos sabe Deus o sacrificio que eu fazia pra me sentar nas cadeiras pra que fosse mais pratico prá bebé mamar...eu chorava de a ver chorar cheia de fome. Por várias vezes pedi ajuda porque não conseguia dar mama, até que apanhei uma arrogante que me respondeu "Você não pode chamar cada vez que quer dar mama! Se não quer amamentar diga!" Aquilo caiu-me tão mal que eu acabei a chorar mais uma vez (acho que nunca chorei tanto na minha vida como nestes dois dias que lá passei) e a pensar se havia de pedir suplemento ou não. Fui forte e fui tentando à minha maneira sozinha mas foi um inferno. Já em casa não aguentámos vê-la chorar de fome e o meu marido teve de ir de madrugada comprar-lhe uma lata de leite e uma bomba pra ir tentando tirar na mesma do meu pra lhe dar. Infelizmente não é a mesma coisa que o bebé a puxar e já quase não tenho leite e o pouco que sai é só de um peito. Fiquei muito revoltada com a falta de apoio que tive na maternidade em relação à amamentação e tenho a certeza que se tivesse apanhado boas profissionais que a minha bebé hoje não teria de beber LA.
E pronto este foi um breve resumo da minha experiência no hospital de Setúbal, mais uma vez quero acreditar que foi mesmo azar com a equipa que apanhei principalmente na maternidade.
Cheguei a pensar em fazer queixa mas depois já não quis saber.. Só já queria vir pra casa com a minha princesa. Foi difícil mas no fim tudo valeu a pena Sorriso beijinhos

* Treinante desde Setembro de 2014
* Positivo a 5 de Maio de 2015 Sorriso

bebes especiais -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Como eu a entendo!
Aqui tem o meu testemunho sobre o meu parto no Hospital de Setúbal:
http://bebedemandante.blogspot.pt/2014/10/boot-camp.html

E aqui tem um tópico sobre esse assunto:
http://demaeparamae.pt/forum/parto-hospital-sao-bernardo-setubal

Mas é como diz, esquecemos tudo pelos filhos....

AndreiaCMM -
Offline
Desde 14 Jul 2015

Olá Sorriso pois como eu a entendo!! Eu também tive uma experiência traumática, mas não foi em Sétubal, foi em Trás-os-Montes. Tive 21 horas em trabalho de parto, foram horas de puro sofrimento, pois começei com contraçoes de 5 em 5 minutos até ao fim, nem a obstreta compreendia como era possível e como aguentei! Quando fui para a sala de partos, a enfermeira, chamou-me de medricas, que não aguentava nada, que tinham feito 1 parto de 1 miuda de 17 anos, e que se aguentou muito bem.....enfim, só para começar! As últimas 4 h estive com 7cm de dilatação (estagnou) e lá acabaram por me levar para cesariana. Resumindo, na 1 noite, ninguém me mudou o penso, deixaram-me ensaguentada até de manhã, o cateter do soro saiu-me repetidamente, e sempre k os chamei só apareciam após vários toques na campainha, e pareciam k me estavam a fazer 1 grande favor...na 2 noite, o meu bebé estava bastante chorão, e sendo mãe de 1 viagem, não sabia o motivo, e lá aparece 1 enfermeira, a dizer k queria ver como é que ia ser quando eu fosse para casa, porque elas já nao iam lá estar, e que o menino tinha fome. Estando eu amamentar, e mamando ele bastante, perguntei-lhe o que devia fazer, ao qual me respondeu k eu é k era a mãe é k sabia, e que eu não tinha lido a enciclopédia da gravidez e das mães, resumindo estava a dar-me 1 data de incompetente. Eu já farta daquela história, mandei-a calar-se, e que se pudesse evitava chamá-la, mas como tive cesariana, era complicado cuidar do meu filho sem necessitar de ajuda! Lá acabei por pedir LA, e o bebé sossegou. E elas tão lá para isso mesmo!! Na 3 noite, a bebé da minha colega de quarto estava com imensas cólicas, e lá despertou o meu, e foi berreiro dos 2 toda a noite! Após vários pedidos de ajuda, demoraram aparecer no quarto, inclúsive, fecharam-nos a porta do quarto, porque iamos acordar os outros bebés e nunca + lá foram!! Ao fim destes dias, já só queria era sair de lá para fora, e vir para casa com o meu príncipe. Mas como em todo o lado, existem bons e maus profissionais, cruzei-me com 2 enfermeiras excelentes que ajudaram imenso com a amamentação e que tinham imensa paciência! Se vou lá ter outro filho?! Muito pouco provável, só se não houver alternativa! Se reclamei?! Não, mas, devia-o ter feito para que + nenhuma mãe passasse pelo mesmo que eu, e para haver mudanças e repreensão na atitude da maioria daqueles ditos 'Profissionais'. Bjinho e felicidades

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Olá Telma e Maria Carolina! Espertalhão

Que bom saber que mesmo depois de tanta incompreensão tudo acabou bem! E o vosso Natal daqui em diante vai mesmo mesmo mesmo ser especial!! Grande abraço
Mas é muito triste continuar a ler relatos de partos assim, que profissionais de saúde são esses?!? Triste

Qualquer coisa que precises, estamos por aqui. E sobre o LM estar a acabar, podes mesmo colocar essa questão no fórum de amamentação, porque com a ajuda certa muitas vezes consegue-se dar a volta e ficar com uma produção em alta; no início consegui lá muito apoio.

Muitas felicidades!!! Beijinho enorme!

Darkitten -
Offline
Desde 06 Ago 2012

Telma, também tive o meu primeiro filho em Setúbal e sim, apanha se de tudo. Do parto correu me tudo bem felizmente, sempre boas equipas mas da amamentação aqui está o meu testemunho http://demaeparamae.pt/forum/leite-artificial-hospital
Elas não ajudam em nada, gritam, ignoram e deixam nos abandonadas.
Não te culpes por não teres leite, o importante é ela crescer forte e saudável independente com que alimento.
Tudo de bom e tenta esquecer, é o melhor que se faz.

Sobre Darkitten

21 Março de 2013 Nasceu o meu tesouro com 3520kg e 51cm. Luz da minha vida, razão do meu viver.
Positivo 3 Out 2014 - *AR 9semanas* Amo-te filho que nunca conheci.
23 Janeiro 2016 com 3300kg e 49cm. Assim que te vi, compreendi, porque esperei tanto por ti.
Estamos completos!

Desde 13 Set 2012

Olá Telma e demais mamãs!

Bem, quanto mais leio coisas destas, mais dou graças a Deus pela ideia brilhante que tive há vários anos em fazer um seguro de saúde.... pois é, os meus partos foram no privado e, até hoje, jamais me arrependi! A parte que dizem que valeu a pena tem a ver com o facto de, do ponto de vista clínico, ttudo vos ter corrido bem e os vossos bebés estarem cá bem e muito saudáveis. Mas isso é o mínimo! No resto, tudo falha ou parece depender da sorte! Deus me livre!

Sofrer horas a fio para ter um filho é coisa da idade média! Hoje em dia isso já n se justifica em lado algum! E descontamos nós para um serviço nacional de saúde para depois sermos tratadas de uma forma tão desumana. Valerá isso a pena?

Olhe, ás vezes (ou quase sempre) vale mais uma palavra amiga de conforto e carinho, do que seguir um procedimento inscrito num qualquer protocolo. As minhas duas experiências em nada se parecem com as que relatam! Um parto, embora traga sempre algum desconforto do ponto de vista físico, este pode ser quase irrelevante, desde que todo o acompanhamento seja competente e profissional! ah, e já agora, um bocadinho de humanidade a essas bruxas que se dizem enfermeiras tb n lhes fazia mal algum.

ai que me saltava a tampa e era logo!

Se pensarem em embarcar numa nova viagem, pelo menos não cometam o erro de lá ir parar novamente!

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

telmadias84 -
Offline
Desde 23 Mar 2013

Como eu me revejo em muitas das situações dos vossos relatos.. Coisas que nem cheguei a referir. E sim a indiferença e a falta de sensibilidade que elas têm em relação às nossas condições é impressionante, eu sei que isto para elas é o pão nosso de cada dia, mas para a mãe que está ali a sofrer horas a fio antes e depois do parto torna-se um verdadeiro inferno. Tal como a Sónia referiu, ouvir uma palavra amiga e de conforto ajudaria e muito.. Mas eu só ouvi gritos e críticas.
A mim também me apertavam os mamilos à bruta e pegavam na cabeça da minha menina de qualquer maneira contra a mama. Eu acho que nem com animais se deve lidar assim.
Esqueci-me de referir uma coisa que deixou-me mesmo estúpida tanto a mim como às visitas, não tinham um sítio para mudarmos as fraldas aos bebés. Eu mudava-lhe a fralda em cima do resguardo que estava na minha cama e uma vez ficou sujo com cocó, pedi para me trazerem outro limpo e a enfermeira respondeu-me que era uma vez sem exemplo porque o resguardo era para nós e que eu tinha de trazer um muda fraldas de casa. Disse que isso nem sequer constava na lista que me deram de coisas pra trazer e que parti da lógica que uma maternidade deveria ter um local próprio para esse efeito, se eu vou ao centro de saúde e ao centro comercial e há fraldários, porque carga de água ali não havia? Mas mais uma vez fui deixada a falar sozinha.
Duma coisa tenho a certeza, se voltar a ter filhos, neste hospital não vai nascer mais nenhum, eu tenho um seguro de saúde do meu trabalho e se soubesse que ia ser assim tinha ido para o privado, teria perdido o amor a 250€ para ser atendida como deve ser, quis confiar nos serviços de um hospital público e foi a recompensa que tive.
Obrigada pelas vossas palavras de conforto e lamento muito pelas mamãs que passaram pelo mesmo. Beijinhos

* Treinante desde Setembro de 2014
* Positivo a 5 de Maio de 2015 Sorriso

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Tenho mesmo de acrescentar uma nota... porque discordo em absoluto da generalização que os hospitais públicos são todos maus e somos tratadas como animais e que os privados são todos impecáveis. É muito injusto para tantos hospitais públicos de excelência que temos ao nosso dispor Sorriso Eu entendo que para quem passou por situações até traumáticas possa ser difícil acreditar que haja sítios onde as mães são bem tratadas, onde são apoiadas, motivadas, acarinhadas,... mas que os há, há. E até hoje conheci pouquíssimas queixas de um hospital em específico, que é o Hospital de S. João, no Porto, onde a minha bebé nasceu (e no Sul ouço relatos muito bons duma maternidade pública em concreto, também). A minha irmã mais velha teve um filho no privado e outro no público, sendo que preferiu todo o tratamento no público. Há de facto casos e casos, hospitais e hospitais e pessoas e pessoas.
Muito lamento tudo o que passaste, Telma, mas quanto mais leio coisas destas mais penso como é fundamental que estas situações sejam denunciadas, só assim as coisas mudam e melhoram.
Agora cabeça erguida Sorriso já passou Beijinho

Sofleomargar -
Offline
Desde 29 Dez 2015

Eu tive as minhas duas últimas filhas no hospital de Setúbal e devo dizer que da primeira correu tudo lindamente mas da última foi horrível até tive para fazer queixa mas naquela altura queremos é vir para casa e esquecer o que passamos. Bem assim por alto a minha princesa Margarida nasceu em 2011 e tanto o parto como o pós parto correu lindamente, fiz epidural tive na bola de pilates no duche quando voltei a ter dores levei mais uma dose de epidural quando ela nasceu senti tudo mas sem uma única dor, foi lindo... tive lá 2 horas com a princesa e o papá sempre com ajuda na amamentação 5* na maternidade também correu tudo muito bem sempre que chamava elas vinham e nunca me trataram mal pelo contrário sempre muito atenciosas e dispostas a ajudar em tudo. A amamentação correu bem e sempre tive o apoio de todo o pessoal de lá. Agora em 2015 foi o oposto correu tudo mal. No parto deixaram me sozinha na sala de partos com o meu marido e raramente iam lá ver me. Quando as contracções começaram a apertar pedi a epidural disseram que iam chamar o anestesista e até já tinham a mesa com as coisas preparadas quando veio uma enfermeira fazer me o toque e disse que ainda era muito cedo e que a epidural só ia atrasar o parto blá, blá, blá enfim o que é certo é que 5 min depois veio uma médica fazer me o toque e rebentou me as águas ora devo dizer que passado 15 min comecei com umas dpres insuportáveis não conseguia estar de maneira nenhuma só dizia ao meu marido para as chamar e ele muito aflito lá tentava que elas viessem mas demoraram tanto que eu já desesperava. Ora quando apareceram já estava com a dilatação quase completa, resultado epidural já não podia levar, fiquei tão danada de terem mandado o anestesista embora. Enfim, acabei por ter um parto natural que tirando as dores foi rápido e até correu bem. Depois ainda foi pior fiquei lá as tais 2 horas sozinha porque como era 1 e tal da manhã mandaram o papá embora e devo dizer que elas também desapareceram não me ajudaram em nada com a amamentação é que embora eu já tivesse duas meninas temos sempre as nossas dúvidas até porque cada bebé é diferente. Na maternidade a mesma coisa raramente apareciam no quarto e quando as chamávamos vinham sempre com más palavras devo dizer que a única coisa boa foram as colegas de quarto. A comida também era muito má e se não fossem as comidinhas deixadas pelo papá bem que passava muita fominha. Eu que tinha tido uma experiência tão boa como é possível tet sido tão mau desta vez. Mas o sentimento foi geral porque eramos 4 no quarto e todas tivemos queixas. Peço desculpa pelo testamento
:).
Bjinhos a todas as mamãs

A minha princesa Leonor chegou a 27 de julho 2007 Sorriso
A minha princesa Margarida chegou a 12 agosto 2011 Sorriso
A minha princesa Sofia chegou a 06 dezembro 2015 Sorriso

tania_fernandes -
Offline
Desde 17 Set 2014

Boa noite mamãs,
Eu tb tive a minha filhota em Setubal... de tudo felizmente so tenho a queixar-me das enfermeiras que estavam la no turno da noite...
Eu moro em santiago do cacém a 1h de Setubal... as 12h rebentou a bolsa e fui aqui p o hosp, fikei a espera da ambulancia e la fui p a maternidade...deixaram tormar duche e por causa das horas perguntaram se ja tinha almoçado...ainda n tinha comido nd la me deram o almoço...
Fizeram-m o toque e cm ainda n estava em TB fui internada, fui seguida por uma enf 5 estrelas mt calma e k me deixou tranquila tb...entretanto era p provocarem o parto, mas kdo fizeram o toque ja tinha 2cm... deixaram continuar sozinho, fiz duche e bola e as 20h fui p o bloco d partos... enk n estive em TB ativo a enf tb n estava smp cmg... tb axei um pouco mau...mas se tb ainda n tava na hora tb n valia a pena... kdo as contraçoes pioraram la ela fikou smp cmg (a epidural por aki n funcionou) a minha pikena nasceu as 6h de 2 d março.
Quanto a amamentaçao, smp foram impecaveis cmg...mas de noite tb levei c uma rsp mais ou menos c a sua kdo pedi ajuda... entretanto tive a subida de leite e a minha filha deixou de pegar no peito e deram-m bomba p tirar e dar-lhe pelo copinho. Tive la kse 1 semana pk ela teve ictericia, xorava cda vez k o meu companheiro se ia embora... durante o dia os enfermeiros eram tds fantasticos a noite era um pesadelo... tive sorte c a minha filhota k smp dormiu bem e ficava quietinha dentro do "solario". Mas sentia-me mt desamparada... mas tb por ser td estranho.. no dia em k deram alta a ela, Meu deus corri dali p fora... estava farta de tudo...
Em todas as maternidades é preciso ter muita sorte c a equipa... mas o k interessa é k no fim correu td bem e temos os nossos tesouros nos braços.