O meu filho só quer estar na avó :( digam me que não sou a única pf.. | De Mãe para Mãe

O meu filho só quer estar na avó :( digam me que não sou a única pf..

Responda
19 mensagens
Vanessa_gms -
Offline
Desde 12 Fev 2013

Olá mamãs,
Tenho andado tão triste.. De há 2 semanas pra cá, o meu filho (2 anos) , que sempre foi muito ligado à avó (está com ele praticamente todos os dias) só quer a avó.. Faz birras enormes para vir pra casa, diz que quer a avó.. Quando consigo finalmente traze lo está a chorar durante imenso tempo a chamar por ela. Chega a casa pede a avó. De manhã acorda logo a dizer que não quer escola quer ir para a avó. Não alterámos nada na nossa rotina, continua a vê lá praticamente todos os dias.. Eu não compreendo, sinto me a pior mãe do mundo por o meu filho não querer estar cmg.. Há dias dormiu lá a noite e no outro dia para traze lo pra casa foi terrível como sempre.. Nem assim! O pior é que agora não quer ir pra escola tb, chega a escola e faz grandes birras a chamar pela avó!!!! Não sei o que fazer.. Tento entrete lo em casa brincar muito com ele.. Estou mesmo desanimada.. Alguém que tenha passado por isto? Eu adoro que ele tenha a avó presente e que goste mesmo dela.. Mas não consigo deixar de pensar que gosta mais dela do que de mim!! Ainda ontem para traze lo pra casa disse anda filho vamos os dois à rua, ao que ele responde que quer ir a rua com a avó!!! Sorriso

meninavanessa -
Offline
Desde 20 Jan 2014

Olá mamã, ele deve passar muito tempo com a avó, deve ser por isso! Não se preocupe porque mãe é mãe! No meu caso isso nunca aconteceu, os meus filhos é só mãe, mãe e mãe, eu para tudo e mais alguma coisa, e acredite, que não me importava que não fossem tão agarrados a mim para eu poder fazer alguma coisa, é que não consigo ir à wc sozinha, não consigo ir beber um café, enfim, chega a haver alturas que é muito desesperante! Primeiro eu, depois se eu não poder mesmo, o pai, e depois sim, a avó, mas no caso dos meus, eles não estão com a avó todos os dias e eu sou mãe a tempo inteiro, logo lá está, sou quem está mais tempo com eles, por isso vê, é normal, da lidação, do tempo que está com a avó, não me parece de todo preocupante, eles apegam-se, é normal

MaroCas -
Offline
Desde 27 Fev 2010

Euuuuu
A minha filha é muito ligada à minha mãe (até demais),à 6ª feira diz k é dia de dormir na avó,e quando percebe k vamos para casa é birras enormes!!! Esta 6ª entendi k não dormia lá,pk tem a casa dela e o tempo connosco,foi choro é mais choro e a chamar a avó!!! Parece k só lá se sente bem e também me deixa muito muito triste e a pensar onde falho com ela!!! É complicado mas entendo,pk ela lá não tem regras,não dorme sozinha,etc etc... não é fácil para nós,mas com o tempo isso passa (espero eu)!!!

Sobre MaroCas

Positivo a 4.11.2011 / Aborto retido a 5.1.2012 - Curetagem a 6.1.2012 ! A estrela mais brilhante ..o meu Anjinho no Céu !
Novo Inicio de treinos - Março 2012 Espertalhão Positivo - 16.4.2012
Vamos dar um/uma mano/a à princesa... Início de treinos 6 de Janeiro 2017!! Positivo 15.8.2017 ?

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Mamã... Eu entendo que lhe meta comfusao. Mas é natural eles ganharem afinidades. Esta é a minha parte racional a falar porque sinceramente tb me irá meter confusao quando acontecer Sorriso porque na certa irá acontecer um dia destes. Nao significa que nao gosta de si mas que tambem gosta da avó!

G.F.L.M -
Offline
Desde 26 Out 2016

O meu filho já tem quase 4 anos mas desde que deixou o peito já ha mais de 2 anos, vai todos os fins de semana para casa da minha mae.. E adora!! Eu e o meu marido permitimos, primeiro porque é uma forma simples de faze-lo feliz, segundo porque sabemos que está em boas maos e terceiro porque os avós levam-no a fazer coisas ótimas que ele adora e que eu e o pai não temos possibilidade de levar tantas vezes como por exemplo, ir à neve, andar de cavalo, visitar castelos.. Passeios que contribuem muito para o desenvolvimento dele.. E como durante a semana eu passo quase toda a tarde e depois a noite com ele, permito que ele vá à sexta para a avó e volte no sábado, por vezes dependendo do passeio até só volta no domingo.. Os meus pais adoram esse precioso tempo com o único neto e que raramente vêm durante a semana e o meu filho volta para casa feliz, a contar tudo que fez e como se divertiu.. E isso deixa-me feliz.. Às vezes eu pergunto "tiveste saudades da mae e do pai?" e ele diz logo que não.. Às vezes quando ligo para falar com ele, ele diz que não quer.. E às vezes tambem diz que nao quer voltar para casa.. Mas não levo a mal.. Sei que ele diz aquilo porque está tao entretido que não quer saber de mais nada.. Outras vezes pede à minha mae para o vir trazer a casa porque tem saudades dos pais.. As crianças sao assim.. Mas amam-nos na mesma!! Pai e mae sao pai e mae.. Claro que há aquelas crianças mais apegadas.. Eu era assim.. Nao ia a lado algum sem a minha mae.. Mas é normal.. Depende da forma como os habituamos e do apego deles às pessoas.. Nao significa que sejamos maus pais ou que os nossos filhos goatem mais dos avós do que de nós.. Como disse o meu filho está habituado desde pequeno a ir para os avós.. Se calhar se não o tivesse habituado ele não gostava de ir..

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Não acho que esteja a falhar em nada. Sorriso Ele quer a avó porque sabe que a mãe está sempre lá. Sorriso É por isso que ele se pode dar ao "luxo" de querer outras pessoas. Sorriso
A minha filha passa os dias comigo por isso quando o pai chega a casa, eu sou invisível. E com os avós a mesma coisa. Parece que eu nem existo e que os outros é que contam. Há uns tempos, por vários compromissos, tive vários dias fora de casa e só a via à noite. Andou bem e feliz com o pai e os avós, nem parecia ter saudades minhas, mas por fim reagiu e numa das noites tive de lhe dar o jantar e adormecê-la de mão dada com ela pois mal desaparecia da vista dela, desatava-me a chamar como se pensasse "Espera lá, é muito giro estar com os outros porque sei que a minha mamã está sempre em minha casa à minha espera, mas ela agora não tem estado e eu não estou a achar piada".
Se calhar se o deixasse vários dias com os avós, ele acabaria por mostrar que afinal a mãe lhe faz falta. Assim, não precisa de mostrar porque você está sempre lá, a querer estar com ele, o que é bom. Sorriso

Respire fundo, lembre-se que esta escolha dele existe por se sentir seguro em relação a si (o que é bom) e responda-lhe calmamente. Ele quer ir à rua mas com a avó? Diga-lhe "Compreendo que queiras passear com a avó, mas a mamã gosta muito de ti e também gostaria de ir passear contigo. Assim depois podes contar à avó o passeio que deste com a mamã". Não quer ir para a escola e quer ir para a avó? Diga-lhe que a mãe e a avó gostam muito que ele vá à escola porque vai fazer coisas giras para depois contar à mãe e à avó, que vai estar com os amiguinhos, que estes ficam tristes se ele não for à escola porque gostam de brincar com ele...:)
E não se esqueça que é uma fase. Sorriso

Vanessa_gms -
Offline
Desde 12 Fev 2013

Obrigada mamãs.. Conseguiram acalmar o meu coração. Tem sido difícil. Tenho me sentido mesmo triste! E tenho tentado de tudo ultimamente, mas magoa me muito quando ele chora horrores para vir para casa.. Por outro lado fico feliz que ele se sinta bem na avó, é um misto de sentimentos.
Obrigada a todas Sorriso

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Olá mamã. O meu filho é igual!
Há pouco tempo fiz um tópico sobre isso http://demaeparamae.pt/forum/quero-avo

Magoa muito, estamos sempre com eles e quando veem outras pessoas parece que tornamo-nos invisíveis.
Ele faz sempre birras para vir para casa e eu pergunto-me o porquê?!
No seu caso não sei, mas no meu torna-se tudo mais difícil porque a minha sogra em vez de ajudar, não, adora que o neto chore que quer estar com ela... Mas enfim

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

Olá a todas! Gostei muito de ler os comentários. Eu não sofro verdadeiramente dessa situação porque decidi ser mãe a tempo inteiro (quase...) e prefiro sinceramente que a minha filha passe 3 tardes na creche do que todas as tarde em que tenho de trabalhar com as avós. Precisamente porque os papéis ficam meio que invertidos. Na sociedade atual parece que a avó virou mãe. As mães não vêem os filhos praticamente e depois são criados pelos avós!!!
Eu decidi que queria que a minha filha fosse criada por mim. Estar com os avós, sim mas contido! E eu digo isso sem qualquer problema a todos Sorriso
A minha mãe sofreu do trauma de não se dar com a mãe dela e a minha sogra igual! Ambas fartam se de diZer que as avós eram as suas melhores amigas, blá blá. E é saudável ter amor de todos, mas eu quero mesmo é que a minha filha se dê bem cmg, que ela não vá dizer o mesmo daqui a uma dúzia de anos!!
Por isso, não te culpes, sabes que por vezes os avós fazem até aquilo que não fizeram com os filhos, é uma espécie de carência... as pessoas querem tanto ser adoradas e terem companhia que fazem de tudo!
Eu acho é que a mulher devia ter mais "vida" para estar com os seus filhos.. está emancipação veio derreter o melhor da nossa vida! Essa coisa de sermos iguais é muito bonita mas quando chega a maternidade tudo muda!

Inês Pontes

inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

Olá a todas! Gostei muito de ler os comentários. Eu não sofro verdadeiramente dessa situação porque decidi ser mãe a tempo inteiro (quase...) e prefiro sinceramente que a minha filha passe 3 tardes na creche do que todas as tarde em que tenho de trabalhar com as avós. Precisamente porque os papéis ficam meio que invertidos. Na sociedade atual parece que a avó virou mãe. As mães não vêem os filhos praticamente e depois são criados pelos avós!!!
Eu decidi que queria que a minha filha fosse criada por mim. Estar com os avós, sim mas contido! E eu digo isso sem qualquer problema a todos Sorriso
A minha mãe sofreu do trauma de não se dar com a mãe dela e a minha sogra igual! Ambas fartam se de diZer que as avós eram as suas melhores amigas, blá blá. E é saudável ter amor de todos, mas eu quero mesmo é que a minha filha se dê bem cmg, que ela não vá dizer o mesmo daqui a uma dúzia de anos!!
Por isso, não te culpes, sabes que por vezes os avós fazem até aquilo que não fizeram com os filhos, é uma espécie de carência... as pessoas querem tanto ser adoradas e terem companhia que fazem de tudo!
Eu acho é que a mulher devia ter mais "vida" para estar com os seus filhos.. está emancipação veio derreter o melhor da nossa vida! Essa coisa de sermos iguais é muito bonita mas quando chega a maternidade tudo muda!

Inês Pontes

inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

Olá a todas! Gostei muito de ler os comentários. Eu não sofro verdadeiramente dessa situação porque decidi ser mãe a tempo inteiro (quase...) e prefiro sinceramente que a minha filha passe 3 tardes na creche do que todas as tarde em que tenho de trabalhar com as avós. Precisamente porque os papéis ficam meio que invertidos. Na sociedade atual parece que a avó virou mãe. As mães não vêem os filhos praticamente e depois são criados pelos avós!!!
Eu decidi que queria que a minha filha fosse criada por mim. Estar com os avós, sim mas contido! E eu digo isso sem qualquer problema a todos Sorriso
A minha mãe sofreu do trauma de não se dar com a mãe dela e a minha sogra igual! Ambas fartam se de diZer que as avós eram as suas melhores amigas, blá blá. E é saudável ter amor de todos, mas eu quero mesmo é que a minha filha se dê bem cmg, que ela não vá dizer o mesmo daqui a uma dúzia de anos!!
Por isso, não te culpes, sabes que por vezes os avós fazem até aquilo que não fizeram com os filhos, é uma espécie de carência... as pessoas querem tanto ser adoradas e terem companhia que fazem de tudo!
Eu acho é que a mulher devia ter mais "vida" para estar com os seus filhos.. está emancipação veio derreter o melhor da nossa vida! Essa coisa de sermos iguais é muito bonita mas quando chega a maternidade tudo muda!

Inês Pontes

inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

Olá a todas! Gostei muito de ler os comentários. Eu não sofro verdadeiramente dessa situação porque decidi ser mãe a tempo inteiro (quase...) e prefiro sinceramente que a minha filha passe 3 tardes na creche do que todas as tarde em que tenho de trabalhar com as avós. Precisamente porque os papéis ficam meio que invertidos. Na sociedade atual parece que a avó virou mãe. As mães não vêem os filhos praticamente e depois são criados pelos avós!!!
Eu decidi que queria que a minha filha fosse criada por mim. Estar com os avós, sim mas contido! E eu digo isso sem qualquer problema a todos Sorriso
A minha mãe sofreu do trauma de não se dar com a mãe dela e a minha sogra igual! Ambas fartam se de diZer que as avós eram as suas melhores amigas, blá blá. E é saudável ter amor de todos, mas eu quero mesmo é que a minha filha se dê bem cmg, que ela não vá dizer o mesmo daqui a uma dúzia de anos!!
Por isso, não te culpes, sabes que por vezes os avós fazem até aquilo que não fizeram com os filhos, é uma espécie de carência... as pessoas querem tanto ser adoradas e terem companhia que fazem de tudo!
Eu acho é que a mulher devia ter mais "vida" para estar com os seus filhos.. está emancipação veio derreter o melhor da nossa vida! Essa coisa de sermos iguais é muito bonita mas quando chega a maternidade tudo muda!

Inês Pontes

inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

Olá a todas! Gostei muito de ler os comentários. Eu não sofro verdadeiramente dessa situação porque decidi ser mãe a tempo inteiro (quase...) e prefiro sinceramente que a minha filha passe 3 tardes na creche do que todas as tarde em que tenho de trabalhar com as avós. Precisamente porque os papéis ficam meio que invertidos. Na sociedade atual parece que a avó virou mãe. As mães não vêem os filhos praticamente e depois são criados pelos avós!!!
Eu decidi que queria que a minha filha fosse criada por mim. Estar com os avós, sim mas contido! E eu digo isso sem qualquer problema a todos Sorriso
A minha mãe sofreu do trauma de não se dar com a mãe dela e a minha sogra igual! Ambas fartam se de diZer que as avós eram as suas melhores amigas, blá blá. E é saudável ter amor de todos, mas eu quero mesmo é que a minha filha se dê bem cmg, que ela não vá dizer o mesmo daqui a uma dúzia de anos!!
Por isso, não te culpes, sabes que por vezes os avós fazem até aquilo que não fizeram com os filhos, é uma espécie de carência... as pessoas querem tanto ser adoradas e terem companhia que fazem de tudo!
Eu acho é que a mulher devia ter mais "vida" para estar com os seus filhos.. está emancipação veio derreter o melhor da nossa vida! Essa coisa de sermos iguais é muito bonita mas quando chega a maternidade tudo muda!

Inês Pontes

Lili79 -
Offline
Desde 12 Dez 2016

Concordo contigo Inespontes. Eu sou mãe a tempo inteiro precisamente porque a mim também me faltou ter uma mãe presente, ela trabalhava muitas horas e eu ficava numa tia e lembro-me de dizer à minha mãe que a tia cozinhava melhor que ela, que gostava mais da tia etc... isso porque eu passava muito mais tempo com a minha tia...
Quando tive a minha primeira filha eu parei de trabalhar porque não queria que ela se sentisse como eu me sentia... e se tivesse mesmo de trabalhar punha na creche para evitar esses conflitos sentimentais.
O tempo não para e se não aproveitarmos os nossos filhos quando são pequenos, não é quando tiverem 20 ou 30 anos que vamos aproveitar!

inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

Incrível Lili79!

Partilho imenso contigo. É uma pena as pessoa não falarem abertamente destas questões, acho que contribuía em muito para a felicidade das mães em geral. E, em particular, aqui o caso que estamos a discutir. Sabes que ouço a minha mãe dizer algo semelhante? Eu no meu tempo não tinha a tua avó para ficar coonvosco, blá blá, sabes que se precisares é só deixar aqui, blá blá.. enfim.. Eu que sou da área da filosofia, por isso, topo logo o recalcamento! Para mim é uma satisfação enorme poder dizer "não é necessário, ela está comigo, quando não posso, fica na creche. Sinceramente, acho super salutar pois é educada como quero, tem o meu mimo claro, mas passa algumas horas na creche o que também contribui para se relacionar com outros e como não está muito tempo, ela gosta de ir Piscar o olho os avós entram na história todas as semanas. Alias, ela fica quase sempre uma tarde da semana com a minha sogra, mas chega! A minha sogra diz mesmo... Eu tenho todo o tempo do mundo.. (mas quando foi mãe o coitado do filho ficava com a avó todos os dias, aliás quando a avó do meu marido morreu ele disse que tinha morrido a mãe dele (só para terem uma noção). A minha sogra desfrutou, passava os dias fora e agora sozinha e sem marido quer o consolo quer o sentido para a vida. Já ouvi coisas muito más, mas nos mantendo-se firmes! Os filhos não são entretenimento dos outros, não aparecem para preencher buracos de vazio das outras pessoas. Cada um tem um papel. Se acham que agora vão recuperar e se sentem r culpadas por causa disso, já não é problema nosso! Piscar o olho é preciso saber chegar ao equilíbrio e não é fácil.

Inês Pontes

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Isto tudo também depende da afinidade das crianças que têm para com cada elemento da família. Mas acho que é bom as crianças poderem ter o luxo de gostarem das outras pessoas, pois isso quer dizer que mais pessoas a amam e possam dar-lhe amor e qualidade de cuidado.

O meu filho ainda é novinho mas as avós estão sempre presentes e têm sido uma ajuda preciosa. Tenciono colocá-lo no infantário apenas quando tiver 3 anos e até lá vai estar com as avós durante o nosso horário de trabalho. Já é mau ele não ter a mãe a maior parte do tempo, não o quero privar depois das avós por ter medo que ele goste mais delas! Afinal de contas o cuidado que elas podem dar é muito melhor do que creches... Se eu própria não posso dar-lhe o meu tempo, também não o vou privar do tempo de qualidade.

Quando era nova também fiquei com os meus avós a maior parte do tempo. A partir de uma certa altura até vivia em casa deles a maior parte do tempo. Mas não foi por isso que os preferi, a minha mãe era a minha mãe.
Acho que as preferências dependem das afinidades e das personalidades de cada criança, e também do que cada elemento da família conseguem fazer para proporcionarem bons tempos com a criança.

Mas claro, também confio na minha mãe e sogra pois temos as ideias alinhadas e elas nunca quiseram sobrepor o que queremos. O amor delas é forte e querem o bem do meu filho, e não substituirem-me. Se fosse o contrário talvez prefereria colocá-lo numa creche pois a toxicidade seria prejudicial ao meu filho.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

A mim mete-me impressão que se fale nas avós (generalizando) como umas recalcadas e carentes porque exprimem o desejo de passar tempo com os netos. Tirando as más pessoas (e consequentemente más avós), pessoas que desautorizam os pais da criança, que a põem de algum modo em perigo por negligência ou intencionalidade, pessoas mesquinhas ou preguiçosas, que não respeitam o modo de educar dos pais...não vejo como é que pode ser melhor para uma criança até aos 3 anos de idade ficar numa creche em vez de ficar com a avó. Por medo de que as crianças gostem delas? Mas estamos em competição pelo amor dos filhos?
Sim, o papel das avós é diferente do dos pais. Sim, regra geral as avós têm mais tempo, mais paciência e mais tolerância para os netos do que tiveram para os filhos. Sim, fazem com eles coisas que nós, como filhos, nunca nos lembramos de nos terem feito (deixar tudo para ir brincar, fazer as comidas favoritas, nunca mostrar pressa ou impaciência...) - e ainda bem! Um dia também seremos assim (se a vida for generosa...)... Não é por isso que gostam mais dos avós, são papéis diferentes.
Sinceramente, não entendo a satisfação que pode dar esfregar na cara de uma avó que não se precisa dela para nada...

inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

Acho que houve aqui um mal entendido!
Cada caso, é um caso! Cada um deve gerir como achar melhor para si e para a sua família! Por isso, cada um partilha a sua experiência. Todas as pessoas são importantes para a criança ou bebé e a mesma deve usufruir desse amor com tranquilidade e equilíbrio. E os pais devem achar esse equilíbrio. Acho que ninguém aqui disse que não se deixa com a avó com medo que ela deixe de gostar da mãe ou do pai. Isso é absolutamente ridículo!

EU sou mãe quase a tempo inteiro porque não quero que os meus filhos cresçam sem eu estar perto... não quero que sintam a minha falta... eles vão termino tempo para estarem sozinhos e para os avós os irem buscar À escola. Nesta fase até aos 3 anos nada deve substituir os pais e os estudos em psicologia mostram isso mesmo! Todos eles demonstram a carência, não há substituição possível e se os delegamos a creches ou avós, o vinculo (que em psicologia se desenvolve logo nos primeiros meses de vida), vai perder-se, inevitavelmente. E nós vemos isso em nosso redor. Vejo mães com uma relação fabulosa (e quase 100% das vezes são mais muito presentes). Eu trabalho com bebés, crianças e adolescentes, tenho dezenas de casos exemplares.

Se para a Guialmi, deixar a sua filha ou filho todos os dias da semana com os avós é uma excelente opção e resulta bem, então deverá continuar a fazê-lo, desde que se sinta feliz. Eu conheço muitas mães que partilham de uma opinião bem semelhante à minha e algumas delas deixaram o primeiro filho só com as avós, mas já não repetiram com o 2º filho (cada uma terá as suas razões), muitas optaram por amas ou tempo parcial em creches.

Atenção que isto não tem nada a ver com com o carinho e mimo das avós. Eu não tenho razão alguma de queixa da forma como a minha filha é tratada pelas avós. A minha sogra é até uma grande ajuda. Porém, eu não quero delegar a minha filha aos avós, pois isso tornar-se-ia um fardo ... Prefiro que esse tempo seja passado com qualidade. Até porque a energia de um avô não é igual a uma educadora ou uma mãe. Para mim, mãe é insubstituível, só no nosso país ainda atrasado é que as mulheres com a emancipação deixaram de usufruir dos melhores anos da sua vida com as crianças.

No meu caso, eu tenho avós carentes (infelizmente) por isso, tenho de ter algum cuidado para a minha filha não se tornar objeto de bobo da corte. Mas, isso é um problema meu, não quero que com isso surjam más interpretações., nem generalizações.

Sou mãe quase a tempo inteiro e com muito orgulho, faço sacrifícios e vou continuar a fazer, pois decidi começar uma família e quero que os meus filhos não sintam a minha falta, daqui a pouco tempo vou ter muito "tempo" para trabalhar e os deixar ir à vida deles.

Inês Pontes

inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

aries23 escreveu:
Isto tudo também depende da afinidade das crianças que têm para com cada elemento da família. Mas acho que é bom as crianças poderem ter o luxo de gostarem das outras pessoas, pois isso quer dizer que mais pessoas a amam e possam dar-lhe amor e qualidade de cuidado.
O meu filho ainda é novinho mas as avós estão sempre presentes e têm sido uma ajuda preciosa. Tenciono colocá-lo no infantário apenas quando tiver 3 anos e até lá vai estar com as avós durante o nosso horário de trabalho. Já é mau ele não ter a mãe a maior parte do tempo, não o quero privar depois das avós por ter medo que ele goste mais delas! Afinal de contas o cuidado que elas podem dar é muito melhor do que creches... Se eu própria não posso dar-lhe o meu tempo, também não o vou privar do tempo de qualidade.
Quando era nova também fiquei com os meus avós a maior parte do tempo. A partir de uma certa altura até vivia em casa deles a maior parte do tempo. Mas não foi por isso que os preferi, a minha mãe era a minha mãe.
Acho que as preferências dependem das afinidades e das personalidades de cada criança, e também do que cada elemento da família conseguem fazer para proporcionarem bons tempos com a criança.
Mas claro, também confio na minha mãe e sogra pois temos as ideias alinhadas e elas nunca quiseram sobrepor o que queremos. O amor delas é forte e querem o bem do meu filho, e não substituirem-me. Se fosse o contrário talvez prefereria colocá-lo numa creche pois a toxicidade seria prejudicial ao meu filho.

Só quando o filho começar a ficar "maior" e a educação começar a "acontecer " é que começam a surgir os conflitos, geralmente. EU notava muita diferença da minha filha uma tarde com a avó e comigo (colo, colo, colo, colo... irritada.. etc.)

Inês Pontes