o meu bebé c 1 mês pega muito mal será que terei de deixar de dar leite materno? | De Mãe para Mãe

o meu bebé c 1 mês pega muito mal será que terei de deixar de dar leite materno?

Responda
14 mensagens
pureheart92 -
Offline
Desde 04 Jul 2011

Olá a todas as mamãs e papás. Passa-se o seguinte o meu menino de 1 mês e uma semana está a pegar muito mal no peito. Já desde o primeiro dia que pega mal, na maternidade usei os bicos de silicone mas depois deixei porque ele começou a pegar melhor. Mas agora está a pegar mal num dos peitos e nem com nem sem bicos de silicone e no outro pega melhor mas mesmo assim desde que o peito parou de inchar pega pior ainda nos dois. É normal o peito parar de inchar? Será que vou ter que deixar de amamentar? Alguém me pode ajudar? Obrigada

reiju -
Offline
Desde 24 Maio 2010

Ola

Tb tive algums desses problemas...nada facil. Espero que isto possa ajudar:

COMO AJUDAR O BEBÉ A PEGAR NA MAMA:

-Tocar os lábios do bebé com o mamilo;
-Direccionar o mamilo para o palato do bebé;
-Esperar até que a boca esteja bem aberta;
-Nessa altura trazer o bebé rapidamente à mama;
-O nariz e o queixo do bebé ficam junto à mama;
-A cabeça do bebé deve estar alinhada com o resto do corpo (para não ter a cabeça voltada para o lado para mamar)
-Vê-se pouca aréola por baixo;
-Puxar, com o dedo indicador, o queixo do bebé para baixo, fazendo com que a boca abra mais e o lábio inferior esteja virado para fora;
-Pode-se ver e ouvir a deglutição.
Como segurar a mama:
-Primeiro, a mãe deve encontrar-se numa posição confortável.
-A mão deve estar em forma de C - com os quatro dedos contra a parede do tórax debaixo da mama; com o indicador a apoiar a mama por baixo; o polegar coloca-o acima da zona superior da aréola.
-Os dedos não devem estar próximos de mais do mamilo.

* Horário e duração das mamadas
O bebé deve mamar em horário livre, a seu pedido. Quanto mais vezes o bebé mamar, maior será a produção de leite; Como todos os bebés são diferentes, também a duração das mamadas pode diferir de bebé para bebé. A duração da mamada pode variar entre 4 e 30 minutos (quando o leite é maduro - após o 15º dia), mas a situação deve ser avaliada. O bebé deve mamar tudo o que desejar de um lado, até deixar a mama espontaneamente, e após eructar (arrotar) deve oferecer-se a outra. O bebé poderá aceitar ou não. Muitos bebés ficam satisfeitos se mamarem só dum peito.

* Não existem leites fracos
O leite no início da mamada pode ter um aspecto mais aguado, por ser mais rico em lactose e menos rico em gordura, mas ao longo da mamada o leite altera o seu aspecto, ficando mais espesso por ser mais rico em gordura. Tanto o leite do início da mamada como o leite do final da mamada são importantes para o bebé.

* Sinais que nos podem dar a indicação de que o bebé está a receber leite suficiente
-O bebé mama várias vezes ao dia (o recém-nascido deve mamar 8 a 12 vezes por dia);
Parece satisfeito após a mamada (embora alguns bebés possam ser pacientes após a mamada)
Parece saudável e atento;
-Urina várias vezes ao dia;
-A urina não tem um cheiro forte;
-Durante mais ou menos as 6 primeiras semanas de vida defeca entre 2 a 5 vezes por dia (depois das 6 semanas pode haver bebés que estejam alguns dias sem defecar, isto não constitui nenhum problema desde que o bebé esteja a ser exclusivamente amamentado);
-O bebé aumenta de peso; durante a primeira semana de vida, o bebé perde cerca de 10% do seu peso inicial, entre a 2ª e a 3ª semana de vida o bebé recupera o peso com que nasceu.
Se a mãe estiver confiante e for bem apoiada, pode amamentar em exclusividade até aos 6 meses. Só a partir dos 6 meses de vida do seu bebé é importante começar a introduzir outros alimentos. Enquanto a mãe amamentar (a OMS recomenda até o bebé atingir os 2 anos), o bebé não necessita de outro tipo de leite.

(Conteúdos por :Ana Raposeira, voluntária da linha sos Amamentação Retirado do site sosamamentacao.org.pt)

Sorte

Sobre reiju

Santiago - és um milagre bem amado

pureheart92 -
Offline
Desde 04 Jul 2011

pois mas já tentei isso tudo acredita. ele não parece mal alimentado mas é frustrante para mim e para ele. chego a estar HORAS a tentar que ele pegue aquele peito :s

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Se queres amamentar n há motivo nenhum p desistires. Para já penso q te deves certificar se estás a fazer mesmo as coisas correctamente, e podes p isso contactar a SOS Amamentação. Outra possibilidade é extraires o teu leite c uma bomba (electrica de preferencia) e dares no biberon. Os meus ainda mamam assim e já lá vão 10 meses c leite materno!! N há melhor!!! Por isso força!!!

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

raquelm. oliveira -
Offline
Desde 24 Out 2011

Uma vez ouvi uma frase que é bem verdade...
É preciso amar muito e querer para se conseguir dar mama.
Não desistas é bom para ele e para ti =)

O meu principe está um homenzinho!!!
Amá-lo é o que me faz sorrir Sorriso

ana Folgado -
Offline
Desde 29 Jun 2010
I Love DMPM

Estou contigo!!
Passo pelo menos 1h30 com ele ao peito, mas agora já pega melhor, mas é preciso muita paciencia... Fico de boca aberta quando me dizem, mama dez minutos e fica bem!! Quem me dera.. Passo noite e dia com as mamas de fora... Como querem que saia de casa?
Sei que é o melhor para ele e para mim, mas está a ser muito dificil!

no dia 20/10/2011 a minha vida ganhou outro sentido...
Dinis és a minha luz
http://demaeparamae.pt/galerias/eu-e-a-minha-mae/307851-eu-meu-pintainho

ana Folgado -
Offline
Desde 29 Jun 2010
I Love DMPM

Estou contigo!!
Passo pelo menos 1h30 com ele ao peito, mas agora já pega melhor, mas é preciso muita paciencia... Fico de boca aberta quando me dizem, mama dez minutos e fica bem!! Quem me dera.. Passo noite e dia com as mamas de fora... Como querem que saia de casa?
Sei que é o melhor para ele e para mim, mas está a ser muito dificil!

no dia 20/10/2011 a minha vida ganhou outro sentido...
Dinis és a minha luz
http://demaeparamae.pt/galerias/eu-e-a-minha-mae/307851-eu-meu-pintainho

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Não sei q idade terá o teu bebé, mas existe sempre esse periodo inicial mais complicado em q é necessario criar-se hábitos e rotinas e q varia de bebé p bebé, mas n desistas de tentar, por ele, por ti, e pela tua relação tb.
O meu pedi diz muitas vezes uma frase q eu acho q resume tudo 'Por muito q se goste nem os filhos devem ser escravos dos pais nem os pais dos filhos'. Isto p dizer q temos sempre q fazer sacrificios por eles mas eles tb se têm de adaptar um pouco às rotinas já existentes e q entretanto devem ser modeladas p os incluir, mas n excluindo de todo o direito q os pais têm aos seus momentos de descanso e de lazer.
Sei q n é facil pois eu tenho 2 prematuros q no primeiro mes tinha q acordar de 3 em 3h p mamarem pois n eram capazes de perceber q tinham fome, e por isso n choravam e corriam assim o risco de entrar em hipoglicemia. Foi um mes muito complicado, e o seguinte tb n foi fácil, mas foi um pouco melhor... e aos poucos fomos reorganizando a nossa vida para podermos ter tempo p tudo. Claro q há dias impossiveis...lol... mas há outros em q se consegue e sabe muito bem poder namorar um pouco e relaxar antes de nos irmos deitar depois de um esgotante dia de trabalho.
Em relação às constantes mamadas e à duração das mesmas, o meu pedi tb me aconselhou a n estar mais q 30min c cada um dos bebés. se n bebem é pq n têm fome e bebem mais na refeição seguinte. Realmente demorou uns dias a acertar, mas assim foi possivel estabelecer uma rotina. Tb n vale a pena olhares p o q as outras mamãs fazem ou qto bebem os outros bebés, pois cada caso é um caso e eles têm fases em q pouco mamam e depois vem um dia em q parece q acordam p a vida..lol Os meus de inicio eram uns piscos e agora comem este mundo e o outro...
No meu caso, cm a prioridade era o leite materno, mas eles tinham dificuldade em mamar optei por tirar c maquina e dar em biberon, e isto tb me possibilitou ausentar-me por pequenos periodos para dormir a sesta ou ir beber um simples cafe enquanto a avó ou o pai os enchiam c mimos... faz bem a todos, acredita.
Por isso claro q a decisão é tua, mas fica a dica e a sugestão...se vires q estas mesmo esgotada tira o leitinho para uma das mamadas, e pede a alguem p te substituir um pouco... É q ele precisa da mãe, sim... mas a 100% Piscar o olho

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

Janika -
Offline
Desde 27 Maio 2009

Quero deixar uma mensagem às mamãs que têm algumas dificuldades com as mamocas. NÃO DESISTAM!!!
O meu filho tem faz 1 ano no Domingo e ainda amamento, nunca bebeu LA. Sim, no inicio é dificil, estamos sempre c as mamocas de fora. O meu filho chegou a estar a mamar 2h seguidas sem parar e eu a morrer de cansaço. Eles ainda estao a aprender a mamar, p isso, grande parte do tempo q estao na mama, n se estao a alimentar, deixem-nos mamar em horario livre e sempre que quiserem.
Quando estiverem com duvidas liguem para a SOS amamentaçã0 (213880915), elas sao umas queridas e ajudarão de certeza.
Nunca desistam, os vossos filhos ficarão gratos para sempre!!

Beijinhos e felicidades

Sobre Janika

* GONÇALO * 6 NOVEMBRO 2010 * 2,610gr * 49cm *
SEMPRE IMAGINEI QUE SER MÃE DEVERIA SER A MELHOR COISA DO MUNDO... AFINAL É MUITO MELHOR DO QUE IMAGINEI!!!

feijoquinha -
Offline
Desde 05 Fev 2009

olá márcia. que bom que apesar das dificuldades ainda amaentas :)e que bom é saber procurar ajuda nestes momentos. Td o que te podia dizer já foi dito...mas há uma coisa que ainda ng se lembrou: já procuraste ajuda em algum cantinho da amaentação ou no centro de saúde?

****************************************************************
Afilhada de Pinka e de Alexandra Vale
Madrinha de Pinka

pureheart92 -
Offline
Desde 04 Jul 2011

bem, estou totalmente desmotivada e preocupada. o meu pequeno estava a pesar 4,020gr à duas semanas com quase um mês na altura. entretanto a enfermeira como disse que ele estava a evoluir bem iríamos passar a pesá-lo de duas em duas semanas. então ontem fui pesá-lo e para espanto meu ele estava a pesar 4,080gr ou seja engordou 60gr. ele mama, mas de hora a hora acorda para mamar de novo. hoje fui lá de novo e depois de ontem ter tirado leite dei-lhe 90gr e ele bebeu tudo mas por ele beberia mais só que o problema é que já não conseguia tirar mais tanto de um peito como de outro. não sei que raio de enfermeira é aquela porque eu tento dar-lhe mama, juro que tento. mas se ela hoje de uma mama só conseguiu tirar 30 ml como é que eu vou poder-lhe dar mais de 90ml que é o que ele bebe para dormir as 3 horas? muito provavelmente tenho o leite a acabar e em vez de me mandar dar-lhe suplemento ela está mais preocupada c o facto de eu lhe dar mama com os bicos de silicone (porque tenho os peitos rasos) do que com o facto de ele não engordar.

Vânia-Ferreira -
Offline
Desde 25 Nov 2010

Olá Márcia desde já parabéns à mamã e ao bebé e pela preocupação em continuar com a amamentação.
A enfermeira que te atendeu não deve ter grandes conhecimentos sobre amamentação e pior é nem se preocupar com isso.
Não stresses com isso do aumento de peso porque também pode depender das condições em que o bebé é pesado (a balança, a roupa que tem ou não vestida, se tem ou não fralda, se fez ou não xixi à pouco tempo, se mamou ou não à pouco,...) Ás vezes são coisas que parecem irrelevantes mas podem fazer muita diferença. E muito importante também é não perder peso...
Em relação aos mamilos rasos eles não são de maneira nenhuma impeditivos de amamentares, pois o bebé deve pegar na auréola e não apenas no mamilo, mas podes estimular para que se tornem mais exteriorizados (com a mão, com uma bomba, etc).
Se mesmo assim achas melhor dar LA para aumentar de peso aconselho-te a dares sempre primeiro LM e só depois LA se achares que ainda precisa.
O meu bebé já tem 4 meses e continuo apenas a amamentá-lo, mas como nasceu em pleno verão era 1 castigo, adormecia e nada de mamar. Na maternidade 1 enfermeira disse me 1 frase que até hoje recordo "Nem que seja preciso por-lhe os pés em água fria" e a verdade é que foi uma das coisas que fiz em casa pra o despertar e ajudou muito.
Continua a insistir pois durante 9 meses ele não precisou do menor esforço pra se alimentar por isso agora acha k é tudo fácil Piscar o olho Tem de ser uma aprendizagem a dois.
Não te preocupes dos peitos não "incharem" é normal é sinal de que a produção de leite se está a fazer mais "a pedido" do bebé e não sobre influência directa da prolactina (o que acontece nas primeiras semanas).
Desculpa o discurso extenso, mas a amamentação é um tema que acho importante debater e que me entusiasma muito...
Beijinhos

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Percebo q estejas preocupada, mas quanto mais stressas pior é para o leitinho...
Tal cm já referiram o peso oscila de acordo c imensos factores externos e n é regular, ou seja... há semanas em q ganham muito e outras em q ganham pouco, tal cm há fases em q n querem comer tanto...
De qq forma se notas q ele tem muita dificuldade em pegar na maminha e n queres desistir do LM podes extrair c maquina (aconselho uma boa bomba electrica) e dar no biberon. Desde q o peito continue a ser estimulado em intervalos regulares, bebas muita água e descanses q.b. continua a produzir leitinho. Tb podes experimentar c os tais mamilos de silicone, pq resulta mesmo.
Eu tive gemeos prematuros e n tinha bico nenhum, e por isso recorri aos mamilos silicone. No entanto cm mesmo assim se cansavam muito optei por tirar c a maquina e ainda hj, c 10 meses, bebem LM.
Por isso se queres muito dar LM n desistas já... tenta! E procura descansar um pouco...
Jokas

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

raquelm. oliveira -
Offline
Desde 24 Out 2011

Para facilitares a saida do leite podes aquecer bem os seios, por vezes os bebés cansam-se a mamar (afinal é o desporto deles =))e desistem, por isso podemos ajudá-los promovendo o bom fluxo do leite.
O meu filho tem quase 6 meses e ainda amamento (LM exclusivo) mas tive alturas em que necessitei de estimular a produção do leite. Só para veres... nunca precisei de usar discos de amamentação, produzo mesmo à conta =).

Aconselho-te a massajar um pouco a mama com uma toalha quente, o mais quente que aguentares, mesmo antes da mamada e se quiseres tirar leite com a bomba, podes colocar um saco de agua quente encostado à mama que facilita.

Lembra-te que quanto mais tirares com a bomba e estimulares a saida do leite mais vais produzir.

Eu cheguei a ter dores de noite, pareciam pedras, por estimular tanto comecei a produzir mt. Depois começõu a regular.

O nosso corpo é mesmo engraçado!

espero ter ajudado.
Bjs

O meu principe está um homenzinho!!!
Amá-lo é o que me faz sorrir Sorriso