"Menus" para crianças de 13 meses | De Mãe para Mãe

"Menus" para crianças de 13 meses

Responda
4 mensagens
AnaVítor -
Offline
Desde 21 Mar 2011

Olá Mamãs,

Tenho um príncipe com 13 meses, que mamou LM em exclusivo até aos 6 meses. A partir daí começou as sopas, as papas e as frutinhas passadas, gradualmente. Já come pão e bolachas, se lhe der arroz, massa ou batata também come bem. Só ainda não lhe dei carne, ou peixe porque como ainda só tem um dentinho, tenho receio que se engasgue.
O problema é que ele agora começou a rejeitar a sopa. Faz muita birra para comer, chora e abana os braços, vira a cara mal vê o prato...
Gostava que me dessem algumas sugestões de um "menu" diário, ou alternativas para começar a introduzir o segundo prato e para outro tipo de sopas.
Já agora aproveito para perguntar o que costumam dar aos vossos rebentos a meio da manhã e de lanchinho!

Obrigada e beijinhos Apaixonado

liliquinhas -
Offline
Desde 11 Fev 2013

Olá mama,
O meu já tem 18 mesinhos, mas desde os 11/12 meses que comecei a dar segundo prato. Ao inicio pouco ou nada comia, e grande parte vai sempre parar ao chão, mas vão se habituando. Comece por dar pedacinhos bem pequeninos e depois va desfazendo menos gradualmente. O peixe bem cozido é molinho e desfaz-se bem e a carne cortava em pedacinhos bem pequeninos e misturava com o acompanhamento. O que eu tento sempre fazer é por sempre legumes no prato, as vezes come, outras não, mas ele vai-se habituando a presença deles. Com 13 meses fazia arrozinho com cenoura e ervilhas e frango, peixinho cozido com batata, cenoura e broculos, ou outros legumes, ou então no forno com legumes e um fiozinho de azeite e ervas aromáticas. Pode dar praticamente de tudo, sem grandes temperos e refugados, cozinhado de forma simples, para eles se irem habituando a mastigar. Quanto a não comer a sopa, é uma fase, é ir oferecendo sem obrigar, e daqui a nada já vai voltar a querer. O meu à uns tempos não queria a sopa nem por nada, era um berreiro sem fim, ate que percebi que ele queria era comer por ele, sozinho. Mais de metade não chega a boca, mas enfim... Quer ser independente!

24/07/2014 - positivo
07/03/2015 - DPP
14/03/2015 - Nasceu a luz da minha vida (41 sem - 3815 gr, 51 cm)

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Recomendo o blog "Na Cadeira da Papa"..abaixo dois links que me ajudaram precisamente por volta dos 12 meses quando comecei a introduzir o 2º prato e a minha filhota também se fartou da sopa... na altura também só tinha 2 dentinhos, o que faço é um 2º prato que tenha algum caldo para ajudar a envolver.
http://www.nacadeiradapapa.com/2015/03/porque-faco-as-sopas-so-com-4-leg...
http://www.nacadeiradapapa.com/2015/11/tres-a-terca-09.html

Também tem sugestões de lanches neste blog.

sandrammsantos -
Offline
Desde 03 Out 2016

Olá, Estou exactamente nessa mesma fase, com a minha princesa de 13 meses. No meu blog: papinhasdaxica.pt vou partilhando algumas das receitas e dicas enquanto mamã e nutricionista. Se tiver curiosidade passe por lá para dar uma vista de olhos e nos deixar a sua opinião e questões.
beijinhos

Papinhasdaxica.pt