Medo que entrem coisas no nariz | De Mãe para Mãe

Medo que entrem coisas no nariz

Responda
7 mensagens
Anaircastro -
Offline
Desde 17 Jan 2013

Olá a todos! Desde Domingo que o meu filho mais velho anda com esta fobia ou nem sei o que chamar-lhe que lhe entre alguma coisa para o nariz. E já estou a desesperar porque ele está constantemente a mexer no nariz e a fungar e a perguntar se há algum problema se algum pelo entrar no nariz ou outra coisa qualquer...que raio de mania lhe havia de dar!!! E agora acorda várias vezes à noite com essa preocupação e chora, nem sei como lidar com isso! Já estou farta de lhe dizer que não há problema nenhum, que não lhe entra nada para o nariz mas isto parece uma tara qualquer, não sei o que fazer. Tudo começou no Domingo quando estávamos a almoçar e ao meter uma colherada de arroz bem cheia na boca tocou-lhe no nariz...e foi a partir daí! Estou a desesperar...ontem à noite até parecia que estava a ter um ataque de pânico por causa disso, começou a transpirar e a dizer que ia vomitar e não parava de dizer que tinha medo... O meu marido diz que eu devia ser firme com ele, dizer-lhe para se deixar de tretas e ralhar-lhe...a minha abordagem tem sido mais abraca-lo e ser meiga...mas já me estou a passar com isto! Alguém já passou por algo semelhante? Agradeço qualquer ajuda.

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Querida se for alguma fobia, n é por ser firme que vai passar. Imagine que tem muito medo de aranhas e está a ver aranhas gigantescas a subir pelas pernas a cima. Ou baratas sei lá. .
O q para si é uma maniaxqualquer, pro seu filho pode ser a pior coisa deste mundo! No seu lugar procuraria urgentemente ajuda de um especialista. À falta de um, iria a algum psicólogo. Boa sorte e tenha paciência. Lembre-se das aranhas :p

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Pode esperar algum tempo para ver se passa, sempre acalmando e dando segurança ao seu filho, mas se a situação se arrasta leve o menino a um psicólogo. É o especialista indicado nesta questão.

zeferina -
Offline
Desde 29 Jan 2008

Ralhar, nunca.... Continuar com a abordagem do diálogo e do conforto parece-me o melhor.
Que idade tem o menino?
Vou-lhe contar o que se passa com o meu menino de 3 anos... Nos últimos dias vai-nos pedindo para não o deixarmos sozinho, que a luz (não faço ideia qual) pisca e fala com ele e ele tem medo! É que o diabo da luz não só pisca e fala com ele como o faz de forma imperceptível! Tipo: "A luz fala mas eu não percebo nada do que ela diz!"
O que eu tenho feito é valorizar sempre a queixa dele... Pergunto-lhe onde está a luz, o que ela diz, ou seja, acredito nele e mostro-lhe isso. Depois tranquilizo-o: Se tiveres medo vens para junto da mãe, eu tomo conta de ti, não precisas de ter medo.
Em momento algum lhe digo que a luz não existe. Já tentei dizer que ele deve estar a sonhar (embora este medo surja em pleno dia) mas como ele não percebe nada do que digo sobre os sonhos, optei por acreditar no real e lidei assim.
Vamos ver se esta história da luz se "apaga" :p

Sobre zeferina

Francisco - 26 de Fevereiro de 2011
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥(♥)♥40
Guilherme - 10 de Abril de 2013
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥(♥)40
Amo-vos muito meus filhotes!

Anaircastro -
Offline
Desde 17 Jan 2013

Ele vai fazer 7 anos...hoje mal veio do atl a primeira coisa que me perguntou foi se fazia mal se entrasse canja para o nariz!... "Não, não faz mal nenhum!" "E frango?"...ai... dá cada uma a este rapaz!...

zo -
Offline
Desde 20 Fev 2010

Olá mãe. Só agora notou este tipo de comportamento obsessivo? Fale com o pediatra, não vá por ser firme porque claro que não resulta, e sim, o que ele teve também a mim me parece um ataque de pânico.
Às vezes as obsessões, o não ter o controlo sobre algo ou determinada situação, o sentimento excessivo de perigo pode ser muito frustrante, eu sei porque tenho. E revi muito do que contou, não pela situação específica, mas pelos contornos desta que são sempre muito similares ( obsessão, medo, insegurança, tentar descobrir o que pode acontecer, o não controlar se algo acontece). Fale com o pediatra, não desvalorize e fale com o seu filho deixe-o sentir à vontade para falar com a mãe sobre o que sente lá dentro. beijinho

Sobre zo

Os meus filhos dão-me cabo da mona...
Xandre - 17/05/2009 8h35 34s+5 2.370kg 44cm
Diego - 19/07/2011 03h45 39s+2 2.650kg 45cm
Tenho uma madrinha que é a Thinkerbell
E sou madrinha da Tânia Filipa Caldeira que é uma lutadora!

epipoka -
Offline
Desde 12 Mar 2013

Olá Anaircastro,

O meu filho neste momento também está numa fase de medo dos ecrâs desligados (pretos) da televisão ou/e computador, não entra na sala se não tiver lá ninguém. O que tenho feito é conversar com ele, digo-lhe que a mãe e o pai nunca deixariam que entrasse nada em casa que lhe fizesse mal, era só o que faltava! etc, etc. Penso que não deverá ralhar pois isso só o vai fazer fechar-se mais e perder a confiança nos pais para desabafar/contar coisas que esteja a sentir.

No meu caso penso que seja só uma fase tipica da idade (5 anos) mas no seu visto ser mais velhinho e estar a tornar-se obsessivo se calhar procuraria ajuda de um psicólogo.

Felicidades!