Medo do parto e do pós-parto | De Mãe para Mãe

Medo do parto e do pós-parto

Responda
14 mensagens
Caloira -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá meninas!

Antes de mais, desejo a todas muitas felicidades e obrigada desde já a todas aquelas que responderão.
Estando já na reta final, mas ainda a trabalhar… estou a ficar preocupada com o parto, pois, para além de não ter tido tempo para seguir aulas de preparação, e não tendo experiência, sinto-me cheia de medo, até porque não tive uma gravidez muito descansada, por causa de atitudes familiares.
Nunca tive muita confiança com os meus sogros e cunhada, que, desde o início, me julgaram mal. Sempre fui à casa deles 2 vezes por mês, mas nunca desenvolvi conversa com eles, porque temos mentalidades e culturas diferentes. Neste momento, penso que será das hormonas e da reta final, mas não deixo de pensar no futuro com o meu filho, pois tenho uma mãe magnífica que me tem ajudado em tudo. Já os sogros nunca perguntaram se eu estava bem, nem o bébé. O que eles fazem é oferecer prendas que me deixam a pensar, talvez o tal síndrome das hormonas… pois, ofereceram-me logo no início a babycoque sem saber o sexo do bébé, escolhendo a cor à maneira deles. A seguir, lá veio uma roupa com as iniciais do bébé, onde obviamente não consta o meu nome de família, apenas o nome do bébé e apelido do marido. Sei que é exagero pensar como penso, simplesmente afeta-me muito porque estou cheia de medo do parto e da possível “invasão” deles. É normal estar assim tão “louca”?

sofiateixeira83 -
Offline
Desde 31 Mar 2011

Olá querida, Sim é completamente normal estares assim e infelizmente tenho de te dizer que após o parto tem tendência a piorar, porque o nosso estado emocional altera mesmo muito devido a tudo pelo que o nosso corpo vai passar.
Bem, primeiro acho que todas nós temos medo do parto, mas quando lá chegamos posso garantir-te que ganhamos uma força danada e não conheço NINGUÉM que até ao dia de hoje me tenha dito o contrario.
Por isso mantém-te calma que tudo irá acontecer normalmente.
Quanto ao resto, só mesmo tu poderás decidir o espaço que vais autorizar entrarem na vossa vida, e aí acho que poderás e deves pedir a ajuda do maridão.
Tens a tua mãe do teu lado e isso já é tão bom!
Principalmente muita calma e concerteza os teus dias vão ser fantasticos quando tiveres o teu bebe nos braços.
Muita Luz para voces...e uma hora pequenina:)

Amor de mãe não se divide, multiplica-se...Amo-vos meus anjos!
Luzinha da minha vida :Maria Francisca nascida a 20/07/2010 pelas 23:30 com 2,450k e 45cm no Hospital Pedro Hispano,Matosinhos.
Luzinha da minha vida : Santiago DPP 07/11/2014

Caloira -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Obrigada minha linda pelas tuas palavras! Desejo-te muita força igualmente e imensas felicidades!

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Acredita que com o nascimento as coisas vão piorar.
As hormonas no pós-parto ficam de tal maneira descontroladas que levamos tudo à frente! Mas sobrevivemos (o mesmo não se diz de quem nos atura). :p
Na gravidez eram tudo rosas. Agora ando tipo bomba relógio, uma palavrinha e rebento.
Vai preparando o marido para essas alterações de humor e pede ajuda qdo sentires que não aguentas mais. É uma fase em que TODOS têm opinião (e nós deixamos de existir), mas são raros os que se chegam à frente para ajudar.
Quanto aos sogros... respira fundo (1000x vezes se for preciso) e não ligues.

Coragem! E uma hora muito, mas muito pequenina. :)

Caloira -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Muito obrigada pela tua ajuda. Pois, de facto, não sabia que as hormonas no pós-parto seriam piores... e eu que pensei que tudo se resolveria rapidamente... lol

Bom, então é mesmo necessário preparar o marido psicologicamente. Obrigada!

Ana Rita08 -
Offline
Desde 04 Nov 2013

ola boa tarde

nao tenhas medo pk quando mais stressada fores mais vai custar
o parto do meu filho foi maravilhoso dei entrada no hosp. em leiira as 0 horas e ás 02H28 min, o martim nascia foi mt rapido , tb cheguei a hospital com 5 cm de dilataçao , se poderes aguenta o maximo em casa pk em casa podes andar de um lada para o outro , sentar , deitar, tomar duche k ajuda mt e no hosp. nao, esta deitada e pronto

nao levei epidural pk na altura nao tinha feito RX para saber se podia ou nao , uma vez k tenho escoliose nao quis arriscar .
isto foi a quase 10 anos (faz em Agosto)
de momento estou a recuperar de um "pos parto" de uma bebe de 20 sem e 3 dias k nao correu bem infelizmente;o parto em si tb foi mt rapido e nao foi doleroso, custou mais a nivel emocional do k a nivel fisico e tb estava mt sedada (isto aconteceu a 28 de Abril 2014) ....... a bebe tinha uma ma formaçao cromossimica grave e decidimos tirar a bebe, a deciçao dificil mas teve de ser .....

sei k para a proxia ira correr melhor se deus quiser , se ele desta vez nao quis por algum motivo foi

que tenhas um parto e pos parto como eu os pontos nunca me dueram , tenho uma colega k diz k kd me foi ver ao hosp. eu ja estava de perna traçada. lolllll . a unica coisa k me custou foi tirar os pontos , mas nada de outro nundo ...

eu ja disse a minha medica k no proximo filho o parto correr tao bem como o 1º, que assim k sair a cabeçinha e os ombros quero ser eu a tirar o resto ...lolllll

é a unica dor no mundo onde tens uma recompença, pk no fim de veres aqueles olhinhos lindos a olhar para ti vais ver passa td

beijos e td de bom depois conta como foi

Ana Rita

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

[quote=Caloira]Muito obrigada pela tua ajuda. Pois, de facto, não sabia que as hormonas no pós-parto seriam piores... e eu que pensei que tudo se resolveria rapidamente... lol

Bom, então é mesmo necessário preparar o marido psicologicamente. Obrigada![/quote]

Ah! E não te esqueças de juntar a isso as noites mal dormidas, o choro, a coisas da casa por fazer (almoço, limpezas, roupa, ...), os desconfortos do pós-parto...
Mas depois olhas para o bebé mais lindo do mundo (sim o nosso é sempre o mais lindo e amoroso) e esqueces tudo. :)

Desde 05 Out 2011

Olá minha linda!!!
É perfeitamente normal sentires medo do que aí vem... ter medo é humano e a grande maioria das pessoas receia o ''desconhecido'', as novas realidades às quais nunca sabem muito bem como se vão adaptar.
A natureza é muito sábia e a verdade é que por muito medo que se tenha no momento crucial sabemos sempre o que fazer.
Se calhar o melhor é tentarem mesmo não pensar como será o parto, ou então pesquisares na net exercícios de preparação para o parto que te possam tranquilizar... é verdade que as aulas de preparação muito valiosas para nos dar a conhecer um pouco melhor o que aí vem e para nos tranquilizar... mas se não pudeste não tens culpa. Tenta informar-te um pouco sobre como se desenrola o trabalho de parto, as suas fases... para saberes mais ou menos como as coisas decorrem.

No que toca à família do teu marido, tenta não relvar muito essas atitudes, estás sensível e sentes-te afetada por coisas que provavelmente numa fase ''normal'' da tua vida não te afetaram.
Há pessoas que parece que não sabem demonstrar o seu afeto sem ser oferecendo coisas... A minha sogra é um pouco assim... passa a vida a oferecer coisas... o necessário e o que é totalmente desnecessário. Lidar com isso é uma aprendizagem feita ao longo da vida. Tenho alturas que fico chateada porque queria comprar as coisas ao meu gosto, tenho outras alturas que simplesmente faço de conta que não se passou nada.
Ela cheia de boa vontade ofereceu um conjunto que dizia ''a minha primeira roupinha''. Eu na altura não fiz comentários, mas a primeira roupinha do meu filho queria ser eu juntamente com o pai a escolher... e assim foi!
A roupinha que ela ofereceu deixei para vestir no dia que o meu filho veio para casa, que também tinha a sua importância.
Quanto às iniciais... pensa que habitualmente as pessoas dão o nome próprio e o último nome para se identificarem.... não vale a pena temores coisas que só te fazem mal.

Conversa com o teu marido d explica-lhe que depois do parto vais precisar de tranquilidade para recuperarem e te adaptares à nova realidade e que por isso não querias ter sempre a casa cheia de visitas.
Explica-lhe como te sentes... os teus medos, as tuas expectativas e para o adoçar pede-lhe desculpa ''pelo mau humor de agora e o que vier depois do parto'', diz-lhe que tens moção que às vezes exageras ou complicas, mas que não consegues controlar por causa destas malditas hormonas. Ele vai saber ser compreensivo e vai saber controlar a família dele se eles começarem a ficar muito espaçosos!!!

1° Positivo a 31 de Agosto de 2012 ( c/ 5 semanas e 4 dias)
22 de Abril de 2013 - Nascimento do primeiro príncipe...
2° Positivo a 29 de Março de 2014 ( c/ 7 semanas e 4 dias)
10 de Novembro de 2014 - Nascimento da minha princesa...
3º Positivo a 16 de Dezembro de 2020 (c/ 7 semanas e 2 dias)

Desde 05 Out 2011

Ah e claro... muitas felicidades, muita paz e muita calma!!!
Um parto santo é o que te desejo!

1° Positivo a 31 de Agosto de 2012 ( c/ 5 semanas e 4 dias)
22 de Abril de 2013 - Nascimento do primeiro príncipe...
2° Positivo a 29 de Março de 2014 ( c/ 7 semanas e 4 dias)
10 de Novembro de 2014 - Nascimento da minha princesa...
3º Positivo a 16 de Dezembro de 2020 (c/ 7 semanas e 2 dias)

Caloira -
Offline
Desde 21 Maio 2014

muito obrigada, querida, pelo teu discurso, que me conseguiu acalmar. Visto assim, sim, acredito plenamente que as hormonas sejam um entrave ao meu bom raciocínio! Tudo me incomoda, complico tudo na minha cabeça, e o mínimo pormenor irrita-me! Obrigada pelos conselhos!

Desde 05 Out 2011

Gravidez e pós-parto é mesmo assim! Ficamos cá umas chatas, lamechas, picuinhas, eu sei lá mais o quê... é chato para ou outros, mas para mós também é muito mau porque passamos a vida com oscilações de humor... eu tenho dias que não me suporto!!! Coitadinho do meu marido! Lol

É, mas brincadeiras à parte, muitas vezes sabemos plenamente que não devemos reagir de determinada maneira, mas é impossível controlar... não te cintas culpada por isso!
tudo de bom!!!

1° Positivo a 31 de Agosto de 2012 ( c/ 5 semanas e 4 dias)
22 de Abril de 2013 - Nascimento do primeiro príncipe...
2° Positivo a 29 de Março de 2014 ( c/ 7 semanas e 4 dias)
10 de Novembro de 2014 - Nascimento da minha princesa...
3º Positivo a 16 de Dezembro de 2020 (c/ 7 semanas e 2 dias)

D_Luz -
Offline
Desde 01 Jul 2011

Olá, como podes ver o meu ainda está a caminho e falta um bocado até dezembro! No entanto tenho lido aqui no forum muitas mães que recomendam que antes de teres o bebé tenhas tudo o mais orientado possível,de forma a reduzir o stress.
são coisas como ir ás compras, ter já algumas refeições congeladas pois no início o tempo vai ser pouco.
é claro que era melhor que tivesses podido ir ás aulas de preparação mas se tal não foi possível, paciência! lembra -te que o nosso instinto está lá e não vai falhar.
se pretendes amamentar e se tiveres dúvidas tens linhas muito úteis como a SOS amamentação.e se tens uma mãe 5 estrelas ela também ha de te dar alguma segurança.
Um beijinho e votos de uma hora pequenina e feliz :)

a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

Pois não sei, se calhar comigo foi tudo ao contrário... Não pensei no parto de todo durante a gravidez, as pessoas perguntavam-me se eu estava assustada e eu respondia simplesmente que não ia pensar nisso até acontecer, e foi o que fiz. Rebentaram-se as águas e fui calmamente para a maternidade.
Mas lá é que foi um terror. Sim, arranjamos força porque não temos outra hipótese, mas eu cá nunca tive dores como aquelas e já me aconteceram muitas coisas na vida! Só gritava para a tirarem lá de dentro e rápido! Pensava que ia morrer entretanto, enfim. E depois do parto disse que nunca mais queria ter um filho.
Mas o que é facto é que uma semana depois já estava a pensar quanto tempo depois é que devíamos "fazer" o segundo.. hehe.

Ou seja, não vale a pena pensar, se doer, doeu, mas passa, e acaba.

E em relação às hormonas também fui ao contrário, estive muito mais insuportável durante a gravidez que depois. Tive uns problemas com a amamentação, pensei que não ia ser capaz, mas foi o acumular do cansaço, das dores, e tudo isso. Deixei-me completamente de ter mudanças de humores como com a gravidez. E pensei que ia ficar deprimida mas fiquei muito mais feliz do que antes.

Todas as pessoas são diferentes..

Quanto às prendas dos teus sogros, acho simpático da parte deles, e acho normal ser só o primeiro e último nome.. é sempre assim! Se calhar estás a ler coisas demais... Mas o que acho é que devias ter feito um esforço para te dares mais com eles, lá por serem de culturas diferentes não significa que não sejam boas pessoas, e além disso vão ser familiares do teu bebé, é muito importante que se dêem todos bem para dar um bom exemplo e ambiente familiar. Claro que eu não os conheço e estou a falar por alto.

Boa sorte, e bom parto :)

Ah eu também não tive aulas de preparação, mas acredita que vem instintivamente, até porque quando vem a contracção, dói menos se fizeres força.

mamapaula -
Offline
Desde 07 Dez 2011

Tal como já disseram algumas mamãs, isso tudo o que sentes agora é perfeitamente normal e realmente depois do parto nem parecemos nós de tão diferentes que nos sentimos. É um turbilhão de emoções que temos de gerir!

Em relação aos sogros, tb tive uma sogra muito parecida com os sogros da mama Noivinha de Laborim. Mal soube que ia ser avó começou logo a fazer o enxoval a maneira dela, comprava o que queria sem me perguntar se gostava, ela é que dizia quantos bodies, quantas meias, quantos lençois, etc. Ela é que decidiu qual o carrinho para o bebé etc. Esse nós escolhemos pois não havia na terra dela (olha a sorte, ehehe)!

O que eu fiz? Aceitei tudo com um sorriso, até porque algumas coisas eram mesmo lindas (felizmente tem bom gosto), as primeiras roupinhas fui eu que escolhi, as dela fui vestindo logo em casa nos primeiros dias e ela ficou contente na mesma. Sempre usei tudo o que ela ofereceu e assim continuo a fazer.

Mesmo em relação ao cuidar da neta, depois de ter passado a primeira semana, que é sempre a mais complicada, comecei a optar por ouvir, sorrir e fazer as coisas à minha maneira, sem nunca entrar em discussões. Ao fim de uns meses, toda a gente percebeu que eu é que era a mãe!

Hoje posso dizer que tenho uma boa relação com a minha sogra e para o próximo, faço o mesmo. Aceito tudo e depois eu é que faço como entendo, pois já vi que ela é mesmo assim, porque 5 meses depois foi avó novamente e fez a mesma coisa com a outra nora :)

As últimas semanas de gravidez e depois o pós-parto, são sempre complicados a nível hormonal, mas tb é algo passageiro e depois até nos rimos!

Quando se tem um parto difícil, como foi o meu caso, as coisas complicam-se, mas com o tempo começamos a sentirmo-nos melhor fisicamente e psicologicamente.

O que é importante agora é que tenhas uma horinha bem pequenininha!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?