Medo do parto | De Mãe para Mãe

Medo do parto

Responda
14 mensagens
Desde 24 Out 2016

Gente agora o meu maior medo tá no parto , eu sei que muitas são a favor do parto normal ,mas sinceramente to com medo . Acho que vou pagar à minha cesariana mesmo . Eu sei que doi depois ,mas to insegura pra tentar o normal.

Dracaena -
Offline
Desde 26 Out 2016

O parto normal é mais aconselhado se o conseguir fazer. Tambem tenho receios em relação ao parto, mas não quero partir já para cesariana, logo se vê. O meu maior receio é mais relacionado com a dor, e a saúde do bébé. Mas faz parte e hoje em dia tb isso se pode trabalhar antes e durante o parto....Mas a escolha é de cada mulher, faça como sentir que é melhor no seu caso.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Não sou nada fundamentalista nestas coisas, por isso não vejo problema em que opte por uma cesariana, ainda que esta não seja necessária. O que lhe posso dizer é que eu também pensava assim, mas depois de ter feito o primeiro parto normal, de urgência, quero é evitar uma cesariana (por causa da recuperação mais complicada e da cicatriz). O parto normal, com epidural, não é aquele exagero de dor que vê nos filmes.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu tinha era pânico da cesariana! Não queria de maneira nenhuma que me cortassem a barriga. Já fiz uma operação pequena e não foi nada agradável. Estive à beira da cesariana, acabei por conseguir parto normal, e assim que ela nasceu conseguia mexer-me maravilhosamente.

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Eu tive um parto normal sem dor! Nos dias de hoje não há razão para uma mãe ter dor se for acompanhada desde o inicio do trabalho de parto de forma adequada.
Eu tive a minha filhota no Hospital da Luz...no meu caso só levei epidural já tinha 4 dedos de dilatação mas mesmo nessa altura eu não sentia dores, apenas umas moinhas tipo as da menstruação...mas se sentisse desconforto antes já me teriam dado a epidural antes...durante o trabalho de parto levei ao todo 2 reforços de epidural....o meu trabalho duros 7 horas (desde que entrei até ao nascimento).
No bloco de partos existiam várias salas de dliatação e estava tudo cheio, posso dizer que os únicos choros que ouvi foram dos bebés recém-nascidos, não ouvi mães em desespero.
Eu acho que se o acompanhamento for o adequado não existe de facto razão para ter dor que não seja suportável....mas cada uma de nós sente a dor de forma diferente e por isso é legitimo que para algumas mulheres o que não é nada de especial para outras seja uma dor forte.

No meu caso o trabalho de parto e o parto foram 5 estrelas..o pós parto a 1ª semana tinha alguma dificuldade em sentar e levantar porque levei bastantes pontos e sentia algum incomodo. Depois dessa semana estava bem!

Mãedesegunda -
Offline
Desde 24 Maio 2017

Penso que não deves pensar assim e deixar que a própria natureza faço o seu trabalho. Pensa que podes ter um parto normal e correr tudo bem e podes ter um parto de cesariana e correr mal. Eu vou te dar o meu exemplo. Eu tive um parto de 24 horas, entrei no hospital as 5.30 da tarde de sábado e tive até as 5 da tarde de Domingo à espera que a dilatação se fizesse. As 5 da tarde começaram a preparação para o parto, tiraram o efeito da epidural para sentir as contrações e as 6 menos um quarto o meu filho está cá fora finalmente. Não te minto que foi doloroso aquele tempo todo de espera para ele nascer mas depois esqueces e passas. E agora neste momento estou de 15 semanas a caminho de mais um parto e muito sinceramente não estou preocupada o que tiver de ser será e assim deves pensar...

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Quais são as suas dúvidas?
O que é que a deixa angustiada? É a dor que acha que vai sentir? É achar perigoso para o bebé? É achar que fica fisicamente "mal tratada" e com possíveis futuros problemas a nível sexual? É a recuperação?

Diga o que a faz ter medo de um parto normal para que melhor a possamos tentar ajudar.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Antes de tudo, calma. Informe-se.
O parto natural é o melhor para a mãe e para o bebé, mas há que fazer a preparação física e mental. E não se deixar levar pela conversa de alguns médicos. A informação é a melhor arma.
Antes do primeiro parto não tinha medo nenhum, mas, como não correu muito bem, fiquei bastante traumatizada (parto com fórceps de um cabeçudo). Posso dizer que foi o pior dia da minha vida, marcou-me para sempre.
Quando engravidei novamente andava em pânico e ponderei a cesariana, mas ainda bem que não o fiz. Ganhei muito respeito pelo parto e cheguei à conclusão que o melhor é deixar a natureza atuar.
Desta vez tive um parto natural, rápido e com uma recuperação muito rápida. Passei a gravidez toda a preparar-me e a mentalizar-me para o pior. E proibi a médica de "ajudinhas", nada de toques maldosos para acelerar. Foi qdo ele quis. Foi um trabalho de parto tão tranquilo e natural. Sorriso
Foi maravilhoso! Só tive uma ajudinha da epidural na fase expulsiva (ainda ponderei nem levar), de resto aguentei sem grandes dores. Não foi indolor, mas foi controlável. Dor? Uma hora de dor mais chatinha, mas aí já tinha a epidural a entrar em ação. Mal nasceu foi um amor imenso e chorei... de alegria.
Foi o melhor dia da minha vida e, apesar de amar o meu filho mais velho, o mais pequeno é a minha vitória. Já o primeiro parto... até me benzo!
Ah... a recuperação foi rápida. Em poucos dias estava com a barriga lisa e, claro, sem cicatrizes (tenho a da episiotomia do primeiro parto, mas já não incomoda). Se quisesse, já poderia engravidar novamente, se fosse com cesariana seria muito arriscado.
Dois partos vaginais, mas duas experiências opostas. Apesar de tudo continuo a recomendar um parto natural.
Informe-se!
Felicidades

VanAlicia -
Offline
Desde 09 Abr 2011

Olá Gracinha...
O parto normal é das melhores coisas que podemos oferecer ao nosso bebé, ele precisa de todas aquelas hormonas no momento de expulsão, assim como a mãe, para que depois possa recuperar e estabilizar. Aconselho-a a ler artigos de Michel Odent, o médico defensor do parto mais natural possível, para que possa interiorizar como tudo se processa.

Eu...Bem, é a minha 2a viagem e pensei "Bolas, vou ter outro parto!", o medo surge sempre, mas temos de ser positivos e confiar no trabalho dos médicos e parteiras e se algo não estiver bem para nós falar para que possam resolver.

O meu 1o parto foi induzido, gostava que tivesse sido o mais normal possível, mas teve de ser porque o bebé tinha uma restrição de crescimento e cá fora estava melhor.
Demorou 13horas, e foi com epidural e ventosa...
Ficamos com frio, com calor e com dor iguais ás dores menstruais fortes, mas é só até o bebé nascer depois tudo passa, e tudo se esquece... temos de nos manter o mais calmas possível, mas o bebé no colo atira com todo o desconforto físico para o lado.

Se fosse a experiência mais horrível, mais ninguém repetiria a gravidez... Fique tranquila, não pense nisso, o bebé nascerá naturalmente bem Sorriso

Depois venha partilhar a experiência... Beijinhos! Sorriso

Rita_Flor -
Offline
Desde 01 Maio 2011

Boa tarde.
Também estou grávida pela primeira vez e estou com receio do parto, apesar de querer ter um parto normal.
O meu maior medo não são as dores do parto mas sim do pós-parto. Tenho medo de já não conseguir ter uma vida sexual satisfatória. Esse sim é o meu maior medo. Preocupado

Sobre Rita_Flor

Início dos treinos - Junho 2016
Positivo - 14/02/2017
DPP 15/10/2017
No dia 10/10/2017 nasceu a luz da minha vida! Amo-te filhota

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Rita_Flor escreveu:
Boa tarde.
Também estou grávida pela primeira vez e estou com receio do parto, apesar de querer ter um parto normal.
O meu maior medo não são as dores do parto mas sim do pós-parto. Tenho medo de já não conseguir ter uma vida sexual satisfatória. Esse sim é o meu maior medo.

Eu cheguei a ter esse tipo de preocupação. Pesquisei muito e na altura a informação deixou-me mais descansada, mas fiquei sem com uma pontinha de receio. Agora, depois de ter passado por um parto normal de uma bebé com 3,550 kg, posso dizer que se houve alteração, foi para melhor.

Desde 24 Out 2016

O meu maior medo menina é a forma que irei ser tratada , aqui infelizmente não posso pagar o parto normal , na minha cidade é bem cara . Então infelizmente irei depender do SUS,se ele pelo o menos aplicassem a anestesia e tratasse as pacientes bem eu irei sem ter tanto medo ,pois ja ouvi vários relatos de gestantes que ganharam nesse hospital. Além de ficar muitas mulheres em um quarto só etc. Já no caso do Cesário eu poderei pagar e não ter medo de ser maltratada no hospital. Falta tão pouco pra eu ganhar o meu bebê,mas não consigo pensar em coisas boas em questão do parto .????

Juannita -
Offline
Desde 17 Mar 2012

Nem todas as cesarianas são más. No dia seguinte já andava de um lado para o outro quase normalmente e quase que não tive dores. Passado 2 dias já tinha leite (dizem que pode demorar mais por ser cesariana). Por aqui, apesar de não ter sido planeado, foi a melhor coisa que me aconteceu Sorriso

RBSilva -
Offline
Desde 20 Mar 2017

Olá Gracinha,

Compreendo-te perfeitamente - o parto (em particular a dor) sempre me causou muito medo e, muitas vezes ponderei optar por uma cesariana.

Não tenho dúvidas que, medicamente, um parto normal é mais benéfico para o bebé, por várias razões. Mas também acho que devemos pesar nos dois pratos da balança os beneficios para o bebé e os receios da mãe. Há pessoas que, justificadamente têm pânico do parto e isso deve ser tido em conta. Não me parece fazer muito sentido traumatizar a mãe (ou somar a traumas já existentes) quando existem alternativas. Claro que cada mulher tem de pensar por si, mas optar por uma cesariana não é o fim do mundo - foi o que a minha mãe fez quando eu nasci (depois de um parto MUITO complicado da minha irmã) e eu sou perfeitamente saudável!

Acrescento que, após muita consideração, optei por previligiar o parto normal (a menos que, chegada a hora, seja medicamente recomendada a cesariana) e "fiz as pazes" com a minha decisão.
Muito pesou que tenho confiança no Hospital onde escolhi ter a minha filha e sei que não me vão deixar a sofrer desnecessariamente. Vou ter epidural sempre que precisar e isso ajudou a minha decisão.

Lê sobre o assunto, informa-te e depois toma a tua decisão, sem receios ou culpas. Seja o que for que decidires, será a melhor opção para ti e para o teu bebé!

Bjinhos,