medida do cerebelo pequena. ajuda!! | De Mãe para Mãe

medida do cerebelo pequena. ajuda!!

Responda
18 mensagens
Nc9 -
Offline
Desde 16 Nov 2014

Gostaria de saber se alguém aqui passou pelo mesmo que estou a passar. O meu bebé tem o cerebelo mais pequeno que o normal. Confuso A médica mandou me fazer ressonância magnética fetal e realmente o cerebelo e pequeno mas a volta está tudo bem. Isto trará implicações para o bebe? a nível psicológico ?

Desde 13 Set 2012

Olá mamã NC9...

Com quantas semanas de gestação está?

Para além da RM, a médica que a acompanhou não pediu outros exames mais detalhados, de forma a complementar um diagnóstico mais preciso?

Qualquer desfazamento nas medidas relacionadas com o cérebro devem constituir um sinal de alarme. Pode não significar nada isoladamente, mas, associadas a outros sinais, podem indicar diagnósticos mais ou menos indesejáveis.

Não gosto nada de alarmismos e muito menos costumo protagonizá-los sem grandes dados conhecidos. No entanto, no seu lugar, eu exigiria mesmo uma avaliação muito criteriosa e apertada dessa evidência.

Quanto à sua questão em concreto, devo dizer-lhe que, em caso por exemplo de uma hipoplasiacerebelar, os problemas psicológicos seriam o menor dos males.

Aconselho-a vivamente a procurar outras opiniões clinicamente válidas e, se possível, venha aqui e partilhe connosco.

Dizer que "tudo vai correr bem" é um clichê que, por mais que nos conforte, é em geral vazio de significado porque, na verdade, nós não sabemos se tudo vai, ou não, correr bem. Todas desejamos sempre que assim seja, mas, infelizmente, por vezes não é assim que acontece.

Deixo-lhe um beijinho com muito carinho.

SMSantos

Nc9 -
Offline
Desde 16 Nov 2014

Sónia Santos o meu caso é o seguinte. Estou grávida de 32 semanas e desde a ecografia de 2•semestre que tudo tem corrido mal. Nessa mesma eco os valores estavam normais exceto o valor do cerebelo que se encontrava abaixo do normal, isto é, estando eu de 21 semanas ele apresentava se como 18 semanas. O médico aconselhou me a fazer uma ressonância magnética fetal para despiste de hipolasia cerebelosa e enquanto aguardava por fazer esse exame as ecografias que fui fazendo ja apresentavam a medida do cerebelo normal, isto é, estava de acordo com as respetivas semanas. A verdade é que o resultado da RMF chegou e o cerebelo era realmente mais pequeno embora a volta tudo estivesse dentro das medidas e fosse normal. Mas isto foi só o começo.. Numa outra ecografia o médico achou que o bebé estava a ficar pequeno para o tempo que tinha e propuseram me então fazer a amniocentese. Resultado: alteração nos cromossomas 1 e 13. Solução: estudar o cariótipo dos pais. Os resultados a esse estudo mostravam que o pai tinha exatamente a mesma alteração que o bebé e que é e sempre foi uma pessoa saudável. No entanto não excluem a hipótese do bebé ter problemas psicológicos por isso mesmo estão a fazer o estudo de Array e os resultados chegam daqui a 15 dias aproximadamente. Também fiz um ecocardiograma fetal e o bebé tem um buraco maior que o normal, o que implica que quando nascer se não fechar sozinho terá de ser sujeito a cirurgia. Ontem fiz a eco de 3•trimestre e o bebé está no percentil 7 e a médica disse que esta abaixo do normal pois devia estar no 10. Pesa apenas 1300 gr. Ela acha que é muito pequeno e pode ter problemas na formação do esqueleto. Já não sei mais o que pensar de tudo isto Triste De salientar que tenho apenas 20 anos e é a minha primeira gravidez. Gostaria de saber se alguém ja passou pelo mesmo pois o meu medo é que o bebe nasça com problemas psicológicos, como na aprendizagem ou problemas no crescimento e assim Confuso A médica diz que não se pode excluir essas hipóteses Confuso

Marisa de Castro -
Offline
Desde 07 Set 2014

Mama eu sei que e muito difícil o que esta a passar pois a minha gravidez tb teve muitos precalsos. Tb fiz amniocentese ressonância e ecocardiograma fetal e gracas a deus a minha filha ja nasceu e e saudável. Mama tenha fe
Sei muito bem pelo que passa. Se precisar de falar está a vontade. Beijinho grande

Marisa de Castro

Nc9 -
Offline
Desde 16 Nov 2014

Marisa Castro obrigada pelas suas palavras. Pode me dizer o que suspeitavam que a sua bebé tivesse? Muito obrigada!

Marisa de Castro -
Offline
Desde 07 Set 2014

Quando fiz a amniocentese suspeitavam trissomia21 entretanto o coraçãozinho tb tinha uma dilatação assim como no cérebro dai tb ter feito a ressonância e o que me disseram e que poderia ter um atraso no desenvolvimento. Essa alteração no cérebro permaneceu ate ao dia do nascimento. Quando nasceu passado 2 dias fizeream lhe uma ecografia a cabecinha e verificou se que estava tudo normal. Ja sabe o resultado da ressonância?

Marisa de Castro

Marisa de Castro -
Offline
Desde 07 Set 2014

Mama estive a ler novamente o seu post... O resultado da minha ressonância foi precisamente que tudo a volta estava bem e que era um caso isolado. Onde esta a ser seguida?

Marisa de Castro

Nc9 -
Offline
Desde 16 Nov 2014

Estou a ser seguida no hospital de Vila Nova de Famalicao. Só espero que tudo não passe de um grande susto.

Marisa de Castro -
Offline
Desde 07 Set 2014

Eu fui seguida na Maternidade Julio Dinis e foram impecáveis! Tenha pensamento positivo que tudo vai correr bem.

Marisa de Castro

Nc9 -
Offline
Desde 16 Nov 2014

Obrigada pelas suas palavras Sorriso

Marisa de Castro -
Offline
Desde 07 Set 2014

Quando precisar de falar esteja a vontade! Muita força.
Beijinho

Marisa de Castro

Kashi -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Olá Nc9,

espero que tenha corrido tudo bem consigo e com o seu bebé. pode contar-me como estão? fizeram mais exames?

obrigada

Nc9 -
Offline
Desde 16 Nov 2014

Bom dia! Sim, está tudo bem connosco. Obrigada. Quando nasceu o bebé fez ressonância ao cerebelo e não acusou nada. Fez também o estudo de Array e o resultado foi que a alteração que ele tem é somente igual a do pai, que é perfeitamente saudável e só descobriu essa alteração na altura que estudaram o nosso cariótipo portanto tudo indica que ele é saudável. Com o tempo vamos vendo Sorriso

Kashi -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Muito obrigada pela resposta Sorriso
Espero que continue tudo a correr bem.

O cerebelo da minha bebé também está mais pequeno do que suposto. Fiz a eco às 21 semanas e estava com 19,8; devia estar com 21,0. A GO disse que era muito cedo para stressar mas é impossível. Então marcou a eco para as 28 semanas em vez de 32. Se se mantiver assim tb vamos fazer ressonância e exames... espero que seja só um susto.

Beijinhos e q corra tudo pelo melhor Sorriso

Celicris -
Offline
Desde 08 Ago 2014

olá mamas,

Felizmente com o meu bebe esteve tudo normal, mas pelo que estudei na faculdade de saúde, (sou tecnica de diagnótico e terapeutica), o bebé tem uma capacidade de recuperação e desenvolvimento fantástica que nenhum adulto tem, por isso mesmo que os vossos bebes tenham algum problema desde que sejam seguidos por um bom pediatra tudo se compõe, eles são mais fortes do que imaginamos estao em constante desenvolvimento e o corpo deles vai sempre lutar para que tudo fique normal, e preciso ter fé pensamentos positivos, um bom pediatra e um bom hospital que eles ficam super saudaveis.
Conheço uma bebe que tem a mesma idade do meu baby que nasceu com um problema no esófago e nao foi detectado na ecografia so ao nascimento, foi operada ao segundo dia de vida correu tudo bem, hoje esta super bem ainda faz várias consultas de rotina no hospital e alguns alargamentos do esofago mas é uma criança normal, nao noto diferença nenhuma no desenvolvimento dela pro meu baby...

Boa sorte meninas vai tudo correr bem, procurem sempre ajuda médica e tenham fé tudo se resolve
bjs

Kashi -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Obrigada pela mensagem Celicris Sorriso

SofSilva -
Offline
Desde 25 Jan 2018

Boa tarde, gostaria de saber se correu tudo bem com os vossos bebés ou se foi detectado algum problema.
Fiz agora a eco morfológica do 2 trimestre e foi detectado o cerebelo pequeno, tive que fazer amniocentese e vou aguardar o resultado.

Nc9 -
Offline
Desde 16 Nov 2014

Olá! O meu já é um bebé grande eheh tem 6 anos e super saudável! Espero que corra tudo bem! Um beijinho