A médica ia matando o meu miúdo (post para alertar) | De Mãe para Mãe

A médica ia matando o meu miúdo (post para alertar)

Responda
16 mensagens
Darkitten -
Offline
Desde 06 Ago 2012

Eram seis da manhã quando o meu menino acordou aos berros a agarrar no ouvido.
Pensei logo em otite e tinha q ir ao hospital.
Eram sete e meia quando demos entrada, ninguém na sala de espera fomos logo atendidos. Boa! N tivemos q esperar nada.

Uma pediatra novinha, demasiado novinha o viu ao pormenor. Confirmava se uma otite no ouvido direito.

Vai tomar antibiótico, disse a dra, quanto pesa? 16kgs dra. Q idade tem ele? Três aninhos feitos à pouco tempo.

Calculadora na mão e pôs se a fazer contas... ti ti ti... vai tomar 12.8ml de antibiótico de 8 em 8 horas. Vai levar três frascos de antibiótico na receita para tomar durante 10dias.

Fiquei desconfiada, perguntei, 12.8ml? Nem tenho seringa para isso! Sim sim, vai tomar...

Saio de lá n muito satisfeita. Chego à farmacia e ninguém estranhou nada tb...
Chego a casa,pego na bula e desato a fazer contas conforme o peso... segundo a bula so podia tomar 15ml por diano máximo!!! Nao posso crer..

Pego no telemóvel e ligo para a saude 24, questiono... chocados dizem logo para n dar nada e voltar ao hospital.

Confirma se!!! A médica enganara se nas contas!!! Sobre dosagem de antibiótico é uma coisa muito séria!!!

Volto ao hospital, jan tava a médica e veio logo a chefe de equipa falar cmg... imensas desculpas pedidas e corrigiu a dosagem. Era apenas para dar 5ml de 8 em 8 horas!!! Vejam so a diferença!!!

Passei o dia a pensar nisto... se tivesse dado? Se n questionasse? Se n visse a bula? Estou de minuto para minuto cada vez mais revoltada.
Amanha volto la para fazer queixa, escrever no livro amarelo, este erro n pode passar impune.

Deixo aqui o alerta, questionem tudo, n é por ser médico q é certo e sabido, enganam se tb, mas este erro ia sair caro, a vida do meu filho!!!

Foi demais, estou fula!!

Sobre Darkitten

21 Março de 2013 Nasceu o meu tesouro com 3520kg e 51cm. Luz da minha vida, razão do meu viver.
Positivo 3 Out 2014 - *AR 9semanas* Amo-te filho que nunca conheci.
23 Janeiro 2016 com 3300kg e 49cm. Assim que te vi, compreendi, porque esperei tanto por ti.
Estamos completos!

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Fez muito bem em ler a bula, toda a gente o deve fazer! É um alerta muito importante porque estas coisas acontecem todos os dias!! A mim já me receitaram um medicamente que tinha como única contra-indicação não ser tomado por asmático...eu sou asmática!! Eu digo isto a toda a gente, leiam a bula, não tomem nada sem ler e saber para o que é! Ainda mais com os pequenos, felizmente foi consciente e leu! Parabéns para a Darkitten!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

borboletafofinha -
Offline
Desde 24 Jun 2009

Faz bem em ir reclamar,e em ser tão atenta que imagino que depois deste episódio ficara ainda mais atenta,obrigado or partilhar essa situação.as rápidas melhoras para o seu filho,felicidades.

Sara.rs.90 -
Offline
Desde 21 Ago 2015

Um descuido que podia ter acabado muito mal... Uma vez um médico receitou me uns comprimidos (em tempo escolar porque não conseguia dormir nem me concentrar em nada e andava sempre constantemente enervada), ao fim duns dias comecei a sentir me enjoada e com muitas tonturas e vertigens e a tremer imenso, também era sobre dosagem. Desculpa a expressão mas caguei logo naquilo. Agora com bebés não há margem para discuidos.. Inadmissível mesmo. Compreendo a tua revolta, quando é connosco a mal ou a bem deixamos passar a coisa muitas vezes porque ao fim ao cabo nem aconteceu nada de mais grave. Mas com eles não pode ser, não podemos deixar passar. Olha se fosse comigo que não entendo nada de medidas e que acabo por confiar no profissionalismo acredita que tinha corrido muito mal e ainda matava a miúda sem querer.. Fez me lembrar aquele ditado do:"Não morre do male morre da cura". Obrigada mamã, só tenho mesmo a agradecer, vou andar muito atenta. As melhoras para o bebé

Paragem da pilula:fevereiro Concepção:março
Dpp:19 de Dezembro 2015
Primeira gravidez e é uma princesa linda.
Nasceu: 2:21h do dia 11/12/15 com 2.720gr e 46cm
Segunda gravidez é um principe guerreiro.
Dpp: 14 de Abril de 2018

Isabel T. Vieira -
Offline
Desde 18 Jul 2015

Fez muito bem eu tenho uma parecida mas possivelmente n seria tão grave n sei, estou a chegar ao fim da gravidez e a médica da me um creme p a candinease vaginal ( pensso q e assim q se escreve) vou eu buscar a farmácia e dão me ( a barriga como é de prever bem obvia) chego a casa vou a ler o folheto qual n e o meu espanto, n indicado a grávidas volto a farmácia p reclamar o erro da médica mas eles lá também servem p algo n estamos propriamente na mercearia, peço p trocar por comprimido vaginal, embora a embalagem aberta, ele trocou mas a retaliar q mesmo p o comprimido havia um aplicador, abro o folheto a frente dele, no qual dizia se esta gravida não usar aplicador. Diz me ele Dr de farmácia, já aprendi uma coisa ( entendo q n têm de saber de tudo mas sabe se lá o q poderia ter acontecido se n lesse o folheto, todos deveríamos fazer e deve sim reclamar pk podem matar alguma criança c tanta irresponsabilidade

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Infelizmente há medicos assim!
Eu tive um episódio identico com um anormal que me passou um antibiótico só porque achou que eu estava fanhosa,ou seja fui a uma urgência na maternidade(hemorregias) tinha tido o Afonso á 18 dias,claro que no meio da conversa diz-me ele "doi-lhe a garganta" e eu disse sim mas nada que chá e mel não resolva,ele dá uma gargalhada e diz"vá deixe-se de mézinhas e cuide-se" e dá-me uma receita,olhei e disse mas doutor eu amamento,ele nem fez caso!
Cheguei á farmácia e a técnica perguntou-me a Mamã amamenta? Disse que sim e só a vejo incredula a pedir para levar a receita de volta pois não podia de todo vender-me aquele antibiotico.Imagina,fiquei tipo pasmada e claro vim sem aqueka treta e agarrei-me aos chás.
O raio do antibiotico passava para o LM e o imbecil do médico nem se dignou avisar.

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

sphiren -
Offline
Desde 04 Set 2011

Infelizmente os médicos estão cada vez mais irresponsáveis e burros. De tal forma que eu já não consigo acreditar no que dizem á primeira.
Já me aconteceu ir ao médico com análises de urina e uma valente infeçao urinária e o médico olhar para a análise e dizer que estava tudo bem. Ao que respondi que não, que tinha infeção urinária. E ele incrédulo não acreditou... eu tive que apontar para os valores nas análises e relatar sintomas com cuidadinho para o "ensinar". Isto era um médico velho... que por norma as pessoas pensam que são melhores.
E infelizmente tive um caso na familia que houve falecimento por tratamentos desnecessários e excessivos de radioterapia.
Também fui ao hospital uma vez com dores, dificuldades de respirar, entre outros sintomas e o médico nem me fez quaisqueres exames ou análises... deu antibiotico para infeção respiratória. Paguei 50€ de remédios e 1semana depois fui internada de urgência com embolia pulmonar.

Já estou habituada a estes miseráveis.

Neuza Mendes -
Offline
Desde 06 Mar 2016

Incrivel o descuido com a vida de um ser. Eu tive tambem uma parecida mas comigo gravida tomo medicacao para a tensao Adolmet e a medica mandou me tomar 1 de manha e ate 6 como sos porque nao fazia mal nenhum, desconfiei da coisa e tomei 4 conclusao... Efeitos secundarios directo para as urgencias. Afinal o correcto é 1 de 8h em 8h ou seja 3 por dia -.-' (e esta medica nao era novinha ate tem muita expriencia,ou anos de trabalho)

Neuza Mendes

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

No caso de candidiase tem mesmo de se fazer o tratamento e isso incluiu aplicador. Se a gravidez n for de risco n ha problema. Algumad ecos sao vaginais e continuamos a ter relacoes sexuais por isso n e o aplicador que faz mal. Seria melhor nao termos que por o produto mas uma infeccao é bem mais grave para a gravidez.
Mas concordo que devemos rever e verificar tudo! É um bom alerta

paty87 -
Offline
Desde 14 Maio 2012

também já me aconteceu igual... tinha a minha pequena 8kg (e cerca de 1ano) e a dra. passou dose de antibiótico para 80kg!!!!! felizmente pedi aofarmaceutico para confirmar a dosagem(faço-o sempre, e volto a fazer em casa,lol) e ele ligou logo pa medica!!! eu ainda comentei...ai meu deus se eu lhe desse isso la imaos nos a caminho do hospital..e ele respondeu... não sei se lá chegavam...

Sobre paty87

Início dos treinos para a 1ª estrelinha: Julho 2012
Positivo: 27/01/2013 DPP: 05/10/2013
1ªeco: 22/03/2013 2ª eco: 20/05/2013 3ª eco: 24/07/2013
2ª estrelinha: inicio treinos: Junho 2016
Positivo: 06/09/2016 DPP: 16/05/2017

Desde 13 Set 2012

Bom dia mamã!

What? Acredite, tive que ler o seu texto duas vezes para acreditar na dosagem recomendada! Ainda por cima insistindo no erro após a mamã lhe ter questionado essa dosagem! E na farmácia, também nada.... é inacreditável!

Se não estou em erro, a generalidade dos antibióticos é 1ML/KG/dia, mais coisa, menos coisa. Em fim, não somos médicos nem nos devemos substituir a eles, mas também não somos burros e os filhos até são nossos, pelo que, devemos sempre mas sempre, questionar tudo e, em caso de dúvida, pedir 2ª opinião.

O grave disto tudo é que a mamã até é uma pessoa informada e atenta, para quem essa dosagem logo de início lhe pareceu estranha... e então as mamãs inexperientes, desinformadas e legitimamente confiantes nos médicos? Como ficam? Correm o risco de perder os seus meninos ou de lhes causarem problemas sérios por erros de profissionais? Em fim, errar é humano, é bem verdade, mas os médicos têm uma margem muito limitada para cometer erros. quando escolhem a medicina, essa é uma premissa da qual devem estar bem conscientes: um erro, uma vida em perigo.

Tudo está bem quando acaba bem, mas a sua história não acabou. Volte sim ao hospital e formalize a queixa, pois só assim passa a constar como queixa. Se não, amanhã ou depois, outro menino correrá perigo.

As melhoras

SMSantos

ProjectoBebas -
Offline
Desde 28 Abr 2012

Ainda bem que li este tópico... não me passaria pela cabeca confirmar a dosagem!!
Mas quanto a médicos so tenho uma coisa a dizer: tenho vários gatos e as idas ao veterinário não são pouco frequentes, quem me dera que a generalidade dos médicos fosse tao disponíve, atenta e cuidadosa como os veterinários o são, na sua grande maioria....explicam tudo, têm sempre cuidado nos tratamentos que prescrevem, insistem para que lhes vamos dando noticias sobre a eficácia dos tratamentos...

Isabel T. Vieira -
Offline
Desde 18 Jul 2015

No meu caso n tinha infecção era p prevenir pl estava no f e estava sensível, mas o folheto diz p m usar o aplicador diz p usar o comprimido e aplicado sem o aplicador,

XanaCD -
Offline
Desde 13 Jan 2013

O meu caso não tem a ver com dosagens de antibióticos mas quando tinha 12 ou 13 anos fiquei doente e a m mãe levou me ao médico numa clínica privada. Para ele eu tinha simplesmente uma amigdalite ou algo do género já não me recordo e passou-me antibiótico. A m mãe ainda lhe mostrou algo estranho no meu pé mas ele não ligou muito e disse p colocar pomada. Os dias iam passando e eu não melhorava pelo contrário piorava. A minha mãe contactou o médico e ele só insinuava q ela não me estava a dar o antibiótico devidamente q era impossível eu não melhorar. A minha mãe não me queria lwvar p o hospital na altura com medo pq por algum motivo não confiava neles.
Até q finalmente o meu pediatra (já não ia lá há um par de anos) chegou de férias e fomos p lá imediatamente.
Eu por esta altura já tinha muita dificuldade em caminhar. Ele observou me e disse logo o que eu tinha. Febre da carraça. É tratável com antibióticos e alguns até são os mesmos usados p a garganta. Se tivesse tomado outro ficava boa e nem sabia o q tinha tido.
A tal marca no pé era a picada da carraça (não ficou agarrada).
Há pessoas que morrem desta doença em Portugal e muitas q se safam podem ficar com sequelas neurológicas. Uma doença que existe e muitos médicos nem se lembram dela.
É preciso ter atenção e conhecer os sintomas. Uma pessoa não é médica mas parece que temos de ser um bocadinho de tudo neste mundo para nos livrarmos de problemas.

Darkitten -
Offline
Desde 06 Ago 2012

Meninas, ja fui ao hospital registar a queixa. Não levantaram ondas quando pedi o livro e escrevi detalhadamente o que aconteceu.
Espero que o assunto não morra aqui, peço no minimo chamada de atenção à médica ou até suspensão temporária de funções ate haver revisão de capacidade.
Ponho me a pensar, será que durante o tempo todo que esteve ao serviço passou doses erradas. Assusta só de pensar nesta possibilidade...

Sobre Darkitten

21 Março de 2013 Nasceu o meu tesouro com 3520kg e 51cm. Luz da minha vida, razão do meu viver.
Positivo 3 Out 2014 - *AR 9semanas* Amo-te filho que nunca conheci.
23 Janeiro 2016 com 3300kg e 49cm. Assim que te vi, compreendi, porque esperei tanto por ti.
Estamos completos!

inokasmc -
Offline
Desde 05 Nov 2011

Ao meu filho também já passaram uma dose a dobrar, um familiar enfermeira alertou me para isso, na farmácia pedi opinião disseram que a dose estava correcta, quando cheguei a casa fui ler a bula e a um site que diz as dossagens. Voltei a farmácia a questionar como tinham feito as contas, o sr, disse que se tinha enganado, fui para as urgências públicas e nem precisava de antibiótico. Eu nunca confio, informo-me sempre