Maternidade vs trabalho | De Mãe para Mãe

Maternidade vs trabalho

Responda
11 mensagens
beatrizvn -
Offline
Desde 10 Dez 2016

Boa noite,
Decidi começar os treinos para engravidar no inicio deste ano, a semana passada recebi uma proposta de trabalho para ficar no local onde estou mas com um novo projeto que iniciará em setembro, a questão da maternidade veio à minha cabeça logo no momento em que ouvi a proposta...já estou a pensar a adiar a maternidade, ainda não estou efetiva no local, estou aqui apenas à 1 ano, mas não pensei que ficaria e a semana passada recebi a notícia que iria ficar...tenho medo de estar a desiludir quem está a confiar em mim...não sei se estou a pensar bem , eu sempre quis ter um filho e o meu marido está muito entusiasmado mas estou com medo em relação ao trabalho Confuso

Klaire -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Eu esperava mais uns meses pelo menos, só engravidei quando fiquei efectiva no meu trabalho e acho que toda a gente deveria de o fazer também...

Sobre Klaire

27/06/2014- O meu piolhito nasceu, amo-te meu docinho!
27/11/2015- Nos treinos!
22/12/2016-POSITIVO! Agarra-te bem!
01/02/2017-A nossa primeira eco ás 12s, bebé saudável e fofo
04/04/2017- Eco das 20s, É UM PILINHAS!

Kayapsa -
Offline
Desde 19 Mar 2014

Tens alguma garantia que vais engravidar ja assim que começares a treinar? Trns alguma garantia que depois de dares tudo a esse projeto novo vais passar a efetiva? O facto de engravidarmos acho que não diminui em nada as nossas capacidades enquanto trabalhadoras. É mais puxado trabalhar qdo temos filhos? É sim senhora. É mais cansativo? É com certeza. Mas recompensa? Indubitavelmente!!! Acho que qualquer empregador tem noção que uma mulher a qualquer momento pode engravidar e a legislação em parte protege-nos mm por causa disso. Olha eu comecei o meu período experimental gravida de 6 meses... Trabalhei ate quase aos 9 qdo fui "intimada" pelos médicos a ficar em casa... Ate com internamento me ameaçaram. E depois da licença ja estou de volta! No meu antigo trabalho tinha tudo para passar a efetiva mas devido a constrangimentos orçamentais não me passaram aos quadros com muita pena da minha chefia... Ha coisas na vida que não podemos prever... Go with the flow!

Sobre Kayapsa

pais de primeira viagem... A viajar pela segunda vez...

SofiaVM -
Offline
Desde 15 Fev 2012

Eu estava grávida de 3 meses quando tive uma proposta irrecusável, e fiquei bastante receosa que quando soubessem do meu estado me recusassem ou pusessem alguma entrave. Por descargo de consciência decidi comunicar a minha gravidez antes de assinar o contrato e correu tudo bem! Por lei, gravidez não pode ser motivo de despedimento mas claro que há sempre outros caminhos... Na minha opinião, há objetivos de vida que não devem ser adiados e esse é um deles... Desde que se demonstre sempre profissionalismo, capacidades e todas as características inerentes ao bom desempenho da função, a maternidade não pode nem deve ser impedimento.
Por outro lado, também há que ponderar, uma vez que não está efetiva, pondo a hipotese do pior cenário, se conseguiria reunir as condições necessárias para a chegada de um bebe!

Sobre SofiaVM

POSITIVO: 2 Dezembro 2011
DPP: 1 Agosto 2012. NASCEU: 6 Julho 2012

POSITIVO: 29 Outubro 2016
DPP: 30 Junho 2017. NASCEU: 12 Junho 2017

chiclete -
Offline
Desde 23 Jan 2016

Não sabendo mais detalhes, eu não adiaria. Mesmo passando a efectiva, assumindo que trabalha no sector privado, traz algumas protecções adicionais mas eu não tomaria decisões como ter filhos com base em ser efectiva ou não. A questão para mim seria se já está numa altura da sua carreira em que possa parar vários meses ou mesmo anos se houver complicações e voltar ao mercado de trabalho sem ser muito castigada por isso.

Mama_Xana -
Offline
Desde 15 Maio 2012

Eu tenho uma opinião um pouco diferente.
Se na empresa onde está vai iniciar um novo projeto e se estão a contar consigo para esse mesmo projeto, penso que adiava até o projeto se encontrar em andamento. É claro que se estão a contar consigo e engravida poderá não passar a efetiva por necessidade de terem alguém que assegure o seu lugar.
É facto que pode sempre iniciar os treinos e não engravidar logo, isso ninguém sabe, mas também poderá acontecer!
Fale com o seu marido e avaliem a situação.
Boas decisões.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Acho que depende do empregador e da estabilidade da área. Por exemplo na minha área a possibilidade de não me prolongarem o contrato após o período experimental de 6 meses por causa da gravidez é raro. Também trabalho em diferentes projectos e embora a ausência pode ser mais sentida em alguns projectos, não é algo impossível. E depois de voltar da maternidade sempre conseguem alocar-me a mais projectos.

Agora para alguns empregadores e áreas não sei se sentiria a mesma segurança. Se por exemplo fosse para trabalhar numa loja/centro comercial duvido que tenham a mesma preocupação para com os empregados. Embora lá também duvido que façam contratos sem termos.

Enfim, é tudo uma questão de perceber qual a atitude em geral dos empregadores e empresas na área onde irá trabalhar. No entanto não estando grávida não acho que tem que dizer ao empregador.

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

Precisa do emprego para se sustentar e para sustentar a criança que aí vem?
Se sim, penso que a resposta à sua dúvida é simples.
Eu, e só eu, sou terminantemente contra o "tudo se cria"... Logo para mim é fundamental ter estabilidade financeira para um filho.
Outra perspectiva será... Tendo estabilidade financeira, será que o novo projecto do emprego é algo que vale mesmo a pena? É algo que a vai satisfazer? Se sim... Tb penso que as dúvidas se dissipam.
Se acha que o trabalho não é assim tão importante e se está disposta a enveredar por outros caminhos... Se assim for necessário... pois então avance com os treinos.
Vai tudo depender da sua situação actual e do que espera para si no futuro.
Espero ter ajudado.

Catarina C. -
Offline
Desde 04 Maio 2014

Nos tempos que correm ser efectivo nao quer dizer nada. Quantas pessoas que ja foram despedidas sendo efectivas. Posso te dar o meu exemplo, infelizmente sempre trabalhei com contratos temporários, no início pensava eu que ia arranjar alguma coisa boa e ter um contrato como deve ser. E pensava vou so engravidar quando estiver estável. Está bem está! No final de 2013 nao me renovaram o contrato apos quase dois anos lá e fui para o desemprego, pensei " apos tantos trabalhos ja tou a ver q nc vou ter estabilidade, vou é engravidar!" Estava cansada desde 2011, no total juntos haha mais anos. Apos 6/7 meses de tentativas, em 2014, engravidei. Estava previsto pra 1.1.2015. Nasceu em dezembro de cesariana, faleceu em janeiro. Ok tanto a esperar pelo melhor momento e acontece isto.... passado uns aninhos tomo coragem novamente, entretanto ja tinha arranjado trabalho, é contrato temporário (ja nem me importo, desde que trabalhe). Felizmente desta vez correu bem e ate agora esta tudo bem. MAS! Estou com 35 anos, quase a fazer 36. Com duas cesarianas em cima, um filho como estrelinha e outro nos braços. As vezes olho para tras e gostava de ter sido mae mais cedo (nao sei é se teria a mm capacidades mental que agora, mas pronto). Agora se quiser ir para um terceiro, só daqui a dois anos. Bom isto para dizer que deves confiar tb no teu coração. Porque trabalhos ha muitos. Conseguir ter filhos as vezes nao é tao certo. E infelizmente o tempo nao é amigo das mulheres.

O meu Miguel, nasceu a 13 de Dezembro de 2014 e tornou-se um anjinho dia 03 de Janeiro de 2015. Nunca te esquecerei, o meu coração e alma ficaram mais vazios sem ti....

agpereira -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Cada um sabe de sí... mas eu n esperava.
Na minha experiencia tive 1 ano e 4 meses pra engravidar... pode n lhe acontecer, mas e se acontecer, vai adiar?

Ao contrario de algumas pessoas eu acho que se tem de trabalhar pra viver, mas recuso-me a viver pra trabalhar e adiar a sua vida por causa de algo que nem sabe se será assim tão valioso... eu n faria. Mas lá está, n critico quem faça, tem de pensar por si e não se arrepender do que decidir.

Desejo as maiores felicidades. Sorriso

beatrizvn -
Offline
Desde 10 Dez 2016

Nunca pensei que iria estar com este pensamento , dividida entre o trabalho é um filho, antes eu nunca percebia as mulheres que adiavam os filhos pela carreira mas hoje percebo perfeitamente porque o fazem.
Como felizmente consigo seguir o meu coração , vou fazê-lo também agora e levar o projeto do filho para a frente porque trabalhos à muitos , apesar de estar a fazer o que sempre sonhei e espero continuar a fazê-lo. Obrigada pelas opiniões de todas, felicidades