Maternidade e Mestradp | De Mãe para Mãe

Maternidade e Mestradp

Responda
18 mensagens
Ritinha da Lua -
Offline
Desde 20 Out 2013

Olá,

O meu nome é Rita e tenho uma Matilde de 4 meses e duas semanas e um mestrado para fazer!
Entrei no mestrado no mês em que a Matilde nasceu (Setembro de 2014), porque sempre me achei capaz de fazer tudo e mais alguma coisa sem me derrotar primeiro! Mas isto está a ser muuuuuuuuito mais difícil do que imaginava, mais até do que de facto parece aos olhos de terceiros!
Alguém aqui a passar pelo mesmo?
Eu estou em mestrado em Aveiro (em Biologia Molecular) mas sou do Porto, mais uma agravante!
Ah, e decidi não por a Cucu (como trato a minha baby) no berçário porque acho que ainda é muito pequenina, ou seja, tenho sempre que me desdobrar em 854635327595 mães para conseguir fazer tudo!

Obrigada e Beijinhos às mamãs e aos bebés Sorriso

Rita Almeida

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Eu não tenho um mestrado para fazer mas não tenho cabeça para nada por isso compreendo a tua dificuldade Sorriso
Nos momentos em que ela dorme, só me apetece relaxar e não usar o cérebro lol não me imagino mesmo a ter que estudar nesta fase! boa sorte Piscar o olho

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu não sou mãe por isso não te posso dar conselhos, mas achei piada ao teu mestrado...pois eu fiz o mesmo na mesma mesma universidade. Espertalhão

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Olá Rita. Eu também estou em Aveiro a fazer mestrado Sorriso

Eu quando entrei para a universidade o meu filho tinha um ano, não era tão pequenino. Neste momento ele já tem 5 anos. Acho que é bem mais dificil no primeiro ano deles porque eles têm sempre maior necessidade de acompanhamento e precisam de muitos cuidados, depois dos 12 meses tornam-se um pouco mais autónomos e vai-se tornando mais fácil.

Tenho uma colega minha que tem um bebé pequenino também (creio que 6 meses) e também está a tirar mestrado. Ela também diz que é muito dificil mas o que ela decidiu foi não fazer as cadeiras todas já, só vai tentar cumprir os mínimos ECTS e depois ou tenta fazer por exame para o ano ou vai prolongar o mestrado por mais anos.
O facto dos horários do mestrado serem mais reduzidos também se torna um pouco mais fácil.

Estudar e tê-los não é fácil mas tudo se vai conseguindo. Não sei se costumas assistir às aulas mas já pensaste colocar o teu bebé na creche da UA? Porque assim, mesmo estando nas aulas lá podes sempre dar um pulo lá (podes amamentar, p.ex).

ervilhana -
Offline
Desde 01 Jun 2012

Ola mama, partilho as suas dificuldades...! Também estou a fazer um mestrado, mas já estou no segundo ano. Iniciei quando engravidei do meu filho. Como pode ver pelos meus contadores, a minha dificuldade é um bocadinho mais acrescida ja tenho dois bebes em casa comigo. É muito dificil e já tive muitos momentos em que pensei desistir mas com muita força de vontade e tambem muitas ajudas de familiares la vou conseguindo. O marido trabalha sempre até tarde e cai tudo em cima de mim, casa, comida, roupas, toda a gestão dos bebes...Enfim! O que lhe posso dizer: boa sorte e muita força de vontade.

M.M.L -
Offline
Desde 24 Set 2014

Olá mamãs em especial à mama rita
Estamos no mesmo barco. Ou melhor estive, ja, na msm situacao que tu.
Em setembro de 2013 estava a iniciar o estagio do 2 ano do mestrado qd recebi anoticia q estava gravida.
Eu sou de ermesinde e estava a estagiar em perafita....demorava tempos infinitos. No inicio so o sono incomodava, mas dps a barriguita ja pesava. Terminei o estagio no fim de abril a minha maria nasceu a 11 de maio. Ja rebolava. Eheheh
tenho q avancar, se n os carateres nao chegam para te dizer tudo.
Resumindo, entreguei a tese em outubro de 2014 para defender em novembro. Se foi facil???? Nao. Mas valeu muito a pena.
Cm disse a maria nasceu em maio. Junho e julho foi para esquecer. Os olhos naosairam de cima sa perola. Mas dps aos poucos fui escrevendo. Para mim e resultou bem, foi escrever durante a noite. Deitava a maria depoisde lhe dar a mama aíà meia noite e trab ate as tres quatro.
Depois de entrar no ritmo ja durante o dia conseguia conciliar tudo. E entretanto arranjei um part time.
Tudo isto para dizer que vale a pena o esforco q fazemos. Qd fui defendr a tese a princesa wsteve la comigo.
Aiiiiiii e fez parte das minhas dedicatorias eheh
Muita força (;
Vai yudo correr bem.
Todo o esforco vale a pena.
(;

Sobre M.M.L

Mãe de uma princesa linda
Papás muito babados Piscar o olho

M.M.L -
Offline
Desde 24 Set 2014

Ai desculpem os erros.
(;
A minha maria fez parte de todo o meu processo de intervencao e redacao do trabalho. Foi muito giro.

Sobre M.M.L

Mãe de uma princesa linda
Papás muito babados Piscar o olho

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu estive numa situação semelhante! Era suposto ter terminado a minha tese de mestrado (mestrado dois anos, o segundo ano era estágio e tese) em setembro de 2014. Mas aí já estava muito grávida, com dois empregos...a minha orientadora mal me orientava e eu não tinha energia para correr atrás dela. Decidi adiar. Só me falta mesmo escrever a tese. Pensei em inscrever-me este ano e entregar até setembro de 2015, mas tentei ser realista...não conseguia garantir que acabava a tese este ano e não queria pagar outro ano para nada. Então decidi inscrever-me novamente em setembro de 2015 e terminar a tese até setembro de 2016. E ainda bem, porque o Lucas é um bebé irrequieto e eu não sei se ele se vai acalmar muito neste primeiro ano Sorriso

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

aninocas -
Offline
Desde 05 Set 2014

Olá mamãs!

O meu caso é um pouco diferente. Encontro-me no 1º ano de mestrado e eu e o maridão vamos inciar treinos para que a nossa estrelinha venha o quanto antes. Resumindo, se tudo correr bem, vou fazer o resto do 1º ano grávida e estou a pensar em congelar a matrícula no fim do ano, para poder gozar a maternidade. Só ao fim do 2º ou 3º ano (axo k se pode congelar durante 3 anos, mas ainda não me informei), retomar o mestrado para fazer o 2º e último ano com a tese.
Presumo que seja dificil, principalmente porque o local do mestrado fica mesmo muito longe do sitio onde moro, mas acho que vou conseguir.

Força meninas!

Beijinhos

Sobre aninocas

Madrinha orgulhosa de Cat-st!
O meu coração cresceu <3 Queremos conhecer-te!

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Aninocas informa-te bem quanto às propinas porque penso que tens que as pagar na mesma ou pelo menos uma parte das ditas.

Pelo menos era assim há uns anos, quando saí do secundário entrei na Uni mas não tinha possibilidades de pagar e quis congelar matricula mas não o fiz precisamente por ter que se pagar e há universidades que creio não permitirem o congelamento, consideram desistência e depois tem que se concorrer outra vez. Mas informa-te na tua uni para ver como é, até pode ser diferente caso-a-caso.

aninocas -
Offline
Desde 05 Set 2014

Obrigada pelo conselho DMRS Piscar o olho

Sobre aninocas

Madrinha orgulhosa de Cat-st!
O meu coração cresceu <3 Queremos conhecer-te!

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Olá!

Eu iniciei o doutoramento precisamente quando a minha filhota nasceu (setembro 2014). Também estou a trabalhar mas tenho a sorte de poder estar em casa. Mas não tem sido nada fácil... Parece que a Madalena sabe quando é que estou mais aflita com trabalhos para terminar... nessas alturas não me dá tréguas! Sorriso

Pedi que me fosse reconhecido o estatuto de mãe-estudante (para poder ter os prazos de entrega de trabalhos/exames mais alargados... mas felizmente ainda não foi necessário! Tenho conseguido fazer tudo a tempo e horas... No entanto tenho a plena consciência que não está nem a 50% das minhas capacidades... mas este ano teve que ser assim!

Beijinhos!

1alexs2 -
Offline
Desde 26 Out 2012

Eu comecei o meu mestrado ainda não estava grávida.
fiz o ano curricular grávida e a trabalhar.

Mas agora que meu pequeno nasceu + trabalho não consigo fazer a tese este ano.
Ficará adiada sine data.

É a vida.
Não se pode ter tudo (não percebo porquê! Hipnotizado )

Ritinha da Lua -
Offline
Desde 20 Out 2013

Olá, mamã DMRS,

Só agora consegui vir aqui ao fórum, terminei a época de exames agora, fffffffuuuuuuuuufffffffffff
Ando exausta mas agora vou tentando descansar e ir organizando a minha vida antes de ir às aulas. Estás em que mestrado da UA? Tentei vaga no CIAQ mas eles tem o berçário cheio Confuso e não tem mal porque já fiz um horário para a Matilde, para ver quando eu posso ir às aulas, e ela fica ou com o Pai ou com a minha mãe Sorriso
Não tens noção, ando tão cansada, deixei montes de coisas por tratar porque não dá para estudar, tomar conta da Matilde e ainda tratar de tudo o resto, nos dois dias a seguir ao meu ultimo exame andei a correr o tempo todo! ainda mal tive tempo para descansar e queria mesmo conseguir voltar a fazer desporto, o dia devia ter 36h!! AHAHAHAHAHAH!

Até agora, 3 cadeiras estão feitas, faltam saber duas notas Sorriso entrei este ano, em setembro de 2014, exactamente no mês em que ela nasceu! Toda a gente me dizia "não precisas fazer isso, tem calma, descansa!" mas eu não fui feita para me sentir derrotada nem para parar... prefiro cair para o lado de cansaço e ter tudo feito, tudo aquilo que sinto que deva fazer!..

Obrigada pelo testemunho Sorriso

Rita Almeida

Ritinha da Lua -
Offline
Desde 20 Out 2013

Olá, mamã Ervilhana,

Só agora também tive tempo de vir aos fóruns, só agora terminei os meus exames.
Isto é sempre uma corrida contra o tempo, sempre na esperança que ela durma um pouco mais para eu poder estudar.
Eu fiquei sempre com a Matilde durante a época toda de exames, a minha mãe foi-me ajudando e foi muito bom mas quem fica com a Matilde sou eu e não abdico disso, das refeiçoes, das fraldas, das birras, é mais forte que eu! Mas também é mais forte q eu querer fazer o mestrado, tentar uma vida melhor!
Tenho ambições e não deixei de as ter porque fui mãe, pelo contrário! Agora quero mais, faço ainda mais! Parece que temos reservatórios de energia q nem sabiamos q existiam!! E fico feliz por saber q não sou a unica Espertalhão

Obrigada,
E que tudo corra bem Piscar o olho

Beijinhos

Rita Almeida

Ritinha da Lua -
Offline
Desde 20 Out 2013

Olá, mamã Ritam1980,

É verdade, nós sabemos que não estamos a 100% mas fazemos na mesma! Eu não ia ser feliz também se abdicasse do que gosto de fazer por causa da maternidade... se nós não estivermos felizes, os nossos filhos percebem isso e não ficam bem também! Sei que ando um trapo mas orgulhosa e é um orgulho extra podermos dizer que fizemos tanto e com um bebé nos braços! Eu já ando a pensar em doutoramento e ainda estou em mestrado! AHAHAHAHAHAH

Beijinhos e obrigada!

Rita Almeida

Ritinha da Lua -
Offline
Desde 20 Out 2013

Olá, mamã MML,

Eu tenho sempre de fazer mil coisas ao mesmo tempo mas também ainda não senti necessidade de adiar datas de exames e tal... como sou do Porto não fica nada fácil a vida com mestrado em Aveiro mas era a minha única solução para fazer o mestrado agora e eu queria muito fazer isto agora, queria provar a mim mesma que a Maternidade não é o que muita gente diz, que não fazes mais nada, que a tua vida é só isso! Não, nada disso! A tua vida és tu, mas dividida em dois, tu como pessoa singular e uma extensão de ti, que vive fora do teu corpo mas és tu na mesma, cuidas com mais vontade, com mais amor! E apesar de andarmos mais cansadas, temos o orgulho extra de provar que as mães são capazes de tudo e mais alguma coisa! Eu continuo a ter ambições e quero que a minha filha se orgulhe disso um dia mais tarde e quero poder dar-lhe uma vida excelente, dar-lhe o que ela quiser, e ter um trabalho que me satisfaça! Tenho imensa energia mesmo assim, por isso, por muito q haja momentos em q me sinto mais em baixo, logo volto a pegar em tudo e voltar ao trabalho Sorriso e olha que houve muita gente a dizer-me que não era possível, para eu descansar este ano, com atitudes condescendentes mas mesmo assim, não desisti nem desisto!
Obrigada pelo testemunho e Parabéns Espertalhão

Beijinhos

Rita Almeida

Ritinha da Lua -
Offline
Desde 20 Out 2013

Um grande obrigada a todas as mamãs (e futura mamã!) que responderam Sorriso é óptimo sentir apoio de quem está na mesma situação Sorriso

Beijos grandes!

Rita Almeida

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?