Maternidade Alfredo da Costa - Para as indecisas... | De Mãe para Mãe

Maternidade Alfredo da Costa - Para as indecisas...

Responda
29 mensagens
rita_catit -
Offline
Desde 11 Fev 2010

Há semanas que ando para deixar aqui o meu depoimento para as grávidas que, tal como eu tive, tenham dúvidas acerca do local onde vão fazer o parto.
Moro no concelho de Setúbal e durante a gravidez fui acompanhada por uma GO da MAC. Estava na dúvida se fazia o parto no Hospital São Bernardo (Setúbal) ou na MAC.
Apesar de ter ouvido óptimas opiniões acerca do HSB (tanto de grávidas como de enfermeiras), acabei por escolher a MAC pois, a minha médica era de lá e, da experiência que tive enquanto dadora de sangue lá, não tinha nada de negativo a apontar.
Vou tentar resumir ao máximo aquilo que passei na MAC.
Dei entrada nas urgências da MAC, com ruptura prematura da bolsa de águas, com poucas contracções e sem dilatação. Só ao fim de 2 dias, e depois de muitas substâncias administradas para induzir o parto, é que cheguei aos 8 cm de dilatação. Preste a avançar para parto, verificaram que a bebé não estava em posição para nascer…estava de lado. Ao fim de 38h com a bolsa de águas rota a minha temperatura começou a subir, ou seja, começava a instalar-se uma infecção. Havia risco para ambas. Avançaram imediatamente para cesariana.
(Instalações bloco de partos 5 estrelas; só durante a noite é que não deixaram o pai estar comigo…de resto esteve sempre presente; pessoal médico…menos bom…sempre médicos e enfermeiros diferentes, muitos estagiários; e a bebé sempre esteve de lado…não poderiam ter visto logo que não havia muita probabilidade de ela se colocar em posição correcta para nascer?!...pois não sei…)
A Catarina nasceu ao fim de 40h com bolsa de água rota, aparentemente sem mazelas…
E fomos para a enfermaria…aqui é que começou o pior…
Enfermarias apinhadas, instalações sanitárias velhas e sujas (para tanta mulher...1 casa de banho com 2 sanitas e 2 chuveiros!!), enfermeiros acabados de formar, estagiários, médicos nem vê-los...O que valia era a simpatia de alguns enfermeiros (poucos!!) e das auxiliares.
Ao fim de 2 dias sem dormir, lá passei a 1ª noite com a minha filha ao pé de mim...posso dizer que dormi 15minutos durante toda a noite. As enfermeiras não deram qualquer auxílio, nem quando pedi. Cheia de dores e exausta passei a noite acordada. No dia seguinte rebentei!! Disse algumas verdades ao enfermeiro que estava de serviço, que acabou por me dar razão e me fez o favor de colocar a bebé no espaço onde tomavam conta dos bebés para eu poder descansar nessa noite.
Dia seguinte, já com as forças recuperadas, mudaram o penso da sutura e notaram uma coloração anormal. Disseram à Obstetra durante a sua visita relâmpago à enfermaria...ela desvalorizou, não observou sequer! Dia seguinte, nova chamada de atenção ao Obstetra (e todos os dias era um diferente) que a sutura tinha uma coloração anormal e começava a largar líquido amarelo...Nada...Ninguém quis ver!!
3º dia após a cesariana...tive uma enfermeira "Anjo" que, mesmo já depois do seu horário de trabalho, decidiu ver novamente como estava a sutura e como estava cada vez pior decidiu chamar uma médica das urgências. Posso vos dizer que passei a pior noite da minha vida...tinha a sutura toda infectada, retiraram os agrafos a sangue frio (eu pensava que já não se usavam agrafos…pelo vistos a MAC usa!!), foi necessário abrir tecido que estava já fechado, não havia material na enfermaria, foi tudo feito na cama onde estava, com material improvisado...Ainda implorei que me levassem para algum sítio onde houvessem condições e me pudessem dar alguma anestesia...segundo eles não podia ser. A médica ia arrancando os agrafos e dizia cada vez que eu gritava: "Eu sei que dói, isto é realmente doloroso...coitada!". Depois de não sei quantos litros de porcaria tirada da sutura lá me comecei a sentir melhor. Antes tinha umas dores horríveis, mas como nunca tinha feito nenhuma cesariana imaginava que era normal. Cheguei a queixar-me várias vezes às enfermeiras. Houve uma que me disse que eram os pêlos a crescer!! Para eu tomar uns Benurons que passava (ali os Benurons são distribuídos como quem distribui copos de água…de tantas em tantas horas lá vem a distribuição dos Benurons!!).
Com a sutura completamente aberta, a tomar doses de cavalo de antibióticos (que me fez ficar sem leite…) lá fiquei eu na MAC durante 11 dias. Posso vos dizer que me deram alta por 2 vezes…para retirar logo a seguir…os médicos dão alta sem ver as pacientes!! Se não fossem os enfermeiros a dizer: “Mas Dr. esta senhora não pode ir já para casa…não quer dar uma vista de olhos na sutura?”. Só vi efectivamente 2 obstetras, um que se recusou a ver a sutura e a mudar o penso…despachou para a enfermeira estagiária, e outra que me mudou uma vez o penso com as pulseiras por cima das luvas de látex.
Como fiquei sem leite para dar à minha filha, e não temos condições ali para preparar leite como preparamos em casa, tinha de pedir que me dessem o leite de substituição que eles lá tinham (leite já pronto que não há à venda nas farmácias). Cada vez que precisava de pedir leite tinha quase de o implorar…Apesar de ter indicações no minha ficha que tinha de dar leite de substituição nunca mo queriam dar!! E quando davam era 1 ou 2 frascos…Era um filme!! Uns dias mais tarde percebi porquê…porque a MAC queria ganhar o prémio ou lá o que era…da Maternidade Amiga do Bebé!! Sim, amiga do bebé…mas da mãe não que quase tinha de matar alguém para conseguir um frasco de leite…
Resumindo e concluindo, sempre ouvi dizer que a MAC era o local onde existiam melhores profissionais…Pediatras acredito, Obstetras nem pensar!! Notei que os GO fazem lá serviço 1 ou 2 dias por semana para poderem dizer que são médicos da MAC mas depois passam o tempo todo no privado que é onde ganham mais… Enfermeiros com muita boa vontade mas sem experiência (tive uma que ao mudar o penso ficou com o dreno na mão e me disse que voltava já porque tinha de ir perguntar à colega o que fazia com aquilo!!), pessoal auxiliar 5 estrelas, instalações: bloco de partos muito bom, enfermarias e instalações sanitárias péssimas!!
Depois de ter tido finalmente alta, tive de recorrer ao Hospital de Setúbal (porque no Centro de Saúde o médico ao ver a sutura entrou em pânico e enviou-me de urgência para lá!!) e posso dizer que o atendimento foi bem melhor…se hoje pudesse escolher escolhia o Hospital de Setúbal ou o Santa Maria (que já ouvi dizer que é muito bom também!).
Azares acontecem em todos os lados eu sei…mas ali na MAC não foi só um azar foi tudo!!
Aqui ficou mais uma opinião...

debora fonseca -
Offline
Desde 03 Dez 2009

foi mesmo azar. e o teu marido nao fez nada?
nao pedistes o livro de reclamaçoes o queixa a ordem dos medicos?
o que te fizeram nao se faz podeia ter corrido muito muito mal. ja imaginastes que agora podias nao estar a beira do teu bebe....
se nos calamos ate nos mandam par a morge vivos.
desculpa as espressoes mas é que tambem tenho sido muito mal atendida mas o meu bebe ainda nao nasceu, a minha medica do centro de saude é que tem cido uma cabra, nao ah outra expresao.
estou de 37 semanas quase 38 e ainda nao me mandou as consultas no hospital. diz que ainda é cedo.
as 25 semanas acabou-se o ferro e como tinha consulta disse a dedicaque os comprimidos tinham acabado, sabes o que me disse que nao balia apena tumar que os comprimidos nao faziam nada. para alem de marcar consulta e de chegar a hora e nao aparecer. ele esta a ser prossesada por nao ter passado cartao a 2 gravidas e elas terem perdido os bebes.

1º tesouro....Lucas Santiago 26 mesinhos
2º tesouro....Leonardo Salvador 35 semanas gestação
4ª eco-3,000kg 49cm, já esta muito grandinho.
NOVA DPP 20 de junho 2012
AMO MUITO OS MEUS FILHOS.

Rit_a -
Offline
Desde 29 Dez 2009

Espero que estejas mais refeita da situação horrível por que passaste...A tua médica não te acompanhou durante o parto e depois do parto?
o teu bebé está bem?

rita_catit -
Offline
Desde 11 Fev 2010

Aparentemente a minha bebé não tem nada e espero que a longo prazo não se venha a descubrir nada.
Não fiz queixa ainda, tenho 6 meses para fazer. Sinceramente não sei se me adianta de alguma coisa. Na altura só queria era sair de lá, da Maternidade, quando saí parecia que vinha a sair da prisão. Foi horrível, 2 semanas lá fechada, quase sem puder receber visitas por causa das restrições da gripe A (essa foi outra, as vulgares pacientes só podiam receber uma visita, se tiveres lá alguém conhecido deixam entrar quem tu quiseres!!).
No 2º dia, quando ainda estavam a tentar induzir o parto, o meu marido ligou à minha médica para pedir opinião e ver se acelerava o processo, e ela disse-lhe que podia estar assim até 36h (com a bolsa de águas rota), supostamente é o máximo que os bebés podem estar sem riscos (a minha foi até às 40h). A Drª estava a dar consultas no privado mas ia entrar de serviço nessa noite. Foi então quando ela deu entrada no serviço (já ao fim das 38h) que se verificou que a bebé não estava em posição para nascer e se avançou para a cesariana. Foi ela que me fez a cesariana. Depois disso só voltei a falar com ela na consulta de revisão (1 mês depois do parto).

rita_catit -
Offline
Desde 11 Fev 2010

Pois há médicos e médicos...A minha também me fez algumas durante as consultas. Primeiro dava-me as consultas pela ADM, quando viu o valor que recebia por consulta (que era um valor inferior se fosse sem acordo ou pelos seguros) recusou a dar-me consultas pela ADM. Como já estava de 20 e poucas semanas não mudei de médica, acabei foi por fazer seguro da Multicare. Às 30 e tal semanas também aconteceu algo estranho, a bebé aumentou bruscamente de peso...para mim foi ela que se enganou a tirar os valores nas Ecografias.
Agora quanto aos suplementos que deves tomar na gravidez isso depende muito de médico para médico, por exemplo, a mim nunca me mandaram tomar cálcio e há médicos que mandam tomar. O ferro a mim sempre mandaram tomar, tanto antes do parto como depois do parto.
Agora médicos mesmo maus são aqueles 2 Obstetras que apanhei na MAC, a passarem visitas em segundos (quando passavam...deram-me alta no último dia sem me ver!!), sem verem as pacientes...quando era preciso alguma coisa tinham de chamar médico das urgências e tinhamos de esperar horas. MAC nunca mais...
A conclusão que eu tiro é que estamos entregues aos bichos...

fipa -
Offline
Desde 07 Maio 2007

Olá rita,
fiquei mesmo muito impressionada com este tópico. O meu pai foi director da MAC uma série de anos e a minha mãe (que infelizmente já faleceu) trabalhou lá 20 e tal anos tb. Eu, apesar de como deves imaginar ter lá imensa gente conhecida, não quero que a minha filha nasça lá...às vezes quando vou às urgências ou assim vejo a forma como certas pessoas são tratadas e bolas não gosto! Não gosto mesmo da desumanização do parto. Tenho uma grande amiga minha que teve lá um parto de 48h o ano passado e também já ao fim deste tempo todo é que repararam que o miúdo era muito grande e que não passaria! Eu ainda falei com ela e pedi para ela dizer às médicas que era minha amiga, a tentar que a coisa se resolvesse! Às tantas lá lhe fizeram uma cesariana, mas ela ficou de tal forma traumatizada que diz que não quer ter mais filhos...foi mesmo muito doloroso.

Eu se às vezes ainda pensei que talvez estivesse a ser parva, porque muitos médicos lá me conhecem, realmente tenho um mau pressentimento se escolher a MAC para ter a Clara. Prefiro outro sítio...

Isto tudo para te dizer que eu no teu caso fazia uma queixa muito a sério! Há determinadas maneiras de agir que não são mesmo admissíveis! Faz queixa com tudo o que tens direito! Pode ser que não mude nada, mas ao menos não ficas com a sensação que ficaste em silêncio.

E espero que te consigas "esquecer" deste triste episódio! E que sejas muito feliz com o teu bebé! Mas faz queixa! Acho mesmo que deves.

debora fonseca -
Offline
Desde 03 Dez 2009

ola rita. sabes como a ti ja muitas mulheres devem ter passado pelo mesmo e se ninguem fizer queixa muitas outras vao passar pelo mesmo, sera que teem que murrer crianças para os medicos mudarem?.tenho um casal amigo que o parto da mulher foi parecido com o teu com muitas complicaçoes e avandono dos medicos, na altura todo passou em aguas de bacalhau.agora o menino tem 11anos e tem muitos problemas nos muscolos é uma criança que nem consegue andar normal, todo porcausa do parto. so passado alguns anos é que se comoçou a ver os problemas...

1º tesouro....Lucas Santiago 26 mesinhos
2º tesouro....Leonardo Salvador 35 semanas gestação
4ª eco-3,000kg 49cm, já esta muito grandinho.
NOVA DPP 20 de junho 2012
AMO MUITO OS MEUS FILHOS.

soniacscs -
Offline
Desde 29 Dez 2008

Realmente, bem dito o dia em que apesar de pertencer à MAC, escolhi ter o meu menino em Santa Maria.
O parto correu lindamente, sem dores e de forma muito humana.
Lamento imenso o que passaram...
bjocas e muitos mimos aos babys.

rita_catit -
Offline
Desde 11 Fev 2010

Ah sim...durante as 2 semanas que estive na MAC também vi casos desses. Uma mãe que estava ao meu lado no quarto com um bebé de 5kg, tentaram fazer-lhe o parto normal mas quando viram que era impossível forçaram a subida do bebé para fazerem cesariana. O bebé ficou com sérias mazelas a nível dos pulmões (um dos pulmões colapsou). Mas havia outras mães com pontos em cima, em baixo...Pontos não, agrafos!!
Quanto ao fazeres lá o parto, mesmo que conheças lá alguém é preciso teres a sorte dessa pessoa estar lá na hora certa, ou dar indicações à pessoa certa, é preciso sorte. E depois (os médicos) às vezes não gostam muito que os colegas lhe andem a pedir especiais atenções (também já vi casos desses). Mesmo entre eles há muita má vontade...não sei se me fiz entender. Eu já vi cada cena!!
Pensando em possíveis mazelas que eu ou a minha filha possamos vir a ter até era capaz de fazer queixa...mas onde? O que é que me aconselham? No livro de reclamações? Teria de lá voltar...só de pensar nisso!!

Elemento àgua -
Offline
Desde 17 Dez 2009

Olá,

Bem lendo estes testemunhos e prestes a ser mãe na MAC...senti-me na obrigação de aqui vir para chamar a atenção para alguns aspectos...
A minha primeira gravidez foi à cerca de 6 anos atrás, fui seguida no hospital cuf descobertas pelo DR Francisco Madeira...bem tenho a dizer que o hospital é muito confortável mas que para além disso não vejo mais nenhuma razão para lá ter um filho!!
O Dr Francisco Madeira, foi processado agora pela morte do bebé que nasceu no Amadora Sintra e que foi retirado a ferros...o que tenho a dizer do médico? no dia do parto foi 5*...nas consultas pré natais foi um horror!
Fui operada no Garcia da Horta em Almada em 2002 já estava grávida minha filha...embora aqui veja muita gente a contar maravilhas do Garcia de Horta...ía tendo uma perítonite pois só ao fim de 72 horas é que perceberam o problema depois de eu lá ter ido 3 vezes ser observada...foi uma sorte não ter morrido e uma sorte maior ainda não ter abortado! do Hospital S. Francsico Xaxier só conhecço casos que correram mal com amigas minhas...uma delas teve a bebe em paragem cardiaca e teve que ser reanimada, outra foi toda rasgada porque o bebé nasceu com o cotovelo à frente da cara (de parto normal), o meu sobrinho 'ganhou' uma septicemia quando nasceu, outra amiga esteve a fazer a dilatação no parque de estacionamento...enfim...um rol de histórias que poderia contar o dia inteiro aqui...
Quando falo da MAC, em primeiro lugar considero a maternidade de referencia em Portugal...por alguma razão quando as coisas complicam os bebés são encaminhados para lá, tb eu fui salva por lá ter nascido com o cordão à volta do pescoço à 35 anos, sim...provavelmente precisa de obras pois é um edificio centenário...mas a maioria dos hospitais em Portugal está a cair de podre, não é?
Sendo esta a maternidade de referencia em Portugal e aquela onde se realizam mais partos, é natural que possam surgir situações que correm menos bem e que devem ser reportadas ao Ministério da saúde...agora generalizar e dizer que aquilo é mau é injusto na minha opinião! Por ex se compararmos com Sta Maria (um hospital tb a cair de podre) julgo que ganhamos mais pela especialização que a MAC nos oferece...
Enfim...a minha decisão mantém-se! vou ter o meu filho na MAC...sei que estou bem entregue.

Ticha
DPP 26 Abril 2010- Francisco Sorriso

Elemento àgua -
Offline
Desde 17 Dez 2009

Já agora e pegando no mote 'reflexão' que este tópico nos pretende sugerir, deixo aqui um site em que podem consultar outras opiniões de outras mulheres que tiveram os seus bebés na MAC:

http://foruns.pinkblue.com/Topic128735-9-1.aspx

Ticha
DPP 26 Abril 2010- Francisco Sorriso

rita_catit -
Offline
Desde 11 Fev 2010

Concordo plenamente com o que dizes. Eu também já ouvi relatos fantásticos de grávidas que tiveram bebé na MAC e em vários outros hospitais públicos. Mas também já ouvi relatos péssimos. As coisas quando têm de acontecer acontecem mesmo.
A MAC já foi a melhor maternidade do país, sem dúvida. Tem os melhores PEDIATRAS, tem os melhores ENFERMEIROS (em todos os lados menos no puerpério aí só vi enfermeiros recém formados, com pouca experiência), agora OBSTETRAS?! Durante as 2 semanas que lá estive só tive uma que me veio realmente ver!!E foi depois de ter percebido a porcaria que fez...A MAC tem bons Obstetras mas esses passam por lá a correr 1 ou 2 dias por semana e os outros dias estão no privado...É que para um médico GO, dizer que é médico da MAC dá muito prestígio!
Pensando nos nossos bebés escolheria MAC, agora pensando em nós e nos cuidados que poderemos vir a necessitar...tudo menos MAC.
Como dizes "provavelmente precisa de obras pois é um edificio centenário...mas a maioria dos hospitais em Portugal está a cair de podre, não é?" Sim, é verdade. Precisa de umas obras...e higiene não??? A casa de banho que servia o puerpério, para além de não chegar para tantas mulheres, estava sempre imunda!! Instalações sanitárias sujas para quem acabou de ser submetido a uma cirurgia?? Será que são necessários muitos fundos para manter as POUCAS instalações sanitárias limpas??
Mas é mais uma opinião...

Elemento àgua -
Offline
Desde 17 Dez 2009

Olá Rita,
Desculpa...mas quando dizes que a MAC já foi a melhor maternidade significa que hoje existem outras melhores? quais já agora?
Os obstetras acabam a 'missão' deles quando o bebé nasce...na Cuf descobertas por ex só fui vista depois do parto (2 dias seguintes) por enfermeiros (simpatiquissimos de facto...mas com muito pouca expª tb) e médicos de qualidade duvidosa (ucranianos) que nem falar POrtuguês sabiam...a equipa que me acompanhou no dia do parto, nunca mais a vi...existem aqui relatos que falam maravilhas da CUF...e de facto não é uma maravilha...quer dizer tens umas instalações maravilhosas (lol) e não existem limites ao nº de visitantes nos quartos (o que acaba por ser um enorme desgaste para nós...acabadas de sair da sala de partos e com 10 visitas no quarto ao mesmo tempo...quando não é mais)...os médicos são os mesmos, quer do privado quer do público, andam é a saltitar de um lado para o outro e a ganhar fortunas nos consultórios particulares.
O que temos hoje é uma possibilidade de escolha ainda maior e ainda bem! não entendo porque é que uma mamã de setúbal vem para a MAC ter o filho (está no seu direito claro) mas em setúbal tb existe um excelente hospital que tem inclusivé sido falado pelos partos na água (já tem)...é que não podemos esquecer que se a Mac é uma opção para quase todo o País é natural que a sua capacidade de resposta seja feita pelas prioridades né? e as prioridades definidas em função das urgências maiores que vão chegando...enfim...no meu caso não tenho escolhas! resido em LX e a minha maternidade de referencia é a MAC.
beijos

Ticha
DPP 26 Abril 2010- Francisco Sorriso

rita_catit -
Offline
Desde 11 Fev 2010

Claro que existem outras maternidades/hospitais melhores...Eu também pensava que não mas há. Mas por pensar que a MAC era a melhor é que fui para lá.
Eu sempre fui contra os privados mas agora já coloco as minhas reservas. Têm os mesmos obstetras que a MAC, os mesmos pediatras, os mesmos enfermeiros, melhores instalações, melhor atendimento...tens é de pagar. Fora esses tens o Santa Maria, o Hospital de Setúbal, o Hospital do Barreiro. E estes são apenas aqueles que conheço e posso dizer que efectivamente são melhores porque os outros não conheço.
"médicos de qualidade duvidosa (ucranianos) que nem falar POrtuguês sabiam", ui...então?? Será que a anatomia e procedimentos médicos na Ucrânia não são os mesmos que cá?? Dá te por contente...os obstetras que apanhei, falavam português, foram avisados pelas enfermeiras da minha situação e ainda assim não fizeram caso...
"não podemos esquecer que se a Mac é uma opção para quase todo o País é natural que a sua capacidade de resposta seja feita pelas prioridades né?" então eu como não sou de Lisboa não sou tratada do mesmo modo como os Lisboetas??
Estamos aqui a discutir questões que não nos vão levar a lado nenhum. Eu tenho a minha opinião, tu tens a tua. O meu objectivo ao abrir aqui este tópico foi apenas relatar mais uma experiência na MAC. Agora cada uma das mães que decida onde quer ter o bebé. É apenas mais um relato, uma opinião...

Elemento àgua -
Offline
Desde 17 Dez 2009

Pois Rita, pelos vistos chegamos à mesma conclusão...se afinal têm os mesmos médicos/enfemeiros/obstetras/pediatras...a única diferença está nas instalações e no atendimento...se em relação às instalações os privados são imbatíveis é tb pelo atendimento que fazem a diferenciação. Mas é por isso que se pagam os seguros e se justificam tb os montantes das apólices, nada tem a ver com a qualidade medica!
Eu estava a falar de maternidades melhores e não de Hospitais generalistas.
Como deves compreender a minha critica não dizia que por serem ucranianos e mal falarem Português eram piores, mas em muitos Países de Leste a qualidade da licenciatura deixa a desejar, e por isso alguns não vêm sequer reconhecida a Licenciatura em Portugal como já deves ter ouvido dizer. Portanto para aquilo que se paga, tenho direito de exigir alguém que fale a mesma língua que eu, já que isso tb tem a ver com o atendimento como factor diferenciador...mas já agora e para não parecer que estou contra os médicos estrangeiros a exercer em Portugal, no Garcia de Horta a única coisa de que gostei foi da equipa médica que era Espanhola.
Não disse que por não seres de Lisboa não deves ser tratada como os Lisboetas, o que disse é que se a Maternidade em Lisboa tem que absorver os utentes de Lisboa e todos os outros de outras zonas do País, então é natural que perca em termos de qualidade de resposta e celeridade no atendimento das situações. Este é um hospital central e o Hospital do Barreiro não é...por ex.
Não quero que fiques ofendida nem chateada comigo, se afinal tu estás a dar a tua opinião e a relatar a tua experiência eu tb estou a relatar a minha própria experiência e opinião pessoal, pois se não fosse assim...não fazia sentido publicar posts para outros lerem.
felicidades para ti!

Ticha
DPP 26 Abril 2010- Francisco Sorriso

Sióbhan -
Offline
Desde 16 Ago 2009

Bom dia mamãs!
Estou grávida de 37 semanas e 4 dias.
Na passada segunda feira também tive uma experiência "engraçada" na MAC, o que me fez passar a semana a pesquisar opiniões sobre o atendimento e partos lá executados.
Dei entrada nas urgências dessa instituição pelas 19h, com fortes dores pélvicas (mal conseguia andar), fui atendida pela enfermeira passado cerca de 1h, que me fez um CTG. De seguida, fiquei cerca de mais 2h à espera... Lá fui atendida pelas médicas que me fizeram o "toque" e mandaram-me fazer análises sanguíneas. Uma delas diz "depois pode ir comer qualquer coisa, que as análises ainda demoram"!
E assim fiz, lá fui eu entregar o meu frasquinho com chichi que foi enchido na casa de banho da sala de espera Confuso , tiraram-me sangue (isto eram 22h45m) e fui comer.
Passado cerca de 30m voltei para a sala de espera da MAC. Por volta da meia-noite decido ir perguntar se por acaso já me tinham chamado, pois estava a estranhar a demora. A auxiliar diz que já viu o meu nome em algum lado, vai investigar e chega à conclusão que as médicas haviam-me dado alta às 22h... Esta senhora, umas enfermeiras e outras auxiliares pedem imensa desculpa pelo sucedido, dizem que não compreendem como estas coisas estão sempre a acontecer. Em relação à médica, uma parvalhona qualquer, que deve ter acabado de fazer o internato ou que ainda o está a fazer, com ar superior nem pede desculpas, diz que tenho uma contusão muscular e que tenho de tomar magnésio. E pronto... Lá fui eu para casa, nem me quis chatear, porque já estava tão cansada, só conseguia pensar na minha caminha...
Enfim, isto tudo para dizer que não sei o que fazer em relação ao parto da minha menina. Admito que tenho receio (medo) de ir para a MAC. Para uma maternidade de referência, as histórias que oiço são bastante incompreensíveis.

Sobre Sióbhan

Madalena - 16.03.2010

pepi_pipinhas -
Offline
Desde 06 Out 2009

Ola para mim nenhum hospital e mau ou bom,isso vai das equipas que se apanha a pessoas boas e mas.
Eu vou ter a minha Elena num HFF (Amadora-Sintra) e como tal tambem posso apanhar gente reles que nao querem saber de nada Triste é assustador claro,mas nao podemos fazer nada uma reclamação a mais outra a menos tanto faz para os hospitais Triste infelizmente é assim.
Uma vez tive que ir as urgencias de obstetricia num Amadora-Sintra e fui muito mal atendida o medico foi muito estupido não me ligou nenhuma,mas tambem sei que a lá pessoas boas
Bjs

***************************************************************

DPP:20/03/2010 Convencido
Rrrrr Preocupado

3 aninhos Sorriso

25/03/2010

Toquinhas Sorriso http://troca-se.pt/perfil/sof

fipa -
Offline
Desde 07 Maio 2007

realmente o problema raramente está nos sítios, mas nas pessoas que temos a sorte ou o azar de apanhar...e quanto a isso pouco podemos fazer, seja público ou privado. Talvez no privado tenhamos mais à vontade para nos chatearmos a sério se formos mal atendidas, mas isso no público tb não deveria acontecer. Apesar de não pagarmos assim à vista, pagamos os nossos impostos e temos o direito a sermos tratadas de forma humana e competente em qualquer serviço de saúde do país. Mas apanham-se anormais em todo o lado...infelizmente. E especialmente numa maternidade acho que é dos sítios onde isso realmente não deveria acontecer!

patriciasp -
Offline
Desde 10 Nov 2006

so agora vi este topico mas vou deixar aqui a minha opiniao!

o meu bebe nasceu na MAC em dezembro e so tenmho a dizer bem!
ele estava com perspectiva de ser um bebe mt grande, as 37 semanas a estimativa ja chegava aos 4300 e ele nasceu as 39+5 por isso calculem a estimativa.

eu tinha cesariana marcada para 2 dias depois precisamente por isso mas entrei em trabalho de parto 3 dias antes e graças a deus.

foram todos excepcionais, foram 12 horas em trabalho de parto la, os medicos viram todos os exames e fizerem mais para descartar ou nao a hipotese do bebe ser tao grande!e so qd tiveram a certeza que nao era seguiram p+ara o parto normal e agradeço-lhes por isso...uma cesariana assustava-me imenso...

o meu bebe nasceu lindo e sem sofrimento por parte de nenhum de nos com 3830gr e foi mt bom td o que fizeram por mim e td a atençao que deram ao meu marido tb!

O internamento tb foi bom e nao tive nada a apontar.

depois de vir para casa tb tive mt apoio da parte deles em relaçao a amamentraçao e ao bebe!

Fui operada em janeiro do ano passado num hospitalk particular e as diferenças nao foram assim tantas!

se tiver outro filho volto p+ara la!

beijos

17-12-2009 Nasceu o meu Tesouro
05-05-2015 10 semanas Aborto espontâneo
25-01-2016 12 semanas aborto retido
05-01-2017 05 semanas Aborto quimico
29-10-2017 Nasceu a princesa

tania rodrigues... -
Offline
Desde 20 Jan 2009

O meu filho nasceu na MAC, correu lindamente e fui super bem tratada.
Qdo tiver um segundo filho será na MAC se correr menos bem e se fosse ao terceiro provavelmente seria noutra maternidade...

Cada parto é um parto...e cada pessoa é uma pessoa n devemos genelarizar...

Tânia e Santiago Apaixonado 2 Aninhos 1*11*2007 Apaixonado
Afilhados: Santi(mami)Diogo e Afonso(anaasp)Santi(Mafalda)
Afilhada mais crescida: Texuga Beijinho
As madrinhas: Anaasp,Mami,Catia Beijinho
http://onossomundoperfeito.blogspot.com

springtome -
Offline
Desde 11 Mar 2010

não vou aqui recontar toda a história do meu parto e de tudo o que implicou a nível psicológico e físico posteriormente... a verdade é que depois de ter tido o meu príncipe,em Dezembro de 2007, uma certeza eu tinha, não voltaria a ter outro!!
Felizmente, por ser informada o suficiente, por ser educadora, por ter a certeza que ser mãe é o melhor sentimento de mundo, voltei a engravidar e neste momento estou gravida de 32 semanas de mais um príncipe!
Culpo a equipa presente na MAC naquele dia que deveria ter sido um dos mais felizes a minha vida, foram insensíveis, muito pouco profissionais, e quase que me fizeram desistir de ser mãe novamente...
o processo foi instaurado e fiz queixa da maternidade.

No fundo quero aqui deixar o testemunho de ser muito importante deixarmos a nossa opinião, as nossas queixas registadas!

Devo acrescentar que tenho opiniões muito positivas desta maternidade, não é o meu caso mas desejo a maior sorte a quem lá realizar o parto...

BABYGUI -
Offline
Desde 02 Fev 2010

Ainda não tinha reparado neste tópico. Não vou repisar e recontar o meu parto,porque ainda hohe, quase 4 anos depois, não me sinto bem quando o faço. Só vos quer dizer que, para uma maternidade considerada de referência, deixa muito a desejar a todos os níveis, mas princialmente a nível humano. Acho que uma grávida deveria ser tratada de forma humana, com respeito, afinal de contas, não somos bocados de carne... Somos pessoas... a passar pelo melhor e pior momento das nossas vidas... Estamos ansiosas, receosas, felizes, desconfiadas, doridas, tantos sentimentos... No meu caso, não fui respeitada, não fui tratada como um ser humano e isso marcou-me para sempre... O meu parto na MAC... é para esquecer...Mas, ainda bem que há histórias bonitas!Talvez eu tenha sido a excepção e não a regra e isso descansa-me! Felicidades a todas!

Jack Bh -
Offline
Desde 02 Jun 2010

Estou realmente perplexa com tudo oq li neste tópico, assustada e completamente insegura. Tenho hoje 29 semanas, estou sendo acompanhada pelo médico de família no centro de saúde, estive duas vezes na MAC por questões de urgencias...
1º Sou Brasileira e infelizmente querendo ou não, existe um grande preconceito.
2º Acho super estranho, ser acompanhada por um médico geral ao invés de um GO
3º Vou seguindo oq posso pelo site para me orientar, pois não conheço quase nada rsss

Estive no hospital de Vila Franca de Xira na primeira vez que precisei de emergencia, pq sentia dores abdominais - ( aquele lugar me da medo e calafrios, instalações muito antigas, fui atendida por uma médica que foi capaz de me deixar nua na frente de 3 homens só para me fazer uma ecografia, tem lógica?)

Depois como já tinha tido esta experiência horrivel eu me sentia mal por fortes dores de cabeça, resolvi então ir com o meu marido para o MAC, não fui muitooooooo bem atendida, mas achei as instalações da emergência em melhores condições que do outro hospital.

Lendo e conhecendo mulheres que lá ganharam seus filhotes, resolvi ir para lá no grande dia... mas agora com tudo oq vc contou aqui, sinceramente estou morrendo de medo... para onde devo ir? Se chegar lá e for mal tratada oq eu devo fazer? Meu marido não deve ficar muito tempo ao meu lado... Bem, em fim.... que Deus olhe por mim e pelo meu filhote!

Sobre Jack Bh

Jacqueline

Becky Chaveiro -
Offline
Desde 02 Maio 2010

Olha, a MAC faz visitas guiadas. Eu vou la em Setembro para ver e fazer muuuuitas perguntas. Informa-te bem para ver os teus direitos e tambem estares bem preparada para nao teres surpresas quando chegar o teu dia. Eu tb estou a pensar em ir para a MAC para o parto e por acaso tb estou com muito medo. E por isto que vou fazer tudo para nao ter surpresas quando o dia chegar. Claro, nunca podemos saber como vai ser o atendimento. Ate nos melhores hospitais pode have o pior grupo de enfermeiros e medicos!

Mas aconselho te mesmo a visitares o lugar numa visita guiada. Quem sabe isto pode te acalmar um pouquinho. Forca!

♥ SANNE: 25 de Dezembro 2008
♥ Nasceu CALEB: 27 de Novembro 2010, 3350 gr, 51 cm

patyleite -
Offline
Desde 02 Jun 2010

Oi jacqueline,
confesso que tambem me assustei com os relatos lidos nesse topico. Tambem sou brasileira e entendo seu drama. Eu por acaso tenho plano de saude e terei meu filho no Hospital dos lusiadas. Nos como brasileiras sofremos imenso preconceito por aqui, infelizmente, tenho uma amiga que teve parto na francisco xavier e foi super mal tratada. Mas o parto ocorreu sem complicacoes. Acho que vale a pena ir dar uma olhada nele, fazer uma visita guiada e tal. Voce ainda tem tempo. Uma amiga esteve no hospital novo de cascais e se apaixonou. Por ser um hospital novo em termos de higiene nao tera oq reclamar. Eu se fosse voce iria fazer visitas guiadas aos hospitais. Assim fica a conhecer as condicoes da maternidade e nao tens tantas surpresas. Por mais que a MAC tenha boa referencia, eu nao teria la dps de ler aqui. Mas verdade seja dita, cada caso e um caso. Cada equipe e uma equipe. Nao tem jeito, e sempre uma caixinha de surpresas.

bjinhos

chuquinha -
Offline
Desde 12 Out 2010

Tive minha filha na MAC em Agosto de 2010. Foi complicado, tentativa com ventosa e depois forceps. Não acredito que ela tenha sido avaliada pelo pediatra no momento no nascimento, pois meu marido esteve o tempo todo com ela e apenas viu a enfermeira a aspirar o nariz. O pós-parto foi terrível, pouco pessoal, muitas mamãs. Ela nasceu na madrugada de sexta para sábado e apenas na SEGUNDA o pediatra foi dar uma vista de olhos. Considero a casa de banho com pouca higiene. Quase sempre o chão estava com sangue e as auxiliares não conseguiam mantê-la limpa por muito tempo. Uma enfermeira gritou comigo, não respeitou a minha dor no pico das contrações de um parto induzido e chegou a dizer coisas como "não reclames pois muitas mulheres gostariam de estar no teu lugar" ou "então!... passaste 9 meses e não leste nada sobre o assunto. não sabia que isto iria doer?". Na hora da recolha do sangue do cordão umbilical uma outra enfermeira demonstrou CLARA MÁ VONTADE. Na verdade se negou a preencher o formulário, pois segundo ela não era obrigada a fazer nada. Felizmente a médica que fez o parto e que me acompanhou no pré-natal no privado o fez com boa vontade. Tenho segudo de saúde, mas meu marido sempre dizia que a MAC era o MELHOR e mais seguro lugar para se ter um bebé. Eu sinceramente, pela minha experiência, não concordo. Talvez para os prematuros tenham um bom acompanhamento. Ainda não tive a chance de ir aprensentar uma reclamação formal por motivos de saúde, mas o farei de certeza. Não vou esquecer o que passei. Sei que algumas mulheres têm partos maravilhosos, encontram equipes fantásticas e têm uma estada muito boa na MAC e assim desejo que seja com todas as grávidas. Penso que Agosto não seja um bom mês para parir, pois há muito menos pessoal, se for no fim-de-semana ainda pior pois os pediatras só aparecem na segunda-feira, excepto se forem chamados de urgência.
Ah, a colega aí de cima falou que as brasileiras sofrem preconceitos. Eu sou brasileira e não considero que a minha péssima experiência se deva à minha nacionalidade. Assim espero! Nos dias em que estive na MAC tinham indianas, chinesas e muitas outras estrangeiras. Acho que eles devem estar acostumados.
Boa sorte à todas as mães do mundo e muita saúde aos rebentos.

mamã outra vez -
Offline
Desde 03 Jan 2014

Resposta atrasada mas espero que ajude...
Tive minha segunda bebé em Agosto de 2014, e não foi uma boa experiência. Cheguei com contrações seguidas e muita dor. A enfermeira me examinou e disse que por ter só 1 cm de dilatação ainda ia ver se eu ficava ou se me mandava de volta pra casa. Me deixou largada no CTG e ficou à conversa com outras grávidas super bem dispostas que andavam pra la e pra ca sem qualquer problema. Dizia que a minha dor não condizia com a minha dilatação (sugerindo que eu estava a exagerar). Ao fim de muito tempo, me examinou e disse que eu ainda não tinha dilatação quase nenhuma e me mandou andar lá pra fora. Quando cheguei ao pé do meu marido a dor era tanta que voltei a correr para dentro e comecei a gritar. Só aí me levaram a sério. Chamaram o médico que me rompeu a bolsa e olhou para o chão com cara de assustado. As águas estavam verdes e me mandou direto para a sala de parto.( estava a passar da hora). A enfermeira que tinha me deixado largada resolveu nesta altura me fazer o inquérito de admissão. Entre uma contração enlouquecedora e outra tinha de me concentrar nas perguntas mais estúpidas como profissão do marido etc.. chegou a um ponto que as dores já eram tantas que já não conseguia raciocinar. Pedi que ela parasse porque estava atrapalhando o meu trabalho de parto. Ele insistiu dizendo que tinha de fazer o trabalho dela. Eu me recusei a continuar respondendo. Só implorava que me dessem a epidural e as enfermeiras em tom de deboche diziam pra eu ter calma que ainda faltava por o soro, olhavam umas pra caras das outras e riam-se. Enquanto preparavam calmamente o soro entrei em período de expulsão sem saber, e por estar a sentir muita dor comecei a gritar. lá chamei a atenção novamente do médico que veio e viu que eu já tinha a dilatação feita e q o bebé já estava a sair. As enfermeiras muito "admiradas" comentavam que nem tiveram tempo de preparar nada. Usaram ventosa pra tirar minha bebé e não me disseram nada nem tampouco puseram no relatório. Só vim descobrir porque uma médica veio ao quarto dar formação à uma estagiária e relatou o parto de todas. O seja, apenas no relatório deles, contaram que usaram ventosa. Depois do parto minha bebé não respirava direito e teve de ir para a encubadora, Durante este tempo várias enfermeiras vieram apertar a minha barriga com uma brutalidade tamanha que me dava vontade de chorar. Quando me trouxeram a bebé, ela tinha dificuldade em mamar, e ao invés de me ajudarem faziam troça da bebé, ouvi coisas que nem tenho coragem de dizer. Me deixaram numa maca ainda toda suja de sangue em uma fila para subir para o quarto durante meio dia. Não me deixavam fazer xixi à casa de banho e eu aflita com a bexiga cheia não conseguia fazer deitada no bacio. Até que me revoltei e me agaixei em cima da maca para consegui fazer xixi quando uma empregada da limpeza me repreendeu pois eu ia sujar os lençóis. Depois de me terem levado para cima me deixaram mais 3 horas ainda suja de sangue. Durante a noite minha bebé e eu não conseguiamos dormir por causa do bebe ao lado que chorava a noite toda. No dia a seguir fui a área das enfermeiras pedir ajuda com a amamentação pois minha bebé não mamava a muitas horas. Em tom de deboche disseram que iam e não apareceram. Eu lá depois me arranjei sozinha com ela. Sei que muitas mães elogiam este e outros hospitais mas também sei que muitas são maltratadas e não contam por que não gostam de serem taxadas de queixinhas. porque todos dizem, o importante é que o bebé já está cá. Mas acho que não é bem assim. Os hospitais portugueses não tem pessoal humanamente capacitado para lidar com mães em trabalho de parto. Em alguns casos são cruéis, insensíveis, maltratam e destroem o momento mais importante da vida de uma mulher. Algumas mães não se queixam pois preferem esquecer e se concentrarem nos filhos, como eu fiz mas se todas as mães que passaram por situações dignas de reclamação se unissem, talvez algo mudasse. Para o bem de todas. Para quem tiver interesse em se aprofundar neste assunto recomendo este livro: http://www.culturafnac.pt/terror-na-maternidade/

Li Ky -
Offline
Desde 04 Maio 2016

Bom..estou a ver que tive sorte na Mac.
Tive lá a minha filha, entrei com alerta no livrinho pois a menina tinha o cordão enrolado ao pescoço..e o único senão que tenho a apontar é para o facto de haverem muitos estagiários.. (o meu toque era feito pela.medica mas sempre com uma catrefada de miúdos a ver).. O meu parto foi a forceps, portanto ninguém pôde assistir..mas tive sempre comigo uma enfermeira que foi a minha anjinha como carinhosamente a apelidei..que me confortou! Ao contrário do que já li por aqui, todos os dias que lá estive uma enfermeira me viu a costura e falava comigo para saber como estava. E apanhei enfermeiros e pediatras muito bons!
É sorte!
Estou novamente de bebé, tive descolamento da placenta as 9 semanas, fui para lá em pânico com uma grande hemorragia e a enfermeira da triagem foi a coisa mais insensível do mundo.. Tive que fazer mais do q era pra ela despachar aquilo.. No entanto a médica foi amorosa!
Acho que é uma questão de sorte..mas acho também que há muita gente nas profissões erradas!

Sobre Li Ky

22.10.2012 * Kyara *
18.08.2016 * O meu Anjinho olha por nós * 26 semanas de amor!
23.04.2018 * Gabriela *

mamã outra vez -
Offline
Desde 03 Jan 2014

Enganei-me no tópico. O que se passou comigo foi no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?