Marido "vs" Filho hiperactivo | De Mãe para Mãe

Marido "vs" Filho hiperactivo

Responda
11 mensagens
Borboleta34 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Olá!

Sou nova nestas andanças... Antes de mais aproveito para cumprimentar todas as mamãs Sorriso

Gostaria de partilhar convosco um pouco da minha realidade e saber se alguém tem uma situação similar...

Tenho 1 filho com 7 anos, fruto de uma relação anterior que acabou. A este meu filho foi-lhe diagnosticado o ano passado Hiperatividade. Está medicado.
O comportamento dele parece que cada vez está pior, quer na escola, quer em casa.
Refiz a minha vida, casei, tenho outra filha com 2 anos e a situação cá em casa está muito complicada.
O meu filho continua a não querer respeitar regras, agora responde e "goza" connosco.
Eu estou no meio da discussão. A paciência e a tolerância que o meu marido tem para com o meu filho está abaixo de zero. Praticamente todos os dias há discussão sempre pelo mesmo motivo.
Amo o meu marido, sei que ele me ama, mas não é fácil ouvir certas coisas de um filho, apesar de saber que em 95% das situações ele tem razão.
Estou cansada de ter sempre as mesmas conversas com o meu filho na tentativa dele melhorar o comportamento, mas cada vez mais tenho a sensação que estou a falar para o "boneco". Sinto-me, muitas vezes, desesperada ao ponto de pensar se o melhor não seria o meu filho ir morar com o pai....
Não quero perder o meu marido e não quero que a minha filha viva também com os pais separados...
Não é mesmo nada fácil...

Um beijinho para todas.

Moquinha2 -
Offline
Desde 31 Jan 2013

Olá linda mamã Sorriso
Antes de mais também te quero dar as boas vindas , depois de ler o teu desabafo ,fico sem saber o que te responder ...sabes o meu filho tem 9 anos é muito ,muito irrequieto ,mas não é hiperativo , só este ano é que notei alguma melhoria dele .
As crianças estão sempre em constante mudança ,sei que é dificil dizer para esperar ,mas também sei que ele só tem 7 anos e no fundo isso até pode ser também para ser o centro das atenções em casa ...
Sei que custa ,mas tens que ter paciência e principalmente não fazeres nada de cabeça quente !!
Beijokinhas e muita força Piscar o olho

pipinha79 -
Offline
Desde 13 Out 2014

ola mama,bem vinda!
estou na mesma situacao que tu,ate tenho um topico(o meu marido e o filho...o que fazer?),mas o meu filho tem 14 e nao e hiperactivo.de ha um ano para ca mudou completamente...falta nos ao respeito,nao nos obedece,baixou as notas...tambem cheguei a pensar se ele quereria ir viver com o pai...mas esta semana,falamos...MUITO a serio e....vamos ver...quanto ao teu filho ele e mais novo,a maturidade e diferente...tambem podem ser ciumes da mana...antes era so ele!tem muita paciencia,conversa com ele e com o teu marido.o teu marido que tente tambem conversar com ele...ele nao toma medicacao?o meu sobrinho e hiperactivo e toma ritalina,quando nao toma nota se logo a diferenca..le o meu topico e os comentarios das mamas...ajudaram me muito.beijinhos e calma...

Sobre pipinha79

casada com o meu moranguinho desde 05/12/2009,juntos desde 28/05/2007
"maedrasta"de Fabio,17/04/1990,filho do coracao
"maedrasta"de Vanessa ,15/01/1993,filha do coracao
madrinha de Luciano,Natacha e Rui
Tia de Nelson e Didi....
A minha familia e tudo para mim....

Sandrinha72 -
Offline
Desde 12 Mar 2013

Olá mamã. O meu filho também é hiperativo medicado e eu aceitei mais facilmente as coisas no início que o meu marido, que foi preciso começar a ler livros sobre o assunto, para entender a doença do filho e saber lidar com ele. É normal no seu caso, sendo o seu marido padrasto do seu filho, não há mesma tolerância de ambas as partes.
Eu percebo o seu desespero, mas daí entregar o seu filho ao pai dele, por causa do seu marido, acho isso muito errado, não se esqueça que o seu filho é seu filho hoje e para sempre e o seu marido, hoje é mas amanhã sabe-se lá.
O menino está a ser acompanhado por algum psicólogo? O meu não está, mas tenho a perfeita noção que as crianças com este problema têm que ser acompanhadas por um psicólogo.
Com estas crianças é preciso muita paciência, por isso não faça nada que um dia venha arrepender-se e muito!

Visitem a minha lojinha, muitos artigos para menino e menina Sorriso
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/179747
ou o meu blog
http://lojinhausadosnunocas.blogspot.pt/

LLR -
Offline
Desde 21 Jun 2011

Acho que todas as mães põem os filhos em 1º lugar, mas há situações e situações... O seu filho é mt importante, mas o seu marido é o seu marido e o pai da sua filha! Acho que não tem de optar por um dos 2... Vocês são uma família e é em família que os problemas devem ser ultrapassados. Piscar o olho Acho que deveria tentar fazer 2 coisas... uma é tentar convencer o seu marido a ser mais paciente, porque se o seu filho estiver a fazer uma chamada de atenção, seja pela positiva ou pela negativa, ele está a conseguir provocar uma reacção no "padrasto". E assim sendo, ele vai continuar a ter o mesmo tipo de comportamentos pois eles têm o efeito pretendido. A outra coisa, seria falar com o médico... será que a medicação é a correcta para o seu filhote? E será que a "falta de educação" está apenas relacionada com a hiperactividade? Parece-me que poderá haver aí pelo meu ciume... ciume do padrasto... da irmã... é normal. Não me interprete mal, mas por vezes, quando é diagnosticada hiperactividade a uma criança, isso serve de desculpa para tudo. E por vezes não é. Tente perceber se há algo por trás dessas reacções mais agressivas Sorriso e pense bem, se pedir ao seu filho para ir viver com o pai, não irá ele ficar mais revoltado? Acredito que deve ser muitooo complicado gerir sentimentos na sua situação. Por um lado é o seu filho, o seu "mais que tudo". Por outro o seu marido... Mas vai ver que vai conseguir ultrapassar esta fase! Um beijinho

Mama2 -
Offline
Desde 28 Fev 2012

Olá,

Se o menino é acompanhado e não vês melhoria q tal procurares uma segunda opinião?
Tb tem q se analisar bem se o comportamento é derivado á hiperactividade porque vou te dar o meu exemplo, em criança diagnosticaram me hiperactividade, era uma criança que trepava tudo móveis da sala, roupeiro aliás as minhas brincadeiras eram sempre em cima do móveis mais altos da casa, inundava a casa, não conseguia estar quieta a ver tv, a pintar, fazia xixi na cama mas por exemplo nunca faltei ao respeito de ninguém isto dito pelos meus pais e família, o meu comportamento era de uma criança muito agitada mesmo, com dificuldades de concentração, na escola troquei algumas letras, era seguida mas os meus pais nunca aceitaram que eu tomasse medicação.
Fazia desporto, aliás os meus pais punham-me em vários desportos, depois música..e o certto é que passou de um momento o outro.
O meu filho mais velho é assim, tb não consegue ver uns desenhos ou estar sossegado, algumas letras faz ao contrário, faz xixi na cama..tb não lhe damos medicação e sabemos que piorou desde q o irmão nasceu..depois tb esta idade não é fácil..
Esta é a minha experiência mas cada caso é um caso, só tu podes analisar o que se passa realmente..
Em relação ao que fazeres, tal como uma mamã referiu não tens que optar por um, deve ser resolvido em família..e em casos extremos eu pessoalmente preferia ficar sozinha com os meus filhos, mas isso sou eu.
Beijinhos

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Acho que despachar o teu filho para o pai irá provocar no mesmo uma sensação de abandono enorme, principalmente agora que tem uma irmã. Vai sentir-se dispensável e abandonado por ti...
Na realidade espero que te tenha saído como um desabafo e não estejas realmente a pensar nessa alternativa pois irás desestabilizar a vida dele e irás transmitir-lhe a ideia que a irmã e o teu marido é mais importante para ti do que ele, que o amor que sentes por ele é menor e que ele não é merecedor de amor, nem de carinho ou aceitação.

Em relação ao diagnóstico de hiperactividade existe um "truque" para diagnosticar se é realmente hiperactivo ou não. Quando ele não estiver sob o efeito da medicação dá-lhe um café - se ficar mais calmo é porque é hiperactivo, se ficar mais electrico é sinal que o diagnostico foi mal feito e ele não é hiperactivo.
Isto não é uma "mezinha". Eu sou estudante de mestrado de Neuropsicologia e este é um truque usado por nós quando há situações onde o diagnóstico não é claro. É uma forma de garantir que o diagnóstico é efectivamente hiperactividade ou não.

Se ele for aconselho que procure acompanhamento psicológico pois o seu filho sofre por ser assim, não é mal-educado porque quer, é simplesmente incapaz de controlar os movimentos e a sua energia. O que o pode ajudar são actividades ao ar livre, jogos como os da wii que permitem que ele esteja em movimento e que permite vários estimulos ao mesmo tempo - torna-se menos aborrecido para ele . Para controlar melhor os seus comportamentos será também pertinente que elaborem regras com ele e que ele seja recompensado (p.ex. com o vosso entusiasmo e felicitarem-no pelo que conseguiu mesmo que seja algo mínimo). Nunca responda com "não fazes mais do que a tua obrigação" quando ele faz algo bem feito porque, para ele, seguir determinadas regras é bastante dificil.

Acima de tudo, se ele for hiperactivo, deves falar muito bem com o teu marido pois a hiperactividade é uma doença. Não é falta de educação, as crianças sofrem muito e o seu marido não tem razão quando entra em discussão com o seu filho, nem a Borboleta34 o devia encarar dessa forma. Se o seu filho não tivesse uma perna e o seu marido discutisse com ele porque ele não era capaz de correr também considerava mandar o seu filho embora? É que sendo hiperactivo o seu filho é realmente incapaz de controlar o comportamento, por muito que queira, e as reacções do padrasto e o facto de a Borboleta 34 apoiar esse discurso só o tornam mais infeliz e em sofrimento. Aliás a inadaptação social leva muitas vezes a que crianças com hiperactividade entrem em depressão precisamente por questões como as que relatou acima.

Depois, o seu filho tem 7 anos, tem uma irmã mais nova, poderá dar-se o caso de serem ciúmes, de se sentir posto de parte (e será que tem razões para o sentir?). Sendo que, ao ser hiperactivo, as birras tornam-se mais descontroladas.

As regras, a estrutura são fundamentais para o seu filho mas tem que compreender que ele não o faz porque não consegue e não porque não quer. Precisa de amor incondicional, de carinho e protecção.
Por isso, espero que tire mesmo a ideia de o mandar viver com o pai nesta altura (será o pior que lhe podia fazer), elaborem regras com ele (a Borboleta 34 e o padrasto todos juntos) com consequências para quando não cumprir e recompensas para quando as seguir, dê-lhe estrutura, rotinas e espero que procure ajuda para lidar com ele caso não esteja a conseguir mas não o mande embora, pelo menos não para já nem nunca o ameace dizendo que se ele não melhorar o manda embora. Isso irá destruir o seu filho a pouco e pouco. Faça-o ver que o vosso amor é incondicional e que ele faz parte da família.

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

O seu filho é acompanhado pelo psicolgo? se sim nada melhor do que ele para dar conselhos. eu jamais entregaria o filho ao Pai biologico, ele iria sentir rejeitado podia agravar a sua revolta. crianças hiperactivas são mais exigentes precisam de mais atenção, fale com ele, sem gritos, vai ver que as coisas vão melhorando. beijos

Borboleta34 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Olá a todas as mamãs!

Antes de mais obrigada a todas pelo carinho e pelos conselhos.

Claro que não me passa pela cabeça "mandar" o meu filho ir morar com o pai. Seria como se metade do meu coração fosse embora. A minha filha não é de todo mais importante que o meu filho, nem vice versa. São os dois iguais para mim.
Como é óbvio, há dias que em desespero há certas coisas que me passam pela cabeça.
O meu filho está a ser seguido pelo médico. Vou na 2ª opinião médica, que foi idêntica à 1ª.

Sei que têm razão quando falam do comportamento a nível físico: não estar quieto, não parar, etc., mas eu não falo só desse tipo de comportamento.
nada desculpa a má educação. Responder ás pessoas, querer "passar por cima" delas e gozar connosco. É assim em casa e na escola.

Os castigos, na maior parte das vezes, parecem não resultar...´

É muito difícil lidar e é como a Sandrinha72 disse quando se trata do padrasto, a tolerância é muito menor.

Por exemplo, o meu filho sabe que não pode fazer certas coisas, pois a irmã quer copiar tudo. Quando dizemos 5 ou 6 vezes e ele continua, até que a pequena faz igual e quase que se magoa a sério... é difícil haver tolerância e a paciência. Até para mim´!

É muito, muito complicado...

Um beijinho grande para todas.

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Ele tem 7 anos, ainda bem que não lhe passa pela cabeça manda-lo ir morar com o pai, seria incompreensível.

Tenho um sobrinho hiperactivo e recomendo vivamente o livro "Mal Entendidos" do Dr. Lobo Antunes, seria óptimo se o seu marido lê-se. Espero que ajude.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

Borboleta34 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Dona_Amora, obrigada pela dica!

Vou ler.

Bjinho