Manchas brancas nos labios | De Mãe para Mãe

Manchas brancas nos labios

Responda
5 mensagens
cmatos -
Offline
Desde 24 Set 2008

Ola meninas, boa tarde...

Sou nova por este forum,mais tarde passarei pelas apresentação, mas coloco aqui ua apresentação mt breve...

Chamo-me Carla e sou mae de uma linda menina que se chama Lara e faz 8meses agora dia 4 de Julho...

Hoje fiquei um pouco preocupada pelo serginte, hoje fui buscar a minha bebe ao infdantario qdo reparei que ela tem umas pequenas manchas brancas tanto noa labios como na ponta da lingua... Sera que alguem tem algum bebe que tenha tido tb estas manchas????
Se não, que sera????

Obrigada a todas

Bjinhos

Llocas -
Offline
Desde 13 Abr 2009

Serão aftas? Doi.lhe?

Sobre Llocas

Madrinha da ALICE da minha querida amiga Bituxa, que é a princesinha mais linda do Norte e arredores!!! Piscar o olho

http://tim-pam-pum.blogspot.com

tania rodrigues... -
Offline
Desde 20 Jan 2009

Muito provavelmente sao sapinhos...consulta o pediatra que te passa um medicamento proprio

As melhoras Beijinho

Tânia e Santiago Apaixonado 2 Aninhos 1*11*2007 Apaixonado
Afilhados: Santi(mami)Diogo e Afonso(anaasp)Santi(Mafalda)
Afilhada mais crescida: Texuga Beijinho
As madrinhas: Anaasp,Mami,Catia Beijinho
http://onossomundoperfeito.blogspot.com

Patricia. -
Offline
Desde 22 Abr 2009

Subscrevo as palavras da tania. Deve ser os chamados "sapinhos".
É uma infecção oral causada por um fungo (se não estou em erro)que provoca uns pontinhos brancos na zona dos lábios, interior da boca e lingua. Há um tratamento para isso, só tens de ir ao médico.
As melhoras.

Daniela_filipa -
Offline
Desde 06 Nov 2008

Meu bebê está com placas brancas dentro da boca. O que pode ser isso?

Pode ser sapinho, uma infecção pelo fungo chamado Candida albicans. Aparecem manchas brancas na parte interna da bochecha, no céu da boca e às vezes na língua do bebê. É um problema mais comum em bebês de até 2 meses de idade, mas pode aparecer em crianças mais velhas também.

O fungo está presente no sistema digestivo de todo mundo, mas, quando há um desequilíbrio, essa presença se transforma em infecção. Os principais causadores desse desequilíbrio são mudanças hormonais ou o uso de antibióticos -- seja pelo bebê ou pela mãe, no caso de criança que mama no peito.

Como saber se é mesmo sapinho?

Publicidade

Se houver uma camada branca na língua do bebê, e em nenhum outro lugar, provavelmente é apenas resto de leite. As lesões da candidíase oral são mais comuns nas laterais da boca, e às vezes doem bastante. O primeiro sinal pode ser o fato de o bebê chorar quando mama ou quando chupa a chupeta. Outras vezes, porém, o bebê pode não dar grandes indicações de dor ou irritabilidade, mas o aleitamento fica prejudicado.

Caso você desconfie que seu filho está com sapinho, procure as placas brancas características do problema. Lave bem as mãos, cubra o dedo com uma gaze e toque numa das lesões, para ver se ela sai. Muitas vezes ela não sai, mas, se sair, deixará uma área bem vermelha no local onde estava, e pode sangrar um pouco.

Como se trata a candidíase oral?

Consulte o pediatra se achar que seu filho está com sapinho. Ele pode receitar um medicamento antifúngico. A infecção leva até uma semana para ir embora. Às vezes os médicos recomendam a aplicação de uma pomada antifúngica nos mamilos da mulher caso ela esteja amamentando, para que a infecção não fique passando do bebê para a mãe e da mãe para o bebê.

Há alguma coisa que eu possa fazer para meu bebê não pegar sapinho?

Há bebês que simplesmente são mais suscetíveis que outros à ação do fungo. Há quem acredite que o problema seja causada pelo uso de chupetas ou de mamadeira; outros acham que a culpa é de sujeira no bico da mamadeira; para outras, ainda, o problema é causado pelo uso de chupetas ou bicos de mamadeira grandes demais para a boca do bebê. Mas bebês que só mamam no peito e que não usam chupeta também podem apresentar a candidíase oral.

Alguns especialistas recomendam que se dê um pouco de água filtrada e fervida para o bebê (fria ou em temperatura ambiente) depois de cada mamada, para eliminar os resíduos de leite. A esterilização frequente de chupetas e mamadeiras também pode ajudar. Os médicos também orientam as mães que amamentam a deixar os mamilos tomarem um pouco de ar entre as mamadas para evitar a micose, e a medida é especialmente importante quando já se está com a infecção -- a umidade é o ambiente ideal para a proliferação dos fungos.

Fique alerta para a candidíase se o bebê estiver tomando antibióticos -- e você também, no caso de amamentar. Os antibióticos matam as bactérias ruins, mas também as boas, que existem naturalmente no corpo. Isso pode favorecer o surgimento da infecção por cândida. A candidíase também pode ser vaginal, nas mulheres, além de afetar o bico do seio.

O sapinho é perigoso?

Não. O maior problema é a boca do bebê doer demais e ele não conseguir mamar, o que pode levar à desidratação. Nesses casos, o médico talvez receite uma dose de analgésico como o paracetamol para controlar a dor. Você também precisa avisar o médico se a candidíase não estiver melhorando com o tratamento, ou se o bebê tiver febre de mais de 38 graus, o que pode indicar algum outro tipo de infecção.

Embora não tenha maior gravidade, a candidíase é muito doída, em todos os sentidos. É difícil ver o bebê com fome e chorando de dor para mamar. O consolo é que ela costuma passar rápido. Mime seu filho e siga direitinho as recomendações do médico para o controle da dor. E mantenha o tratamento pelo tempo recomendado, mesmo que as lesões já tenham melhorado. Senão o problema pode voltar, e ninguém quer que isso aconteça.