Maminha, mamilos de silicone e bomba | De Mãe para Mãe

Maminha, mamilos de silicone e bomba

Responda
99 mensagens
Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Olá mamãs. O meu filhote tem 5 dias e infelizmente como nasceu com 2.730gr às 37 + 1 é um bocadito preguiçoso para mamar na mama. Uso mamilos de silicone porque os meus bicos não são salientes o suficiente para boquita e energia dele mas a coisa até resulta, se não tivesse sempre de o estar a estimular para estar sempre acordado e sugar. Como estava a perder demasiado peso decidimos começar a bombear de 3 em 3 hrs e a dar o biberão. O que faço então é sempre que ele pede dou maminha e sei que ele fica satisfeito durante uma horita, depois dou-lhe o biberão visto que ando a retirar de 3 em 3 horas para o ir saciando mais. Sei que é uma situação temporária pois é mesmo por ele ser muito pequenino e lhe faltar energia por isso não stresso com o tema e assim o papá tb pode ter algum tempo de qualidade no que toca a aleitamento. Mas agora vêm as questões de: devo esterilizar sempre os biberões a cada utilização ou basta lava-los? Mesmo com água e sabonete liquido o plástico não fica com residuos?

Gostava também de ouvir as vossas opiniões Sorriso

Beijinhos e obrigada Sorriso

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

Sifoca -
Offline
Desde 26 Mar 2010

Olá Cat-st

Muitos Parabéns pelo nascimento do teu André.
Quando o meu filho nasceu também tive que dar suplemento, e ao princípio dava-me ao trabalho de esterilizar tudo (bomba, biberon e tetinas) de todas as vezes, mas não é imprescindível até porque nunca se consegue uma esterilização absoluta...
Conforme o tempo passou e ganhei mais descontracção e experiência passei a esterilizar só uma vez por dia ou de dois em dois dias, e lavava com água.
Existem detergentes próprios para lavagem de biberons eu até tive uma amostra de um da Nuk, mas acabei por nunca comprar.
Se preferires esterilizar sempre aconselho um esterilizador de microondas que fazem o serviço rapidinho e não são caros.

Bjs

Sobre Sifoca

Treinante desde Março de 2010
**A Esperança nunca me deixará desistir**
Confirma-se o ditado popular:
"Quem espera sempre alcança!!!"
Em Março de 2013 nasceu o meu Filhote

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Tinham-me dado um esterilizador logo pelo inicio pelo que é o que tenho usado Piscar o olho obrigada Sifocas. Só outra pergunta tendo em conta que estou a bombear deveria fazer quente, bombear, frio no peito? Devo retirar tudo tudo tudo de ambas as maminhas?

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

Sifoca -
Offline
Desde 26 Mar 2010

A regra é quanto mais estimulares e bombeares mais a mama vai produzir. Mas todas estas questões são sempre de ver caso a caso, porque cada pessoa reage de maneira diferente à estimulação com bomba.
Eu aconselharia a tentar não tirar de cada vez muito mais do que aquilo que ele bebe por refeição que é para estares mais sincronizada com o que ele necessita.
De resto vai vendo como te sentes mais confortável durante a extracção (quente/frio/nada...) e lembra-te que a mama também vai modificando por isso pode haver alterações em relação ao que é mais confortável hoje e ao que será mais confortável daqui a uma semana ou daqui a um mês.
Bjs

Sobre Sifoca

Treinante desde Março de 2010
**A Esperança nunca me deixará desistir**
Confirma-se o ditado popular:
"Quem espera sempre alcança!!!"
Em Março de 2013 nasceu o meu Filhote

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Muitos parabéns!
A minha tb nasceu pequenina (2440) às 37+4... era preciso estar sempre a «chateá-la» para mamar. Sorriso Mas foi só nas primeiras 2/3 semanas. Felizmente sempre fez uma boa pega e não foi preciso suplementar com biberão.
Em relação ao quente e ao frio... depende de como te sentes. Se sentes que tiras pouca quantidade, aplica o quente. Se, pelo contrário, a estimulação extra te faz encher demasiado o peito e sentir desconforto entre mamadas, frio! Mas, nesta fase, isso vai mudar diariamente até o corpo se habituar.
Eu continuo a esterilizar tudo em cada utilização. Mas admito que estou a ser ultra rigorosa... a miúda enfia tudo na boca, de qualquer modo. Piscar o olho

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Ola querida, Parabens!!! não sabia que ja tinhas o teu piolho.. esta a correr bem? como foi?

Olha a minha bomba diz que basta esterilizar uma vez por dia. Os biberons é que convem estirilizar a cada utilização. e ambos lavar logo em seguida para não secarem os resíduos.

Quanto ao quente/bombear/frio, depende..
Se o leite sai bem, não ha necessidade de por quente nem frio. Isso faz se é quando estamos com uma mastite.

Ou então, se a tua ideia é aumentar a produção, metes quente, bombeias (podes manter o quente enquanto bombeias) e depois não fazes mais nada.
Se a ideia é baixar, bombeias e metes gelo (depois de bombear ou ao mesmo tempo e depois).
Se está bom assim, simplesmente bombeias Sorriso
Quente - ajuda a fluir + aumenta produção
Gelo - anti inflamatório + ajuda a baixar

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Ah outra coisa, quanto a tirar das duas mamas.

Se queres aumentar a produção, seja com o bebe a mamar ou com a bomba, deves sempre sempre tirar das duas, inclusive podes tirar primeiro de 1, a meio vais para a segunda, depois voltas a primeira até esvaziar e depois voltas á segunda para esvaziar.

Se a produção está boa, tiras ou o bebe mama numa nesta mamada, na proxima vais a outra mama. alternas sempre as mamas a cada mamada.

Se a ideia é baixar a produção repetes as mamas 1 ou 2 vezes, dependendo da quantidade. ou seja,
na 1a dás a esquerda, na 2a dás a esquerda, 3a direita, 4a direita, 5a esquerda, etc etc até estabilizar. Se necessário tiras da que não estas a dar, só mesmo um pouquinho para aliviar.
A outra opção é ir reduzindo aos poucos, hoje tiras 150, amanha tiras 140, depois 130 etc etc

Qualquer coisa apita Beijinho

Catinha Correia -
Offline
Desde 23 Jul 2013

Paragons Cat! nao sabia que ele ja tinha nascido!! Sorriso muitos parabéns, fico muito feliz por ti! (ja tinha estranhado a tua ausência aqui no fórum)

beijinhos para os 2

A tentar desde 2013...
- 18 Janeiro 2016 - ICSI (Hiperestimulaçao) sem transferência
- TEC 16 Maio 2016 - 1 embrião (negativo)
- TEC 12 Julho 2016 - 2 embriões (à espera do beta... vai ser desta!) E foi desta! Beta-290
- Restam 4 congelados
19 MARÇO 2017 NASCEU O AMOR DA MINHA VIDA

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Muitos parabéns Sorriso a minha nasceu a 12 de Agosto e só começou a a mamar apenas na mama dia 17 de Setembro. E o primeiro que conseguiu mamar diretamente na mama foi dia 6 de Setembro. Por isso até dia 6 de Setembro todo o leite que ela bebia, e bebia bastante era retirado da bomba. Quanto a estrelizar, estrelizava tudo ao fim do dia, bomba, conchas (saia muito leite), biberões, tudo. E de resto só passava por água. A esponja é como os comandos da TV. Estão cheias de micróbios, por isso só usava antes de lavar com água fervendo. Bjinhos e muita força Sorriso tudo de bom

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Parabéns! Que vos corra tudo bem.

Eu só punha quente se estivesse com algum caroço ou o peito muito empedernido, para massajá-lo antes da mamada ou da extração.

A minha não nasceu antes do tempo mas nas primeiras semanas também tinha de a estar sempre a estimular e acordar durante as mamadas.

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

famena, eu passei a usar gelo nos caroços e tirava-os todos Espertalhão

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Obrigada pelos vossos comentários meninas Sorriso Vou então passar quente na mama esquerda que a sinto pesada. A da direita esvazia e verte muito bem. Eu acabo sempre por dar maminha quando ele pede e muitas das vezes até dou antes de bombear, estou a fazer bem? E depois dou sempre as quantidades que ele quer. Ele às vezes é capaz de dormir 4 hrs seguidas...

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

E pode dormir 4h? Normalmente os prematuro não aconselham passar das 3h.
Mas sentes a mama pesada como? Muito cheia? Se for não metas quente senão ainda Produzes mais!

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

A cena é que ele não é considerado prematuro...ele nasceu foi com baixo peso mas não é prematuro...apenas preguiçoso. Mas eu não o deixo dormir 4 hrs...dou maminha cada vez que ele pede (e ontem à noite foi imenso) e estou a dar então o biberão com LM a cada 3 hrs.

Epa é como se algumas partes estivessem um bocadinho rijas. Mas ontem com o quente e a oferecer mais esta maminha já está a passar Sorriso

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

Sinhoca -
Offline
Desde 28 Abr 2014

Olá Cat,

Eu ainda não tenho experiência, mas venho só recomendar-te a leitura (ou vídeos no youtube - há imensos) de um dos maiores especialistas de aleitamento materno, o catalão Carlos González.
Li o livro dele Un Regalo para Toda la Vida, e é excelente, super simples e com dicas práticas. Segundo ele (e os estudos científicos que ele cita), os mamilos invertidos/rasos/pequenos não são de todo um problema. O que nos falta é bem-fazer, técnica e acompanhamento.
No entanto, ele refere que o facto de nascer de cesariana, apesar de não constituir em si um problema para a descida do leite, pode contribuir para problemas com o aleitamento, nomeadamente, um bebé mais "adormecido" (acho que o teu caso foi mais isso, dado que como dizes e bem, ele não é prematuro) e, por isso, com mais dificuldades na pega, etc., etc.
Enfim, acho que com o aleitamento há muitos mitos que circulam e quando começamos a ler os especialistas, baseados em reais casos de estudos, a coisa é muito diferente!
Beijinhos e tudo a correr bem!

Sobre Sinhoca

Residente na Dinamarca. A tentar engravidar desde Março de 2014 (infertilidade masculina). Positivo espontâneo à espera de FIV! Sorriso

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Sim verdade Sinhoca. Eu tenho bem a noção de que foi mais por ele ser dorminhoco. Mas vou insistindo sem que ele fique frustrado com a maminha Beijinho

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

ZitahSilva -
Offline
Desde 21 Set 2014

Ai meninas eu estou a stressar.... acho q estou a perder o leite Triste .... aminha B dorme 7h por noite. De manha tenho as mamas cheias, dava uma, tirava c a bomba a outra e 3h dps voltava a dar a primeira e a partir daqui tinha de lhe oferecer as duas e sempre teve td bem, a cada 3h as minhas maminhas davam sinal q estava na hora de comer. Desde ha 2 dias q apos dar as duas maminhas ela chorava (n em todas as refeicoes), preparei LA 60ml e ela comeu tudo. Ontem 2h apos comer chorou c fome, dei maminha mas senti a estavam mt vazias, continuou a chorar preparei LA e bebeu 90ml, ou seja n tinha LM nenhum e ela simplesmente esteve a mamar no vazio. 3h depois disto tirei c a bomba para perceber qto tinha.... saiu 50ml das duas Triste normalmente tirava 130ml. A meio da noite (3h dps de ter tirado c bomba) vim tirar c bomba para estimular ja q a B fica a dormir e so tirei 50ml outra vez. Ja estou no cha de funcho e vpu comecar c promil.
Agora mm estiva dar maminha ela estava a berrar apos ter dado a 2a maminha, fui aquecer LM e bebeu 80 ml.... concluo q apos a mamada da manha deixo de ter lm suficiente Triste qdo ainda na semana passada conseguia dar apenas uma maminha e ainda tirar 100ml da outra Triste
O q aconteceu nestes 2 dias? A unica coisa de diferente foi q estou a tentar diminuir à minha comida.... ando c uma fome louca ao ponto de acsbar de almocar bem e 1h dps ja tinha de lanchar e fazer 2 pequenos almocos de manha etc... estava-me a sentir gorda e inchada e etc (apesar de estar ja c o peso pre gravidez estou c um pneu na barriga q me incomoda mt) e estava a ficar preocupada c esta fome. Naminha cabeca so melembrava do facto da minha mae e irma engordadrem mt na fase de amamentacao....
Desculpem o testamento.... ha mais conselhos?

Inicio de treinos Novembro 2014
01/04/2015 positivo - AE 6 semanas# Positivo 24/07/2015 ❤
Positivo 05/10/2018 - AR 8 sem# Positivo 28/02/2019 -AR 8 sem# Positivo 01/11/2019 ❤

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

ZitahSilva escreveu:
Ai meninas eu estou a stressar.... acho q estou a perder o leite .... aminha B dorme 7h por noite. De manha tenho as mamas cheias, dava uma, tirava c a bomba a outra e 3h dps voltava a dar a primeira e a partir daqui tinha de lhe oferecer as duas e sempre teve td bem, a cada 3h as minhas maminhas davam sinal q estava na hora de comer. Desde ha 2 dias q apos dar as duas maminhas ela chorava (n em todas as refeicoes), preparei LA 60ml e ela comeu tudo. Ontem 2h apos comer chorou c fome, dei maminha mas senti a estavam mt vazias, continuou a chorar preparei LA e bebeu 90ml, ou seja n tinha LM nenhum e ela simplesmente esteve a mamar no vazio. 3h depois disto tirei c a bomba para perceber qto tinha.... saiu 50ml das duas normalmente tirava 130ml. A meio da noite (3h dps de ter tirado c bomba) vim tirar c bomba para estimular ja q a B fica a dormir e so tirei 50ml outra vez. Ja estou no cha de funcho e vpu comecar c promil.

Olá, também tive alturas com mais e com menos leite, mas o mais importante é não stressar. Vaia sempre colocando-a a mamar e tire para estimular a produção e logo logo terá leite suficiente para ela. Quando ao chá de funcho, beba, também bebi, se aumentava ou não, não sei. Mas mal não faz. Disseram para comer aveia (andava sempre com fome). As bolachas de aveia são muito boas, até hoje ainda como todos os dias no trabalho ao lanche. Se dá para produzir mais, não sei. Mas mal também não fez Sorriso O que importa é não stressar e ir sempre estimulando Espertalhão Beijinhos

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Pelo que me disseram desde que estimules vai andar sempre a sair. Podes tentar bombear de 3 em 3 hrs talvez, e beberes muita água.

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

Sinhoca -
Offline
Desde 28 Abr 2014

Sim, n desistas, a amamentação pode ter muitas contrariedades, por vários motivos, e só as conseguiremos ultrapassar com persistência. De qualquer forma, aconselhava-te a informares-te com técnicos especializados. Este fórum pode ajudar muito, e a mim tem-me ajudado, mas quanto mais leio sobre amamentação mais reconheço que a maior parte das mães não foi bem acompanhada, teve uma péssima experiência e continua a repetir mitos que circulam há mais de 50 anos ...

Sobre Sinhoca

Residente na Dinamarca. A tentar engravidar desde Março de 2014 (infertilidade masculina). Positivo espontâneo à espera de FIV! Sorriso

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Cat-st escreveu:
Pelo que me disseram desde que estimules vai andar sempre a sair. Podes tentar bombear de 3 em 3 hrs talvez, e beberes muita água.

sim cat, mas fazer dieta na amamentação tambem não ajuda nada.. não adianta muito andar a estimular de 3 em 3h e fazer dietas a ponto de ficar cheia de fome, o nosso corpo precisa de nutrientes e o leite tambem, se eles não entram, algum vai falhar.. ou o corpo ou o leite..

esqueça lá as dietas, coma sempre que tenha fome (sim a amamentação dá bastante fome, apesar de também gastar mais calorias), mas coma mais coisas saudáveis e corte nas porcarias, pratos bastante coloridos, etc. pelo menos 3 litros de agua e muito descanso. E não é preciso dizer para não stressar ne? Evite dar o suplemento e mantenha o bebe bastante tempo na maminha. Eu em vez de dar leite no biberon até ela ficar cheia, dava o suficiente para ela ficar bem e querer continuar na mama. a minha chegava a estar horas na mama. eu duas semanas deixei de dar biberon. (isto depois de uma fase de grande stress em que passei de hiperlactação para nenhum leite Triste ). Ela perdeu um pouco de peso, mas não era grave e consegui voltar a amamentar.

Eu sinceramente não ligo a dietas neste momento, ainda me faltam perder 10kg para ter o peso que tinha quando engravidei, mas tenho tempo para isso Sorriso
Ate pq quando começar a trabalhar vou me mexer muito mais e comer sempre ás mesmas horas, há de fazer logo diferença Sorriso

resta dizer que tenho lido muito e na grande maioria dizem que pode demorar 9 a 12 meses a recuperar o peso anterior ao parto (demoramos 9 meses a ganha-lo, ne?) e nem é muito bom perder muito peso num espaço curto de tempo. Levando em conta que já perdeu o peso todo que ganhou... Tenta fazer uns exercícios para queimar o pneusinho Sorriso

ZitahSilva -
Offline
Desde 21 Set 2014

Samandy, eu n estava a fazer dieta, simplesmente estava a evitat estar constantemente a comer, pk para alem de comer um bom prato de comida ao almoco em q ficava cheia, 1h estava a comer uma peca de fruta edps bolachas e 2h dps disso td estava a fazer uma tosta mista pk continuava c fome. Ora comecei a pensar se n estava a entrar num ciclo vicioso de comer comer comer, mas a verdade é q tenho mts fome e n queimo pk quase n saio de casa. Hoje, mamada das 15h, ficou 45 min nas maminhas, tirei e desatou num berreiro... aqueco 30 ml de LM, mais 20 ml, e como o berreiro continuou mais 60 ml.... Conclusao n comeu NADA da maminha Triste

Inicio de treinos Novembro 2014
01/04/2015 positivo - AE 6 semanas# Positivo 24/07/2015 ❤
Positivo 05/10/2018 - AR 8 sem# Positivo 28/02/2019 -AR 8 sem# Positivo 01/11/2019 ❤

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

ah sim dieta enquanto se dá o LM é que não Piscar o olho

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Sinhoca escreveu:
Sim, n desistas, a amamentação pode ter muitas contrariedades, por vários motivos, e só as conseguiremos ultrapassar com persistência. De qualquer forma, aconselhava-te a informares-te com técnicos especializados. Este fórum pode ajudar muito, e a mim tem-me ajudado, mas quanto mais leio sobre amamentação mais reconheço que a maior parte das mães não foi bem acompanhada, teve uma péssima experiência e continua a repetir mitos que circulam há mais de 50 anos ...

Sim mas eu gosto dos profissionais aqui. A minha midwife tb ja me encorajou a largar pelo menos para já os mamilos Sorriso

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

vai insistindo, pode demorar.. eu demorei 2 semanas a conseguir novamente. Opa pesquisa sobre isso, o que podes comer para saciar a fome na amamentação. come varias vezes poucas quantidades, bastante proteina e fibras. é normal teres mais apetite, não te esqueças que estas a gerar alimento para um bebé!! e tem calma, insiste na amamentação e tira com a bomba entre as mamadas mesmo que não saia nada. sempre das duas mamas

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Sim eu sei Sorriso Hoje tento um bocado amanha outro Sorriso

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama n sabia que ja tinha nascido! Parabéns! Depois de tanta luta é tao bom ver finais felizes!
Aconselho a vivamente a esterilizar tudo, bomba incluída! A minha mae é pediatra e sempre me chateou com isso! Porque ela diz que o leite cria muito facilmente bactérias e basta uma porcariazita para os bebes ficarem logo mal pk são muito sensiveis!
Quanto a termos de os inquietar para mamar, as minhas nasceram sempre depois das 40 semanas e gordinhas e mesmo assim tinha que estar sempre a chata las porque um minuto e ja estavam a dormir!!!

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Sim eu tenho andado a esterilizar tudo tudo Espertalhão

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

ZitahSilva -
Offline
Desde 21 Set 2014

Hoje de manha acordei c as mamas cheias.... dei uma, e dps tirei 150ml c a bomba das duas! Mas la esta, estiveram 8h a encher!! Mamada das 15h tive q dar mais 30ml de biberao (LM), na das 18h tive q dar mais 70 ml .... vai diminuindo ao longo do dia aa qtd de leite q tenho Triste
Tenho uma duvida: a B fica 1h na maminha (estou a deixar mt tempo pra estimular pk ela nunca larga), por a arrotar mudar fralda e tirar c bomba sobre me 1h30 para dar novamente mama e sinto q estao vazias. Voces tb sentem isso?

Inicio de treinos Novembro 2014
01/04/2015 positivo - AE 6 semanas# Positivo 24/07/2015 ❤
Positivo 05/10/2018 - AR 8 sem# Positivo 28/02/2019 -AR 8 sem# Positivo 01/11/2019 ❤

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Não sou a pessoa mais indicada p flr, a minha parece q nc acaba lol
á noite ja tenho a mama bue molinha mas enqt ela quiser mamar, sai leite.

é chato, mas podias tirar leite entre essas 8 horas... já sabes, quanto mais vezes tirares melhor..
das de mamar em horarios controlados ou é quando ela quer?
A minha dorme cerca de 7h mama meio a dormir e dps dorme mais 3 ou 4h, mama e dps mama de duas em duas horas mais ou menos. que é quando acorda e quando vai dormir :p e as vezes vem cá dar um olá pelo meio xD não me larga a mama lol

ZitahSilva -
Offline
Desde 21 Set 2014

Eu sei q era melhor tirar a noite, mas nunca tive essa necessidade, mas como quero aumentar a producao acho q vai ter mm de ser Soneca .
A minha nao mama a dormir, por isso a tecin a fe lhe dar a comer a dormir n funciona!
A B esta c livre demanda, e é um relogio de 3h em 3h quer comer, exceto qdo come menos numa das mamadas!

Inicio de treinos Novembro 2014
01/04/2015 positivo - AE 6 semanas# Positivo 24/07/2015 ❤
Positivo 05/10/2018 - AR 8 sem# Positivo 28/02/2019 -AR 8 sem# Positivo 01/11/2019 ❤