Mamas que têm que deixar de fumar!HELP! | De Mãe para Mãe

Mamas que têm que deixar de fumar!HELP!

Responda
13 mensagens
Farruskita -
Offline
Desde 03 Dez 2013

E pronto, após uma ausencia de quase um ano aqui vamos nós outra vez!Fui completamente apanhada desprevenida e embora só vá saber se é evolutiva dia 6 de Janeiro, as queixas e os filmes de terror já começaram! Eu sou fumadora, cronica, daquelas que fica com uma ansiedade tremenda só de pensar que não pode fumar, mas no meio disto o engraçado é que não fumo muito, 6 a 7 cigarros de enrrolar pequeninos. Mas só a ideia de não o puder fazer tira-me do sério! O papá tambem não ajuda, enfiou na cabeça que eu tenho de deixar de fumar radicalmente e não entende o estado de nervos em que isso me põe( eu sou uma pessoa extremamente ansiosa)! Para ele as coisas funcionam assim, ou tudo ou nada!
Eu queria mesmo deixar de fumar ( se isto fôr para a frente) até as 15 semanas! Alguem sabe de truques, dicas ou queira partilhar experiencias? Eu andava a considerar os cigarros eletronicos sem nicotina para ajudar ao processo mas não consigo encontrar informação suficiente sobre as consequencias dos mesmos na gravidez, alguem teve essa experiencia?!
Desde já obrigado pela vossa ajuda!! Sorriso

Prenda de aniversario a 10/11/13 - AE a 04/12/13 com 9 semanas Triste
Novo positivo a 05/02/2014 com AE a 07/02.
Novo positivo a 15/12/14... Vamos lá ver se é desta...

Júlia Marques -
Offline
Desde 01 Jul 2009

Na minha primeira gravidez também fumava e confesso que não foi fácil, pois não tive a sorte de o enjoar Sorriso O pai não fumava e não entendia o facto de ser difícil... acabei por deixar e nunca mais fumei, até porque a minha filhota mamou até tarde. Confesso que ainda fumei uns cigarrinhos às escondidas... e apetecia-me!! Depois dela nascer, por incrível que pareça, deixei de ter vontade completamente!! Mais tarde, às vezes num jantar ou socialmente apetecia-me mas depois não me sabia bem e acabei por nunca mais voltar...

Não tenho grandes truques ou dicas, é sé mesmo para te dizer que é possível e que vai correr tudo bem Sorriso

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Eu deixei de fumar há 4 anos, antes de começar a tentar engravidar. Fumava um maço por dia (às vezes mais). Não é fácil, mas se quiseres consegues. É preciso querer mesmo e um filho é um óptimo motivo. Não te recomendaria que deixasses de fumar completamente de um dia para o outro, porque vai-te levar a ansiedade a níveis estratosféricos.

No entanto, após algum tempo (uma semana, por exemplo) é mais fácil deixar completamente do que fumar um cigarro ou dois (porque estes alimentam a vontade de mais tabaco, em vez de a eliminar). A boa notícia é que aqueles momentos que o cigarro ajuda a tornar especiais (e que eu tinha medo que desaparecessem) continuam a ser especiais, mesmo sem tabaco. Mesmo.

Eu usei pastilhas de nicotina durante uma semana, mas não estava grávida (não te recomendo que o faças, salvo com autorização médica). Cigarros electrónicos desaconselho completamente porque, segundo as últimas pesquisas, são dez vezes mais cancerígenos que o tabaco.

Boa sorte e muita vontade, é o que te desejo

GabiCarol -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Mamã para já parabéns pela gravidez.
Em relação a deixar de fumar, eu posso contar um pouco da minha experiência.
Há 4 anos atrás decidimos ter outro filho e eu meti na cabeça que tinha de largar o cigarro.
Assim foi, fumei o último maço e quando ele acabou (a 5-01-2011) não voltei mais a pegar num cigarro.
Foi duro, duríssimo, tinha ataques de ansiedade, pesadelos, sonhava que estava a fumar, etc, etc. O meu humor foi por água abaixo, parecia um bicho. O que me valeu foi que eu no emprgo avisei que estava a deixar de fumar e perdoaram-me o mau feitio.
Agora estratégias que arranjei para não ceder:
- Mudança de rotinas; passei a deitar-me por volta das 21 h pois eu deitava-me tarde enquanto fumadora e adorava fumar de noite na calma e sossego do lar; outra mudança de rotina foi durante uns tempos não ir tomar café com colegas fumadores, ou seja, assim que acabava de almoçar ia para o posto de trbalho;
- Pensar em uma hora de cada, um dia de cada vez. Pode parecer tolice mas funciona mesmo. Se repetires para ti própria "eu consigo não fumar durante a próxima hora, eu consigo" é um mantra que depois o teu cérebro acaba por reconhecer e alivia a ansiedade;
- Quando estava mesmo muito difícil, quase, quase a sair para ir comprar um maço, eu ia à net ver fotos e imagens de pessoas com cancro de pulmão, etc. desculpa estar a referir isto mas comigo funcionava e acalmava mais a vontade de ir fumar;
Estas estratégias eram para as primeiras semanas que foram as mais dolorosas.
Com o tempo o corpo desbitua-se da nicotina e é apenas o teu cérebro que vai sentir falta. A boa notícia é que passado 1 mês já tens mais controle na tua ansiedade para fumar e vai-se tornando mais fácil.

Espero ter ajudado um pouco, se és muito ansiosoa (eu também o sou) deverias ponderar falar com o médico e fazer um plano adaptado a ti dado estares grávida.
Boa sorte e tudo a correr bem

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Eu não estou gravida. E gostava de ter a formula mágica. Já deixei, já voltei, já deixei outra vez... Num dia decido que é o ultimo, dias depois não resisto.
Sou uma pessoa ansiosa e o pior, é que por muito feio que pareça o que eu vou dizer, eu gosto de fumar (bem sei que faz mal!), e isso ainda torna o deixar ainda mais dificil...
Mas quero eliminar de vez aquela falta...

Pipinha89 -
Offline
Desde 17 Out 2011

Olha a umas semanas criei um tópico sobre isso, deixei de fumar a quase 3 semanas (desde essa altura q não toco num cigarro) os 3 primeiros dias ou mais difícil agora supero bem, optei por começar a fumar slims dos mais fraquinhos 1mg quando descobri q estava gravida, e fumava 6,7 por dia, mas não deixei logo tudo isso demora tempo decidi passar para esses cigarros e depois cortar de vez e ainda hoje tenho o maço de cigarros na prateleira de um armário na cozinha, nem o vejo mas sei q lá está e faz me sentir melhor, explica ao teu marido q tem de ser com calma, o meu não deixou de fumar, mas não fuma perto de mim e ajuda me muito Sorriso ajudou me mudar de marca pq como as mg de nicotina são muito menos a dependência e menor pq 7 cigarros daqueles equivalem a 1 dos normais (azuis) e neste momento quase não me
Lembro dos cigarros e quando me lembro passa depressa Sorriso sinto me muito melhor e mais "limpa" Sorriso bebe muita água q ajuda e come pastilhas sem açúcar Piscar o olho vais conseguir alçais ver mesmo q não seja para já tenta reduzir ou mudar de marca para ajudar. Sei o quanto e difícil . Mas pelos nossos filhotes tudo e não te sintas pior mãe só pq fumas, vais largar esse vício mas também não sofras demasiado por isso. Deixar de fumar custa mas e um dia de cada vez , cada dia e uma vitória para nos Sorriso eu já vou em quase 3 semanas e estou super orgulhosa, evita os ambientes q te façam fumar e se for preciso amigos. Até te sentires melhor pq ao início uma recaída e fácil , eu já senti vontade mas a força de vontade de parar e maior pelos meus meninos sei q consigo! Nenhum vício e maior q o nosso amor por eles .

Sobre Pipinha89

03/Abril/2010 às 18h27: Nasceu o meu Martim: 3.540kg e 49,9cm**38sem e 6 dias**
08/Abril/2015 à 01h05: Nasceu a Princesa Alice: 4.145kg e 51cm**40 semanas**
Amo-vos <3

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Eu também gostava verdadeiramente de fumar, por isso percebo bem a dificuldade. Associava o tabaco a uma série de momentos de prazer e achava que o café nunca mais me saberia ao mesmo sem um cigarro no fim; ou que ver um filme sem um cigarro nunca me daria o mesmo prazer. Mas não é verdade: são tudo partidas que o cérebro nos prega. Se insistirmos, a vontade desaparece e os prazeres mantêm-se.

Lembrei-me de um conselho extra: enquanto fumares alguma coisa, muda para um tabaco que não te saiba tão bem. De preferência mais fraco (se bem que isto é relativo, dizem que para lhes tirar a nicotina usam outros químicos que até fazem pior...). Isto ajuda muito, porque te retira muito do prazer de fumar, que é o que alimenta o vício. Mais uma vez, boa sorte

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Há uma série de momentos do dia que eu associo a um cigarro, até parece uma rotina: a seguir ao café, qd saio do trabalho à hora de almoço ou no final do dia. seguir as refeições, e se tenho algum stress /problema... lá apetece o cigarro. Parece que criei rotinas associadas ao tabaco, que qd faço algo que me lembra, lá está aquela falta. Em momentos de ansiedade é que é o mais terrivel, de resistir. Mas queria deixar antes de engravidar. Mais valia nunca ter fumado. No meu caso o marido tb deixou de fumar, e pressiona me muito a deixar tb. Mas ele deixou mais facilmente. Tem mais força de vontade acho eu.

Monica Alexandr... -
Offline
Desde 03 Out 2014

Antes de mais parabéns!
Antes de engravidar também fumava, não muito (5,6 cigarros por dia), fumava mais ao fim-de-semana, ou em dias de festa, ai sim fumava pelos outros dias. Quando confirmei a minha gravidez, decidi parar! Ainda tinha um maço, e comecei a reduzir, inicialmente 2 e para o fim 1 por dia, normalmente era ao fim do dia, para dar aquela falsa sensação que ainda podia fumar um. Quando o maço terminou, parei de vez. O meu marido fuma, e agora não me faz diferença. Às vezes até fico incomodada com o fumo. Quando me perguntam se vou voltar a fumar, respondo que não quero pensar nisso. Sinceramente nunca pensei que me adaptasse tão bem. Mas também cortei com certos hábitos que me ajudava a fumar, o "ir beber café" à hora de almoço e à noite, acabaram, cortei radicalmente com isso, evito sítios onde se fuma.
Relativamente ao cigarro eletrónico, sinceramente não sei se ao fumares sem nicotina faz mal ou não, porque tem outros compostos e penso que não são recomendáveis. Mas por experiência própria, o cigarro eletrónico a mim não me satisfazia, fumava e depois tinha de fumar um cigarro porque não me deixava bem, para além de me deixar a garganta irritada (provavelmente da glicerina) e com catarro, coisa que com o tabaco normal nunca me aconteceu.
Mas acho que o que me ajudou a deixar, foi mesmo pensar no bem estar dela, acima de tudo!

DUM 14.04.2014
O meu positivo 13.05.2014
É uma menina!! 06.09.2014
A minha princesa nasceu às 39s + 5d com 3420g e 49cm (parto normal com epidural).
Dia 13.01.2015 às 14h20

CarlaAraujo06 -
Offline
Desde 29 Set 2014

Olá mamã!!
Eu fumava ha cerca de 14 anos e nunca pensei a sério em deixar de fumar porque me dava realmente prazer especialmente quando associado a um copo de vinho, a um café, a um momento de relax com um livro. Fiquei grávida, e o milagre deu se, nunca mais consegui fumar. Enjoei por completo. Já voltei a tomar café mas nem sequer penso em fumar. Espero que consigas ultrapassar isso, experimenta pastilhas, se o teu médico aprovar, ou acupunctura, dizem que resulta muito bem.

Positivo 13 de Agosto/DPP 5 Abril: Sou um ovo Kinder!
1ª eco 30 de Setembro
Eco morfológica 18 Novembro: confirma-se uma Mini Me!!
Eco 3T: 1,457kg e 39 cm de Leonor/ Actualização 35 semanas: 2,400 kg e 45,5 cm Espertalhão
Madrinha virtual da pequena biscoitinha da querida BabyJu <3

GabiCarol -
Offline
Desde 15 Jun 2011

mãmãdesetembro escreveu:
Há uma série de momentos do dia que eu associo a um cigarro, até parece uma rotina: a seguir ao café, qd saio do trabalho à hora de almoço ou no final do dia. seguir as refeições, e se tenho algum stress /problema... lá apetece o cigarro. Parece que criei rotinas associadas ao tabaco, que qd faço algo que me lembra, lá está aquela falta. Em momentos de ansiedade é que é o mais terrivel, de resistir. Mas queria deixar antes de engravidar. Mais valia nunca ter fumado. No meu caso o marido tb deixou de fumar, e pressiona me muito a deixar tb. Mas ele deixou mais facilmente. Tem mais força de vontade acho eu.

Eu também associava o tabaco a uma série de rotinas e que me davam imenso prazer. Eu adorava fumar (sempre fumei 6,7 cigarros por dia) e para aí uns 6 meses antes de deixar de fumar comecei a fumar slims de mentol que têm muito menos nicotina que os cigarros que eu fumava.
Fumei durante 20 anos.

CANMARTINS -
Offline
Desde 07 Out 2014

Fui fumadora durante imensos anos.

O meu companheiro também é fumador.

Apesar de fumar cerca de um maço por dia.. no dia em que descobri que estava grávida deixei de fumar. Não me faz diferença alguma..

O meu companheiro fuma dentro de casa, bem como os amigos que cá vêm, e não penso sequer em ter de fumar por isso..

Acho que o interior/psicológico das pessoas é k manipula a ansiedade de querer um cigarro..

ccneves -
Offline
Desde 16 Dez 2014

Sou fumadora há vários anos e há uma semana descobri que estou grávida.
Consegui reduzir mas ainda não deixei completamente. Na minha cabeça tenho que um dia fumar um cigarro antes de deitar e no dia a seguir acordar sem tabaco e começar do zero. Espero fazê-lo já esta semana.

Segundo a minha médica de familia ajuda se mastigares pastilhas sem açucarou comeres tremoços que não engordam!