mamas que amamentam até aos 6 meses... | De Mãe para Mãe

mamas que amamentam até aos 6 meses...

Responda
15 mensagens
mariliapinto81 -
Offline
Desde 16 Abr 2012

ola mamas... como o meu duarte esta com bom peso com quase 5 meses os medicos aconselham a amamentar exclusivamente ate aos 6 meses. o problema é que sinto que ja nao tenho assim tanto leite. de cada vez q extraio so tiro 100 a 150 ml. ele toma td e fica a chorar. as noites ele acorda de hora em hora. so se cala com a boca na mama. alguma mae que foi contra o q os medicos dizem e iniciou mais cedo outras comidas... gostava de ouvir diferentes opinioes e sugestoes. obrigada~
bjs

Marilia

M.M.L -
Offline
Desde 24 Set 2014

Olá Mamã Piscar o olho
Eu passei pelo mesmo,exatamemte. E comecei com a sopa uma semana para os seis meses,agora aguenta muito mais tempo com a sopinha. Vou hoje começar com a pápa. Se hj esperava pelos seis meses? NAO. Primeiro nós é q tems.a nocao de como está o nosso leite e qd eles começam a querer mamar de hora em hora algo nao esta bem. Dps comecam com a alimentacao toda seguida. É sopa,fruta e papa......ja devia ter comecado com a papa ha uma semana e n consegui pq ainda nao tava bem adaptada à sopa.
Por isso mamã faça o que o seu coracao de mae lhe diz.
Da.lhe suplemento?
Força Piscar o olho

Sobre M.M.L

Mãe de uma princesa linda
Papás muito babados Piscar o olho

ISABELINHA2 -
Offline
Desde 02 Out 2008

Eu continuo a achar que nos mães é que devemos tomar a decisão final em relação aos nossos filhos, claro,, desde que não ponha em causa a saúde deles.
Se achas que ele já não fica satisfeito com o teu leitinho e se achas que já esta pronto (senta-se relativamente bem, segura bem a cabeça), não vejo porque não podes iniciar as comidas.
mas se calhar o que come ainda não o vai encher, normalmente comem muito pouquinho.
A minha pipoca iniciou mais ou menos com essa idade.

Desde 13 Set 2012

Olá mamã...

O leite materno é excelente... claro que quanto mais tempo se der (dentro do limite) melhor será para o bebé. O seu duarte parece já estar a manifestar necessidade de outro tipo de alimentação. Se até aqui ele ficava satisfeito e agora não fica é porque algo mudou: ou a quantidade do seu leite decresceu ou a necessidade de alimento dele aumentou... parece-me mais lógica a 2ª hipótese. Mantenha a amamentação mas pode (e deve) introduzir a 1ª sopinha. Não lhe fará mal algum, bem pelo contrário. Ele vai sentir-se mais satisfeito. Não introduza muitos alimentos diferentes de uma vez só para testar a reação dele. Comece por fazer um puré de 4 legumes: batata, cebola, cenoura e abóbora. O puré deve ficar bem espeço para que o bebé fique satisfeito. Pode também inserir a pêra e a maçã cozida e triturada. Nas frutas a banana também pode ter lugar nesta fase, embora deva perceber como o intestino dele reage a este fruto porque por vezes causa obstipação.
A pediatra da minha filha uma vez disse-me algo do género: Só consigo ser boa pediatra se os pais me contarem toda a verdade sobre o que se passa com os filhos. Ela tinha razão. Se explicar ao médico do seu bebé o que se está a passar com ele, de certeza que ele lhe vai insentivar a dar a 1ª sopinha.

O leite materno é extraordinário e no seu caso até o poderia manter em exclusivo se o seu bebé estivesse satisfeito; como não é o caso, creio que pode (e deve) dar-lhe o que ele lhe solicita da forma como melhor sabe: chorando e não dormindo como deve ser.

p.s. Também tenho um Duarte com 17 meses

Espero ter ajudado

SMSantos

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Eu desde os 2 meses e meio que o meu leite foi reduzindo muito.ao início tentei de tudo e desespera a pois nada funcionava. Ela bebia o que havia e berrava no fim e n queria a mama quando estava vazia. Depois de mil coisas iniciei suplemento e aos 4 meses e meio ja n tinha quase leite. Sei que me vao dizer que o suplemento é que fez ficar com pouco leite mas o problema comecou mt antes do suplemento. Faria diferente? Tambem nao. Simplesmente n ia deixar a minha filha a berrar o dia inteiro dias a fio quando a solução era tao simples ou agarrada a clichés de que n ha pouco leite quando eu sabia que n tinha leite. Antigamente isto tb acontecia simplesmente havia uma vizinha ou tia que amamentava o filho de outra. Gracas a deus mtas pessoad têm mt leite mas outras nao. E comet é tao importante como dormir. Se nós ficamoa exautas imaginem eles. Quanto aos solidos iniciei exactamente quando a amamentacao parou. Aos 4 meses e meio. Conselho de pediatra mas como em tudo cada um tem a sua opiniao. Comecei calmamente e sem pressas e correu bem

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Mas dá o leite materno pelo biberão? Normalmente a bomba extrai menos do que o bebé. A sucção do bebé é muito mais eficiente.
Se mesmo assim o bebé continua a pedir mais talvez esteja na hora de introduzir a sopa, o pediatra pode aconselhar, mas a decisão deve ser da mãe.

Eu fui contra a médica, que queria começar a sopa aos 4 meses. Não me arrependo de ter esperado, pois o miúdo estava bem gorducho. O acordo foi o seguinte: dar-lhe-ia a sopa qdo ele estivesse preparado. A uma semana dos 6 meses começou a sopa. Dos 4 aos 6 meses fiz o treino à colher com água e ele adorava!
Tinha bastante leite, mas o meu filhote já ficava a pedinchar comida a sério. Foi super fácil a adaptação porque ele é muito comilão.
Mesmo agora, já quer comer sozinho com as mãos ou a colher (com ajuda).

Dar ou não sólidos deve ser uma escolha tua.
Boa sorte nesta nova etapa!

brisa-clara -
Offline
Desde 09 Jan 2012

O meu filhote estava com peso excelente e por isso tb foi indicado mamar até os 6 meses, infelizmente ele nunca dormiu bem. Se dormiu 5 vezes 6h seguidas foi muito! Como aordava de 2 em 2h, aos 5 meses e meio comecei as sopas, sem stress pq já da minha filha tinha começado aos 5 meses e correu td bem.
O problema foi que ele não começou a dormir melhor!! Ficou tudo na mesma.. comia a sopa (a 1ª semana comia pouco mas depois entrou no ritmo) e acordava para mamar na mesma de 2 em 2h. É mesmo uma necessidade dele... mimo, chamem-lhe o que quiserem, mas fome não é!
Agora com quase 14 meses dorme 4h e depois acorda de 3 em 3h... ainda!!

sandrapep -
Offline
Desde 02 Jan 2013

Mamã, não percebi bem se amamenta o seu bebé em exclusivo e se o amamenta diretamente do peito (pq fala em extrair). Penso que deve saber que a extração nunca é tão eficaz como o bebé a mamar.

Eu posso falar com algum à vontade sobre a amamentação pq tive duas experiências diferentes: um primeiro filho em que, com a minha insegurança, medos e pressões familiares acabei por amamentar com suplemento logo no 1º mês; e uma segunda filha em que, muito mais preparada em termos de informação e em termos psicológicos, amamentei em exclusivo até aos 6 meses.

Sei que os bebés é que regulam a produção de leite; sei que os bebés devem mamar sempre que querem, sei que a nossa calma, descanso e boa alimentação são fundamentais para o sucesso da amamentação.

Se a mamã amamentou até agora, penso que o seu leite tem qualidade e quantidade suficientes. No entanto, tb não é impeditivo iniciar a sopa, uma vez que a maminha continuará a ser a principal fonte de alimento do seu bebé.

O meu médico recomendou iniciar as sopas quando a minha Nonocas fez 5 meses, mas eu optei por só iniciar uma semana antes dela completar 6 meses (pq ela ia para o infantário e queria ser eu a introduzir a sopa).
Pois foi precisamente desde os 6 meses que a minha bebé deixou de dormir seguidinho à noite e, mesmo com a introdução da 2ª sopa à noite, aos 8 meses, ela continuou a pedir para mamar 3 e 4x durante a noite.

Mesmo a seguir à sopa e fruta! Por isso, mamã, analise bem se aquilo que o seu bebé tem é fome ou necessidade de contacto, carinho / miminho.

E, agora que olho para trás, dou-lhe este conselho: aproveite enquanto dura esta etapa de maminha em exclusivo, pq a logística das sopas dá uma trabalheira!!

Felicidades.

Sobre sandrapep

Amamentei desde 1 de Junho de 2012 até 20 de fevereiro de 2014. Uma maratona com altos e baixos, mas que valeu a pena!
***************************************
Madrinha babada do Gonçalinho da Vanithah. Já moras no meu coração!
Madrinha orgulhosa da AMOA_MAR.

Silvia2014 -
Offline
Desde 20 Out 2013

Também passei por isso, houve uma certa altura que o leite já não era tanto na hora de a deitar e ela como não gosta de chuchar em seco, ficava chateada por ter pouco leite e ia para a cama com fome. O que fiz na altura foi tentar dar o LA depois de lhe dar a mama na hora de ir para a cama. A minha bebe não é fã de LA, com fome mamava alguma coisa, mas pouco.
Então decidi ir apanhado o leite durante o dia, enquanto ela mamava de um lado saia um pouco de leite da outra mama e eu ia apanhando sempre para um compinho e metendo no frigorifico. No fim do dia já tinha um biberãozinho extra do LM para lhe dar e funcionou muito bem assim até aos 5 meses e meio quando introduzi a sopa.

anjarenascenca -
Offline
Desde 31 Jul 2013

ola mama eu era para fazer ate aos seis meses em exclusivo mas como começei a trabalhar de repente começei entao a dar sopa aos 5 meses e fruta tb e continuei a dar mama sempre que podia e hj ainda dou mama e levo a bomba de extraçao de leite para o trabalho e qd tenho hora de almoço ou jantar8 trabalho por turnos) retiro leite e trago para casa. comecei fpi a dar bolacha maria a ela qd ela tinha quase 5 meses.

Belita1988 -
Offline
Desde 27 Nov 2014

Olá mama, eu amentei até aos 2 meses, infelizmente não tinha grande leite e a pequena nunca agarrou bem o peito o que ajudou. Começei com o LA tinha ela dois mesinhos, aos 4 meses introduzi a sopinha e a fruta ( aqui na suíça é a partir dos 4 meses).

soraia_f_lopes -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Olá
O Gustavo com 4,5 meses mamava mas eu sentia que já não lhe estava a chegar principalmente nas últimas mamadas do dia, chorava e tinha que lhe dar um pouco de suplemento antes de dormir. Falei com a médica e disse que queria começar com os sólidos perguntaram-me se era isso mesmo que eu queria e não me levantaram mais problemas, explicaram tudo muito bem e comecei a dar sopa ao jantar uma vez que era isso que sentia que fazia falta ao meu filho, (sempre evitei ao máximo as papas que têm açucar).
Dei simultaneamente mama até aos 9 meses embora no fim já praticamente não tivesse, era mais o mimo.
Se achas que é isso que deves fazer força

A tentar desde julho de 2012
Positivo a 28/12/2012

Gargalhadas Afilhada da pindérica mais linda JayS Gargalhadas
Gargalhadas Madrinha da querida rakel ferreira2 Gargalhadas

CTVC -
Offline
Desde 02 Jul 2013

Mamã, tu é que sabes o que será melhor mas pensa numa coisa.... Se até agora deste só mama e se ele está bem de peso então é porque a quantidade de leite que tens está a ser mais do que suficiente.
Eles conseguem extrair muito mais leite do que nós com a bomba.
Eu ainda amamento e assim continuarei em exclusivo até aos 6 meses mas posso-te dizer que com a bomba o máximo que consegui extrair foi 100ml uma única vez. O normal é extrair 50ml.
Vou congelando e quando preciso descongelou 3 pacotes de 50ml.
Pensa bem nos prós e nos contras... Talvez ele chore por outra razão.
Boa sorte

Sobre CTVC

Com esperança tudo se alcança Sorriso

Visitem a minha lojinha, tenho imensa roupa para vender. Pergunte-me o que precisam. Tudo em ótimo estado. Faço descontos para quantidades.
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/ctvc

mariliapinto81 -
Offline
Desde 16 Abr 2012

CTVC escreveu:
Mamã, tu é que sabes o que será melhor mas pensa numa coisa.... Se até agora deste só mama e se ele está bem de peso então é porque a quantidade de leite que tens está a ser mais do que suficiente.
Eles conseguem extrair muito mais leite do que nós com a bomba.
Eu ainda amamento e assim continuarei em exclusivo até aos 6 meses mas posso-te dizer que com a bomba o máximo que consegui extrair foi 100ml uma única vez. O normal é extrair 50ml.
Vou congelando e quando preciso descongelou 3 pacotes de 50ml.
Pensa bem nos prós e nos contras... Talvez ele chore por outra razão.
Boa sorte

Obrigada a todas as mamãs pelas sugestões...
pois mamã se calhar é normal não conseguirmos extrair tanto pela bomba. realmente so tenho conseguido tirar no maximo 100ml. Vou continuar a dar-lhe leite e talvez comece a dar-lhe a sopa qd tiver 5 meses e meio para se ir adaptando. As noites é que tem sido complicadas. ele acorda de 2 em 2 horas

Marilia

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

olá mama,já vi que tomaste uma decisão,parabéns por continuar amamentando em exclusivo! é normal termos duvidas se estará a sustenta-los ou não,como já falaram e por experiencia própria(uma única vez tirei com a bomba pra nunca mais,não saía nada!) a bomba é desanimadora pra quem quer amamentar,portanto deixe-a de lado que o bebe faz o trabalhinho Sorriso
Outra,eles tem picos de crescimento,se pesquisares,que querem mamar de hora em hora,parecem insaciáveis,mas isso passa!
Dos meus dois iniciei a sopa aos 6 meses(não dei papa) e mesmo assim não melhoraram as noites de sono Careta quando é deles não tem jeito,muitas vezes me passou pela cabela comprar LA pra ver se melhorava,mas recebi experiencias de que nada adiantaria...iniciei a sopa ao jantar também mais cedo(pouco antes dos 7 meses) e mesmo assim nada Careta ah e ele mesmo comendo sopa e fruta ainda vinha na maminha,fome não era Espertalhão

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso