Malditas colicas - a desesperar | De Mãe para Mãe

Malditas colicas - a desesperar

Responda
15 mensagens
Maria alcinda -
Offline
Desde 07 Jul 2009

Alguma mama que tenha conseguido encontrar um milagre para as cólicas do recem nascido
Ja tou a desesperar, nao durmu uma noite bem, tenho utilizado Aero om, á 3 dias ke dou BioGaia, e nao vejo melhoras, o problema é mesmo de noite porke de dia ele dorme bem, o problema é de noite, mas só nao entendo é ke ele faz cócó bem e mais ke 1 vez e mesmo assim as colicas continuam.. alguem ke ja passou por o mesmo? O ke fez
Obrigada

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

sim eu já passei pelo mesmo, o meu berrou durante 3 meses...sinceramente nada funcionou, só passou com o tempo.

Mas o teu é muito pequeno, é um recém-nascido....e se dorme bem de dia, já é bom singla ....não sei ajudar-te mas desejo-te muita força.

Dirodrigues -
Offline
Desde 19 Out 2014

Eu tenho feito massagens na barriguinha, ginástica com as pernas e costumo muda-la de posição várias vezes. Gotas evito dar. Por enquanto tenho a sorte de a minha so ter colicas de dia, à noite nao chora, so palra.

anabu -
Offline
Desde 02 Nov 2016

Bom dia. Dava à minha sobrinha umas bolinhas feitas a partir das ervas de cidreira e camomila, totalmente natural. Ajudava bastante. Chama-se Colikids,mas infelizmente é difícil arranjar na farmácia. Espero que ajude! Felicidades pro seu bebé! Sorriso

Sobre anabu

*Início treinos em Novembro 2016
*AF+ Iodo desde Setembro 2016
*TG positivo 25/11/2016
*DPP 02/08/2017

Felizmamã -
Offline
Desde 27 Maio 2009

Maria Alcinda está a amamentar? Há certas coisas que não pode comer pois piora as colicas, feijão, grão, cebola, tomate, broculos, chocolate.
Em que altura do dia faz cocó? Para o fim da tarde?

Soraiasu -
Offline
Desde 03 Dez 2013

Eu estou a passar pelo mesmo...
A minha princesa desde que nasceu que tem cólicas (apesar de fazer cocó após cada mamada), faço-lhe muitas massagens e estimulo com a canula do Bebegel. Às vezes ajuda, outras nem por isso. Experimentei o Infacol mas não vi melhoras.

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Olá,

Eu experimentei de tudo: massagem, colimil, biogaia, gripe water, saco de sementes e tubinho do bebegel. Nada fez verdadeiramente efeito. Pelo que percebi, por vezes os medicamentos funcionam, mas na maioria dos casos só servem para os pais sentirem que estão a tentar ajudar.
Cá em casa as cólicas passaram na semana a seguir a ter feito 3 meses, mas voltaram umas semanas depois. Ah, e eu amamento em exclusivo e ela faz cocó todos os dias mais que uma vez. O problema são mesmo os gases.
É ter muita paciência e calma para lhes darmos colo e consolo.

Beijinhos e as melhoras.

Editei para dizer que cheguei a deixar de comer uma série de alimentos ao ponto de não comer quase nada e de estar a dar em doida. Não resolveu nada. A CAM disse para voltar a comer normalmente, uma alimentação saudável e equilibrada.

Di✨✨ -
Offline
Desde 08 Set 2016

Olá mamã, as cólicas podem levar ao nosso desespero quer pela incapacidade de solucionarmos o problema quer pelo cansaço que vamos acumulando dia após dia.
Antes de mais é preciso uma grande dose de calma e paciência. O nosso stress e desespero ao tentar acalmá-los dificulta anda mais a solução.
Depois não precisa de restringir nada na sua alimentação, deve ser variada e equilibrada mas deve sim evite comer em excesso certas coisas como chocolate, feijão, citrinos, couve, cafeína, e depois tudo aquilo que comece a associar que comeu e que o seu bebé piorou. Isso leva o seu tempo. Em 9 dias é difícil...
Para além disso veja se o bebé pega bem na mama ou se está a ingerir muito ar cada vez que mama. Na duvida recorra ao centro de saúde e fale com a sua enfermeira de família. Regra geral elas ajudam imenso. Senão ligue para a SOS Amamentação. Há voluntárias muito disponíveis que auxiliam as mamã e tiram todas as dúvidas!
Depois, mesmo o bebé fazendo bem o cocó pode ter gases e são eles que provocam as cólicas pela distensão da barriguinha. Experimente usar a canula do bebegel cortada (sem o gel). Coloque a pontinha no rabinho e faça movimentos circulares. É suficiente para aliviar alguns gases se for esse o caso.
E mais uma vez muita calma e amor... As coisas vão melhorar! Acredite! E ao longo do dia, se ele dorme aproveite para descansar! Esqueça as visitas, a arrumação da casa, tudo. O mais importante é a mamã e o bebé neste momento.

jujunho -
Offline
Desde 18 Jan 2011

Ola mama, acho q muita gente passou por isso infelizmente, uns piores que outros. No meu caso o meu filho berrava dia e noite, ao ponto de lhe quererem fazer exames renais e etc, pois as dores estavam a privar lhe de dormir (a ele e à casa inteira).
O meu filho nao expulsava gases c a canula do bebegel, e as massagens de nada ajudavam, ele sempre mamou calmamente e bem logo nao era ar que entrava nas amamadas. Ele demorava a arrotar mas arrotava, logo tambem nao era disso.
Dei de tudo que havia no mercado, tudo mesmo, só o infacol que veio de Inglaterra funcionou, e mesmo assim as colicas so passaram aos 5 meses, quando parei de dar o meu leite e dava exclusivamente leite sem lactose. As osteopatia tambem ajudou, mas de resto nao vi melhorias.
Só lhe desejo sorte e muita muita muita mas mesmo muita paciencia.

lifeinpink -
Offline
Desde 22 Fev 2016

Infacalm foi o que aliviou mais a minha bebé, mas só o tempo ajudou verdadeiramente. Aos dois meses e meio passou. É desesperante, muita força que vai passar.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Só para completar um pouco mais o post: há dois tipo de medicamentos para as cólicas, os com simeticone (aerocol, infacalm, aero.om) e com lactase (só me lembro do colibaby da advancis de momento)

O simeticone actua quando já existe gás produzido e vai, vá, "rebentar" as bolhinhas de gás para se juntem numa grande e seja vais fácil de ser eliminado.

Já a lactase é uma enzima que ajuda a digerir a lactose. Isto porque principalmente os recém nascidos ainda têm um sistema digestvo imaturo e muitas vezes não conseguem logo digerir a lactose e criam os gases. Este tipo de medicamentos vai evitar a produção do gás que depois provoca as cólicas.

Esta é a teoria...agora o que funciona ou não...só experimentando Espertalhão . Boa sorte

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

o biogaia não começa logo a fazer efeito.. tem de se dar tempo..
quanto ao aerom foi a pior coisa que fiz, só piorou (se lerem um dos efeitos secundários podem ser dores abdominais).. o milagre foi o coliprev (é apenas a lactase que uma mamã referiu aqui) e o chá da nutriben alivit gases..
todos os dias fazia lhe as massagens antes do banho para tirar gases e utilizava a cânula do bebegel em funil para lhe ajudar a tirar gases (demora a "aperfeiçoar" a técnica da cânula, pelo menos comigo sim, mas aliviava muiiito as dores do B)..

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

CatiaS_S escreveu:
Só para completar um pouco mais o post: há dois tipo de medicamentos para as cólicas, os com simeticone (aerocol, infacalm, aero.om) e com lactase (só me lembro do colibaby da advancis de momento)
O simeticone actua quando já existe gás produzido e vai, vá, "rebentar" as bolhinhas de gás para se juntem numa grande e seja vais fácil de ser eliminado.
Já a lactase é uma enzima que ajuda a digerir a lactose. Isto porque principalmente os recém nascidos ainda têm um sistema digestvo imaturo e muitas vezes não conseguem logo digerir a lactose e criam os gases. Este tipo de medicamentos vai evitar a produção do gás que depois provoca as cólicas.
Esta é a teoria...agora o que funciona ou não...só experimentando . Boa sorte

A acrescentar a estes existem ainda os prebióticos, como o biogaia ou o colimil, e os extratos de ervas, como o chá indicado pela Danb e o colimil.

Isto em teoria é muito bom, mas na prática muitas vezes não serve...

Por agora, a mando da pediatra, parámos todos os medicamentos para cólicas e estamos a usar xarope de maçã reineta. Acho que tem ajudado nos gases.

lipinha85 -
Offline
Desde 10 Jan 2016

A minha bebe tem colicas desde a maternidade, eu faço biogaia infacalm e colibaby advancis que é igual ao coliprev. Sinceramente ajudam um pouco mas só com o crescimento é que têm aliviado. O infacalm ajuda a libertar os gases e eu a cada muda de fralda faço massagens para sairem. A questao da alimentacao para mim acho que nao vale a pena cortar muita coisa, só os alimentos mais flagrantes como é o caso do feijao entre outros porque eu cortava em tudo e a intensisade das colicas era igual e cheguei a sentir-me culpada pq achava que era disto ou daquilo e sinceramente só tem passado com o tempo. Toda a gente nos diz que até aos 3 meses é assim e nós pensamos: 3 meses!!vou desesperar! Mas o q é certo é que no meu caso já passaram e a correr! Nao stresses, arranja forma de o acalmar e encara como normal. Vai aliviando com o tempo pq eles aprendem a libertar os gases.

Bjs

lifeinpink -
Offline
Desde 22 Fev 2016

A mknha bebé teve muitas muittttttttaaaaaaassssss cólicas (chorava 12 horas por dia, era horrível), mas aos dois meses e meio tudo parou. Dávamos o chá da nutriben (não me parece que tenha ajudado), biogaia e infacalm. O que realmente acalmou um pouco foi o infacalm, mas continuou a chorar umas horas por dia. Mas passa, passa mesmo Sorriso Como também não fazia caquinha sozinha usávamos Melilax, uma cânula própria para fazer estimulação e com um produto em mel que serve de lubrificante.
O tempo ajuda em tudo.