Maldita SOP | De Mãe para Mãe

Maldita SOP

Responda
7 mensagens
Seni_Seni -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Olá a todas, estou a estrear o fórum e ainda sou muito tímida! Sorriso
Espero que alguém que passe pelo mesmo me possa dar uma luzinha! Então passo a contar o meu dilema!
Tenho 27anos e ainda não iniciei os treinos para já. Pensei começar no Verão de 2016 depois de casar e gozar um pouco mais a vida a dois e realizar alguns objectivos. Para desintoxicar o meu corpo de hormonas (já quase há 10anos que tomava a pílula) e ficar a conhecer o meu corpo ao natural deixei os anticoncepcionais hormonais em Setembro de 2014. Senti-me muito melhor, menos inchada e sem nenhumTPM, a ligeira celulite que tinha praticamente desapareceu! Tudo parecia ok e regular nos 3primeiros meses, mas a partir de dezembro fui atacada por um acne severo MESMO e por uma queda de cabelo horrível! Consultei um dermatologista que começou a tratar estes sintomas mas sugeriu logo análises hormonais e uma eco pra despistar SOP. Fui apanhada desprevenida. Em Março consultei a minha gineco no Porto que avaliou os exames e confirmou que teria SOP, mas sempre muito optimista dizendo que podia tratar os sintomas como tenho feito até agora ou voltar à pilula que era por aí que passava o tratamento habitualmente pra quem não pensa engravidar. Disse que podia engravidar logo ou não, como qualquer pessoa, para não me preocupar por antecipação e que havia muitas coisas que mais tarde poderiam ajudar nessa parte (Ex: OVUSITOL).
Como estou a residir fora de PT em Julho decidi ver a gineco daqui e ver se era da mesma opinião. E era. A única coisa que me aconselhou foi a fazer mais exames específicos hormonais com um endocrinologista. Visto que tenho seguro de saúde vou continuar a ser seguida nestes 3especialistas em simultâneo e sinto que estou em boas mãos.

O meu dilema é que fiquei a cismar que vou ter dificuldades em engravidar com este distúrbio metabólico e tenho medo de esperar para começar os treinos. Volto à pilula até lá para regular os ciclos os só vai piorar e "esconder" tudo?

OBRIGADA, bjinhos e bons treinos para quem treina Sorriso

MRoses -
Offline
Desde 13 Mar 2015

Como eu te entendo.
Eu deixei a pilula para engravidar porque sem ela não tenho menstruação.
Eu tenho 28 anos e a minha ginecologista disse para não adiar muito. Estou a tentar desde Janeiro e não sei se por causa da SOP ou não mas ainda não consegui Triste

Sobre MRoses

- A tentar desde Fev 2015 <3 SOP
1o metformina+ovusitol+duphaston
2o metformina+dikirogen+duphaston
3o metformima+dikirogen+letrozol+pregnyl

Mpmm -
Offline
Desde 11 Set 2014

Não stresse. Eu tenho SOP, foi diagnosticado em janeiro de 2014. No mês seguinte comecei a tomar progesterona e duffine. Como o meu corpo reagiu bem em maio passei para dois comprimidos de duffine e dois meses depois estava grávida. Mantive a prigesterona até à 12 semana de gravidez e aqui tenho o meu menino. É chato, ainda para mais porque mesmo depois do parto os sintomas podem voltar, como é o meu caso, por causa da pílula de amamentação não ser a mais indicada. Já fui parar as urgências na semana passada porque tinha tantas dores que pensei tratar-se de uma pedra dos rins. Mas não, é o meu corpo a pedir progesterona...

Seni_Seni -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Obrigada meninas ☺️ E para controlar os sintomas chatos sem pilula cm fazem?!

Mamã S -
Offline
Desde 11 Set 2013

Olá. A SOP é permanente? É que algumas meninas têm quando deixam a pílula, pq a pílula inibe a ovulação e então quando se deixa de tomar os ovarios que estão habituados a não trabalhar, têm dificuldade em trabalhar logo correctamente.
Muitas mulheres têm problemas nos primeiros 6 meses e depois passa.

Mummy_bee -
Offline
Desde 28 Set 2011

Olá,

Eu tenho SOP, e posso dizer que sem a pilula tb não menstruo. O caso mais grave que tive foi 5 meses sem menstruar.
Mas, como podem ver, já vou na 2ª gravidez (aliás, na 3ª, pois tive em Outubro passado um aborto espontâneo).
Nunca fiz tratamentos de fertilidade, à excepção desta ultima gravidez em que o desconforto com o inchaço e acne já era muito e a médica receitou-me dikirogen que não é mais que umas vitaminas que ajudam a regular os ciclos (nem sequer tem contra indicações).
Como engravidei:
Da primeira vez, deixei de tomar a pílula em final de Junho, no final de Agosto engravidei;
Da segunda vez: deixei a pílula no final de Maio, no final de Setembro estava grávida, abortei em Outubro.
Da terceira vez, apos ter perdido o meu bebé, só menstruei em Janeiro, tomei o Dikirogen e em Fevereiro engravidei!

Como vês, podes ter a minha sorte, que apesar de tudo faço a ovulação e engravido com alguma facilidade. A única dificuldade mesmo é saber quando faço a ovulação, por isso é treinar dia sim, dia não, que para mim é tiro e queda! Piscar o olho

Não vale a pena stressar por antecipação. Eu desde os meus 20 anos que tinha incutido pelos médicos que iria precisar de ajuda para engravidar, e no final de contas, nunca foi necessário!

Uma coisa é que aconselho: Se tens vontade de ter bebés, é tentar logo, pois a idade não ajuda em nada e uma mulher com 30 anos não está de todo na sua idade mais fértil para engravidar.

Boa sorte! Sorriso

Seni_Seni -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Obrigada a todas pelas partilhas Sorriso

Sim MamãS a SOP é permanente (se é que isso se pode colocar nesses termos) pois já se manifesta à mais de 9m.

Vou continuar assim a ver no que dá e não tardar muito para começar os treininhos descontraídos! Sorriso

Bjinhoss