Malcriadice ou mau feitio? | De Mãe para Mãe

Malcriadice ou mau feitio?

Responda
16 mensagens
smca1977 -
Offline
Desde 26 Fev 2010

Ora digam-me lá se isto é normal numa criança de 3 anos, ou tenho aqui já um caso avançado de malcriadice aguda:
- Se eu ou o pai a mandamos calar, porque estamos nós a falar e ela está sucessivamente a interromper, ela responde "cala-te tu"!
-Se as ordens não lhe agradam grita "não quero mais conversa"!
-Se lhe digo que fica de castigo por se estar a portar mal, responde "não, não, tu é que ficas"!
- Hoje ofereceram-lhe bolo, insisti para ela dizer obrigado. Gozou, gozou a dizer à sra. que não se lembrava da palavra, nem depois de eu lha ter dito e da sra. lhe ter explicado que dizia a tal palavrinha e comia o bolo. Resultado, disse que se não dissesse obrigado nao comia e não deixei que comesse o bolo, ficou a choramingar que o queria, mas foi incapaz de dizer obrigado, quando sabe perfeitamente que tem de dizer obrigado ou se faz favor, quando quer alguma coisa.
- Acatar ordens de sentar, dar a mão a passear, não sair de junto de nós, é quase impossível e muito raro. Responde com gritos, não não, revira os olhos e sopra!
Repreendemos e ela nao ouve, goza connosco, responde mal e torto, uma vergonha para quem ouve, por vezes sei que não temos pulso nela e desistimos da ordem, acaba por fazer o que quer por exaustão nossa. Outra vezes a palmada resolve a teimosia, mas a seguir acaba numa birra enraivecido.
Digam-me isto é normal, ou tenho de implementar aqui o regime militar? Há mais crianças assim? É que ela tem 3 anos, como vai ser daqui para a frente? E sim, só faz isto com o pai e a mãe!

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

Bem... assim de repente parece mesmo muita má educação.. sabes disso, né? ninguém quer ouvir isso dos própriios filhos, mas o que contas é "muito" mau!!!
nada que uma semaninha de militarismo com reais sapatadas na altura certa não resolvesse, digo eu! :p bem, se calhar exagerei, mas ou há aí realmente qualquer problema, ou então é mesmo cair lhe em cima com uma educação mais rígida, né?

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

Desde 05 Abr 2011

Acho que não tem haver com má educação. Há crianças que tem uma personalidade mais vincada e teimam que tem de ser tudo a maneira delas temos é que as contrariar e castigar , eu faço isso com a minha filha mais nova porque ela tambem é um pouco assim . se a mando para o castigo ela acaba por sair mas eu pego nela e sento a la outra vez pode chorar espernear o que quiser mas so sai de la quando eu mandar que é quando ela acalma e percebe que fez mal.

VanAlicia -
Offline
Desde 09 Abr 2011

Olá...
Bem, eu penso k isso é normal, tendo em conta a idade... é uma idade complicada e de birras fortes. Agora o que penso é que os pais não devem desistir em insistir com ela, se dá trabalho? Muito... mas temos d ter pulso neles... olhar nos olhos e dizer o quanto estamos tristes com as atitudes e quando necessário uma palmadeca inofensiva nunca fez mal a ninguém. A minha pequena está numa fase de me levantar a mão, é inadmissível e por isso já comecei com pulso forte nisto... Sorriso nada de desesperos... são fases...

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

Olha a minha mais velha tem 4 anos e meio e também me anda a esticar a corda, mas tem-lhe saído caro.
A tua não sei, mas a minha não me parece que seja por má educação, mas sim porque me anda a testar, piorou com a chegada da irmã.
Se eu lhe digo senta-te ali de castigo, responde logo "não quero", mas com um "imediatamente" a coisa resolve-se.
No outro dia esteve 3 vezes de castigo no mesmo dia por andar a fazer de tarzan nos cortinados da sala, expliquei 3 vezes, no mesmo dia, que se o cortinado se partia ela se ia magoar a sério, á 4 vez passei-me e dei-lhe umas boas palmadas naquele rabo, porque já me parecia que me estava desafiar mesmo, então se tinha estado de castigo 3 vezes, por mais de 30m cada vez,chorou, chorou, pediu desculpa, mas o que é certo é que a partir dai se a chamo á atenção diz logo "desculpa mãe", no outro dia até me disse, "hó mãe portar bem dá tanto trabalho, apetece-me sempre fazer coisas que te fazem zangar".
Eles estão na idade de nos testar e levar ao limite, e como diz uma amiga psicóloga, agora é que lhe temos de mostrar quem manda, se não na adolescência estamos tramadas

O não quero mais conversa, a minha quando a estou a repreender diz a choramingar "mãe, não quero falar sobre isso, ok?"

Isabel T. Vieira -
Offline
Desde 18 Jul 2015

Antes de mais parabéns pela tua atitude de reconhecimento que pode ser má educação , também tenho um filho de 3 anos não se pode mt julgar , ele nao da esse tipo de respostas não por ser melhor ou pior cada criança e diferente, educar deve ser das coisas mais difíceis da vida tem de ponderar uma palmada na hora certa não faz mal e um castigo eles já entendem . Felicidades

A-A-A -
Offline
Desde 18 Nov 2009

estás a falar da tua filha ou do meu filho? Sorriso
sim, o meu também é assim e já falei com a educadora sobre o assunto, porque na escola é o menino-modelo, acata tudo o que lhe pedem, cumpre as regras, não grita e em 3 anos de escola ficou de castigo apenas 2 vezes por brincadeiras como correr na sala. a educadora explicou-me que é um misto de muitas coisas: mimo, está a testar-nos, birra e parvoeira à mistura. disse que nesta fase temos que lhe transmitir segurança pelo "não" e pôr de castigo as vezes que forem necessárias. um castigo que funciona muito bem com o meu é tirar-lhe um dos brinquedos preferidos e colocá-lo numa prateleira mais alta à vista dele. chora baba e ranho e só lho dou depois do tempo de castigo, do pedido de desculpa e de um comportamento positivo. por vezes começa a birra e basta perguntar se o brinquedo xxx tem que ir para a prateleira e acalma logo.
não sei se é o melhor modelo e fico triste quando leio comentários como o da turtleeys. não por ela, naturalmente, mas por saber que existem mais meninos com o comportamento do meu (na turma dele há duas meninas assim, pelo que os pais partilharam comigo), mas que não é "obrigatório" que todos sejam assim e tinha que me calhar logo um destes. eu sou calma, dou-lhe muitos mimos, muito raramente lhe bato/sacudo o pó ou grito (não quero que me responda na mesma moeda, ou ao pai, ou na escola) e tento explicar-lhe as coisas, mas sinto que sou uma palerminha que não o sabe educar, apesar de dar o meu melhor. confesso que tenho muito medo que na adolescência as coisas se compliquem. muita força!

minhaguidinha -
Offline
Desde 18 Mar 2013

E eu a pensar que era so a minha filhota que era assim Sorriso
Eu quero acreditar que é da idade e que este feitiozinho ira melhorar com o tempo ..
Mas nada que uns castigos nao ajudem tambem a melhorar ..

Amo as minhas filhas <3

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

A-A-A, não percebi bem o que te deixou triste com o meu comentário... explica, por favor!
eu também dou essas coisas todas, mimo, paciência, calma... mas quando as coisas têm de ser (e em 3, usei/uso isso em 2), caio-lhes em cima com tom e "técnicas" militaristas!!! é isso que eu uso e ninguém me pode criticar, porque se não também me sinto no direito de criticar "modelos" que vejo aqui todos os dias e com os quais não concordo!!! agora, se isto é o que eu acho benéfico usar nos meus putos, não sinto que tenha de impingir isto a nignuém, cada um usa o que quer e o que acha melhor!!!
Sou incrivelmente paciente, mais agora com os gémeos do que era com o mais velho.. aguento tudo, barulho, desarrumação, brincadeiras parvas.... mas exijo no meio disso tudo educação e respeito!
Há até asneiras que aguento na boa, pela simples razão de que eles não sabem o que são asneiras, se ninguém lhes disser! não ralho no momento em que eles fazem uma asneira a primeira vez! ralho na 2a, na 3a, ... a certa altura aparece o tom militaristas que, como já disse, 2 deles entendem bem e não lhes toco (agora) para eles me entenderem!!!

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama seja qual for o método (a palmada na hora certa, castigo ou um não na hora certa) o que mais interessa nem é o método, é a consistência que, como admite, não existe pois ela ganha-vos pelo cansaço! Escolha um método e aplique-o nem que a vaca tussa! Criança nenhuma faz o que descreveu (que me arrepiou...) se tiver sempre consequências (a palavra chave é SEMPRE) para esse comportamento! As crianças são muito espertas para perceber o que funciona e o que n funciona! Se ela diz "acabou a conversa" e os pais aceitam (ou até rirem por ser caricato), ela vai continuar a fazer! Se ficar sem ver os desenhos animados que gosta nesse dia, ou não for a um sitio que queria (não é preciso castigos longos, mas sim eficazes), rapidamente vai perceber que só perde com essas atitudes! Enquanto ganha...porque n continuar?

A-A-A -
Offline
Desde 18 Nov 2009

turtleeyes, expliquei-me mal de certeza. o meu comentário em nada coloca em causa a tua opinião. por aquilo que escreves, eu até acho muito sinceramente que és uma mãe que dá uma educação muito equilibrada aos teus filhos.
o que eu quero dizer é que fico muito triste com comentários como "parece mesmo muita má educação" ou "criança nenhuma faz o que descreveu (que me arrepiou...)".
ainda hoje voltei a falar com a educadora do meu filho, que entretanto regressou de férias. ele só tem estes comportamentos com os pais. na escola e com os restantes familiares não há absolutamente nada a apontar e a educadora diz que é muito frequente as crianças "elegerem" alguém que querem testar. há crianças que se portam lindamente em casa e na escola são autênticos terrores, mas daí a dizer que há má educação ou alguém ficar arrepiada porque não estamos a fazer um trabalho perfeito... é normal que se fique triste.
eu sou professora e, para além de ensinar, também educo os filhos dos outros (que não é minha função, dado o grau de ensino em que lecciono) e fico muito em baixo quando não consigo educar o meu e as atitudes dele têm impacto nos outros com comentários que me imputam a culpa. é só isso. não tenho nada contra os teus comentários e dos da Dfol (que citei em cima), mas é difícil ler/ouvir como se fosse tudo muito simples e eu fosse uma incapaz.

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

A Dfol explicou muito bem a melhor forma de lidar com as birras e a melhor forma para elas pararem.
As crianças testam-nos a todos e chagará provavelmente o momento em que vos irão testar também perante outros/noutras situações (ela já o fez nessa situação de dizer "obrigada"). Faz parte da natureza humana e é aos 3 anos que se dá o "pico" das birras.

No entanto,neste caso, provavelmente as coisas já escalaram muito por aquilo que foi dito: ela vence-vos pelo cansaço e a criança já percebeu isso.
Uma criança que perceba que se fizer uma birra ou um comportamento durante X tempo, acaba por conseguir o que quer pois os pais cedem, irá ter birras cada vez piores. Um pai que hoje ceda perante 15 minutos de birra, "amanhã" terá que lidar com uma birra de 20 minutos (e vai escalando, sendo que cada vez será mais dificil e mais demorado terminar com uma birra) porque a criança começa a prolongar as birras até conseguir o que quer - porque sabe que irá conseguir o que quer desde que a mantenha tempo suficiente.
Se um determinado mau comportamento tiver como reacção risos, chacota, brincadeira, se os pais não conseguirem fazer cara feia por acharem graça apesar de saberem que não é um bom comportamento, a probabilidade de a criança repetir o dito e esperar fazer rir é muito elevada e, pior, se numa próxima vez alguém lhe ralhar/der uma reprimenda a criança não vai entender pois os pais/educadores estão-lhe a dar informação contraditória.

Por isso é que o que a Dfol disse é essencial: consistência. Um pai que não queira ver as birras tornarem-se insuportáveis deve manter aquilo que disse até ao fim: se fica de castigo, fica mesmo; se é para ignorar ignora mesmo; se mete no canto para se acalmar, fica lá até se acalmar. Porque se a criança vir que não vale a pena resistir e que as suas birras NUNCA a levam a ter o que quer, se vir que os pais cumprem sempre as ameaças e os castigos (se dizem que lhe tiram a boneca por 1 hora têm mesmo que tirar e ela tem mesmo que ficar sem a dita 1 hora, por muito que esperneie, grite, chore, etc) estas coisas se forem cumpridas "à risca" (talvez o tal militarismo que a turtleeyes fala) faz com que as birras diminuam muito mais rapidamente e sejam muito menos intensas.

As birras não vão desaparecer milagrosamente em criança nenhuma - elas fazem parte do crescimento, é um "bom" sinal - mas é essencial que os pais tenham "pulso" para evitarem certas situações.
No entanto, também não acho certo arranjar "desculpas" para o comportamento da criança. As respostas que vos dá, não são mau feitio, são birras e algumas faltas de respeito, principalmente para com os pais (vocês). Não quero com isto dizer que são maus pais ou que não lhe deram educação, o que quero dizer é que devem olhar o problema de frente e não dar desculpas para o comportamento dela - está na hora certa para a "por na linha", para lhe fazer ver por A+B que certas coisas são inadmissíveis e que tudo o que saia daquilo que os pais lhe permitem, terá consequências.

A-A-A -
Offline
Desde 18 Nov 2009

não sendo eu a autora do post, mas identificando-me muito com o desespero dela, agradeço sinceramente que tenham dado das vossas opiniões e orientações.
fica aqui uma partilha de informação que encontrei no site das clínicas cuf: https://www.saudecuf.pt/mais-saude/artigo/birras-em-locais-publicos-o-qu...
é não desistir, mostrar firmeza e castigar/premiar conforme a atitude. afinal, se a vida lhes vai mostrar que é mesmo assim, só nos cabe a nós prepará-los e evitar problemas, certo?

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

A-A-A.. entendi Sorriso
mas discordo numa coisa :p disseste que parece uma coisa simples??? não parece, nem é!!! Espertalhão
agora, como disseste a persistência e acima de tudo consistência é o que se deve ter em conta!!! com o mais velho não falhei, era um, era "nova", era despreocupada! Espertalhão com os gémeos, vejo me a "falhar" (no que diz respeito à consistência), porque um deles é peste mesmo (claro que há um grande peso da personalidade) e ele também me "cansa"! ele não é mal educado (ainda), porque as asneirolas que ele faz, são sempre em tom de gozo, brincadeira (também testa muito), são coisas que embora eu ache erradas, acabo por me rir, porque ele sabe que é engraçadinho! ele não faz birras, não chora, não é "mau", é só muito palhacinho! mas mesmo muito!!! agora, chegando o dia em que ele me responda mal.. ai tá o caldinho virado! Espertalhão e quando, num por acasinho qualquer, se lembra de ser teimoso, entro com a minha técnica militarista que funciona na perfeição, tanto com o mais velho que foi um bebé "normal" com a fase dos (terríveis) 2 anos bem acentuada, como com este gémeo, que só goza com tudo e com todos! Espertalhão

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mamã AAA, estamos a discutir ideias sobre as malcriadices e a dar dicas umas as outras! Não se preocupe! Às vezes tb me arrepio com comportamentos da minha!!! N há pais perfeitos! Eu sou da área, não sou professora mas tenho um projecto com crianças e olhe que "médicos não devem atender família". Isto para dizer que não compare a paciência que se pode ter para os filhos dos outros (com quem estamos pouco tempo) com os nossos! Por isso a minha filha vai à escola, não tenho pretensões de poder fazer o trabalho de professora! Limito me a ser mãe! E ser mãe é dar mimo e impor limites como sabemos! Eu quis expor o facto de por vezes dizermos que "tentámos tudo", no entanto raramente somos consistentes! Os miúdos não conseguem prever consequências dos seus comportamentos porque ora batemos, ora gritamos, ora deixamos passar, ora damos o que querem! E como mãe imperfeita que sou, tb falho, mas tento por tudo manter a consistência! E sinceramente, dá menos trabalho a médio prazo mas muito mais trabalho no imediato! Por isso n pense que estas afirmações vêm de mães perfeitas! Mas se nos pedem dicas, cá estamos para as dar! E as que damos para os outros tb servem para nós, para nos relembrar!!

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Ah, queria acrescentar que uma coisa que tento fazer (e que luto com o meu marido para não o fazer) é ter cuidado em como se mostra a punição e a recompensa! Por exemplo: Eu nunca ameaço com algo que não posso cumprir! Por exemplo, se estou num almoço ou num casamento do qual não vou sair não digo "Se continuas a fazer isso vamos embora"....digo senão vamos lá fora para tu pensares um bocadinho" (palavras bonitas para castigo). Com a recompensa é igual. Não digo "Se comeres a sopa deixo-te ver bonecos"....digo: "Acaba a sopa rápido para podermos ter tempo de ir ver os bonecos" . É subtil a diferença mas faz a diferença.