Mais de 2 filhos....uma familia numerosa | De Mãe para Mãe

Mais de 2 filhos....uma familia numerosa

Responda
8 mensagens
CristianaMSousa -
Offline
Desde 24 Ago 2012

A experiencia de quem tem mais de 2 filhos...como gerir o dia a dia, as contas, os empregos, o lazer.....

Cristiana Sousa

kitty.couto -
Offline
Desde 15 Nov 2012

CristianaMSousa escreveu:
A experiencia de quem tem mais de 2 filhos...como gerir o dia a dia, as contas, os empregos, o lazer.....

tudo depende dos rendimentos mensais,da capacidade de encaixe de cada casal,das ajudas familiares existentes...ou não.depende muito.de caso para caso,aqui por casa pagam-s as contas e a renda e faz se as compras necessarias,nada de marcas xpto,so compramos roupa para os filhos,nas ferias n se vai pa lado nenhum,nao vamos ao cinema,nem jantamos fora,aniversarios é um bolo,2 ou 3 crianças e ja ta,não ha jantaradas,os miudos ajudam em casa,pelo menos a mais velha ajuda,a nossa 3ªa filha está a caminho,mas ja estabelecemos uma rotina adaptada a vida com 3 crianças pois assim os miudos habituam-se e colaborando todos é mais facil,é tudo contado,desde as luzes que acendemos ao pão que se come.mas lá está tudo depende,eu de rendimentos tenho a pensao dos dois mais velhos que o emprego do pai biologico me paga mensalmente,depois é o ordenado do marido e os abonos,não contamos com a familia para nada a não ser para atrapalhar e meter nojo e deitar a baixo,logo ´sempre difrente.tenho mais apoio aqui com a minha madrinha que me vai arranjando por ela ou por outras mamãs coisas para a gravidez e para a bébé do que da familia.enfim cada um com a sua vida,adoro os meus filhos mas não é facil.

"Façam o Favor de ser felizes" Raul Solnado

oroupeirocadecasa -
Offline
Desde 10 Out 2012

É fantástico! Notei muito mais diferença ao passar do 1.º para o 2.º filho (em termos logisticos), do que do 2.º para o 3.º filho!
Em termos de gestão não é muito diferente, só custa mais quando têm pouca diferença de idade e são todos pequenos.
Contas? O 3º (neste caso 3ª) herda as roupas da irmã mais velha. Estão todos no público desde os 3 anos. Quando o do meio entrou para o público a mais nova entrou para a creche, pelo que acabei a pagar o mesmo ao fim do mês (deixei de pagar o do meio para pagar para a mais nova).
Empregos é igual, é gerir para cumprir horários, mas não faz diferença serem 2 ou 3.
A amizade e cumplicidade entre irmãos é o melhor de tudo. Protegem-se, defendem-se. O 3.º acaba sempre por ser mais despachado e desenrascado - desde os 2 anos que não usa chucha ou fralda por iniciativa própria.
Recomendo Piscar o olho
Bjs,
Patricia

BarbaraVieira -
Offline
Desde 25 Jan 2013

Não é nada facil, mas é muito bom. Vou dar o exemplo daqui de casa.
O dia-a-dia é gerido entre os 4, desde o levantar ao deitar, á regras cá em casa. Às 7h o pai levanta-se prepara o almoço, depois disso ele come e vai trabalhar. Às 7h30 levanto-me eu, ir acordar os meninos, a mais velha faz tudo sozinha, enquanto eu despacho o mais novo ela vai preparando o peq. almoço para os 3(papas ou cereais), é só comer e sair de casa. O pai é o primeiro a chegar a casa, vai busca-los, dá-lhes logo o banho, vestem o pijama, a mais velha prepara a roupa para ela e para o irmão para o dia a seguir, o pai faz o jantar enquanto eles brincam e vêm bonecos. Quando eu chego a casa é jantar estar com eles ás 22h vão para a cama. Cinema, comer fora, passeios de carro, cafés tudo isso é evitado (vicios não á cá em casa Sorriso ). Compramos roupa para eles normalmente na Primark ou nos saldos e é o que faz falta, muita é nos dada. Agora com a chegada do 3º filhote temos tudo guardado dos outros filhotes. A Alimentação é quase tudo de marca branca. Férias só no Alentejo em casa familiar, coloca-mos uma piscina no quintal e já tá, mas é tudo muito á conta cêntimo a cêntimo. O meu marido trabalha numa oficina eu nas limpezas. Os dois rendimentos + abonos chegam perto dos 1200 euros, é tirar para a água(30), luz(40), meo(50), renda(300), gás(30), infantários(323), alimentação(300), seguro auto é mensal (20), passe (45) a gasolina é tudo dependente de onde vamos, o meu marido vai trabalhar de bicicleta(poupa e faz-lhe bem) o infantário é mesmo ao pé de casa. tudo isto sem contar com as despesas extras e saber que agora vamos ter mesmo de mudar de casa, pois a nossa é um T2 anexo humido e minusculo (foi a nossa 1ª casinha e temos pena mas tem de ser) se o quartinho deles mal dá agora muito menos. mal cabemos os 4, mas a nossa princesa em Setembro já vai para a escola.. Os subs. de férias não mexemos, faz de conta que nao vieram porque em ultima necessidade á sempre aquele dinheiro e este ano temos os livros da princesa e claro que ela quer tudo novinho em folha, mas é a 1ª vez para a escola e isso é muito importante para quem começa, ganhar o gosto.
Ajudas só temos mesmo o abono, as pessoas que dão roupas para os piquenos e a familia que nos vai dando alimentos
Prontos é isso hehe

barbarasofiavieira.blogspot.com

Bella Lilith -
Offline
Desde 28 Mar 2012

Só tenho um filho, pelo que não te posso ajudar muito, mas vê o tópico que está na minha assinatura, é capaz de te ajudar.
E se a tua mais velha já tem 5 anitos, para as coisas do dia-a-dia podes pedir-lhe ajuda, tipo para ela arrumar os brinquedos dela, a mochila, o casaco, etc...

cuca79 -
Offline
Desde 20 Mar 2009

nos somos 5 ca em casa... e o que vale é que sao 3 meninas Sorriso

ambos trabalhamos e felizmente as coisas com começam a correr melhor..e como disse a mama.. notei diferença da 1ª para a 2ª.. da terceira ja nao noto grande diferença...

Eu poupo em tudo.. tudo o que apanho em promoção compro! como o meu marido trabalha das 16 as 24 não pago ATL nem infantario.. trabalho das 8 as 14h30... vivo fora do centro urbano.. as meninas andam numa escola publica e eu so pago 1.46 dos almoços. MAis nada

muita gnte me da roupas e eu depois dou tb....
mas compensa me a nivel emocional.. eu adoro as minhas meninas

Sobre cuca79

docinhos e salgados [email protected]

marapinto -
Offline
Desde 02 Ago 2010

Eu vou agora para o terceiro e como nao fazia conta de ter ja o terceiro,entao tudo o k era dos irmaos dei para a cruz vermelha ou a pessoas conhecidas... so me sobrou mesmo fraldas de pano e umas recordaçoezitas k n me desfiz... como so posso contar mesmo comigo e com o meu marido,todo o dinheiro k for apanhando e para comprar coisas para o bebe... para a mais velha comprei no mes do natal roupita para acabar o inverno pk para ela nao me dao,do segundo como me dao roupa eu guardo o k ainda esta grande e n preciso gastar dinheiro,so mesmo em calçado e cuecas... agora para este k nao sei o k e,comprei anteontem,um conjuntinho unisexo para o primeiro dia,2 pijaminhas,um babygrow,meias,2 bodys e um set de higiene da chicco k estava em promoçao... tambem tento apanhar todas as promoçoes para n deixar faltar certas coisas k os meus filhos gostam tipo iogurtes,bolachas,etc... na roupa,vai se poupando ao maximo.... beijocas Beijinho

JoFil -
Offline
Desde 26 Jan 2012

COLADA! Espertalhão

Sobre JoFil

A minha modesta lojinha: http://www.facebook.com/pages/Lojinha-da-Joaninha/545552792127704
Centros de atividades, ginásios e tapetes de atividades como novos