A magia do Natal! Como evitar que a verdade seja descoberta?! | De Mãe para Mãe

A magia do Natal! Como evitar que a verdade seja descoberta?!

Responda
21 mensagens
atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Boa tarde,

Estivemos lá em casa a fazer a árvore de Natal com a pipoca. Foi ela que enfeitou a parte de baixo da árvore sozinha. Foi muito giro.
Ela anda entusiasmada com as decorações de Natal.

Entretanto pensei no seguinte:
Como sempre sou eu que me vou disfarçar de Pai Natal (calha-me sempre a mim), os adultos dizem que tenho muito jeito pra coisa. Mas ao contrário dos meus sobrinhos, a minha filha é demasiado esperta, por exemplo podemos coloca-la num quarto de castigo que ela arranja sempre como se entreter e fica lá mesmo depois de lhe dizermos que pode sair. Tem uma maneira muito especial de dar a volta ás situações mais adversas.
Não tem medo de nada e explora as coisas ao maximo (um dia deste resolveu arrancar os corninhos a um caracol), logo eu acho que no 1º minuto ela vai descobrir que o Pai Natal sou eu e a magia perde-se. 

Queria que no 1º Natal que ela tem mais entendimento, acreditasse no Pai Natal e na magia...

Têm alguns conselhos para me dar, de forma a evitar que ela descubra tão novinha a verdade?

PinkStateOfMind -
Offline
Desde 21 Out 2011

Olá Atram! Também tenho uma Sofia a caminho Espertalhão
Olha, vou ser muito honesta contigo... eu adooro o natal, adoooro fazer a árvore, os enfeites as músicas, tudo. Mas não faço (nem farei) questão nenhuma de que a minha filha acredite cegamente no pai natal e não vou fazer nada por isso. Claro que vai escrever a carta ao Pai Natal e tudo mais, mas nunca vou mentir-lhe em relação a isso, nem fazer 30 por uma linha para que ela acredite. Acho que quanto maior for a ilusão, maior será a desilusão... e uma das coisas que queria fazer na educação da minha filha é nunca lhe mentir. Falta saber se vou conseguir Espertalhão

Novo processo de treinos para dar um(a) irmão(ã) à S. Início em Janeiro de 2019
********
Início dos treinos em Maio de 2014.
Positivo a 24 de Julho 2014 Sorriso

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

la em casa nunca houve pai natal mas sim menino jesus... o pai natal pertence a coca cola...ehehe

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

PinkStateOfMind escreveu:
Olá Atram! Também tenho uma Sofia a caminho Espertalhão
Olha, vou ser muito honesta contigo... eu adooro o natal, adoooro fazer a árvore, os enfeites as músicas, tudo. Mas não faço (nem farei) questão nenhuma de que a minha filha acredite cegamente no pai natal e não vou fazer nada por isso. Claro que vai escrever a carta ao Pai Natal e tudo mais, mas nunca vou mentir-lhe em relação a isso, nem fazer 30 por uma linha para que ela acredite. Acho que quanto maior for a ilusão, maior será a desilusão... e uma das coisas que queria fazer na educação da minha filha é nunca lhe mentir. Falta saber se vou conseguir

Eu não concordo. Acho que a magia do Natal já não será a mesma quando os meus filhos souberem a verdade. O meu filho mais velho tem 7 anos e eu faço questão que ele acredite pelo menos durante mais algum tempo. Os amigos bem lhe dizem que o Pai Natal não existe, mas para já tenho conseguido contornar a situação e ele tem acreditado em mim. Recordo-me que quando soube a verdade, foi uma grande desilusão. O Natal deixou de ter aquele brilhosinho!

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Atram, eu estou contigo e acho que não há maior felicidade na vida do que viver, enquanto criança, a magia do Natal. Por nada na vida privaria o meu filho disso e faço questão que ele acredite no Menino Jesus (em primeiro lugar) e no Pai Natal, depois. Estou a quilómetros de achar que isto é mentir a uma criança. Acho que é apenas dar-lhes as ferramentas que lhes permitem sonhar. Eles acreditam no Pai Natal durante muito pouco tempo e, para mim, este é um tempo precioso, que devemos preservar, porque essa inocência e ilusão nunca mais voltam. Têm a vida toda para saber quem dá as prendas e todo o mercantilismo associado ao Natal, não precisam de nós, pais, para destruir as suas ilusões..

Quanto aos aspectos práticos da tua pergunta, a verdade é que não sei: li algures que até aos 4/5 anos as crianças não se apercebem da pessoa que está por detrás da máscara, se estiver disfarçada, por exemplo, de Pai Natal e conheço casos de familiares que vestem máscaras, falam com as crianças e distribuem os presentes na sala sem que elas se apercebam.Mas também me custa a crer que o meu filho (2 anos) e sobrinhos (2 e 4 anos) não reconheçam o pai ou o tio mesmo que ele esteja disfarçado.

Calha sempre ao meu marido fazer de Pai Natal (já temos a máscara pronta, aliás) e ele tem muito medo de ser reconhecido. Há 2 anos, não entrou na sala, passeou no jardim à frente da janela para o meu sobrinho ver o fato. Não falou, por medo que lhe reconhecesse a voz. No ano passado já não havia jardim, porque estávamos num apartamento: escondemos as prendas na cave, ele saiu discretamente, foi buscá-las e à meia noite bateu à porta, deixou as prendas e fez adeus às crianças de longe. Ficaram numa alegria que eu me fartei de chorar...

Este ano será em minha casa: como temos uma varanda grande, estou a pensar pedir-lhe que bata de novo à porta, deixe as prendas sem falar (just in case) e depois vamos todos à varanda fazer-lhe adeus e desejar que deixe muitas prendas aos meninos todos que ainda vai visitar nessa noite...vamos fazer bolachinhas para ele levar na viagem Sorriso

Também podes optar por dizer que o Pai Natal não vem se estiver muita gente a olhar: pedes às crianças que se escondam no quarto, por exemplo, enquanto um cúmplice leva as prendas para a sala...podes deixar bolachas (que serão comidas) e ele até se pode, por exemplo, esquecer do chapéu Sorriso

Espero que todos se divirtam como se fossem pequeninos, como nós fazemos, e que todos saibamos construir boas memórias que os nossos filhos guardarão para o resto da vida. Beijinhos

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Para mim o Natal e a magia do Natal é maravilhosa. Sentido da família, da união e da alegria de todos quando recebem os presentes.
Nunca pensei que era mentir ou enganar os miúdos, mas sim entrar num mundo mágico, imaginário, onde os sonhos se tornam possíveis.

Como sabem a minha pipoca chama-se Sofia, e posso dizer que ela acha que a Princesa Sofia da Disney é ela. Até o meu afilhado (3 anos) diz que a prima é a Princesa Sofia:)
É maravilhoso, vê-los sonhar!

Kelly PT
Gostei da tua ideia de o pai natal deixar os presentes à porta, num saco.
Se calhar peço apenas ao meu marido para ele levar a menina à porta e dar um beijinho rápido ao Pai Natal. É realmente uma boa ideia!
Este ano a única criança em casa é mesmo a minha filhota.

Aceito outras sugestões, ou apenas contem como costumam fazer na noite de Natal.

PinkStateOfMind -
Offline
Desde 21 Out 2011

Cada um com a sua opinião, claro. Eu não disse que vou dizer que o Pai Natal não existe. Apenas não vou criar ilusões à volta desse assunto. Eu adoro o Natal, para mim é a época mais feliz do ano, adoro tudo o que envolve e não preciso de acreditar que o Pai Natal existe Sorriso

Novo processo de treinos para dar um(a) irmão(ã) à S. Início em Janeiro de 2019
********
Início dos treinos em Maio de 2014.
Positivo a 24 de Julho 2014 Sorriso

Isabel Lopes -
Offline
Desde 31 Jan 2010

Uma vez num Natal em familia estavam crianças, uns priminhos, mas que já não eram assim muito bebés, já andavam na escola, na primária e até ja sabiam ler coisas simples. Como não queriam comer a sopa ao jantar eu disse que assim o Pai Natal não vinha e um deles começou a dizer que não era assim porque eu não conhecia o Pai Natal e como tal ele não poderia saber que ele não ia comer a sopa. Eu disse que sim, que o conhecia, e que até já lhe tinha mandado um sms a dizer que ele não queira a sopa, mas o miudo teimava em dizer que era mentira minha, que eu não conhecia o pai natal. Nisto tive a ideia de mudar nos contactos do tlm o nome da minha irmã para PAI NATAL associado ao numero dela e disse-lhe para me ligar enquanto eu estava a mesa com o miudo. E quando ela ligou apareceu no tlm PAI NATAL... a chamar. Mostrei ao miudo, que já sabia ler e ficou de boca aberta... foi vê-lo comer a sopa toda!!! Ainda hoje, ele já é crescido, e nos fartamos de rir com esta historia!

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Sandrad1 O Pai Natal não fazia parte da nossa cultura porque tínhamos o menino Jesus mas o Pai Natal existe na cultura popular europeia (principalmente nos países nórdicos) provavelmente há tanto tempo quanto existe o nosso menino Jesus. Aliás a sua história vem de St. Nikolaus/Nicola/Nichola [cristão] e a sua história é bem conhecida pela maioria que vive em países cristãos. Que eu tenha conhecimento só em Portugal e Espanha é que tinham a tradição do menino Jesus (sendo que os espanhóis só festejam no dia dos reis precisamente porque assumem que foi aí que ele nasceu) - mas aqui não tenho certezas absolutas.
A cola-cola aproveitou-se do Pai Natal, não a inventou nem coisa que o valha.

É um pouco como dizerem que o Halloween é americano quando é mais europeu do que alguma vez será deles e remonta à época dos celtas europeus...ou seja, à era pagã que estava cá muito antes dos católicos.

Quanto ao tópico em si: o meu filho acredita no Pai Natal. Faz a carta, na noite de consoada deixa-lhe leite e bolachas (que desaparecem) e é durante a noite que a prenda aparece. Dizemos-lhe que o Pai Natal só vem quando os meninos estão a dormir e ele fica extremamente animado com isso, diz que vai esperar na cama até o ouvir, etc. Na manhã de 25 a prenda aparece em casa e é uma festa. E desta forma torna-se mais fácil manter a ilusão - e ele diz que há Pai Natal falsos e verdadeiros pois a maioria das crianças percebe que quem está por debaixo de uma fatiota não é o Pai Natal e, sendo uma mulher, mais facilmente o fazem.

Pessoalmente, acho maravilhoso a magia, a excitação que ele tem com o natal que vai muito além de receber uma prenda. Mas isso de querer ou não participar nestas coisas vai de cada um.
Em relação ao resto a imaginação e a criatividade deve ser promovida nas crianças, se preferem outras formas e encaram o Pai Natal como mentir, isso é de acordo com cada um mas não encurtem a visão das crianças dizendo-lhes que tudo não existe (p.ex se tiverem um amigo imaginário não precisam de lhe dizer que ele não existe pois a criança sabe isso, está simplesmente a dar asas à imaginação e só lhes faz bem).

Eu não sou apologista de mentirmos às crianças mas temos que ter cuidado para também não lhes retirarmos toda a magia, imaginação e criatividade que vem com as coisas empíricas. No entanto, cada um deve fazê-lo da forma que acha mais correcta.

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

tudo bem;
mas o meu acredita no Natal e na sua magia; mas nao acredita no pai Natal e nao o vou obrigar a isso, claro esta. so lhe disse para ter cuidado na escola, pois os amigos acreditam, e como o meu é, ainda se brigam.

ja lhe expliquei o nascimento de Jesus e que as prendas se derivam aos reis magos;
Ele nunca gostou do velhote das barbas, sempre desconfiou que era mentira, e agora que ja percebe... contei a historia. apenas nao disse que as prendas sao no dia de reis, senao o rapaz da-lhe uma coisinha má.

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

Lembro-me uma vez que o meu filho perguntou-me como é que o Pai Natal não se queimava ao descer pela chaminé. Sabem o que respondi? Disse-lhe que ele tinha uma esponja mágica colada ao rabiosque que o protegia da fogueira. Ele achou o máximo! Gargalhadas

NinaLab -
Offline
Desde 23 Maio 2013

Adoro o tópico! Adooooro o natal!!!!

Quando era pequena, morria de medo Pai Natal!! Ainda hoje não gosto muito da imagem dele ao perto! lol Um tipo gordo, cheio de barba e todo tapado e só se vêm os olhos?? ME-DO!! sempre fui muito medricas. mas lá em casa...meu Deus era uma alegria! A família toda numa cave e como éramos mais de 50 pessoas e à volta de 10 crianças...dava sempre para alguém se vestir, deixava-se só uma luzinha mais fraquinha, ele vinha pela escadaria e de sino na mão...só de me lembrar até me vêm as lágrimas aos olhos! Era tão lindo e depois distribuía as prendas todas ah e tinha óculos de sol, imaginem! Era maravilhoso!!! Ele ainda estava connosco para aí uma hora...eu sempre no colo de alguém cheia de medo...mas pronto...
As prendas eram da famelga toda...as crianças tinham sempre imensas mas nunca recebia as dos meus pais...essas eu sabia que eram o menino Jesus que trazia e, de manhã, lá estavam elas, já em nossa casa, em cima do fogão, nos nossos sapatinhos...ainda hoje fazemos assim (as prendas dos pais, no sapatinho, de manhã) e vamos todo, em pijama, de manhã cedo abrir tudo! é tão booom

Ainda há uns dias estive a falar com o meu marido sobre esta magia...ele gosta muito do natal e gosta da parte de abrir as prendas de manhã, todos a correr de pijama (só quem passa é que percebe...) mas sempre foi muito prático, desde sempre soube que o pai natal não existia (não era mais inteligente do que os outros, simplesmente essa magia não foi alimentada, os pais nunca lhe contavam as histórias do Pai Natal nem faziam questão que ele acreditasse)...e tem receio que a filha se zangue, quando descobrir que não existe...

Eu não me zanguei quando descobri porque a minha mãe contou-me a história de S. Nicolau e é isso que pretendo fazer!! Mas como agora a família já não junta toda, seremos apenas uns 10...e a minha menina será a única criança...mas provavelmente o Pai Natal está como algumas mais disseram, mais longe a acenar, para não se perder a magia! eu acho maravilhoso!! (Zanguei-me foi quando descobri na escola que afinal não vínhamos da cegonha!! Humph... Humph... Humph... )

Sim, a minha princesa ainda está na barriga mas farto-me de falar do natal do próximo ano...:D

Desculpem o testamento mas a minha infância foi tão mais brilhante por estes Natais em grande... Pai Natal! Pai Natal!

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

Costuma-se dizer que o Natal é das crianças, certo? Não faria muito sentido o Natal sem o Pai Natal, pois não? Então, porque não manter esta tradição tão bonita, tão mágica? Ultimamente, o meu filho chega a casa da escola sempre com alguma na manga, sobre o Pai Natal. Ontem, disse-me que afinal o Pai Natal tinha morrido, que quem dava os presentes era o Menino Jesus! Eu fiquei Choque! sem saber muito bem o que dizer. Outra coisa, por ex.: este ano a minha cunhada conversou comigo e disse-me que este ano não ia oferecer prendas a ninguém, que tinha sido um ano difícil e como tal, pedia-me para eu não dar aos filhos dela. (O Natal costuma ser em casa dela). Eu concordei e depois conversei com os meus filhos e expliquei que o Pai Natal da tia estava pobre e que este ano não ia a casa dela deixar prendas. Passados uns dias, o meu filho disse-me que tinha uma ideia: colocar um mealheiro junto ao pinheirinho da tia, para irmos juntando dinheiro para ajudar o Pai Natal dela, pois assim, ele já poderia oferecer presentes. Achei tão bonita aquela ideia tão inocente ao mesmo tempo!

NinaLab -
Offline
Desde 23 Maio 2013

Elizamor a ideia do seu filho é genial! Só mostra o caráter dele! Piscar o olho

Eu sei que as coisas estão difíceis mas acho triste não se dar prendas...pelo menos às crianças e podem ser coisas feitas em casa, simbólicas!!! Não quero parecer consumista nem materialista mas é um dia por ano...Podem sempre comprar para todos na mesma e não interessa quem deu!! Foi o Pai Natal! Piscar o olho

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

ja estive na mesma situação, a pessoa nao da prendas a ninguem, pois tem filhos, e se for para dar aos outros, mesmo pouco, os proprios filhos ficam a perder, e as vezes muito.

NinaLab -
Offline
Desde 23 Maio 2013

Sim e deve ser muito mau as crianças verem os outros a receber e eles não...as crianças nem sempre compreendem essas coisas... a mim far-me-ia muita confusão estar numa sala com crianças sem receber prendas ao lado de outras que recebem...na minha família,há alguns anos, como começamos a ser muitos passaram a ser só as crianças a receber prendas!! a magia é a mesma! o Natal é principalmente das crianças!!! E com pouco dinheiro dá-se mimos muito bons!!

atram -
Offline
Desde 11 Jun 2007

Cá em casa a única criança é mesmo a minha pipoca, este ano.
Mas damos sempre prendas ás crianças da família, primos e sobrinhos.
Uma prendinha pequenina para cada um, e eles ficam todos contentes.
Este ano só comprei prenda para os pequeninos, e para a minha pipoca comprei apenas um presente, nada muito caro. Ela vai receber tanta coisa...
Aos meus pais e ao meu sogro ofereço sempre algo simbólico, só para termos todos um presente para abrir. O que conta são mesmo os pequeninos.

Antes de casar, durante muitos anos o Natal era apenas eu e os meus pais. Então eu juntava sempre +/- 5 eur para comprar as prendas de cada um dos meus pais. E eles tinham sempre imensas coisas para desembrulhar, era uma risota. Caixas de sapatos e de chocolates com molas e gilettes lá dentro, 1 meia em cada caixa, 1 pano da cozinha, 1 sabonete, coisas assim, úteis e em caixas enormes. Eram Natais muito fixes, todos tínhamos imensa coisa para desembrulhar e a cada surpresa era de "chorar a rir".

A magia do Natal pode existir mesmo com coisas muito simples. Basta ter imaginação!!!

Desde 11 Fev 2012

Não pude deixar de acompanhar este tópico e tinha que vir deixar a minha opinião...
Sou uma apaixonada incondicional pelo Natal e ADORO o Pai Natal. Ainda nos dias de hoje faço questão de continuar a falar no Pai Natal e tentar fazer com que a magia à volta desta personagem se mantenha. Sei perfeitamente que o Pai Natal não passa de uma lenda que se foi divulgando tradicionalmente, principalmente nos países de norte, mas continuo a dizer, "para mim o Pai Natal existe e existirá para sempre!".
Sou a mais velha, de pouco mais de 30 primos, e os que têm idades entremeias ficam muito admirados quando me ouvem dizer que acredito no Pai Natal, eles já sabem que é uma personagem, mas eu explico-lhes que é algo tão bom e maravilhoso que é sempre bom acreditar. E devo ser incrivelmente convincente, porque eles cedem.... Ahahahahahahaha...
Existe um Pai Natal em particular que me fascina (o que costuma estar no Colombo). O sr. tem tudo como o Pai Natal das histórias, ele tem os olhos azuis, as barbas, os cabelos e até as sobrancelhas que o Sr. pinta de branco para ser ainda mais realista, o fato completo, com as botas e até o saco que ele mandou fazer à medida e como pretendia,... Se existe alguém de quem sou fã, é mesmo do Pai Natal e deste em particular.

Tive uma infância muito feliz e acreditávamos que quem trazia as prendas, só o fazia na noite de 24 para 25 enquanto todos dormiam. No dia seguinte lá íamos a correr pela casa em pijama ver as prendinhas e isso era divinal! Não me recordo ao certo, mas penso que na altura também se falava no menino Jesus, no entanto, só as prendas dos pais é que apareciam no sapatinhos que ficavam em cima do fogão até à manhã seguinte. As dos restantes familiares abriam-se na noite de 24.
Infelizmente ainda não sou mãe, mas quando for, é isto que pretendo fazer. Os presentes abrem-se a 25! Até lá, vou pedindo ao Pai Natal que me traga um presente especial a cada ano que vai passando...que tragam bebés!! Sorriso

Sou uma pessoa tão fascinada pelo Natal que, para mim, quando as pessoas andam esmorecidas porque se acabaram as férias do verão, eu ganho um novo animo, porque começa a época de Natal. Agora ando encantada da vida porque este fim de semana começa em Sintra, por toda a vila, uma feira de Natal. E para entrar basta que se leve um bem alimentar para ajudar quem mais precisa. Para mim isto é o Natal, ajudar o próximo, ser bom para com todos e manter assim a magia...

Quanto às prendas, lembro-me de haver anos na minha infância em que metade da minha sala era coberta de presentes (e a sala era bem grande). Havia presentes para todos, fossem crianças, adultos, idosos, ou até bebés na barriga das mamãs. Felizmente a família cresceu cada vez mais e já não há hipótese de se chegar a todos, o que me entristece um bocadinho, mas pelo menos estamos juntos e damo-nos todos bem e isso é o mais importante. Este ano, estou desempregada e é só o marido a trabalhar, não vai dar para chegar a todos, mas pelos menos para os que passam a consoada connosco, há sempre. Por outro lado acho que se as pessoas se juntarem todas para dar uma prenda a cada um (excepto quem a vai receber), todos recebem algo melhor e ninguém gasta tanto...

Peço desculpa por ter escrito tanto, mas já por duas ou três vezes que ia para escrever, desde a publicação do post, mas acontecia sempre algo e já não conseguia, por isso agora aqui fica tudo. Piscar o olho

SOP-Abril.2013 / Início do Ovusitol-Julho.2013 / Última pílula-18.Out.2013
Treinante desde 26.Nov.2013
Positivo a 14.Abr.2015
DPP a 13.Dez.2015 ----- Ansiosamente à espera da *Princesa Ema* ------

NinaLab -
Offline
Desde 23 Maio 2013

Pipa e sua Paixão... escreveu:
Não pude deixar de acompanhar este tópico e tinha que vir deixar a minha opinião...
Sou uma apaixonada incondicional pelo Natal e ADORO o Pai Natal. Ainda nos dias de hoje faço questão de continuar a falar no Pai Natal e tentar fazer com que a magia à volta desta personagem se mantenha. Sei perfeitamente que o Pai Natal não passa de uma lenda que se foi divulgando tradicionalmente, principalmente nos países de norte, mas continuo a dizer, "para mim o Pai Natal existe e existirá para sempre!".
Sou a mais velha, de pouco mais de 30 primos, e os que têm idades entremeias ficam muito admirados quando me ouvem dizer que acredito no Pai Natal, eles já sabem que é uma personagem, mas eu explico-lhes que é algo tão bom e maravilhoso que é sempre bom acreditar. E devo ser incrivelmente convincente, porque eles cedem.... Ahahahahahahaha...
Existe um Pai Natal em particular que me fascina (o que costuma estar no Colombo). O sr. tem tudo como o Pai Natal das histórias, ele tem os olhos azuis, as barbas, os cabelos e até as sobrancelhas que o Sr. pinta de branco para ser ainda mais realista, o fato completo, com as botas e até o saco que ele mandou fazer à medida e como pretendia,... Se existe alguém de quem sou fã, é mesmo do Pai Natal e deste em particular.
Tive uma infância muito feliz e acreditávamos que quem trazia as prendas, só o fazia na noite de 24 para 25 enquanto todos dormiam. No dia seguinte lá íamos a correr pela casa em pijama ver as prendinhas e isso era divinal! Não me recordo ao certo, mas penso que na altura também se falava no menino Jesus, no entanto, só as prendas dos pais é que apareciam no sapatinhos que ficavam em cima do fogão até à manhã seguinte. As dos restantes familiares abriam-se na noite de 24.
Infelizmente ainda não sou mãe, mas quando for, é isto que pretendo fazer. Os presentes abrem-se a 25! Até lá, vou pedindo ao Pai Natal que me traga um presente especial a cada ano que vai passando...que tragam bebés!!
Sou uma pessoa tão fascinada pelo Natal que, para mim, quando as pessoas andam esmorecidas porque se acabaram as férias do verão, eu ganho um novo animo, porque começa a época de Natal. Agora ando encantada da vida porque este fim de semana começa em Sintra, por toda a vila, uma feira de Natal. E para entrar basta que se leve um bem alimentar para ajudar quem mais precisa. Para mim isto é o Natal, ajudar o próximo, ser bom para com todos e manter assim a magia...
Quanto às prendas, lembro-me de haver anos na minha infância em que metade da minha sala era coberta de presentes (e a sala era bem grande). Havia presentes para todos, fossem crianças, adultos, idosos, ou até bebés na barriga das mamãs. Felizmente a família cresceu cada vez mais e já não há hipótese de se chegar a todos, o que me entristece um bocadinho, mas pelo menos estamos juntos e damo-nos todos bem e isso é o mais importante. Este ano, estou desempregada e é só o marido a trabalhar, não vai dar para chegar a todos, mas pelos menos para os que passam a consoada connosco, há sempre. Por outro lado acho que se as pessoas se juntarem todas para dar uma prenda a cada um (excepto quem a vai receber), todos recebem algo melhor e ninguém gasta tanto...
Peço desculpa por ter escrito tanto, mas já por duas ou três vezes que ia para escrever, desde a publicação do post, mas acontecia sempre algo e já não conseguia, por isso agora aqui fica tudo.

Palmas! Palmas! Palmas! Isto é o Natal!!! (a tua época Natalícia de infância foi mesmo parecida com a minha! Pai Natal! )

J -
Offline
Desde 19 Set 2007

O natal é a minha altura preferida do ano! No meu tempo a minha mãe tocava um sininho (eu e a minha irma estavamos noutra divisão) e o "pai natal" colocava as prendas na arvore e ia embora a tocar o seu sininho! o pai natal tem tantas casas que tem de ser sempre muito rapido e ninguem o ve!!!!! Com a minha filha que tem 3 anos, faço o mesmo. Ninguem se veste de pai natal! o pai natal que se ve nos shoppings e noutros sitios são amigos do verdadeiro pai natal que estao a fazer de conta para brincarem com as crianças!

Desde 11 Fev 2012

Verdade! Eu pensei o mesmo à medida que li o seu relato...
Sou mesmo encantada por esta época!! Tanto que o ano passado foi o primeiro Natal na minha casa e pude decorá-la a meu gosto (o meu marido não se preocupa com isso) e tanto os meus pais como os meus sogros me disseram que mais parecia um casamento, porque até as cadeiras estavam a rigor...

Quanto aos Pais Natal que se vêm por aí costumo dizer que são os duendes do Pai Natal disfarçados, porque o Pai Natal está muito ocupado no Pólo Norte a ler as cartas dos meninos e a fazer os brinquedos...

VIVA O NATAL!!! Oh! Oh! Oh!

SOP-Abril.2013 / Início do Ovusitol-Julho.2013 / Última pílula-18.Out.2013
Treinante desde 26.Nov.2013
Positivo a 14.Abr.2015
DPP a 13.Dez.2015 ----- Ansiosamente à espera da *Princesa Ema* ------

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?