mães a trabalhar em casa e com bebé em casa | De Mãe para Mãe

mães a trabalhar em casa e com bebé em casa

Responda
14 mensagens
mommydream -
Offline
Desde 09 Out 2014

Olá mamãs!
Alguém que trabalhe em casa e tenha os seus bebés consigo o dia todo?
Como orientam o trabalho e a lida da casa e com a atenção que o bebé precisa?

Eu estou a dar em maluca com a minha filha. Não me deixa fazer nada.
Ela sempre foi de pedir muita atenção. Actualmente está muito independente no que diz respeito a colos e miminhos... tem os seus momentos mas quer é andar pela casa a brincar e a mexer em tudo. Mas quer que o faça com ela. Basta dar atenção a outra coisa e começa a resmungar e a chorar... mas não é por colo é mesmo para ficar de volta dela ou brincar com ela. Por vezes basta que fique a olhar para ela sem fazer nada sentada no sofá e ela é capaz de ficar uma hora a brincar sentada no tapete assim.

A lida da casa nunca está feita, chego a não ter roupa passada, chão por lavar. A loiça tenho de lavar quando dorme. Eu arrumo... vou buscar mais e quando olho ela já tirou tudo. Seja a roupa que estou a arrumar na gaveta... seja a loiça que acabei de por na máquina.

Ela até é uma miúda obediente eu digo não mexe e ela não mexe fica a olhar e pede "ancá" (dá cá) eu digo não e ela fica-se mas basta eu estar ocupada com alguma coisa e ela vai fazer todos os disparates que se lembra e mais alguns.

Está a ser difícil trabalhar desta forma.

Nós pretendíamos que ela ficasse comigo em casa até aos 3 anos mas com 13 meses eu já não estou a aguentar tudo.

Tenho andado a pesquisar as creches aqui da zona mas depois começo a ficar triste de não a ter comigo e perder as coisas que vivo com ela todos os dias. Eu sempre quis ser mãe a tempo inteiro até aos 3 anos e sinto-me culpada de não estar a ser capaz de lidar com tudo.

O pai chega a casa ao fim de semana e queixa-se que a casa está assim e assado e que nunca mais conseguimos fazer nada porque acabamos por fazer ao fim de semana aquilo que eu não consigo fazer durante a semana. Sinto-me triste com isto. E ainda por cima ele serve-se desta minha "incapacidade" de dar conta do recado para reforçar a sua ideia que não dá para termos mais um filho. Que não dou conta com uma quanto mais com dois. Sinto-me triste com isto tudo.

Alguém que tenha passado pelo mesmo ou passe agora? Conselhos?

Início dos treinos: setembro 2014
Positivo: 10 janeiro 2015
A princesa chegou mais cedo... felicidade pura Sorriso

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Olá Mommydream,
A minha filha tem 16 meses e continua a exigir muita atenção...é como a sua se eu estiver na mesma divisão do que ela é capaz de lá estar a brincar e não me liga mas tenho de lá estar…se eu estiver na cozinha de volta dos tachos pede colo para ver o que estou a fazer…
No meu c aso ela está na creche desde os 5 meses quando voltei ao trabalho, o meu marido trabalha fora do país por isso à noite acabamos por estar apenas as duas…quando retornei ao trabalho comecei a andar cada vez mais cansada porque para conseguir fazer a lida da casa deitava-me às 2h00…acabei por optar por ter uma empregada doméstica 2 dias por semana porque felizmente financeiramente posso…mesmo assim por norma nunca me deito antes da 00H…uma casa tem sempre coisas para fazer…seja estender a roupa, arrumar a cozinha, preparar/adiantar as refeições do dia seguinte…e por norma só consigo fazer isto depois dela se deitar porque até lá também quero estar com ela…
O seu marido não a ajuda com a lida da casa?

Yara FS -
Offline
Desde 09 Maio 2016

Pois eu acho muito complicado quando os homens acham que ficar em casa com uma criança e ainda dar conta da casa sozinha é fácil... tem que se por as coisas explicadas e dividir o trabalho de casa pela metade, pois uma criança a tempo inteiro é tao cansativo (ou mais) do que um trabalho fora de casa...

mama_dica -
Offline
Desde 22 Nov 2015

Olá! Eu não trabalho em casa, mas tenho de trazer trabalho para casa e, sinceramente, vejo-me grega para fazer qualquer coisa com eles. Felizmente tenho empregada, pelo que não tenho de me preocupar com a lide doméstica, mas é muito difícil fazer alguma coisa produtiva com os 2 em casa. Tenho de aproveitar as sestas, a noite e, quando estou mais aflita de prazos, tenho de os deixar nos avós umas horitas, senão é impossível... Agora o mais velho começou a pré, mas ainda assim não é fácil.

mommydream -
Offline
Desde 09 Out 2014

Olá Paula!
O marido ajuda sim. Normalmente ao fim de semana temos dividido algumas tarefas. Ele faz umas coisas e eu estou com ela depois trocamos.
Mas a história é a mesma tem de ter alguém a dar-lhe atenção. E ao fim de semana é ainda pior pois como só vê o pai ao fim de semana fica ainda mais carente de atenção e chega a não dormir sesta e adormecer apenas por volta da meia noite uma da manha porque o pai está em casa.
Mas acaba por não dar tempo para tudo. E lavar a roupa do marido, secar e passar é uma das prioridades do fim de semana pois tem de levar tudo novamente para a semana.
Nós comprámos casa há uns meses e ao fim de semana o marido tem sempre uma ou outra coisa para arranjar.
Ultimamente são mais os fins de semana que passamos em casa a fazer coisas do que sair.
Tempo para o casal é quase nenhum e para mim então é zero desde que nasceu. Conta-se pelos dedos de uma mão as vezes que fiz depilação em 13 meses e foi apenas para ir à praia com miúda.

Início dos treinos: setembro 2014
Positivo: 10 janeiro 2015
A princesa chegou mais cedo... felicidade pura Sorriso

mommydream -
Offline
Desde 09 Out 2014

Yara o marido queixa-se mas acaba por ajudar sim e mesmo sem lhe pedir. Mas parece que quanto mais fazemos mais há para fazer. Já tivemos canos obstruídos na cozinha, torneira que não funcionava e teve de ser trocada, autoclismos para arranjar, banheira que verte água, janelas que deixavam passar o vento, frio e calor todo. Ele está farto de trabalhar na casa também. Nunca pensámos que uma casa com 6 anos tivesse tantos problemas.

Mama_dica infelizmente neste momento não temos orçamento para empregada senão nem tinha pensado duas vezes há já bastante tempo. E mesmo para a creche preciso de aumentar o meu ordenado para dar. E para aumentar o meu ordenado preciso de mais horas de trabalho o que implica mais miúdos para dar explicação e não está a dar para isso. E ainda preparo matéria e exercícios durante a noite para depois fazer com eles.

Início dos treinos: setembro 2014
Positivo: 10 janeiro 2015
A princesa chegou mais cedo... felicidade pura Sorriso

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama uma menina de 13 meses precisa de actividade e estimulo. E se a mae tem de trabalhar, n me parece que tenha tempo para isso. Achonque a escolinha tem sempre inumerad vantagens como o facto de estar com outros meninos, e o estar em casa so me parece correcto quando a mae tem todo o tempo do mundo. Querer que esteja em casa so para a mae nao perder nada mas depois nao ter tempo para ela (nao estou a criticar, acho impossivel ter tempo enquanto trabalha r ainda faz a lida da casa).....sera a melhor escolha? Uma crianca nessa idade precisa mesmo de muita actividade, de ver coisas novas, mexer em muita coisa com diferentes texturas, atrumar e desarrumar....correr... penso que se calhar seria positivo ir para a escolinha. Sem dramas, sem culpas.... a minha vinha toda contente e adorava as brincadeiras e amiguinhos

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Mamã Mommydream, não tendo hipótese de ter empregada então pense seriamente em colocar numa creche..também para si lhe vai fazer bem...eu estive com a minha até aos 5 meses e como já disse o meu marido trabalha fora do país e por isso somos só as duas...para além do cansaço físico também nos afecta muito psicologicamente...fez-me bem quando voltei ao trabalho e passei a ter algumas horas a pensar e a fazer outras coisas que não seja tomar conta da minha filhota. Não me sinto culpada por isso e também não tinha outra hipótese porque preciso de trabalhar. A minha filha está bem na creche, é um bebé feliz.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá, mommydream, realmente ser mãe é um sonho, mas não é um mar de rosas. Em breve terminarei o estágio, e trabalharei em casa. Antes do estágio começar também já trabalhava em casa. Trabalhava durante as sestas dela, que na altura eram 3 e ainda dava para fazer alguma coisa. Agora depois de sair do trabalho, trabalho em casa e fico com a minha filha. O pai não tem tempo para ajudar muito nem estar com ela.
Vou me organizando... Ela vai para a creche enquanto estou trabalhando, e estou com ela das 17 e 30 às 20, 21 h, quando vai dormir.
O que faço é ir fazendo as coisas com ela..
Vou estender a roupa com ela e ela brinca com as molas;
Rego as flores e ela anda de um lado para o outro;
Enquanto trabalho ou faço qualquer outra coisa, como engomar ou dobrar roupa, vê tv e brinca com alguma coisa diferente... Depois ponho-a em cima da máquina de lavar que está na cozinha a brincar com umas colheres e panelas enquanto faço o jantar e as tarefas da cozinha. (ela não se joga para o chão e eu estou sempre lá muito perto para alguma eventualidade) Depois é banho, comer e cama.
Também tomo banho com ela. Ela fica a brincar enquanto tomo o meu banho e depois lavo-a.
depois às 21 já está tudo feito no que se refere à casa e a ela. E das 21 às 23 trabalho. 23 h vou dormir e acordo às 7 e meia. Arumo-me. Acordo ela às 8, arrumo-a. E saímos as duas de casa.
Sabado é para trabalhar no 2º trabalho. A casa limpo à 5º ou 6º.
Domingo é o dia de estarmos juntas. Durante a semana sempre tiro 10, 15 min para lhe dar uns miminhos apesar de estarmos sempre uma ao lado da outra.

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Sei bem do que fala. Eu também fazia intenção de ficar com o meu filho em casa e não consegui. Nós a viver longe de toda a gente, sem ajudas, com ele e as manhas dele e eu ainda a ter que trabalhar, optei por colocá-lo numa ama umas horas ao dia. Depois aos 15 meses foi para a creche. Não me sinto culpada de o ter colocado lá pois sou apologista de tempo de qualidade entre pais e filhos e eu sentia que não o tinha pois nem fazia as coisas em casa nem tinha tempo de jeito com ele. Agora é diferente, já trabalho fora de casa e ele é mesmo obrigado a estar na creche e noto que lhe faz bem. Quando posso vou buscá-lo cedo e brincamos muito.
Outra coisa que eu denoto é que está magoada com o seu marido. Apesar dele a ajudar manda bocas e isso é muito feio. Já experimentou explicar-lhe que tomar conta de uma criança dá trabalho?! Ou melhor, aconselhe-o a ficar a tomar conta da vossa menina e a tentar fazer as coisas em casa. Acredite que passava logo a ver a coisa noutra perspectiva. O meu marido nunca me criticou ou mandou bocas porque sabia como eram os meus dias.

Boa sorte e muita calma.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Sinceramente, a resposta é não...não é possível tomar conta de uma criança, ter uma atividade profissional e fazer o trabalho doméstico. Simplesmente não dá e nem a super-mulher (ou o super-homem) o conseguiria. Portanto, analisando o problema com toda a racionalidade, têm de fazer opções - (1) deixa de dar explicações e toma "apenas" conta da casa e da filha, (2) arranja uma empregada (3) põe a bebé numa ama ou creche. Façam contas para ver como resulta economicamente cada opção, nem sempre o que parece mais rentável o é. Por ex., a mim compensou-me ter uma empregada em casa em vez de ter as gémeas na creche , era ela por ela e assim puderam estar protegidas nos primeiros tempos.
Para além do aspeto económico, têm de considerar o lado emocional - nesse stress em que estão agora ressente-se quer a relação conjugal (sobretudo essa), quer a relação parental.

PIRATA2015 -
Offline
Desde 09 Set 2015

Não é facil é um fato..estive com o meu Baby até aos 7 meses. Sempre exigiu muita atenção como falam as outras mamas aqui..lides domesticas e bebe..aiiii quando lembro!!..Mas pensem que não dura sempre é uma fase..O meu Marido sempre ajudou , fazia as refeiçoes para nós e para o baby..e aspiravae arrumava a casa. Para mim ficavam tarefas que ele não sabi fazer bem..limpar(po..wc) tratar das roupas. ..e mesmo assim não era facil para mim. Porque entre amaentar de 2 em 2 horas ate aos meses e depois 3 vezes ao dia ate aos 15 meses foi dose!! Amei amamentar e faria tudo de novo mas acreditem que muitas vezes mesmo com a vidinha facilitada a nivel de refeiçoes e arrumação, muitoooos dias imensa roupa para passar..tanta outra para lavar..eu sem direito a esteticista ou cabeleireira ou roupa nova..nada de nada!! nem tempo nem dinheiro é um fato! Mas depois tudo normalizou..a partir do ano e meio tudo foi voltando ao normal..O mais importante foi não me preocupar com as coisas por fazer..ia-se fazendo e não houve stresses nernos discussoes..hoje esta tudo feito..Na altura nao estava e entao??? tudo passou e o BEBE era a prioridade!! Não deem demasiada importancia a esssa coisas " secundarias". Aproveitem todos os momentos.

1 ano de experiencias unicas Sorriso Ansiosa pelo segundo baby :))))

bebes especiais -
Offline
Desde 31 Mar 2015

O melhor mesmo é aceitar que está à exigir de si o impossível. Para além disso chega um certo ponto que também precisamos de desligar deles um pouco. Eu também optaria por pô-la algumas horas por dia numa escola ou ama recomendada pois assim não consegue nem trabalhar nem ser mãe. Avalie as vantagens e desvantagens das amas versus escola e opte por uma delas. Ela está também está a precisar de novos desafios e de ir à descoberta.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Massive porque te haverias de sentir culpada por ela ir à creche enquanto trabalhas?? São coisas no normais da vida é se despacharam tudo quando ela está na creche vocês as duas terão tempo de qualidade e sem gritarias nem stress !

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?