Mães no Reino Unido | De Mãe para Mãe

Mães no Reino Unido

Responda
6 mensagens
ZRM -
Offline
Desde 10 Dez 2010

Olá mamãs. Coloco a hipótese de emigrar para o Reino Unido com o marido e as filhas lá para o final do ano ou início do próximo mas não temos lá ninguém. Para a nossa área de trabalho arranja-se facilmente trabalho mas o que mais me inquieta é como funcionam os infantários aí. É fácil de arranjar, quais as condições, preços e horários? Funcionam bem? E sabem se existe alguma facilidade em termos de horários de emprego visto termos 2 crianças pequenas? É que o nosso trabalho em princípio será por turnos e um de nós precisaria de ter horário de trabalho compatível com horário de infantário, as entidades empregadoras facilitam nisso, ou existe algum tipo de legislação que nos proteja nesse sentido?
Quero muito ir mas com 2 crianças pequenas e sem mais ajudas lá, todos os cuidados nos preparativos são poucos. Se puderem ajudar agradeço imenso. Ah, ainda não sei para que localidade iremos mas para Londres não me parece.
Obrigada

Margie Velma -
Offline
Desde 22 Dez 2009

Ola ZRM! Vou partilhar a minha experiencia, pois viemos para ca o ano passado (Julho) e a minha filha entrou em Setembro para a escola, tinha os 3 anos acabados de fazer.

Quanto a facilidade de ter vagas, acho que vai depender muito da zona do Reino Unido para onde forem. Acho que de uma forma geral nao sera dificil de encontrar, porque ha muitas criancas por ca mas tambem ha muitas escolas. Mas la esta, so sabendo a zona para onde iriam e' que podem pesquisar pelas escolas.

O horario "oficial" da escola e' das 09h as 15h, o que nao facilita muito a ideia de ter um emprego em full time (normalmente das 09h as 17h), mas ha tipo atl para depois da escola acabar.

As criancas a partir dos 3 anos tem direito a 15horas semanais gratuitas, basta inscrever na escola e eles atribuem imediatamente esse "desconto". No nosso caso, pagamos outras 15horas por semana e corresponde a 82£ semanais. Novamente, os precos dos infantarios variam de zona para zona e de escola para escola.

Quando o casal trabalha 24 horas por semana (no total do casal), existe um acrescimo ao vosso rendimento familiar, atraves do Working Tax Credit e Child Tax Credit. Quando ha gastos com a educacao das criancas, esse valor e' reembolsado em 60% se nao estou em erro, so nao tenho a certeza se e' sempre ou apenas a partir dos 3 anos.

Depois tens sempre a opcao das amas, creio que aqui tambem ha amas tipo as nossas da seguranca social, que sao fiscalizadas, etc... pelo que li ha uns tempos cobram a volta de 4£/hora.

Da experiencia que temos ate agora e' de que para quem tem filhos, Inglaterra e' um excelente pais para se viver, pois apoiam as familias, ja para nao falar da saude gratuita, quer ao nivel das consultas como dos medicamentos (para os nosso filhos).

Bem, ja me alonguei um pouco!

DPP 19 de Agosto... Luana a Caminho! A minha gordinha resolveu esperar até dia 31 de Agosto para nascer! 3.470kg e 50,5 cm Sorriso
www.lembrancascomarte.pt.vu - Lembranças para nascimento, baptizado, aniversário e muito mais!

filihen -
Offline
Desde 22 Maio 2009

Olá,

Não sei no resto do UK mas em Londres os infantários são extremamente caros. Por exemplo para ficar um dia inteiro pode custar cerca de 1.200 libras por criança.
O estado ajuda mas só caso o rendimento familiar seja inferior a 36.000 / ano.
A partir dos 3 anos as crianças podem ir para o que eles chamam nursery com opção de escolher manhã ou tarde. Nesse caso é grátis e são 3 horas por dia.
Em termos profissionais é fácil de evoluir e ganha-se bem mas os infantários não são muito fáceis de arranjar. Mas existe uma grande oferta.

ZRM -
Offline
Desde 10 Dez 2010

Obrigada às duas mamãs, vou aguardar para ver se mais alguma mamã conta a sua experiência.
Margie Velma, como foi ou como está a ser a adaptação da língua da tua filhota? É que ela tem mais ou menos a idade da minha. Como foi ela chegar ao infantário e ninguém falar a lingua dela? Toda a informação que eu conseguir obter agora é benvinda.
Obrigada

Margie Velma -
Offline
Desde 22 Dez 2009

Sim as idades sao muito proximas Sorriso ela adaptou-se bem! Quando comecou, ficava so 3 horas de manha, vinha almocar a casa, por isso nao estava la muito tempo. Uma das educadoras fala um pouco de espanhol e tentou perceber o que a Luana dizia. Nos tivemos uma reuniao antes dela entrar, ensinamos as palavras principais e correu bem. Quando comecou a ficar as 6 horas notei uma evolucao bastante grande em termos de compreensao e expressa, e ultimamente ja mistura o ingles com o portugues! Tem um grupinho de "amigos" com quem costuma brincar, fala muito neles em casa, que fizeram isto e aquilo por isso nao podia estar mais contente Sorriso Em setembro vai mudar de escola, pois vai comecar a pre-primaria, mas deve ficar com os amigos na mesma turma.

DPP 19 de Agosto... Luana a Caminho! A minha gordinha resolveu esperar até dia 31 de Agosto para nascer! 3.470kg e 50,5 cm Sorriso
www.lembrancascomarte.pt.vu - Lembranças para nascimento, baptizado, aniversário e muito mais!

ZRM -
Offline
Desde 10 Dez 2010

Margie Velma, o teu testemunho tranquiliza-me, se bem que se realmente formos a minha já terá os 4 anos nessa altura. Obrigada