As mães que deixam os pais serem pais. | De Mãe para Mãe

As mães que deixam os pais serem pais.

Responda
8 mensagens
MartaReis180 -
Offline
Desde 10 Nov 2011

Gostei bastante deste texto fala de uma realidade já bastante presente no nosso mundo, mãe e pai ambos com as mesmas responsabilidades, o homem mudou, sim claro, mas a mulher também, falo por mim as vezes é complicado deixar ser o pai a fazer ou a acalmar o bebé, não porque ache que eu fasso melhor mas nos mulheres quando temos um filho de um dia para o outro aprendemos tudo de uma só ves, o no pai notasse a insegurança de um 1º filho a cada passo, ou porque a camisola é dificil de vestir, ou ela não para de se mexer na muda da fralda, e porque não fazermos nos que fazemos mais rapido. Ok! Tudo bem, mas eles tambem são pais e também querem aprender e participar no crescimento das suas crianças.
Ontem a Ritinha estava a fazer uma birra de sono enorme e eu estava a acalma-la e o pai dez-me várias vezes, "passa-me que eu adormeço-a" e eu repeti vezes sem conta não é necessario, ate que cai em mim e disse ok toma-la a menina.

"Avó, avó, bonito!, pai deu!”. A Madalena puxa a t-shirt para me mostrar mais de perto as risquinhas da camisola. A Carminho aproxima-se com igual entusiasmo, aponta para a dela e diz “Pai, vestiu a Minho!”. Sento-me no chão com as minhas netas nos joelhos, tão crescidas com quase dois anos, e maravilho-me com as frases completas, e maravilho-me, pela milionésima vez, com o que os pais mudaram. O meu pai não comprava roupa para os filhos e muito menos os vestia. Contava histórias, depois do banho tomado, e era O Pai, com toda a autoridade que o nome lhe conferia, mas era invisível nas tarefas diárias.

Levava-nos a fazer piqueniques, a subir às rochas, ensinava-nos o nome das flores, mas não lhe passaria pela cabeça, nem na dele, nem de ninguém que levasse os filhos ao médico ou à escola, onde apesar de lá termos andado os oito, nunca pôs os pés. O pai trabalhava para sustentar a família e quando chegava a casa tinha direito à sua sesta antes de jantar, e nós andávamos em bicos de pés para não o perturbarmos. Hoje os pais, ou pelo menos os bons pais, são pais a partir da primeira ecografia, são os primeiros a pegar nos seus recém-nascidos e são eles que os passam, ainda na sala de partos, para o colo das mães. Se não amamentam, arrotam e adormecem os seus bebés, mudam-lhes as fraldas sem protestos, dão-lhes banho e de comer, são vistos nas salas de espera dos pediatras e conhecem todas as aplicações para iphones e ipads da área da puericultura, da pedagogia e de sei lá mais o quê. As mães confiam neles ao ponto de os deixarem com os seus bebés e, se tiverem que viajar em trabalho, já não pedem à mãe que lhes fique com os filhos (e com o marido!), nem à sogra que se mude lá para casa, por muito que uma e outra a assustem, dizendo que o rapaz não é capaz de dar conta do recado.

E se ser um pai assim até pode ter começado como uma imposição das queridas esposas, desesperadas por lhes cair tudo em cima, depressa aconteceu o que se esperava – os pais descobriram porque é que as mães gostavam de ser mães. Mais próximos, viciaram-se no cheiro de bebé, perceberam como é fascinante vê-los crescer, como nos toca o abraço apertado que nos dão quando os tiramos do berço, a urgência com que nos pedem beijinhos num dódói e a forma ardilosa e mágica como nos fazem seus para sempre. Mas embora admire profundamente estes pais, a verdade é que tiro o chapéu às mães que deixam que os pais sejam pais. Na constância de uma relação, ou mais difícil ainda depois de uma rutura, ser capaz de ceder o controlo sobre os filhos, vencer o conflito interior que provoca o receio de deixar de ser a pessoa mais importante, mais insubstituível nas suas vidas, não é fácil. Nada fácil. Mas ao serem capazes de se superarem a si mesmas, prestam um enorme serviço aos filhos, tão grande como o seu amor por eles. E só por isso, serão para sempre donas dos seus corações."

Positivo : 20/11/2011
DPP: 3/8/2012
Nasceu :28/7/2012 ás 05:30h com 3.480kls e 47cm
Um princesa doce e tranquila.
A treinar desde Janeiro de 2016.

Sain -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Gostei!
Piscar o olho

Principalmente a parte do fim!!!!
É mesmo a mais pura das verdades!

Espertalhão

Sobre Sain

https://www.facebook.com/pages/Gente-Crescida/182021205178031 Todas as novidades das minhas coisinhas lindas!!!!
Piscar o olho
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/19568 A lojinha deste cantinho Espertalhão

anokas3 -
Offline
Desde 23 Set 2011

Muito bom mesmo!:-)
Obgda pela partilha

Sobre anokas3

https://www.facebook.com/PerlimpimpimMaria
http://perlimpimpimaria.blogspot.pt/

Faço: baú do/a bebé (cabelo, umbigo, etc); placa porta; fraldário; porta toalhitas; recordações baptizado; etc.
Com os temas e nas cores que as mamãs desejarem. Enviem mensagem privada ou email para [email protected]

os meus tesouros -
Offline
Desde 28 Jan 2011
I Love DMPM

Por tudo isto e muito mais é que eu digo que os meus filhos tem o melhor pai do mundo.E tambem por esse motivo temos seis filhos lindos,pois se fossem os avós a criá-los (ou a ajudar) não tinhamos tantos com toda a certeza.
Bonito ponto de vista.
Já agora uma foto do papá com os filhotes

Aleahfar -
Offline
Desde 24 Abr 2012

Lindo mesmo!

Desde 21 Set 2012

A minha filha tem um pai super super super ... Espertalhão
Dou tanto valor a minha familia Sorriso

***Futura Mamã*** Sandy S.

Licinhaa -
Offline
Desde 21 Mar 2012

Aplaudo de pé o texto... a parte do fim é completamente linda e fico tao feliz de a ler a minha mais velha nao é filha do meu marido e eu tive de ser capaz de ceder o controlo da vida dela.. tive de "dividir"...

Eo meu marido é um pai espectacular.. porque tem uma filha de "verdade" e uma filha de coraçao e nao distingue nenhuma das duas ( apesar de a mais velha ir ao pai).. este sim é um PAI grande..

bjs

Sobre Licinhaa

♥´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*´¨)
(¸.·´ (¸.·´♥ 25 de Abril 2007***36 semanas 2850kg e 50cm
♥8 de Agosto 2012**34 semanas 2400kg e 44cm
♥♥Madrinha de AnaSofia77 ♥♥♥♥ Afilhada de PipoKolini♥♥

Desde 11 Jun 2009

Eu sou uma dessas mães talvez porque o meu pai "se foi embora muito cedo".
O Zé é um pai fantástico ele muda as fraldas da Inês veste-a dá-lhe banho faz tudo e ela é louca por ele.
Ontem conheçemos a nossa sobrinha pela primeira vez e ela adorou o tio mal o viu.
Eu sei que ele vai ser um excelente pai a dobrar quando vier a Letícia.
Temos que deixar os pais serem pais totalmente e não apenas ás vezes.

Madrinha da Litazinha♥Ana Sophie♥Pulginha♥Sofia João♥Mariza27♥ da SaxContra♥Joana♥ mamã da Inês♥nands88♥Sonia Marlene♥ Beijinho Madrinha e afilhada Mar@Bia♥Almaroxa♥ Beijinho Madrinha ♥Matilde da Sofia_Estrelinha♥.:*Afilhada da yoko♥ Beijinho Nasceu o bébé da minha madrinha 05-06-2010♥ Beijinho
10-01-2011 Nasçeu a biscoitinho mais fofa e doce do mundo inteiro a minha ♥Inês Beatriz♥ <:p <:-p sou a mamã mais feliz do mundo inteiro.És a minha vida princesa linda do meu coração :x.01-06-2012 nasceu a minha sobrinha ♥Carolinka Emilia♥ e recebi mais um positivo mais um amor na minha vida.22-01-2013 nasceu o raio de sol da minha vida a minha ♥Letícia Mariana♥ <:p És linda meu amor o meu jardim está completo :x.
♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥♥♥(❀)♥♥❀♥40

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?