Maes em Franca | De Mãe para Mãe

Maes em Franca

Responda
10 mensagens
PrincesaACaminho -
Offline
Desde 06 Abr 2017

Ola, alguma mae aqui que viva em franca? Sorriso

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Sim. Sorriso

PrincesaACaminho -
Offline
Desde 06 Abr 2017

eu vou ser agora mae pela primeira vez. Sorriso que ansiedade

Mamon. -
Offline
Desde 06 Dez 2016

Coladissima, sou mae, mas ja vim para aqui com os meu filhos nascidos, mas agora quero ter outro filhote ca e preciso de saber como marcham as coisas Espertalhão

Sobre Mamon.

Uma filha e um filho lindo, agora em preparações para a terceira viagem <3

PrincesaACaminho -
Offline
Desde 06 Abr 2017

que bom. eu vou ter a primeira princesa, e sera ca. mas penso que as coisas nao sao muito diferentes de portugal. pelo menos o que via dos meus sobrinhos e como se passa agora por aqui, nao me parece assim tao diferente. apenas muita papelada Choque! e muitas coisinhas a tratar.

Mamon. -
Offline
Desde 06 Dez 2016

Sendo ambos os pais portugueses, como fica a nacionalidade do bebe sendo que ca estamos apenas ha 3 anos?
E podemos dar nomes franceses ao bebe?
E os hospitais e o parto? Visitas de familiares como funciona?
As ecos e consultas sao de quantos em quantos meses?
Aviao até quantos meses de gravidez?
O que é pedido para o hospital?
Que ajudas financeiras temos como gravidas e recém mamas?
Contem-me tudo

Sobre Mamon.

Uma filha e um filho lindo, agora em preparações para a terceira viagem <3

PrincesaACaminho -
Offline
Desde 06 Abr 2017

eu estou tambem a 3 anos, e pelo que me parece, a nacionlidade ficara portuguesa mas depois o bebe com 18 anos pode pedir a nacionalidade francesa. essa parte nao entendi ainda bem, mas sei que tenho de a ir registar no consulado tambem mas nao tem forcosamente um prazo. tens e que registar a bebe logo aqui mal ela nasca, que e o que o pai ira fazer nos 3 dias que estas no hospital. eu escolhi emma com 2 M exactamente porque aqui deixam me por com os 2 M porque se fosse em portugal so poderia colocar 1, por isso nomes franceses e tudo ok. se queres por 2 sobrenomes no bebe (o teu e o do teu companheiro) tens de te ir informar na mairie de onde o teu bebe vai nascer se eles precisam de algum papel do consulado para porem os 2 sobrenomes. no consulado eles fornecem um papel para poderes colocar os 2. nem todas as mairies precisam, mas algumas pedem. pode se dar o caso depois de so poderes registar com o do pai, que e como funciona ca.
em relacao ao hospital, eu tive de me inscrever numa maternidade quase logo que soube que estava gravida (8 semanas) mas porque decidi ir fazer as ecografias naquele hospital e eles so fazem a quem esta inscrito na maternidade la. mas o melhor mesmo e veres os hospitais da tua zona e ir ao site e ver como funciona. no meu caso por exemplo a partir do 6 mes comecei a ser seguida apenas no hospital por isso e melhor escolheres uma maternidade cedo, pois se tiveres de te inscrever quanto mais depressa possivel pois depois podes nao ter vaga. em relacao as visitas de familiares creio que seja relativamente parecido a portugal.
No total da minha gravidez tenho 4 ecografias. 1 que se chama ecografia de datacao, para saberes exactamente de quantas semanas estas (foi o meu medico generalista ate que me disse para fazer depois de ter confirmado que estava mesmo gravida) e depois tens as 3 normais, as 12 semanas 22 semanas e 32 semanas. as consultas sao todos os meses com exames de sangue todos os meses tambem.
Em relacao a viajar de aviao, sinceramente nao sei. quis ir a portugal com 22 semanas de gravidez e o meu medico generalista ja me desaconselhou, mas penso que nessa altura se nao tiveres nenhum problema podes ir, o meu medico de familia e que e muito protector e nao corre riscos nenhum (eu nem tinha nenhum problema, mas acabei dias depois por descobrir que afinal tinha anemia um pouco grave e desde entao estou de baixa, por isso ate foi a melhor decisao de eu nao ter ido viajar de aviao).

A que te referes em relacao ao que o hospital pede?
as ajudas sao bastantes. a partir do 6 mes de gravidez todas as consultas e exames etc, sao pagas a 100% pela seguranca social, mas sinceramente nunca paguei nada desde que estou gravida, pois a seguranca social paga uma parte e depois tens a mutuel que te paga o resto e basicamente acabas por nao pagar nada. depois da bebe nascer tens direito a abono, depois a nivel de creche sei que tambem podes ter ajudas da CAF. mal a tua filha nasca tambem recebes uma prima de uns 800 e tal euros e se tiveres uma mutuel como eu tenho tens a sorte que a mutuel tambem te ira dar algum dinheiro na altura da nascenca do bebe.
existe imensa coisa a tratar sinceramente. a creche tens de fazer pedido caso precises logo a partir do 6 mes de gravidez ou mesmo 5. mas se tiveres mais alguma duvida avisa, que existem muitas mais coisas Careta

PS: desculpa la o texto longuissimo.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Hihi, a mamã de cima já respondeu a tudo. Espertalhão
Quanto ao que pedem no hospital, no meu caso davam uma pequena lista, mas não é muito diferente das listas portuguesas. Sorriso

Mamon. -
Offline
Desde 06 Dez 2016

Obrigada, é bem lembrado essa do sobrenome...
Mais dúvidas virão!
Miaguardem!
To Desejosa

Sobre Mamon.

Uma filha e um filho lindo, agora em preparações para a terceira viagem <3

Lilianasantoz -
Offline
Desde 15 Ago 2018

Mamas, estou em França desde Abril, comecei a trabalhar a 25 de Abril. estou gravida e agora estou de Baixa, 15dias, será que vou receber alguma coisa? Obrigada