Mãe a tempo inteiro - opiniões | De Mãe para Mãe

Mãe a tempo inteiro - opiniões

Responda
16 mensagens
Mummy_bee -
Offline
Desde 28 Set 2011

Caras mamãs,

Estou num dilema e gostava de ouvir a v. opinião.
Sou mãe, com 30 anos, de duas meninas uma de 5 anos outra de 9 meses, mas a mais novinha já contou com 3 bronquiolites e 2 otites, sendo que a ultima bronquiolite esteve 1 semana internada.
Posto isto, não tem sido fácil para uma mãe que, ainda a tempo reduzido (estou com redução de horário até novembro), trabalha fora de casa e não tem ajudas de avós ou familiares por perto, apenas o pai, que trabalha.
Avizinha-se a chegada do Outono, e com isto, a Joaninha (a mais pequenina) já começou com a pieira e retomou a câmara expansora e os corticoides (indicada para asmáticos). Está no infantário e acredito que este ponto seja a maior agravante. O pediatra já alertou para a possibilidade de um inverno "tramado".
Posto isto, ponho em causa a possibilidade de vir para casa e ser mãe a tempo inteiro até a pequenita crescer mais um bocadinho. Por outro lado, gostava de criar o meu próprio negócio e fazer alguma coisa a partir de casa... tenho muito jeito para a cozinha e coloco a hipótese de fazer comida para fora.
Alguma mamã que esteja ou já tenha estado nesta situação? Estou com algumas reticências em tomar a decisão. Podem partilhar comigo a v. experiência?
Obrigada a todas!

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

eu acho óptimo se o casal concordar, pois eles só são bébés e pequeninos uma vez na vida...mas é uma questão pessoal e também de feitio. não é para todas.

NMFC -
Offline
Desde 27 Jan 2014

Olá! Eu sou mãe a tempo inteiro. Como estou no estrangeiro, não tenho ajuda de familiares ou amigos, por isso seria muito complicado se trabalhasse fora.
Deixei o meu emprego para ficar com a minha filha e nunca me arrependi. Pelo contrário... As outras mães falam de sentimentos de culpa e de como o tempo passa rápido. Eu não sinto nada disso. Vejo a minha filha crescer todos os dias e aproveito cada momento do seu desenvolvimento. Comecei recentemente um mestrado a tempo parcial para me realizar mais a nível profissional, mas a minha prioridade é a minha família.
Estar em casa com os filhos não é um mar de rosas, mas acho que vale muito a pena. É uma fase que nunca mais poderemos retomar... ao contrário de um emprego ou de uma carreira.
Beijinhos Espertalhão

TFCM -
Offline
Desde 25 Out 2012

Olá!
Eu sou mãe a tempo inteiro por opção minha e do meu marido! Os nossos filhos só são pequenos uma vez e se pudermos fazer parte desse crescimento, é o melhor para eles. Damos a nossa educação, damos amor, vemos o seu crescimento e o desenvolvimento diário.
Pode haver alturas difíceis, que o há, e neste ponto, falo de vários aspectos, e com apenas 1 membro a trabalhar pode ser um pouco apertado, mas caso haja possibilidade para isso, sou 100% a favor.
Quando então forem os pequenitos para a escola, que aí já não os temos 24h sobre 24h, podemos investir na carreira, negócio, o que seja...
Por aqui, só depois de estar tudo na escola, se vai iniciar um negócio mesmo a sério. (Agora tenho umas pequenas coisas para me entreter que isto de estar em casa "sem trabalho", também aborrece)

Sobre TFCM

Parto Natural 28/07/2014
Parto Natural 17/10/2015
Parto Natural 17/07/2017

Madalena80 -
Offline
Desde 01 Jun 2010

Olá Mummy_bee eu optei por ficar em casa a tempo inteiro com os meus filhos e nao estou nada arrependida, quando o mais novo entrar para a escola aí sim vou voltar ao mercado de trabalho. O meu menino também teve 3 bronquiolites por isso compreendo bem o porquê de estar a ponderar ficar em casa. Só posso dizer que para mim é muito gratificante estar sempre presente.
Seja qual for a sua escolha, de certeza que é pelo melhor.
Beijinhos.

Vera Vitoria -
Offline
Desde 13 Jul 2016

Olá mamã.
Eu sou mãe a tempo inteiro de uma bebé de 5 meses.
Eu trabalhava por conta própria. Tinha um gabinete de estética num centro comercial e trabalhava muito bem.
A minha gravidez já foi meio atribulada e quando a minha filhota nasceu tb não foi nada fácil.
Então resolvemos fechar o gabinete e eu vir para casa ser mãe a tempo inteiro. E não estou nada arrependida. Assim evito os infantários. Quando ela for maiorzinha volto ao trabalho.
Ser mãe a tempo inteiro tb se poupa dinheiro e evita-se algumas coisas e é um trabalho tb... Sorriso
Um beijinho mamã

Nursy86 -
Offline
Desde 25 Jan 2009

Olá, eu também sou mãe "quase" a tempo inteiro lol eu trabalho a partir de casa e os meus filhos passam a maior parte dos dias comigo. o pequeno vai para a creche 3 manhãs por semana e o mais velho já está na primária e está na escola todas as manhãs e 3 dias por semana até às 14.30. De resto estão sempre comigo. Por um lado, às vezes ando estourada, mas por outro dar-lhes um acompanhamento tão próximo é brutal, todos nós adoramos. Na minha opinião, o lado mau (no meu caso) é que eles têm fases em que só me querem a mim porque é isso que eles estão habituados. Mas são fases... não é sempre. Eu decidi po-los na creche (mesmo por poucos dias) porque acho importante a interacção com outras crianças e no meu caso, que vivo no estrangeiro, a interacção com a língua tendo em conta que eu falo muito mais português com eles do que holandês. Faz o que o teu coração de mãe te diz! Sorriso boa sorte na decisão. Beijinhos

Sobre Nursy86

Ana
Positivo a 07/07/2011 Espertalhão - O meu Ruizinho nasceu no dia 16/03/2012
Positivo a 05/12/2013 Espertalhão - O meu Tiaguinho nasceu no dia 05/08/2014
+ 2 estrelinhas que infelizmente não cheguei a conhecer Triste

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

É uma decisão muito pessoal. Comigo, por ex., não funcionava. Mas percebo perfeitamente a questão da saúde e por isso as minhas filhas estiveram em casa até aos 2 anos com uma empregada. O que me parece complicado é começar um negócio nesta fase, porque com crianças pequenas em casa é difícil ter tempo livre e disponibilidade para contactos, compras, etc.

Yara FS -
Offline
Desde 09 Maio 2016

Nao tenho uma opinião formada... mas conheço um site que pode ajuda-la:
www.empreendermulher.com

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

Como vivo num pais com possibilidade de a licenca de parentalidade ser aumentada, eu fiquei com a minha filha até ela ter 9 meses. Foi muito gratificante para ambas, mas, pessoalmente para mim não dava! Fez-me muito bem voltar para a minha actividade profissional, voltar para o mundo dos adultos, voltar para as minhas responsabilidades e dores de cabeça, que agora passam assim que chego a casa ou sempre que estou livre e que posso estar com a pequena.
Quando entrou para a creche foi muito difícil também devido a múltiplos episódio de doenças, corridas para o medico e internamentos. Vamos agora para o segundo inverno na creche. Veremos como corre!
Veja como se sente, o bem estar dos nossos filhos é fundamental, mas o nosso bem estar também o é!
Reflicta e faça o que for melhor para todos!

Charlotte-s -
Offline
Desde 11 Abr 2014

Boa noite,
Nós também optámos por essa solução e até agora estamos muito felizes. A gestão do orçamento tem de ser rigorosa, mas a retribuição de estar sempre perto da minha filha vale bem a pena. Sorriso

Mummy_bee -
Offline
Desde 28 Set 2011

Obrigada mamas pelas opiniões.
Neste momento estou mentalizada de que é a melhor opção para todos. Eu também não consigo trabalhar com noites mal dormidas, falta de comprometimento com a empresa pela qual trabalho (porque ando sempre a faltar e não consigo levar para a frente os compromissos que tenho) e a preocupação com a minha pequenina... nunca estou a 100%....
Vou falar hoje com o patrão... vamos tentar chegar a um acordo, pois tenho algum dinheiro a receber de comissões antigas que me poderão ajudar durante o tempo que possa estar em casa com a minha menina.
Beijinhos a todas e obrigada.

Happykids -
Offline
Desde 06 Set 2016

A minha mãe foi mãe a tempo inteiro e hoje em dia damos graças por isso! Acompanhou-nos a 100%, isso nota-se na nossa maneira de ser e na nossa educação! E mais importante ainda: nunca apanhamos nenhum virus, nunca fomos ao hospital com seja o que for. Apenas com um entorse no pé (é a única situação que me ocorre).
A parte má de ser mãe a tempo inteiro é que ela não evoluiu na sua formação nem na carreira, o que não quer dizer nada porque hoje em dia (já estamos todos criados) tem um trabalho em que recebe acima da média, foi mera sorte.

Espero ter ajudado

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Mamã, sou mãe a tempo inteiro há quase doze anos, e posso dizer-lhe que é o mais precioso que podemos dar aos nossos filhos (e a nós mesmas).

Hoje vejo a diferença de educação,de apego aos pais e de rendimento académico que o mais velho tem em relação à média das crianças com as quais convive, e sinto muito orgulho do que alcançámos com esta opção que, hoje em dia, é um luxo...

Trabalhoso? Muito...
Compensador? Muito mais....

Sei que estou a perder anos de carreira numa profissão extremamente competitiva, mas considero que a formação que tenho está, agora, ao serviço destas minhas crianças e do propósito de lhes possibilitar atingirem o seu potencial máximo a todos os níveis, mas principalmente de felicidade e apego.

Afinal, nunca uma frase foi tão verdade como a que diz que "a mão que embala o berço governa o mundo"... Eu por cá, não trocava este privilégio por nada....

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Se tivesse capacidade financeira para sustentar as despesas da casa era isso que também gostaria de fazer. Sorriso Ultimamente saiu uma lei que permite alguns profissionais com filhos com menos de 3 anos trabalharem a partir de casa, se existem condições no trabalho para tal, e estou a ponderar a pedir isso depois da licença ou simplesmente iniciar o meu próprio negócio e trabalhar remotamente para clientes de fora.

Hoje em dia muitas vezes o trabalho não nos permite fazer algo tão natural que é acompanhar os nossos filhos no seu crescimento; e depois, não consigo imaginar como é que as pessoas sem ajuda dos avós ou familiares conseguiriam cuidar dos filhos! Eu própria trabalho 8 horas por dia (às vezes um pouco mais), mais 1 hora de almoço mais quase 2 horas de transportes diários. Como é que iria conseguir deixar uma criança antes de ir trabalhar e buscá-la depois do trabalho com essas horas todas? E cozinhar, tratar da casa e da criança depois de tudo.

O que acontece é que hoje em dia para o comum mortal, o ordenado da mulher torna-se também crucial para sustentar a qualidade de vida da família. Pelo que optar por ficar em casa hoje em dia é muito mais difícil; e no entanto é também difícil ter uma carreira fazendo apenas part-time.

Por isso acho que se poder fazer isso, de acompanhar os filhos no crescimento, então é de aproveitar! É algo bonito e único e também melhor para os filhos. Sorriso

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Se eu tivesse condicoes seria a minha escolha sem duvida. Mas o ordenado do marido nao é mt grande e nao daria para tudo. Alem disso, se um dia o marido ficasse desempregado ficavamos sem rendimento nenhum. E se lhe acontecessr alguma coisa de mal (falecesse) iriamos viver de quê? Alem de tudo o mais, custa me depender financeiramente de um homem. É certo que é meu marido, é certo que o amo, é certo que quero dividir a minha vida com ele. Mas e se de um momento para o outro ha um divorcio? Eu e a minha filha vivemos de que? É nessa altura que vou procurar um trabalho? Infelizmente, como nao sou rica, por todas as razoes e mais algumas tenho que trabalhar.
Mas se tivesse mt dinheiro nao me importava nada de estar so a ser mae e dona de casa, cuidar dos filhos. Iria ser mt feliz Sorriso sorte de quem pode fazer essa opcao!