Mãe: A principal cuidadora do bébé | De Mãe para Mãe

Mãe: A principal cuidadora do bébé

Responda
14 mensagens
Andreissse -
Offline
Desde 13 Nov 2015

Olá a todas Sorriso

Sou nova neste fórum apesar de já vos seguir a algum tempo. Vou partilhar com vocês a minha rotina para saber se alguém está numa situação idêntica para que me possa sentir um pouco mais "acompanhada" nesta aventura de mãe.
Sou casada no entanto por motivos profissionais o meu marido passa períodos no estrangeiro. Portanto sinto-me mãe solteira apesar de não o ser na essência da palavra. Geralmente ele vem todos os meses pelo menos uma semana mas os restantes dias sou apenas eu e minha filha que faz esta semana 9 meses. Neste momento encontro-me a trabalhar e minha filha está na minha mãe entrando na creche em Setembro. Tem sido muito gratificante cuidar dela mas confesso que há dias que é saturante e sinto-me particurlamente em baixo com esta situação pois todas as responsabilidades domésticas recaem sobre mim e não tenho com quem as partilhar. Claro que depois deito-me e amanhã é um novo dia mas por vezes sinto-me esgotada principalmente se minha filha está num dia daqueles... Beijinho a todas

sandrinha1993 -
Offline
Desde 13 Abr 2017

Olá mamã. Perfeitamente normal, sabe que está sozinha para fazer tudo. E nos mulheres não somos de ferro muito bem pelo contrário, somos bem sensíveis e precisamos sempre de ajuda. Falo por mim, graças a Deus tenho o meu marido cá e ele é muito paciente comigo, porque as vezes o meu bebecas, está naqueles dias que me esgota completamente a cabeça e eu ainda estou de licença de maternidade, mas tem dias que parece que estou a trabalhar 24h sim porque não é fácil, ter que fazer tudo e mais alguma coisa. Mas o meu marido quando chega a casa ajuda no que pode, as vezes até lhe digo para ficar um bocadinho com o nosso filhote para eu espairecer um bocadinho a cabeça, dou uma voltinha de carro e venho. Nos mulheres fazemos tudo e dedicamos tudo para os nossos filhos e esquecemos que existimos. Por isso é normal que se sinta assim. Tente deixar com alguém um bocadinho e vá espairecer por uma ou duas horas para libertar um bocadinho esse cansaço. Beijinhos

jujunho -
Offline
Desde 18 Jan 2011

É normal sentir se assim, eu sentia me assim qd tive em licenca de maternidade, por isso compreendo perfeitamente.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Entendo-a bem. Estou há 18 meses com a minha filha em casa 24h por dia e o meu marido tem uns horários terríveis. Agora esteve 4 semanas fora e embora as coisas se tenham levado calmamente, aqueles 5 minutos depois de ela adormecer à noite pareciam-me o paraíso. Sorriso É esgotante sim termos tudo às costas mas respira-se fundo e faz-se. Sorriso Aproveite para pedir à sua mãe se não pode ficar com a neta umas horas no fim-de-semana para a mamã ter um pouco de tempo para si. Faz bem e ajuda a carregar energias. Sorriso

helenaR123 -
Offline
Desde 23 Jan 2017

Querida mamã, sei que é esgotante mas agradeça por ser assim. se calhar o seu marido quando está por casa ainda ajuda e partilha consigo todas as rotinas do bebé. Comigo, infelizmente, que estou desempregada mas muito ativa na procura de emprego, dá-se o mais engraçado que é eu ter sobre as minhas costas todos os afazeres da casa e do bebé (o maridinho nem uma fralda troca). sinto-me um lixo, é esgotante e destruidor de autoestima e ainda por cima, se me esqueço de fazer alguma coisinha por mais insignificante que seja ao bebé, por exemplo passar creme na carinha, ainda sou criticada. Isto das relações (ou ralações) familiares é mesmo um desafio constante. Juro que quero educar o meu filho a fazer de tudo um pouco e a não ser machista. Desculpe o desabafo

JoanaRMG -
Offline
Desde 19 Abr 2017

Olá mamã,

Eu estou de licença de maternidade e já é bastante difícil, mesmo tendo o meu marido cá e sendo ele bastante prestável. Quando ele está a trabalhar também me sinto muito só. Amo tratar do meu filho e não me arrependo minimamente de o ter tido, é a maior felicidade da nossa vida, mas a verdade é que a nossa vida passa a girar em torno da casa e do bebé, passamos o dia a mudar fraldas e a amamentar, lá aproveito quando ele faz uma sesta para tratar do jantar e do almoço e pouco mais. Mas isto vai passar mais tarde ou mais cedo, não desanime mamã!

Desde 13 Set 2012

Olá!

Como vê o que não faltam aqui são mulheres que, de uma forma ou de outra, sozinhas ou com os maridos, acabam por sentir o peso do lado menos bom da maternidade; sabe, este lado, o lado em que as coisas têm que se fazer, a parte em que o bebé não é um nenuco e reclama pelos seus direitos que muitas vezes nem fazemos ideia quais são ou o que eles querem , esta parte em que, durante a projeção do qe iremos fazer depois de termos o bebé, nunca é tida em conta porque, na conversa, o nosso cansaço não existe e não se faz notar. Falando, tudo parece fácil e sem complicação. acontece que a realidade é bem diferente. nós trabalhamos e, quando chegamos a casa, o que mais gostaríamos era de poder relaxar. algumas de nós até gostariam de poder dedicar-se apenas aos filhotes. Não podem, porque, para além dos filhotes, há a casa, o jantar, as roupas, o preparar do dia seguinte e tudo mais o que queiram adicionar aqui. Não, não somos de ferro. somos fortes, mas limitadas e precisamos de descansar para repor baterias. Um dia após o outro a acumular cansaço, cedo ou tarde resulta em esgotamento, em saturação, em frustração porque, no geral, todas nós nos exigimos mais do que temos para dar.

O que revela é apenas a sua humanidade; não se sinta nem culpada nem diminuída; interiorize a ideia de que os bebés não são sempre bebés e, à medida que vão crescendo, vão diminuindo a dependência física da mãe. Não, o trabalho nunca desaparece, só passa a ser diferente. A minha filha, aos 12 anos, dá-me um trabalho danado. Não é um trabalho físico, mas é exigente do ponto de vista do acompanhar sem ser notada. Hoje em dia há grandes riscos que eu prefiro evitar, por isso acompanho de perto sem me fazer muito intrometida. Isto dá trabalho mas é um trabalho diferente. O menino, quase com 4 anos, é um amor. Ainda dá trabalho físico pois não é ainda autónomo em muitas tarefas, mas é uma alegria sem tamanho conversar com ele e responder-lhe aos incontáveis "porquês". tudo passa. Eles crescem e nós crescemos com eles. Não seja tão exigente consigo. Aceite o seu limite como natural e, quando não puder, olhe, deixe por fazer.

Beijinhos e tudo de bom!

SMSantos

Andreissse -
Offline
Desde 13 Nov 2015

Olá,

Obrigada a cada uma de vocês pelos comentários. Já me sinto realmente melhor e com ou sem marido presente apercebo-me que todas nós passamos um bocado pelo mesmo.

Andreissse -
Offline
Desde 13 Nov 2015

Não tem de pedir desculpa eu até agradeço o desabafo porque erradamente a ideia que tinha ou nos passam é que a maternidade é apenas sinónimo de plena felecidade mas existe muitas zonas cinzentas, perfeitamente normais pois somos seres humanos. E por vezes quando nos sentimos em baixo com tudo acabamos por nos sentir mal e pensar que é problema nosso e não algo que até é bastante comum, desde que seja pontual.
Tente ter calma. Existe a estupida ideia de que estar desempregado a cuidar de um bébé é igual a boa vida. Profundamente injusto! Quer que lhe seja sincera? Há dias que descanso mais no trabalho do que em casa Piscar o olho Se tivesse um filho também o iria educar do modo que pretende. Já a minha filha vou educá-la para que se saiba impor e desde cedo perceber que não existe género nas tarefas domésticas e que o marido ajudar em casa não é um favor mas sim uma obrigação!

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá mamãs. Neste momento estou na mesma situação. O pai está fora e terá de ir de vez em quando.
Com um já estava habituada, com dois tem sido uma aventura. Peço ajuda ao mais velho, ajuda-me e acalma por se sentir útil. Nem quero pensar quando o bebé crescer e eu voltar ao trabalho. Ir às compras... com os dois?! Que medo.
Se conseguirmos ter uma rotina fica mais fácil. Tudo se consegue, uns dias melhores que outros.

Andalm -
Offline
Desde 20 Ago 2015

Nesse aspecto sou uma felizarda, o pai tem imenso tempo livre e é ele que toma conta dele, a maior parte do tempo Sorriso

MargaridaVargas -
Offline
Desde 20 Mar 2017

Mais uma para o "clube". Apesar de o meu marido não estar no estrangeiro, ter um horário regular e ser bastante prestável, passar os dias com duas bebés que já gatinham e exploram tudo não é fácil! Sinto-me realmente lisonjeada por ter alguém ao meu lado, ainda que não todo o dia e considero-a uma mãe incrível, só pela força de vontade que demonstra!
E ainda sobre as nossas rotinas, as minha filhas estariam em casa até Setembro, onde entrariam com 1 ano para a creche. Mas acabámos por decidir que iria ficar mais um ano com elas, visto que tenho essa possibilidade! Ou seja, só peço sanidade mental para os próximos tempos, ehehe. Bjs.

Filipasno -
Offline
Desde 24 Mar 2014

Bem... Por aqui temos pai presente.. apesar de ate me poder justificar ah e tal tem horarios rotativos, é mesmo falta de vontade, e se n andar eu smp a dizer faz isto e akilo e akilo ele NÃO FAZ NADA!!! E como n tenho paciencia para andar atras dele acabava por fazer tudo sozinha, e andava esgotada e sem paciencia e as vx isso reflectia-se na miuda! Discutimos muitas vx sobre isso e deixei de fazer mt coisa para ele... Deixei de passar a ferro, deixei de lhe fazer comer ( coisas q so eu fazia ) e aos pcos ele foi se apercebendo q as coisas n se fazem sozinhas... E foram-se emendando... Apesar que muita coisas, mesmo c a filha, tenho smp de andar em cima dele e mm isso se torna cansativo... Por isso sim... Todas nos, as vezes ,nos sentimos incompetentes por nos fazerem pensar que a mulher faz tudo e pode tudo e tudo e tudo! Sim faz, sim pode!!! Mais que qualquer homem que morre qd apanha uma constipaçãozinha! Mas tbm perdemos as forças, mas tbm quebramos e tbm precisamos de ajuda! Sorriso

Sobre Filipasno

Inicio dos treinos: Fev de 2014
Positivo: 29-08-2014 <3
AE - 12 de Setembro (7 semanas)
Positivo: 02-01-2015 <3
Eco 20-04-2015 -> Vem ai a nossa menina Iris <3
Iris nasceu a 9/9/2015 <3

Cuquiti -
Offline
Desde 09 Fev 2015

Olá mamãs Sorriso junto me ao grupo! O meu marido emigrou recentemente e só vira um fim de semana por mês.

Neste momento estou ainda em fase de adaptação pois o marido foi embora faz dia 2 um mês. Posso dizer que tem sido muito difícil principalmente nos dias que a mais velha traz trabalhos de casa e nos dias que tem actividades ao final do dia. Tarefas simples como tomar banho e ir ao wc tornam-se em tarefas complicadas mas com o tempo eu acho que tudo se vai resolver e as coisas vão ficar mais fáceis. O Valentim está numa fase linda mas muito trabalhosa... só quer chão pois já da passinhos sozinho e ando sempre com o coração nas mãos. Mete tudo a boca que encontra no chão, gavetas, armários, torneira do bide, sanita, tomadas, etc são o seu ponto forte... Confuso enfim... a Carolina pede mais atenção e mimo o que é legítimo mas entre banhos, jantar, loica e cozinha está na hora de ir para a cama.

Enfim temos de ser fortes e acreditar que melhores dias virão! Eu só peço a Deus que me de muita saúde para cuidar dos meus meninos pois precisam muito de mim e não tenho mais ninguém.

Muita força e felicidades a todas.