Lidar com o fracasso e as hormonas | De Mãe para Mãe

Lidar com o fracasso e as hormonas

Responda
25 mensagens
SCSS -
Offline
Desde 18 Jul 2017

Minhas queridas,
Decidi hoje juntar-me a vocês. Sempre que pesquiso alguma coisa relacionada com as minhas dúvidas, aparecem os vossos tópicos. Já me ajudaram em muito mesmo sem terem qualquer ideia disso mas hoje escrevo-vos porque, na verdade, preciso de desabafar.
Sou casada e andamos a tentar ter um filho quase há 1 ano e meio. Depois de ter descoberto que não ovulava comecei uma saga de idas a médicos, consultas, hospitais, clínicas e, finalmente, os tratamentos.
Fiz Dufine (acabei há duas semanas o terceiro ciclo que, segundo a minha médica, será o último). Ainda não sei se resultou mas a frustração de ter o Mr.Red a aparecer tem sido difícil de lidar. Desta vez, estou a tomar mais umas quantas coisas (Estradiol, aspirinas, progefikk) para ajudar caso esteja, finalmente, grávida, se não estiver... logo se vê.
Mas, para além de toda esta saga, deste dinheiro todo que se gasta, dos tempos de espera horríveis para ter consultas pelo público, gostava de saber como é que vocês lidam com a vossa parte emocional.
Como disse, sou casada e, felizmente, o meu marido tem sido um suporte incansável mas, mesmo assim, fruto da medicação ou não, fruto de fracassos prolongados e de uma história de vida que tem sido algo conturbada, não sou pessoa de falar muito, não me abro, não me "exponho". A minha família não sabe que ando a passar por isto (faço-o para me proteger) e as amigas que sabem, não se metem demasiado. Mas isto tem sido uma montanha russa de emoções e às vezes, como hoje, não sei bem para que lado me virar.
Como é que vocês fazem? Ou fizeram? Falaram com quem?
Obrigada por estarem aí, desse lado do monitor e por, até hoje, terem sido a minha maior fonte de consolo.

Beijinhos!

maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Olá SCSS.

Antes de mais bem vinda ao fórum e obrigada por partilhar a sua história.

Eu acho que a única forma de se ir passando por isso, é como casal. Ou seja, perceber que os dois sofrem o mesmo e que é um obstáculo que terão de ir ultrapassando em conjunto.

Embora nós mulheres sejamos sempre vistas como o sexo fraco e de facto provavelmente as alterações hormonais tenham tudo a ver com o facto de se sentir em baixo, penso que deve tentar também perceber que é um apoio para o seu marido.

Ou seja, deve ver-se como parte de uma equipa, que tem de puxar o outro para cima nos dias maus dele e pedir-lhe ajuda nos seus dias maus.

Creio que assim se pode sentir também mais completa, mais inteira e "com um propósito" que não é ser mãe, mas sim mulher e companheira do seu marido.

Desejo-lhe muita sorte e espero que os tratamentos resultem!

Um beijinho e muita força.

SCSS -
Offline
Desde 18 Jul 2017

Obrigada, querida Maria.
Efectivamente temos tido essa postura na Vida (não só neste momento) mas há dias em que me é particularmente complicado estar "bem" com tudo isto.
Talvez seja uma necessidade de ser perfeita ou a culpabilização por ser eu que tenho um problema e saber que, neste momento, se não temos um filho é por culpa minha.
Lá está, um dia de cada vez, não é? Às vezes os dias demoram é mais a passar Sorriso

Beijinhos de volta e obrigada pelo conforto <3

maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Minha querida... não há ninguém perfeito! Toda a gente tem dias bons e dias maus.

O que não podes fazer é culpabilizar-te por nada, porque não é nada que dependa de ti. A mãe natureza tem destas coisas e não é culpa de ninguém.

Além disso, vais ver que desta vez vai dar certo Piscar o olho

Um beijinho

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Olá! Antes de mais, deixa-me dizer que não há culpas. Ninguém te culpa de ser infértil. A natureza, Deus, aquilo que tu acredites assim o fez.
Entendo a tua situação, eu também acho sempre que o meu marido podia ter filhos com outra, e que eu sou uma nulidade em todos os campos, até no mais básico da natureza... mas quem sabe se isto não é uma prova para saber se devemos ter mesmo filhos um com o outro? Ou para testar a nossa preserveranca? Não há explicações para isto e é incrível como tantos casais sofrem a mesma dor que nós.
Ao contrário de ti, sou uma pessoa de falar muito, de me abrir, de não ter filtro e nesta caminhada isso não me tem ajudado em nada. Foi com este fórum que consegui superar as minhas tristezas e ter mais fé no sucesso (por outro lado, custa ler tantas histórias tristes diariamente).
Nesta imensa luta, que é mm assim, já contei com diversos tipos de ajuda: sou seguida na mac pela psicóloga de lá, faço acupuntura e agora vou iniciar uma sessões de naturopatia. Em todas outras fases menos boas da minha vida, fui-me agarrando a pequenos hobbies muito importantes que me transmitiram confiança e aceitação.
Não vou dizer que levo esta caminhada de sorriso na cara, mas o que te posso dizer é que a tristeza e a ansiedade foram e são as minhas piores inimigas! Tem calma e acredita, quem espera sempre alcança. Bj

SCSS -
Offline
Desde 18 Jul 2017

Querida Sara,
Ao ler-te senti-me espelhada Sorriso eu sou relutante em falar de mim, fruto de aprendizagens nesta área mas estou ciente que no meio termo é que se consegue encontrar o equilibrio.
Obviamente que, de forma consciente, nada disto é culpa minha mas, naqueles momentos em que dói mesmo, é-me impossível não virar o bico ao prego e realizar de uma forma bruta e sem compaixão por mim mesma.
Não conheço mais nenhum casal que esteja a passar por isto, portanto, é tudo um pouco solitário, conto com o meu marido, ele conta comigo e com os amigos dele que passaram por algo semelhante. Eu não tenho isso do meu lado, portanto, quando partilho, com as parcas amigas que fazem ideia do período em que estou, existe sempre a sensação de falta de empatia e as mesmas frases que são repetidas e que me magoam porque são como que um "esquece lá isso".
Mal falo de infertilidade vem sempre a adopção na frase de resposta.
Não digo que não seja uma ideia mas ainda não estou "aí".
Hoje senti-me corajosa para vir aqui, comecei a ser seguida por uma psicóloga também mas tenho questões de ordem mais profunda e violenta que estão a ser abordadas primeiro.
Obrigada pelo apoio e pelo feedback. Lamento saber-te nesta embrulhada também e desejo que saias dela o mais rapidamente possível, mas senti-me mais amparada por saber que não estou sozinha.

Catarina Tainha -
Offline
Desde 05 Jul 2017

Olá a todas, ando nesta vida há 6 anos...muitas vezes me pergunto se não coloquei toda a minha vida profissional e ate pessoal para trás devido a estas questões...é uma luta dura, muitas vezes ingrata, com consequências para o corpo (aumentei uns 20 kgs) e sei que nas alturas dos tratamentos (ja fiz 8) ando cheia de hormonas e muitas vezes enervada descarregando nos mais proximos. Tenho todo o apoio do meu marido mas sinto falta de outro apoio, por vezes acho que é uma luta solitária...não sei se o mesmo se passa com voces mas às vezes sinto inveja de amigas (uma inveja saudável) das amigas que conseguem engravidar à primeira, ou aquelas que nem planeiam e acontece ou ate mesmo aquelas que dizem que vão engravidar no mês X para nascer no mêsY. Eu não poderei nunca engravidar de forma natural e toda a gente a minha volta (por ignorância, acredito) me diz que é so ir tentanto e não pensando no assunto que vai acontecer. De certeza que conhecem outros casais com os mesmos problemas, há bem mais gente que julgamos mas como não é um assunto facil de falar, as pessoas não falam.
Por isso estes blogs, foruns....são muito importantes pois estamos todas nas mesmas situações. Eu tambem sou seguida por psicologia, especifica de fertilidade e sinto que me faz bem...

2011-FIV (+) filha 5 anos; 2014 - FIV (-); 2015 - FIV (-)
2015 - FIV com DO (+) (aborto às 8 s); 2016 - FIV com DO (+) (aborto às 17 s)
2016 - FIV com DO (-); 2017 - FIV com DO (-)
05 julho 2017 - FIV (+ beta 101)
Duarte nasceu a 9 de Março 2018

SCSS -
Offline
Desde 18 Jul 2017

Olá Catarina.
Ao ler-te senti imediatamente empatia, pela forma como descreves o que a tua vida tem sido, a mim, parece-me que és uma lutadora e, para isso, é necessária muita força e coragem.
Sei do que falas quando tocas no assunto "inveja". Eu também a sinto. Infelizmente.
Ver mulheres grávidas, pais com filhos, bebés... às vezes parece que o Mundo só tem disso à minha volta mas acredito que é um pouco como quando te magoas num dedo, de repente apercebes-te que tocas nele várias vezes ao dia e que precisas desse mesmo dedo para a maior parte das coisas.
Dói, sim.
Percebo também a tua "solidão". É a minha também.
Não estou nisto há 6 anos, mas já não tenho uma idade boa para engravidar. Todas as vezes que vou às consultas oiço a mesma coisa "já tem 37 anos". Parece que, de repente, a minha Vida inteira está posta em cheque e eu, qual leite ou iogurte, estou perto do meu prazo de validade.
É um processo duro este, daí eu salientar a importância de se ter sempre alguém por perto com quem se possa falar sobre isto, não digo só um terapeuta, onde vais uma vez por semana... estamos aqui Piscar o olho umas para as outras.

Sara12345 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Pois eu sou também jovem, tenho 31, mas tento ser mãe desde os 29. E irrito me muito quando me dizem que ainda só tenho 31. Para mim não é ainda mas sim já...
Também detesto quando me perguntam "e adopção?" Como se eu nunca tivesse ouvido falar nesse fenómeno que é visto como a última linha para quem não consegue ter filhos...
Sempre quisemos adoptar mas o meu marido queria (e com todo o direito) ter os seus filhos biológicos. Quando fui à SS estranharam muito em querer pensar já em adopção sem ter ainda os meus filhos ou não ter ainda 40 anos...
Enfim, isto é um novelo sem ponta solta... para quem está de fora é fácil dizer que basta bebermos uns copos de vinho e não pensarmos muito nisso, vivermos a nossa vida, que vai acontecer.
Só nos sabemos o que cada mês choramos de cada vez que vimos que ainda não é desta. É um caminho que só cada uma de nós sabe o que passa e em que até muitas vezes quem passa por isto connosco e engravida entretanto parece que se esquece de quem fica "para trás"... com isto tudo posso dizer te que me tornei uma outra pessoa. Não necessariamente melhor mas mais forte... e sei que de um jeito ou outro chegará a nossa vez!!

Catarina Tainha -
Offline
Desde 05 Jul 2017

Ola a todas, sim eu sou uma pessoa diferente....toda esta luta fez-me perceber que tenho força, mais do que imaginava. Eu tenho feito FIV com doação de embrião (ovocitos e espermatozoides) o que para mim e meu marido já é uma adoção...infelizmente não consigo gerar um nosso mas sei que quando conseguir irei ama-lo como se fosse...e sinceramente já nem me lembro que é uma adoção....Na altura que tivemos de decidir se iamos para a frente com as doações tive muitos receios que o meu marido não quisesse pois a minha vontade foi logo de seguir com o procedimento....o meu marido é mais fechado, ficou com questões por resolver sobre como seria um bebe (julgo que fisicamente) que não ´tem o nosso DNA, se mais tarde iriamos dizer a verdade ou não....pensou....mas acabou por concordar e hoje sei que anda na mesma luta que eu. Tive um positivo esta semana, é o meu ultimo embrião e estou com muita esperança que tenha chegado o meu dia...o vosso dia tambem vai chegar....sei que sim

2011-FIV (+) filha 5 anos; 2014 - FIV (-); 2015 - FIV (-)
2015 - FIV com DO (+) (aborto às 8 s); 2016 - FIV com DO (+) (aborto às 17 s)
2016 - FIV com DO (-); 2017 - FIV com DO (-)
05 julho 2017 - FIV (+ beta 101)
Duarte nasceu a 9 de Março 2018

maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Olá Catarina.

Ficamos a torcer por ti. És uma lutadora e mereces que esta seja a vez!

Um beijinho e muito boa sorte.

SCSS -
Offline
Desde 18 Jul 2017

Sara, desculpa ter demorado tanto a vir cá mas tive dias difíceis. Quando tenho esses dias, fecho-me do Mundo e foi isso que aconteceu.
Para as pessoas é sempre complicado empatizar com uma situação que não é a delas.
Eu, há bem pouco tempo, tive uma desavença com uma amiga muito próxima porque apesar de lhe dizer passo a passo o que se estava a passar comigo, em grande parte porque ela perguntava e eu a incluí na lista de 4 pessoas que sabem disto, começou com a postura de que "não faz mal, adoptas", ou "relaxa que acontece".
Parece quase uma afronta, não é?
Acredito piamente que não façam por mal mas num momento como este, por vezes, era importante perceber a importância das palavras para nós.
Hoje é o dia D, supostamente o dia em que o Mr. Red chega.
Vamos lá ver. Já estou com os sintomas todos de que virá.

SCSS -
Offline
Desde 18 Jul 2017

Catarina,
Ler-te encheu o meu coração de esperança, que coisa boa de se ler!
Estou tão a torcer por ti, por favor, dá notícias!
Grande abraço

Catarina Tainha -
Offline
Desde 05 Jul 2017

Olá, amanha espero ter boas noticias, vou fazer a minha eco...já não durmo bem há umas noites pois por experiência propria sei que ainda há muito que pode correr mal....mas enfim, ha que acreditar que chegou a minha vez e que deste ultimo embrião vai sair uma criança linda e saudável para receber todos o amor que temos para dar.

SCSS, em relação à amiga, acredita que não fazem por mal mas infelizmente magoam...é pura ignorância no assunto, eu por experiência propria na altura dos tratamentos afasto-me um pouco "dessas" amigas como forma de proteção...deste ultimo tratamento apenas contei a minha mãe e a uma amiga que tambem passou por isto, para o resto do mundo estou tranquila, "a relaxar, para acontecer".

Obrigada a todas pela força, amanha dou noticias

2011-FIV (+) filha 5 anos; 2014 - FIV (-); 2015 - FIV (-)
2015 - FIV com DO (+) (aborto às 8 s); 2016 - FIV com DO (+) (aborto às 17 s)
2016 - FIV com DO (-); 2017 - FIV com DO (-)
05 julho 2017 - FIV (+ beta 101)
Duarte nasceu a 9 de Março 2018

SCSS -
Offline
Desde 18 Jul 2017

Bom dia, Catarina Sorriso
Estou a torcer por ti hoje!

Silv81 -
Offline
Desde 04 Jul 2016

Boa Sorte Catarina Sorriso
A torcer por TI!

Sobre Silv81

Silv81

Catarina Tainha -
Offline
Desde 05 Jul 2017

Fiz a eco e está tudo a evoluir bem....estou muito feliz. bjs

2011-FIV (+) filha 5 anos; 2014 - FIV (-); 2015 - FIV (-)
2015 - FIV com DO (+) (aborto às 8 s); 2016 - FIV com DO (+) (aborto às 17 s)
2016 - FIV com DO (-); 2017 - FIV com DO (-)
05 julho 2017 - FIV (+ beta 101)
Duarte nasceu a 9 de Março 2018

maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Olá Catarina!

Que boas notícias! Sorriso

Realmente o teu exemplo dá alento a outras meninas na mesma situação.

Um beijinho grande e boa sorte.

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Olá SCSS
Não posso dizer que já passei pelo mesmo mas tenho medo de para lá caminhar. Andamos a tentar há 6 meses, primeiro larguei a pílula e a menstruação desapareceu durante 2 meses e só voltou com medicação. Depois nada de engravidar e por acaso comecei a fazer testes de ovulação, e descobri que não ovulava a meio do ciclo, mas sim uma semana antes da menstruação. Acabei porvir à GO e foi o melhor que fiz, porque acelerou o processo e descobriu que tenho SOP grave ? Tenho uns ovários que parecem cachos de uvas, principalmente o direito; disse-me que sem medicação nunca conseguiria engravidar. Passou-me Dufine, 2 por dia, durante 3 ciclos,se não engravidar ao fim desses 3 ciclos tenho que voltar lá. No mês passado, ainda sem Dufine, não ovulei de todo. Este mês ainda não sei, devo ovular 5a ou 6a,mas os testes continuam sem aparecer sequer uma risca, aliás apareceu uma ontem clarinha e hoje já não apareceu nenhuma a não ser a de controlo. Espero que o Dufine resulte mas não sei, tenho algumas moinhas na barriga que deverá ser o Dufine a fazer efeito mas ainda não aparecer nos testes. Além disso, pensa a médica que por causa do SOP o meu peso escalou neste último ano, é nem com alimentação regrada e muito ginásio o peso desce, sinto-me horrível e não há nada mais que consiga fazer porque as hormonas é que mandam ? Sempre achei que ia ser difícil engravidar, não sei porque, mas alguma coisa dentro de mim me dizia que ia ter dificuldades. Ainda estamos a tentar há pouco, o marido é um amor e está sempre a apaparicar-me. Para já, só a minha cunhada médica sabe do problema, e os meus sogros também sabem mas não sabem que estamos a tentar engravidar sem conseguir; caso continuem a existir dificuldades, vamos contar porque eles são uns amores e apoiam-nos imenso. O que mais me chateia é a quantidade de pessoas que acha que eu já devia estar grávida por estar casada quase há 2 anos, ou que acham que estou grávida só porque estou gordinha (e eu não tenho barriga sequer?). Enfim, há dias maus, mas teto não desanimar porque sei que ainda é pouco tempo.
Só para dizer que percebo um bocadinho do que sente, e para lhe dar um beijinho de muita força.

SCSS -
Offline
Desde 18 Jul 2017

Antes de mais: Catarina <3 tão bom ler boas notícias!
Encheu-me o coração!

SCSS -
Offline
Desde 18 Jul 2017

Minha querida,
Releio-me totalmente. Não sei a tua idade mas eu tenho 37 anos, casada há 2 e a ouvir as mesmas coisas que tu.
Do meu lado sabem os médicos, sabem uns 4 amigos e os nossos terapeutas.
Eu acabei o meu 3º ciclo de dufine com as injecções para forçar a ovulação porque também não estava a ovular.
Comecei por tomar 1 comprimido e na última toma tomei 1/2. Vou iniciar o meu 4º tratamento dia 31 mas estou um bocadinho triste com a forma como me sinto a ser tratada.
Aguardo consulta da Maternidade Alfredo da Costa desde Março. Enfim.
O meu corpo também mudou. Não aumentei de peso mas ganhei imensa celulite. Pareço uma laranja! E a má circulação também me encheu de varizes e derrames. Uma panóplia de coisas boas Confuso
As dores deverão ser do Dufine, sim, eu passei pelo mesmo.
Tive (e ainda tenho) uma queda de cabelo elevadíssima e variações de humor e cansaço.
Mas continuo aqui Sorriso a tentar e a lutar.
É bom saber que tens um marido que te apoia e apaprica e te mima, o meu também é assim, temos muita sorte.
Agora em relação ao que sentes: tens de mandar cá para fora. Se me permites o "tens". Isto porque, apercebi-me eu, o aguentar tudo e não partilhar e chorar e espernear... faz pior.
Vai dando notícias, quero ir partilhando isto que estás a viver <3

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

SCSS escreveu:
Minha querida,
Releio-me totalmente. Não sei a tua idade mas eu tenho 37 anos, casada há 2 e a ouvir as mesmas coisas que tu.
Do meu lado sabem os médicos, sabem uns 4 amigos e os nossos terapeutas.
Eu acabei o meu 3º ciclo de dufine com as injecções para forçar a ovulação porque também não estava a ovular.
Comecei por tomar 1 comprimido e na última toma tomei 1/2. Vou iniciar o meu 4º tratamento dia 31 mas estou um bocadinho triste com a forma como me sinto a ser tratada.
Aguardo consulta da Maternidade Alfredo da Costa desde Março. Enfim.
O meu corpo também mudou. Não aumentei de peso mas ganhei imensa celulite. Pareço uma laranja! E a má circulação também me encheu de varizes e derrames. Uma panóplia de coisas boas Confuso
As dores deverão ser do Dufine, sim, eu passei pelo mesmo.
Tive (e ainda tenho) uma queda de cabelo elevadíssima e variações de humor e cansaço.
Mas continuo aqui a tentar e a lutar.
É bom saber que tens um marido que te apoia e apaprica e te mima, o meu também é assim, temos muita sorte.
Agora em relação ao que sentes: tens de mandar cá para fora. Se me permites o "tens". Isto porque, apercebi-me eu, o aguentar tudo e não partilhar e chorar e espernear... faz pior.
Vai dando notícias, quero ir partilhando isto que estás a viver <3

Olá minha querida!
Eu tenho 29,casei em outubro de 2015,e este ano decidimos que íamos tentar o bebé porque depois íamos ficar mais "velhotes". Se soubesse já tinha largado a pílula mal casei ? Olha, eu celulite sempre tive imensa nas pernas (tenho o típico corpo pêra) mas com o ginásio foi-se quase toda e noto diferenças significativas no meu corpo, só que acho que só eu e o marido é que notamos porque toda a gente continua a achar que eu estou muito gorda ??‍♀️Tirando a minha sogra, a minha mãe, o marido e a irmã do marido, que sabem que não emagreço por razões que não posso controlar, há outras pessoas que adoram perguntar se estou grávida, e se não estou já devia estar que já está na hora ? E a avó do marido sai-se com cada pérola, ainda há uns meses me disse que no concerto que demos (tocamos os dois numa banda filarmónica), eu estava sentada e tinha "as banhas todas de fora" ? Fiquei pra morrer, tem sorte ser de idade senão já tinha levado a resposta. Depois ainda me veio dizer que uma cunhada dela lhe perguntou se eu estava grávida e ela disse que não, e que a cunhada disse que então eu devia comer muito ? Porque ainda por cima a cunhada sabia que eu andava no ginásio e o marido também, mas o marido emagreceu 10kg e eu continuo a engordar, então só pode ser do que como ??‍♀️ Haja paciência! Vale-me a minha sogra que lhe responde à letra ? Hoje consegui outro risco nos testes de ovulação, apesar de já ter passado os 6-7 dias que dizia no Dufine, pode ser que ovulei mais tarde um bocadinho. Até já tinha consulta marcada para a GO quarta-feira porque não estava a ver sinais de ovulação, vou ver se ovulo até lá, se ovular não vou, se não ovular vou lá para ver o que se passa.
Sim, o marido é um amor, não está nada preocupado com os meus ovários preguiçosos, diz que ainda há muita coisa que se pode fazer para os por a funcionar e para não estar preocupada, é um fofo ? Abençoadas nós por termos maridos assim, agradeço todos os dias pelo meu, saiu-me o Euromilhões ?
Vai dando notícias, e sim, nada de desanimar! A nossa vez há-de chegar (até rimou ?)
Beijinhos ?

Mari86mari86 -
Offline
Desde 26 Maio 2015

.

Mari86mari86 -
Offline
Desde 26 Maio 2015

Catarina Tainha escreveu:
Olá a todas, ando nesta vida há 6 anos...muitas vezes me pergunto se não coloquei toda a minha vida profissional e ate pessoal para trás devido a estas questões...é uma luta dura, muitas vezes ingrata, com consequências para o corpo (aumentei uns 20 kgs) e sei que nas alturas dos tratamentos (ja fiz 8) ando cheia de hormonas e muitas vezes enervada descarregando nos mais proximos. Tenho todo o apoio do meu marido mas sinto falta de outro apoio, por vezes acho que é uma luta solitária...não sei se o mesmo se passa com voces mas às vezes sinto inveja de amigas (uma inveja saudável) das amigas que conseguem engravidar à primeira, ou aquelas que nem planeiam e acontece ou ate mesmo aquelas que dizem que vão engravidar no mês X para nascer no mêsY. Eu não poderei nunca engravidar de forma natural e toda a gente a minha volta (por ignorância, acredito) me diz que é so ir tentanto e não pensando no assunto que vai acontecer. De certeza que conhecem outros casais com os mesmos problemas, há bem mais gente que julgamos mas como não é um assunto facil de falar, as pessoas não falam.
Por isso estes blogs, foruns....são muito importantes pois estamos todas nas mesmas situações. Eu tambem sou seguida por psicologia, especifica de fertilidade e sinto que me faz bem...

Ola Catarina, antes de mais muitos parabéns pela gravidez e enorme coragem

Sou tal como todas aqui uma lutadora (apesar de não nos reconhecermos como tal...) pois achamos que deveríamos ser perfeitas.
Vi que vem a caminho um 2º bebe. Eu fiz 13 tratamentos de fertilidade e finalmente consegui o meu 1º e tão desejado positivo.
O que quero perguntar é: Depois de ter passado por um processo de tratamentos para conseguir a sua primeira filha como lidou com a situação de voltar a recorrer a tratamentos para ter o segundo filho?
Ao fim de quanto tempo acharam que deveriam recorrer novamente ao médico? Tentaram novamente sozinhos ou logo com ajuda médica?
Eu tenho uma menina linda e gostaria de lhe dar uma irmã ou irmão mas ter de passar por tudo isto 2º vez deixa-me com receio.
E o que me assusta mais... a idade vai passando e tenho medo que se só quiser engravidar daqui a 4 anos seja demasiado difícil ou impossível.

Felicidades

Catarina Tainha -
Offline
Desde 05 Jul 2017

Olá, realmente a vontade de voltar a passar por tudo de novo para um segundo milagre não é muita, mas a vontade de dar um irmão ou irmã subrepoem-se. Quando a minha filha estava com 2 anos e meio decidimos voltar a tentar. Fomos a mesma clínica e ao mesmo médico pois a primeira experiência tinha sido positiva...voltamos a fazer testes e o médico explicou nos que naturalmente nunca iríamos engravidar pois ambos temos problemas nos gâmetas...entretanto fizemos 2 fiv com matéria nosso mas foram negativos e os embriões tinham ainda menos potencial, devido a nossa idade. Decidimos, conjunto com o médico partir para a adoção de um embrião...uma difícil decisão principalmente pró meu marido mas a nossa filha já com 4 anos só pedia um irmão...com adoção de óvulo e de espermatozóides fiz 4 fiv onde 2 foram positivas mas infelizmente é sem razão nenhuma resultaram em aborto...este mês fiz, espero a minha última fiv...sinto que já não tenho tanta força como tinha mas até hoje está a correr bem...fiz quinta feira 6 semanas...se queres um segundo filho vai em frente pois apesar de 90% das pessoas me irem dizendo que tenho de me dar satisfeita por ter um...eu penso de maneira diferente. Já tenho um milagre sim, e por isso sei bem o que é bom...quero outro.

2011-FIV (+) filha 5 anos; 2014 - FIV (-); 2015 - FIV (-)
2015 - FIV com DO (+) (aborto às 8 s); 2016 - FIV com DO (+) (aborto às 17 s)
2016 - FIV com DO (-); 2017 - FIV com DO (-)
05 julho 2017 - FIV (+ beta 101)
Duarte nasceu a 9 de Março 2018

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?