Licença parental partilhada 150+30 | De Mãe para Mãe

Licença parental partilhada 150+30

Responda
4 mensagens
Jocana -
Offline
Desde 03 Mar 2009

Boa noite meninas!
Tenho uma questão já que o parto está próximo. Entao é o seguinte para as mamãs que tiraram esta licença os vossos maridos tiraram os 30 dias seguidos ou 2 períodos de 15 dias? E esses 15 dias são obrigatoriamente interpolados com a minha licença, ou eu fico os 5 meses em casa e ele tira 15 dias logo a seguir a eu regressar ao trabalho e outros 15 dias mais tarde?
Em principio a dpp é a 13 de Março, claro que pode nascer antes ou depois, mas imaginando que seja neste dia, a minha licença termina a 9 de Agosto, então dava jeito o marido ficar em casa ate ao final de Agosto porque a creche só abre a 1 de Setembro, mas ele diz que um mês em casa seguido é muito tempo e tem medo de ter problemas no trabalho. Então estava a pensar ele tirar 15 dias e eu tirava a ultima semana de ferias em Agosto, ou mais dias consoante a data de parto, mas tirar 3 semanas de ferias para mim também é pedir muito à minha empresa. E ele tirava os outros 15 dias mais para a frente tipo Setembro ou Outubro. Mas pelos tópicos que tenho pesquisado acho que os 15 mais 15 dias so mesmo interpolado com a minha licença.
Obrigada.:)

Sobre Jocana

margarida
Positivo a 4/04/2013 ---- aborto espontâneo 16/04/2013
Novo positivo a 5/07/2013 dpp-17/03/2014, nasceu 02/03/2014
Positivo 02/03/2017 - agarra-te bem mano!

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

Sei que não é bem essa resposta que querias, mas daquilo que percebi, vocês só precisam que ele tire 15 dias, nada o obriga a tirar 1 mês inteiro e assim podem não "chatear" os patrões.
Também podem ver com os patrões para terem as vossas férias nessa altura. De fato, os 30 dias são a seguir à licença da mãe.
Não esquecer que ele tem direito a 22 dias úteis logo a seguir ao nascimento, 10 dos quais são obrigatórios e consecutivos ao dia do nascimento (e pagos a 100%).

Desde 16 Maio 2011

O teu marido pode tirar 15 dias duas vezes ou um mês seguido, mas os 6 meses totais da licença têm de ser consecutivos, nada disso de deixar para mais tarde. O q fizemos cá em casa foi, aos 4 meses interrompi a minha licença e ele gozou os primeiros 15 dias da dele. Durante esses 15 dias n fui trabalhar pq gozei férias. . Estivemos todos em casa. Depois retomei a minha. Desta forma já atrasas o regresso dele em Agosto.
e sinceramente se fosse eu, como serei daqui a uns meses, goza todos os dias a q têm direito pq depois disso acaba-se o vosso tempinho e regressa o mundo normal. Aproveitem os primeiros tempos do vosso bebé ao máximo! Felicidades!☆

A minha princesa nasceu dia 14-09-11 com 3.210kg e 47.5cm Sorriso

Jocana -
Offline
Desde 03 Mar 2009

Obrigada pelas sugestões! Pois podia ser uma hipótese, mas talvez se torne complicado ir trabalhar a meio da minha licença pois vou ter uma pessoa a substituir me na licenca de maternidade e vai embora quando voltar ao trabalho.
Ja chegamos a consenso! Ele vai tirar o mês a seguir aos meus 150 dias, eu tiro 15 dias de ferias durante os 30 dias dele, e se ele precisar de ir à loja fazer encomendas umas horas eu estou por casa. Além disso ele ligou a dois colegas de trabalho que foram pais recentemente e ambos tiraram os 30 dias entao ele ja ficou mais descansado, pois o medo dele era o pessoal olhar de lado por ser no mes de Agosto, pois quem trabalha em grandes superfícies querem todos o Agosto de ferias mas nao é possível, mas ele é a licença nao podem reclamar.
Beijinhos

Sobre Jocana

margarida
Positivo a 4/04/2013 ---- aborto espontâneo 16/04/2013
Novo positivo a 5/07/2013 dpp-17/03/2014, nasceu 02/03/2014
Positivo 02/03/2017 - agarra-te bem mano!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?