Licença de maternidade: As visitas - nem 8 nem 80 | De Mãe para Mãe

Licença de maternidade: As visitas - nem 8 nem 80

Responda
17 mensagens
Babocas -
Offline
Desde 23 Jan 2009

Já tinha ouvido dizer que quando nascem os bebés temos a casa cheia mas durante a licença de maternidade inteira ficamos completamente sozinhas.
Penso que existem dois extremos: 1 - As pessoas (amigos, família) que sabem que estamos em casa meses a fio, tiram férias, têm tempo livre, dizem-se amigos mas fazem a vida deles e nem um cafezinho se dignam a marcar. Esquecem-se que existimos e nunca mais visitam o bebé e quando os vêm dizem:"ah está tão grande"! Pois claro...o tempo passa não é?

2 - As pessoas que como sabem que estamos meses a fio em casa pensam que não saímos dela e estamos de facto o tempo todo enfiadas com os bebés dentro de 4 paredes o que lhes confere o direito de "aparecer" a fazer visitas, a ligar e perguntar "estás em casa? Passo aí mais logo" isto como se não tivéssemos mais nada para fazer senão aguardar pela visita, nem compromissos nem assuntos nossos, e às vezes ainda ficam escandalizados se não atendemos o telefone. "Passei por aí e liguei antes mas não atendeste..." lá está, como se tivéssemos que estar sempre dentro de casa ou sem nada para fazer.

3 - Ainda existe um grupo intermédio que são os amigos que não têm muita noção das coisas e não têm filhos que até nos convidam às 19h para sair à meia noite. E os bebés ficam com quem? Acham que também nos acompanham em ambientes que não são apropriados para bebés pequenos (fumo, confusão, barulho)? Também se esquecem que (normalmente) a mãe se levanta mil vezes por noite e às 23h já está a cair de sono?

Também têm amigos e familiares assim? Concordam que as pessoas no geral, no que toca a este assunto, não se metem minimamente na pele dos pais e não pensam antes de agir?

jessicaasofiaa -
Offline
Desde 22 Ago 2014

pensei que era so comigo que isso acentece :p nos primeiros dias em casa nao tive um minuto de sossego,depois fiquei e fico com a bebe os dias inteiros sozinha..ninguem liga,ninguem aparece,e quando nos encontram por acaso "ah ta enorme" "temos de combinar um cafe,amanha ligo te" enfim..

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Sorriso
Aqui foi fácil de resolver. A minha família já sabe que a partir das 20:00 já baixámos luzes e não há grande excitação senão é um forrobodó até às tantas... E optamos por visitá-los nós do que o inverso, senão fazem sala e há o lanchinho da praxe pffffff não tenho paciência, nunca tive lol assim vou lá e venho quando é melhor para a bebé.
Os amigos não se atrevem. E já se habituaram a comunicar atempadamente por mensagem, porque sinceramente raramente atendo, detesto falar ao telefone, seca!!

O único senão são os sogros, que chegaram a entrar em casa sem bater (eles têm a chave): fiquei ROXA!!! E um dia ligaram para aí 5/6 vezes seguidas, queriam vir cá e eu sozinha com a bebé aí com 15 dias. Disse NÃO lol que viessem quando o filho está lol nunca mais abusaram! Mas continuam a ser os mais chatos grrrrrrr

Não é fácil mesmo!

uaninhas -
Offline
Desde 28 Ago 2014

Eu como sou drástica proibi grandes visitas cá em casa, só aparecem se eu disser ah e tal não querem cá passar pra ver a menina e tomar um café? Isto porque já que tou enclausurada em casa ao menos que não me incomodem... Ja o facto da sogra que mora na casa em baixo todo o santo dia vem cá a casa e se a menina tiver a mamar, aprancha-se no sofá a olhar pra mim à espera que ela acabe pra poder pegar na menina.... E eu fico possessa... Os padrinhos são uns desnaturado que querem vir ver a menina, vêm sempre à noite mas quando se lembram de aparecer já são quase sempre quase 11h da noite... E dps só vão embora lá pras 2h da manhã e eu pedrada de sono... Ouve um dia até que na latosa eles não se piravam e eu n tive mais nada deitei-me no sofá da sala e dormi! Looool
De resto se apanhar uma desculpa esfarrapada pra ter de sair de casa, primeiro que volte é um deus que me acuda.... Pareço uma ressacada de luz solar e ar fresco :p
Para evitar visitas e os comentários tristes deles, optei por não os chamar cá a casa, quando quero companhia saio de casa e vou eu ter com eles Piscar o olho

Sobre uaninhas

Dia 18/01/2015 nasceste tu minha princesa para me alegrares e preencheres a minha vida! Eras pequenina mas linda e perfeita nos teus 2.640kg e 46cm!!!
♡♡♡Agora entendo o que é o amor incondicional de mãe! Obg princesa por me escolheres como tua mamã ♡♡♡

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Por acaso não me posso queixar.
Nos primeiros quinze dias praticamente só tive visitas de mãe e sogros, porque preferi. Depois então fui combinando visitas de amigos e restante família, espalhados no tempo.

Depois das visitas iniciais, estive várias vezes com os amigos mais chegados mas como sempre fui muito pro-activa a combinar coisas com eles, foi esse o truque: muitas vezes fui eu quem marcou, quem avisou que ia passear com a pequena na marginal e se se queriam juntar, etc.

Das poucas vezes que me convidaram pra coisas a horas impróprias, respondi que não dava jeito mas que podíamos antes combinar um café algures no dia seguinte.

Em geral, acho que não vi os amigos e família menos próxima nem mais nem menos que o habitual. E ninguém me apareceu sem avisar, tal como não o faziam antes da bebé nascer.

amorosa83 -
Offline
Desde 06 Mar 2015

hum...nao me enquadro de todo nisso!!!!!! nos 1º 15 dias so os pais e pouco a partir daí iam ligando ou nos ligavamos e tb saimos e o baby fica c amigas ou avos! no drama!

Desde 24 Out 2013

Acho que depende muito das pessoas.
O primeiro dia apos ter tido a minha filhota de visitas no hospital tive apenas os padrinhos e uma amiga nossa (fora o marido claro) e foi visitas que quis ter e que eu mesmo lhes disse que gostava que lá fossem e mesmo assim ligaram a perguntar se ainda queria e a que horas me dava jeito.
Segundo dia um martírio....
Visita da sogra e dos meus cunhados e sobrinho, visitas essas que não queria. Ligaram para o meu marido pois não sabiam em que hospital estava e ele não atendeu até que a minha sogra se lembrou que era seguida no São João e foram lá perguntar se lá estava e lá foram fazer cagaçal para lá.
Alias a primeira frase que ouvi foi " não vais ter leite para esta menina tens o peito pequeno" isto dito pela minha bondosa sogra que lá levou como resposta da minha cunhada "oh mãe isso lá é coisa que se diga, deixa a rapariga em paz" por estas e por outras não queria estas visitas.
Desta vez esta decidido e o marido concorda, não vou dizer nada a ninguém quando for para ter o bebe e em que hospital estou quero sossego e como visitas só e somente os padrinhos os outros tem tempo de ver o bebe que ele não foge.
Quando sai do hospital combinou-se um café da parte de tarde com o grupo de amigos íntimos onde estiveram comigo e com a minha filhota, tudo muito tranquilo.
Da licença sempre optaram por mandar mensagem em vez de ligar não fossem acordar a menina a perguntar se queria tomar café ao fim da tarde ou numa hora que desse mais jeito.
Já os meus cunhados esses não tem respeito, chegaram ao cumulo de vir de aveiro a gaia sem dizer nada vieram cá a casa ver a menina coisa que neguei.
Neguei porque ela estava no quarto com tudo escuro a fazer a sesta e na hora de dormir da minha filha queria que tivesse sossego e não tudo a volta dela.
Levaram a mal e ficaram ofendidos e a minha sogra insistia para eles não me ouvirem e entrarem que não tiravam pedaço nenhum olhar para a menina, conclusão tranquei a porta a chave e disse " se não têm respeito por mim como mãe tenham ao menos pela a menina, acredito que não gostem de pessoas coladas a vós quando querem descansar e não permito que não haja respeito pelo o seu descaço da minha filha, agora é a hora da sesta dela"
Acho que depende muito da sensatez de cada um.

O meu coração tranborda amor ♥
03/05/2013 ♥
05/05/2015 ♥

Babocas -
Offline
Desde 23 Jan 2009

Quanto às visitas iniciais correu tudo muito bem com muito respeito pelo nosso espaço. Na maternidade só foram pais e irmãos e alguns amigos próximos. Em casa nas primeiras semanas e a nosso pedido só vieram pais e irmãos também.
Eu não dou azo a esticanços de cá vierem bater à porta sem avisar até porque dissemos logo que se isso acontecesse desligávamos a campainha. Nem isso nem a bebé andar de colo em colo com horas ou poucos dias de vida, muito menos acordarem-na!
O que me fez criar o tópico foi mais o facto da pessoas não terem por vezes noção da realidade ao achar que estamos sem fazer nada à espera deles só porque estamos de licença ou então o desprezo total, que até se esquecem que existimos.

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Sim, de uma forma geral noto que encaram a Licença como umas férias. Raio de ideia... quando avisei no trabalho que ia tirar a licença alargada de 8 meses... o choque de algumas colegas, "ai, grandes férias!!!!!" lol
E tens razão, acham que estamos sempre em casa, podem passar quando querem. Notei isso no inicio. Mas quando o momento não era oportuno dizia que tinha de sair e houve quem finalmente percebesse que não estava presa em casa.
Ah, há mais essa "tens de tirar a bebe de casa" (Dezembro, Janeiro, grande frio... pois, claro)

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Já agora, um aparte: há alguma tradição, digamos assim, de levar ao bebé às instalações onde trabalhamos para conhecerem os nossos bebés???
Parece que na empresa onde trabalho isso é comum. Por isso estou a ser muito criticada porque nem fui nem vou, que aquilo não é sitio para um bebé!
Como foi com vocês, mamãs?

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Cá por casa também não foi fácil.

Da minha parte somos só 3 (os meus pais e a minha irmã), claro que até aqui há que limitar um pouco porque a minha mãe sendo o primeiro neto se eu deixo não sai cá de casa e nem liga para avisar, inclusive já tive que me chatear por não deixar pegar no meu filho quando ele não pára de chorar. Ma claro é minha mãe e tenho à vontade para isso.
Já da parte do meu companheiro... para além de serem 2 cunhadas e um cunhado, ainda há sobrinha-neta e claro os sogros. Um batalhão de gente com a qual não tenho mínima confiança e que até saberem que estava grávida não ligavam (porque a ex é que era boa) pffff...
Conclusão, apesar de tanta criança naquela família parece que se esqueceram do que é ter um recém-nascido sobretudo para pais de primeira viagem. Adaptar a uma nova rotina não é fácil.
Claro está que nem é preciso falar das horas a que apareciam e sem avisar, como algumas mamãs disseram já o me filhote na cama e a quererem entrar pelo quarto a dentro. Um caos sobretudo nos primeiros dias!! Eu cansada e cheia de dores dos pontos e ter que estar a fazer sala.
O problema é não ter confiança e o meu companheiro até pode reconhecer que tenho razão mas também não diz nada. Da última vez passei-me e disse tudo. Que não eram horas, muito menos se quando chegavam enterravam o dedo 1 minuto na campainha como se eu fosse surda, que os filhos deles era só algazarra (até acordou o meu filhote) e muito menos sairem para fumar e vir a tresandar para a minha casa.
Dito isto acho que ficaram a gostar menos de mim mas haja paciência!!!

Quanto ao trabalho, eu levei o meu pequenote. Alem de ser uma empresa pequenita, são como família para mim Sorriso

beijinhos

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

uaninhas -
Offline
Desde 28 Ago 2014

Panda2014 escreveu:
Já agora, um aparte: há alguma tradição, digamos assim, de levar ao bebé às instalações onde trabalhamos para conhecerem os nossos bebés???
Parece que na empresa onde trabalho isso é comum. Por isso estou a ser muito criticada porque nem fui nem vou, que aquilo não é sitio para um bebé!
Como foi com vocês, mamãs?

Eu por acaso fui, mas só fui porque moro nem a 5min do trabalho! Porque se fosse o caso não me dava ao trabalho de ir lá de propósito.... So mesmo se por acaso calhasse de passar nas imediações... Mas tb como somos meia dúzia a trabalhar lá acabamos por ser mais que colegas de trabalho então também ajuda a ter vontade de passar lá....

Sobre uaninhas

Dia 18/01/2015 nasceste tu minha princesa para me alegrares e preencheres a minha vida! Eras pequenina mas linda e perfeita nos teus 2.640kg e 46cm!!!
♡♡♡Agora entendo o que é o amor incondicional de mãe! Obg princesa por me escolheres como tua mamã ♡♡♡

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

pois, no meu caso trabalham lá 200 a 300 pessoas há vontade e não falta lá gente má e muitas energias negativas.
As pessoas que são importantes para mim, do trabalho, já conheceram a minha menina, uns pessoalmente, outros já viram fotos.

redangel -
Offline
Desde 22 Mar 2012

Bem, no meu caso foi ao contrario. Vivo no Algarve a a nossa familia está toda no norte. Quando o Afonso nasceu tinha o maridão e uma amiga com a filhota cmg no hospital. Eu gostei, ajudaram-me e assim tinha companhia. Uma semana depois chegou o meu irmao e a namorada (sao os padrinhos), o que foi uma benção... consegui ir dormir um bocado com o marido enquanto eles ficaram com ele (o Afonso teve mt colicas logo no 1 dia de vida, chorava dia e noite, foi um desespero aquele primeiro mês). De resto mais ng apareceu. Passei um mês inteiro sozinha, o marido so tirou 10 dias de licença, e a minha amiga que estava cmg no hospital morava a 70km de distancia. Senti-me mt sozinha, cheguei mm a pensar que estava a ficar com DPP, andava sp tao cansada e irritada, fartava-me de chorar. Ao final do 1 mes finalemente as férias do marido e rumo a casa. As colicas melhoraram (quando comecei o infacol) e ja tinha a minha famelga cmg. Os amigos foram todos la a casa para conhecer o Afonsito. Não me importei nem um bocadinho... estava desejosa de ter as pessoas de quem gosto cmg.

Sobre redangel

O amor da minha vida nasceu a 21/06/2013 Espertalhão
Bamoszimbora fazer o 2º filhote Sorriso
Positivo 7/2015 e 4/2016 - AE/AR 7/2015 e 6/2016
10/2016- recomeço dos treinos Sorriso
2/1/2017 - Positivo! Que bela maneira de começar o ano!!!
Será que Deus me deixa ficar com este???

Babocas -
Offline
Desde 23 Jan 2009

Panda2014 no meu trabalho também somos uns 300, sendo que a minha equipa são só 14. Fui lá ontem porque calhou, toda a gente gosta de ver um bebé claro mas como dizes, muitas energias negativas. A bebé nem dormiu grande coisa de noite, eu e o meu marido nem dormimos nada.

Quanto às vistas na licença também há aqueles amigos que vêm beber café e vão embora às 3h da manhã! Houve uma vez que disse para não me levarem a mal mas tinha que irdormir mas podiam ficar com o meu marido se quisessem, na conversa. Remédio santo, foram embora mas continuam a fazero mesmo.

E há aqueles que vêm beber café à tarde e ficam até às 20h como se eu não tivesse nada para fazer. Enfim...

sopena -
Offline
Desde 17 Jul 2010

ola

Não me posso queixar das visitas, só peço que me avisem antes de aparecer, embora às vezes isso não aconteça. Sim não gosto, como nunca gostei que apareçam em minha casa sem aviso, é uma questão de respeito e abuso de privacidade.

Não permito que peguem na bebe e ela a dormir, simplesmente não deixo, seja quem for, temos uma regra não se acorda bebes.

Nunca acordei a minha filha, ela mama quando quer é ela que define os horários.

pipa_24 -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Lool eu realmente acho que a minha filha é uma desprezada... pois a família toda acha que nós é que temos obrigação de ir lá. Apesar de morarem a 5 minutos, nós é que temos que ir exibir a criança, ninguém se dignou a apareceu, ou sequer a ligar a perguntar se estava bem ou precisava de alguma coisa... Em dias como o de hoje, com um sol lindo e agradável para passear com um bebe, ainda para mais que nasceu no inverno, é que ligam a perguntar se estamos em casa para ver a bebé... isso.

Quanto ao trabalho, eu levei lá a minha filha tinha ela 15 dias e volta na volta levo-a lá... é uma empresa pequena e somos unidos.

Sobre pipa_24

Início dos treinos: Março de 2013
Gravidez não evolutiva: 5 de Junho de 2013 - Aborto a 9 de Junho
Novo positivo: 20/2/2014 - It's a Girl! 10/2014
AE: 10/07/2016
AE: 22/08/2020